Central Asia Rally 2012
7 países - 8000KM - 18 dias
Siga a minha próxima aventura com o João Paulo Peixoto

Fraude Eleições Afeganistão 2009: segunda volta nas presidenciais Diário de Viagens

Fraude Eleições Afeganistão 2009: segunda volta nas presidenciais

Página na categoria: Notícias.

Joao Leitao Viagens Partilhar

16.10.2009 – 09h40 | in PÚBLICO

Uma investigação às suspeitas de fraude nas eleições presidenciais afegãs de Agosto reduziu os votos no Presidente Hamid Karzai a cerca de 47 por cento, abaixo dos 50 por cento que tornariam dispensável uma segunda volta, escreve o jornal “Washington Post”, citando responsáveis familiares com o inquérito. A recontagem pela Comissão Eleitoral de Queixas deve ficar hoje finalizada: um dos envolvidos descreveu os resultados como “impressionantes”.

Os resultados preliminares da Comissão Eleitoral tinham atribuído a Karzai 55,6 por cento dos votos. Bem atrás chegava o seu principal rival, o tajique Abdullah Abdullah, seu ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, com 27,8 por cento dos votos. Mas as denúncias de fraudes massivas depressa começaram a ser repetidas, por Abdullah, mas também por observadores independentes.

Já ontem o embaixador afegão nos Estados Unidos descrevera como “provável” uma segunda volta. Said Tayeb Jawad tornava-se assim na primeira pessoa próxima de Karzai a admitir este desfecho, indicando publicamente que o país já se preparava para um regresso às urnas. Segundo o “Washington Post”, novos boletins com os nomes de Karzai e Abdullah foram impressos em Londres e já chegaram à missão da ONU em Cabul.

A confirmação das irregularidades terá grandes implicações para as actuais deliberações da Administração de Barack Obama sobre a estratégia afegã e a falta de legitimidade que actualmente paira sobre o Governo de Karzai, nota o “Post”. Mas uma nova eleição pode tornar pior a situação, abrindo caminho a novas alegações de fraude ou obrigando a um grande adiamento do novo voto por causa da chegada do duro Inverno afegão.

Os resultados da Comissão de Queixas, controlada pela ONU, terão ainda de ser certificados pela Comissão Eleitoral, processo que a própria Constituição determina que demore duas semanas. Será por isso extremamente difícil realizar uma nova eleição antes da neve. Mas prolongar o vazio político e “atrasá-la até à Primavera é uma receita para o desastre”, diz o embaixador de Karzai em Washington.

Fraude Eleições Afeganistão 2009: segunda volta nas presidenciais

Página na categoria: Notícias

Pesquise hotéis por todo o mundo de maneira fácil: compare hotéis com fotos e lista de preços online. Muito fácil de pesquisar e ter uma ideia rápida do preço de hotéis. Experimente este site que tenho a certeza que o vai ajudar a preparar e organizar a sua viagem.

Melhores hotéis HotelsCombined.com

Comentar site viagens

João LeitãoQualquer dúvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Não me faça perguntas sobre "Marrocos" numa página sobre os "Estados Unidos", ou na página do "Sobre o Autor". Comente nas páginas relevantes com o que está a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentários, mas, isto agora anda difícil e já tenho mais de 250 comentários em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentário o mais breve possível.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*



Topo da página

Quer escapar à crise? 70 Euros p/mês = comida + cama + meditação + internet