![]() Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas |
Escreva email para saber das novidades:
Procure o que quer achar no site: |
Obama diz que relações bilaterais com Irão estão prejudicadas devido aos problemas durante as eleições
26.06.2009 – 21h54 Ana Fonseca Pereira
in PUBLICO | Foto: Kevin Lamarque/REUTERSA violência usada pelo regime iraniano para reprimir os protestos pós-eleitorais é “revoltante” e vai afectar um futuro diálogo bilateral, avisou Barack Obama, naquela que é a sua condenação mas veemente aos acontecimentos em Teerão.
O Presidente americano elogiou Mousavi — um candidato que “captou a imaginação” dos que apoiam a abertura ao Ocidente — e os seus apoiantes: “A sua coragem frente à brutalidade é um testemunho da sua contínua busca por justiça”.
Obama não duvida, por isso que “qualquer diálogo directo com o Irão será afectado pelos acontecimentos das últimas semanas”, mas disse ser demasiado cedo para determinar o impacto exacto em futuras relações bilaterais. Em particular, sublinhou, esta crise não pode prejudicar as negociações multilaterais sobre o programa nuclear porque, diz, a “perspectiva de um Irão com armas nucleares é um grande problema”.
Também a chanceler alemã, recebida ontem na Casa Branca, disse que a “comunidade internacional não pode desviar o olhar” das “cenas horríveis” vindas de Teerão. Mas Angela Merkel concorda que o diferendo não deve prejudicar “uma solução diplomática” que impeça o Irão de ter armas nucleares.
Reunidos em Trieste, os chefes da diplomacia do G8 pediram igualmente ontem o fim “imediato” da violência no Irão, mas abstiveram-se de questionar a legitimidade dos resultados. A hipótese foi rejeitada pela Rússia, que considera os protestos um assunto interno do Irão. Ainda assim, Serguei Lavrov disse estar “muito preocupado com o uso da força contra civis”.
Plurk
Buzz
Delicious
Digg
MySpace
Ping
Stumble
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:
- Eleições Irão 2009: Obama avisa o Irão que todo o mundo o está a observar
- Eleições Estados Unidos 2008: Barack Obama diz não a possível acordo com Hillary Clinton
- Relações Israel/Irão 2009: Médio Oriente sem armas nucleares
- Eleições Irão 2009: Casa Branca considera protestos no Irão o princípio da mudança
- Eleições Irão 2009: O Governo do Irão está a perder a guerra da informação
- Eleições Irão 2009: Portugal transmitiu preocupações ao embaixador iraniano
- Eleições Irão 2009: UE não aceita acusações de ingerência feitas pelo Irão
- Eleições Irão 2009: Conselho dos Guardiães reitera legitimidade da reeleição de Ahmadinejad
- Eleições Guiné Bissau 2009: Presidente interino diz que eleições são importantes para a estabilidade
- Eleições Irão 2009: Domingo 22 Junho, 1º dia sem manifestações
- Bush mantém decisão de assistir aos Jogos Olímpicos, Presidente diz que ocasião não é política
- Eleições Irão 2009: Polícia iraniana avisa que quem organizar manifestações será preso
- Eleições Irão 2009: Expulsão de diplomatas do Reino Unido e Irão
- Eleições Irão 2009: Conselho dos Guardiães recusa anular eleições presidenciais
- Eleições Irão 2009: Irão acusa Reino Unido de complô contra as presidenciais
- Estados Unidos: Hillary Clinton diz que Estados Unidos têm capacidade para “obliterar” o Irão
Deixe um comentario nesta pagina
Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.