![]() Viagem, Informação, Fotografias, Jornalismo, Noticias, Videos, Museus, Monumentos, Transportes, Alojamento, Mapas |
Escreva email para saber das novidades:
Procure o que quer achar no site: |
Eleições Iraque 2010: Deputados iraquianos aprovaram nova lei eleitoral
08.11.2009 – 20:25 | in PÚBLICO | Foto: Mohammed Ameen/Reuters
Os deputados iraquianos aprovaram esta noite a nova lei eleitoral, pondo fim a semanas de impasse e impedindo uma crise constitucional que ameaçava a realização das eleições previstas para Janeiro e o próprio calendário da retirada norte-americana.
O Presidente Barack Obama congratulou os deputados por mais este “marco”. A lei foi aprovada por 141 dos 195 deputados presentes na sessão nocturna, precedida por intensas pressões dos Estados Unidos e das Nações Unidas, cada vez mais preocupados com a incapacidade de ultrapassar divergências demonstrada pelos partidos.
O problema mais difícil de resolver era Kirkuk, onde árabes e turcomanos acusam os curdos de terem forçado mudanças na demografia para assegurar a conquista do poder. Para o ultrapassar, os deputados decidiram que os votos na província disputada serão depois examinados por uma comissão para se perceber se nos últimos cinco anos houve um aumento anormal nos registos eleitorais da região.
“A situação de Kirkuk ainda está bloqueada. É como uma bomba relógio à espera de ser activada. Não há acordo”, disse à Reuters o analista político Hazim al-Nuaimi.
Decidido ficou ainda que os iraquianos passarão a votar num sistema de “lista aberta”, em que os eleitores podem escolher uma lista ou um só candidato. A mudança deverá reduzir o peso dos grandes partidos políticos em benefício de figuras conhecidas localmente.
Com o atraso na aprovação da lei, as eleições, previstas inicialmente previstas para 16 de Janeiro, terão de realizar-se um pouco mais tarde. A Constituição diz que têm de acontecer até 31 de Janeiro. O embaixador dos EUA em Bagdad, Christopher Hill, disse ao “Washington Post” que deverão ser marcadas para dia 23.
Plurk
Buzz
Delicious
Digg
MySpace
Ping
Stumble
Gostou desta página? Veja outras acerca do mesmo assunto:
- Comissão Eleitoral do Zimbabwe convoca segunda volta das eleições presidenciais
- Eleições Iraque 2010: Concorrentes falam em fraude Maliki é o mais votado em seis províncias iraquianas
- Eleições em Espanha, José Luís Zapatero venceu as eleições legislativas em Espanha, PSOE vence legislativas mas sem maioria absoluta
- Iraque: dez soldados iraquianos mortos em ataque atribuído à Al-Qaeda
- Eleições Ucrânia 2010: Parlamento fixa eleições presidenciais para Janeiro de 2010
- Iraque: 30 de Julho 2009, Os iraquianos voltam hoje a ser os donos das suas cidades
- Guerra no Iraque: Iraquianos exigem definição de calendário para retirada das tropas americanas
- Lei Climática 2009: Lei aprovada pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos
- Eleições no Zimbabué, Forças de segurança do Zimbabwe em alerta máximo para as eleições de hoje
- Zimbabwe: Em suspense à espera dos resultados das eleições
- Eleições Espanha: PSOE abeira-se da maioria absoluta
- Eleições Guiné Bissau 2009: Presidente interino diz que eleições são importantes para a estabilidade
- Zimbabwe: Robert Mugabe preparado para aceitar resultados da segunda volta das eleições
- Eleições Afeganistão 2009: Abdullah Abdullah não participante nas próximas eleições
- Gordon Brown acusa a situação económica pela derrota eleitoral
- Eleições Itália: Italianos voltam hoje às urnas para segundo e último dia de eleições
Deixe um comentario nesta pagina
Qualquer duvida ou ajuda sobre algum destino ou algo que precise de saber contacte-me sff. Nao me faca perguntas sobre o "Senegal" numa pagina sobre os "Estados Unidos", ou na pagina do "Sobre o Autor". Comente nas paginas relevantes com o que esta a comentar / perguntar. Normalmente respondo a todos os comentarios, mas, isto agora anda dificil e ja tenho mais de 250 comentarios em lista de espera. Tentarei responder ao seu comentario o mais breve possivel.