Visitar Nova Iorque, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

3 Março, 2010
Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

Quer visitar Nova Iorque?

Bem-vindos ao Guia de Nova Iorque. Aqui vou tentar apresentar vários tópicos de maneira organizada para que você consiga ir preparando a sua viagem a Nova Iorque com alguma antecedência.

Nova Iorque é uma das cidades mais visitadas do mundo e um dos destinos mais apetecíveis para os portugueses e brasileiros. Muitas vezes em conversa com amigos meus, a maior parte deles diz que gostaria de visitar Nova Iorque ou então que já lá esteve.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Nova Iorque – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para Nova Iorque
  • Quando ir a Nova Iorque
  • Curiosidades acerca de Nova Iorque
  • Os 50 Melhores Monumentos de Nova Iorque
  • Preço dos bilhetes dos monumentos em Nova Iorque
  • O que visitar em Nova Iorque
  • Mapa dos melhores destinos de Nova Iorque
  • Vídeo New York City Guide
  • Fotos de Nova Iorque
  • Alojamento em Nova Iorque
  • Celebrações e Feriados em Nova Iorque
  • Roteiros em Nova Iorque
Arranha-céus da Mid-Town em Manhattan, Guia de Nova Iorque

Arranha-céus da Mid-Town em Manhattan, Guia de Nova Iorque

Visitar Nova Iorque – o mais importante a saber

Nova Iorque é a uma cidade na costa Oriental dos Estados Unidos da América (costa do Oceano Atlântico). Assim de uma maneira rápida de explicar, Nova Iorque fica quase do lado de Lisboa em linha recta pelo oceano a dentro.

Este guia de NYC é além do mais um guia baseado na minha experiência, e tem um pouco a ver com as minhas preferências, por isso vou apontar os meus locais preferidos em New York, dando sempre algumas achegas extra do que se pode ver.

Posso então dizer que tenho algum conhecimento da cidade, e, como sou uma pessoa muito activa e faço imensas actividades conheço um pouco como me movimentar em Nova Iorque e procurar coisas interessantes para fazer.

Durante a minha estadia e enquanto estive a visitar Nova Iorque, experimentei um pouco de tudo, restaurantes variados, salas de espectáculo, actividades artísticas, museus, passeios, concertos, caminhadas, mercados, actividades educativas.

Tenho alguns meses de experiência de Nova Iorque: Outubro 2000, Janeiro 2001, Fevereiro 2001, Março 2001, Abril 2001, Julho 2001, Agosto 2001, Abril 2005, Junho 2005 e Abril 2007.

Mapa da localização de Nova Iorque

Mapa de Nova Iorque no Mundo, Lisboa Portugal, Brasília Brasil

Localização de Nova Iorque – Onde fica NYC

Mapa de Nova Iorque no Mundo em comparação a Lisboa em Portugal e a Brasília no Brasil. Nova Iorque é a uma cidade na costa Oriental dos Estados Unidos da América (costa do Oceano Atlântico). Assim de uma maneira rápida de explicar, New York City fica quase do lado de Lisboa em linha recta pelo oceano a dentro.

A Nova Iorque que estamos habituados a ver nos filmes, é a conhecida Manhattan, um dos cinco Distritos Municipais da cidade. Os outros Distritos Municipais de NYC são Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island.

A área metropolitana da grande NYC conta com cerca de 22 milhões de habitantes, sendo assim a maior cidade dos Estados Unidos, e, uma das maiores do mundo.

Manhattan é na verdade uma ilha, por isso e se não sair de Manhattan, estará sempre e durante a sua estadia numa ilha, por onde passa. É aqui em Manhattan> que muita da actividade turística da cidade se passa, será aqui que irá ficar a maior parte do seu tempo na cidade.

Quando ir a Nova Iorque

Barco até à Estátua da Liberdade, Visitar Nova Iorque

Barco até à Estátua da Liberdade, Visitar Nova Iorque

Nova Iorque pode ser tão fria no Inverno, como tão quente e húmida no Verão. Cabe a si escolher a melhor época para si, também dependendo do seu trabalho e disponibilidade. Eu pessoalmente não aconselho visitar a cidade durante os meses de Verão em Julho e Agosto já que a cidade se torna muito quente e húmida, ficando sempre um clima muito desconfortável.

Possivelmente a melhor época para visitar New York será de Setembro até Outubro, e de Maio até Junho. De qualquer maneira, visitar Nova Iorque com neve é algo muito interessante, por isso a época natalícia é também muito recomendável e é uma altura altamente fotogénica e bonita para se visitar mas não se esqueça de levar o seu casaco pois vai apanhar muita neve.

Eu lembro-me que apanhei uma época de tempestades de neve muito fortes, que na altura tinham sido uma das maiores das últimas décadas. As ruas ficaram com neve até quase 50cm.

Lembro-me de estar num escritório da Caixa Geral de depósitos a tratar de um depósito, e, como o escritório era num andar elevado (não me lembro muito bem mas menos que 20 andar não era), pude ver a neve a cair com uma vista sobre essa zona específica da cidade.

A temperatura mais baixa que apanhei foi de 17 graus negativos o que foi severo mesmo para Nova Iorque onde as temperaturas normalmente não baixam mais que os 7 graus negativos.

Organizar a sua viagem a Nova Iorque antes de lá chegar é muito importante para poder tirar partido de todo o tempo que tiver, de modo a não se perder na imensidão da cidade e acabar por não ver os seus locais mais interessantes.

Curiosidades acerca de Nova Iorque

  • Nova Iorque foi fundada por comerciantes holandeses em 1626, dando-lhe o nome de Nova Amesterdão, até que a colónia passou para mãos inglesas;
  • Nova Iorque foi a capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790;
    Cerca de 5 milhões de pessoas usam o metro de Nova Iorque diariamente sendo assim o 5º maior sistemas de metro do mundo e que conta com 462 estações.
  • Nova Iorque tem uma grelha de organização urbanística muito fácil, que funciona por um sistema de ruas paralelas e perpendiculares;
  • Existem 2,027 pontes na cidade de Nova Iorque. A Queensboro Bridge tem uma média de 180 mil carros a passarem diariamente entre a 59th Street em Manhattan e Long island City em Queens. A Williamsburg Bridge tem uma média de 110,545 carros a passarem diariamente e a Manhattan Bridge 73,205 carros diários.
Os 50 Melhores Monumentos de Nova Iorque
  1. Central Park
  2. Ponte do Brooklyn
  3. Statue of Liberty
  4. Museu Metropolitano de Arte
  5. Plataforma de Observação Top of the Rock (Rockefeller Center)
  6. The Museum of Modern Art (MoMA)
  7. 9/11 Memorial
  8. Franklin D. Roosevelt Presidential Library and Museum
  9. Whitney Museum of American Art
  10. Broadway
  11. Coleção Frick
  12. Grand Central Terminal
  13. Plataforma de Observação (Empire State Building)
  14. Chelsea Market
  15. American Museum of Natural History
  16. Fifth Avenue
  17. St. Patrick’s Cathedral
  18. Intrepid Sea, Air & Space Museum
  19. Greenwich Village
  20. West Village
  21. Washington Square Park
  22. Chrysler Building
  23. SoHo
  24. Roosevelt Island Aerial Tram
  25. Madame Tussauds New York
  26. Cathedral Church of Saint John the Divine
  27. Ellis Island
  28. Flatiron Building
  29. Riverside Park
  30. Museum at Eldridge Street
  31. Governor’s Island
  32. St. Thomas Church
  33. Trinity Church
  34. Union Square
  35. Bairro Harlem
  36. Wall Street
  37. Little Italy
  38. Chinatown
  39. National Museum of the American Indian
  40. South Street Seaport
  41. Solomon R. Guggenheim Museum
  42. New York Botanical Garden
  43. Rockefeller Center
  44. Staten Island Ferry
  45. Radio City Music Hall
  46. New York Public Library
  47. The Cloisters
  48. Brooklyn Heights Promenade
  49. Lincoln Center for the Performing Arts
  50. Times Square

O que visitar em Nova Iorque

Visitar Nova Iorque inteira é sem duvida uma tarefa muito difícil. A cidade é um mundo de concertos, teatros, shows, museus, galerias de arte, parques, jardins, centros culturais, jogos de futebol americano ou basketball. Vai ter sempre imenso para visitar.

Estátua da Liberdade
Manhattan, Nova IorqueA Estátua da Liberdade é o marco da cidade de New York. Construída em Outubro de 1886, esta estátua foi oferecida pela França para comemorar o centenário da Declaração de Independência Americana e para marcar a amizade entre os dois países. A Estátua da Liberdade está numa pequena ilha e tem que se apanhar um ferry para se lá chegar. Esta viagem de barco proporciona uma experiência de viagem única que não se pode perder.
Empire State Building
Manhattan, Nova IorqueO Empire State Building é possivelmente o arranha-céus mais conhecido do mundo. Está localizado na 5th Avenue com a West 34th Street. Este edifício foi construído durante 1929 e 1931 e é monumento nacional desde 1986.

O Empire State é o 15th mais alto prédio do mundo e o 3º mais alto nos Estados Unidos e tem um ponto de observação no topo que pode ser visitado comprando um bilhete na entrada. Este observatório proporciona uma visão 360º da cidade de Nova Iorque a partir do 86º andar.

Times Square
Manhattan, Nova IorqueA Times Square em Nova Iorque é um mundo de luzes e pessoas, acção e músicos de ruas, carros e movimentação, teatros e estúdios de televisão. Um local que deverá visitar pelo menos 1 vez.

A Times Square fica na Avenida Broadway com a 7th Avenue indo desde a 40th Street até à 53th Street. O ponto culminante desta praça fica na 47th Street e 7th Avenue, simplesmente não perca um passeio aqui à noite, vai ficar deslumbrado pela quantidade de luzes.

Alguns dos locais importantes nesta zona são uma série de teatros, os Times Square Studios, o Hard Rock Cafe NYC, o Planet Hollywood NYC, etc. A Times Square é o local ideal para fazer a passagem de Ano em Nova Iorque.

Central Park
Manhattan, Nova IorqueEste é possivelmente o jardim mais visitado do mundo com cerca de 25 milhões de visitas anuais. Fica localizado mesmo no meio da Ilha de Manhattan e tem cerca de 341 hectares.

O Central Park abriu ao público em 1859 e incluído como monumento nacional em 1963. Uma caminhada pelo Central Park é o ideal para ver um outro lado da cidade mais calmo, mais tranquilo e onde os nova-iorquinos se escapam para apanhar Sol, andar de bicicleta, patins e outro tipo de exercício.

O festival anual New York Shakespeare Festival é aqui, também o Summerstage oferece concertos grátis no Verão. Aproveite para ver o Jacqueline Kennedy Onassis Reservoir, o Wollman Skating Rink onde pode alugar patins de esquiar durante os meses de Inverno. Não perca também o obelisco egípcio chamado de Cleopatra’s Needle, uma prenda do Governo do Egipto no século XIX.

China Town
A China Town em Nova Iorque é uma das maiores comunidades asiáticas fora da Ásia, e, é um mundo completamente à parte onde até as ruas são escritas em chinês. Aqui pode encontrar imensas lojas, restaurantes, mercados, jardins, arquitectura asiática, bem podendo estar numa cidade na China. Não perca a estátua de Confúcio na Confucius Plaza.
SoHo
Manhattan, Nova IorqueSoHo é um bairro de Manhattan em Nova Iorque conhecido pela enorme quantidade de galerias de arte, antiquários, restaurantes, boutiques e sapatarias. Para os amantes de pintura e para quem quer estar a par das últimas tendências artística, o SoHo é um local imperdível.

O nome SoHo basicamente ver da junção dos nomes South e Houston, já que esta zona da cidade fica a Sul da Houston Street.

Não perca a zona histórica deste bairro nas ruas entre a Houston Street, West Broadway, Canal Street e Crosby Street. A arquitectura do século XIX aqui é impressionante.

Wall Street
Wall Street, Manhattan, Nova IorqueA Wall Street é o coração económico dos Estados Unidos e fica localizado na Downtown de Manhattan em Nova Iorque entre a Broadway e a South Street. É aqui que se encontram a NYSE, NASDAQ, AMEX, NYMEX e a NYBOT.

Este distrito financeiro é ideal para entrar num mundo de filme americano, cheio de carros enormes, gente de fato a andarem na rua enquanto bebem o seu café, imensas bandeiras americanas pelas ruas. Sim, um filme. Não perca a Federal Hall e a Igreja Trinity Church, da qual não sofreu algum dano durante os ataques de 11 Setembro de 2001.

125th Street no Harlem
Harlem, Manhattan, Nova IorquePara conhecer uma outra Nova Iorque, passeie pelo bairro africano de Harlem, de preferência de dia hehe. Apanhe o metro na linha vermelha Red Line até à 125th street na parte West da cidade. Daqui pode caminhar toda a 125th Street também conhecida como Martin Luther King, Jr. Boulevard.

Não se esqueça de tirar uma fotografia ao histórico Apollo Theater na 253 W. 125th Street, uma das salas espectaculos mais conhecida dos Estados Unidos. Foi aqui neste local que muitas carreiras começaram.

De entre muitos músicos que começaram a sua carreira aqui pode-se citar Ella Fitzgerald, Billie Holiday, James Brown, Diana Ross & The Supremes, Gladys Knight & The Pips, The Jackson 5, Patti LaBelle, Marvin Gaye, Luther Vandross, Stevie Wonder, Aretha Franklin, Ben E. King, Mariah Carey, The Isley Brothers, Lauryn Hill, e Sarah Vaughan.

O ex-presidente Bill Clinton tem o seu escritório na 55 West 125th Street. Para uma comida diferente, experimente o restaurante rastafari “Uptown Juice Bar”, um local natural com sumos verdes cheios de vitaminas, com empregados com rastas, seguidores do verdadeiro movimento rastafari. Este restaurante fica na 54 West 125th Street, entre a 5th Avenue e a Malcolm X Boulevar (Lenox Avenue).

Para apanhar um metro de volta para a Midtown ou a Downtown pode entrar no metro da linha verde Green Line na Lexington Avenue.

Greenwich Village
Greenwich Village, Manhattan, Nova IorqueO bairro Greenwich Village fica na Lower Manhattan e é conhecido como o “the Village”. Este é um local residencial mas com um grande número de salas de espectáculo alternativas saindo da zona da Times Square.

Aqui pode visitar 2 dos mais conhecidos bares Jazz e Blues do mundo, o Village Vanguard e o Blue Note. Não perca uma visita a um destes clubes de música para uma noite diferente.

Não perca as ruas com os edifícios do século XIX, o Jefferson Market Library e o Washington Square Park.

El Barrio
El Barrio, Manhattan, Nova IorqueEste bairro é a zona “latina” da cidade e é também conhecido como Spanish Harlem, local onde moram várias comunidades de emigrantes latinos de países como o Puerto Rico, Mexico, etc.

No El Barrio não perca o El Museo del Barrio, o mosteiro ortodoxo grego, a igreja católica da Madison Avenue e East 129 Street, a Church of the Holy Rosary e o museu National Museum of Catholic Art and History.

Uma passagem pelo El Barrio faz-se bem depois de caminhar ao longo do Harlem, basta descer para sul na Lexington Avenue e entrará assim pelo Spanish Harlem a dentro, isto se, gostar de grandes caminhas. Se por acaso gostar acabará por ir ter junto do Central Park junto da 5th Avenue local da Museum Mile.

Rockefeller Center
Rockefeller center, Manhattan, Nova IorqueO Rockefeller Center fica em Midtown, no centro de Nova Iorque.

Este edifício monumento nacional desde 1987 localiza-se entre a 48th Street e 51st Street e a 5th e 6th Avenue.

É aqui que fica o conhecido Radio City Music Hall, uma das casas de espectaculos mais conhecidas do mundo, e também os estudios da NBC NYC onde se filma o Late Night Show.

Catedral de Nova Iorque
Catedral Manhattan, Nova IorqueA St. Patrick’s Cathedral é uma catedral de arquitectura neo-gótica impressionante no coração de Manhattan na 5th Avenue entre a 50th e a 51st Street .

É aqui na Catedral de Nova Iorque que é a sede da Arquidiocese de Nova Iorque. Esta catedral foi construída entre 1858 e 1878, constitui uma imagem fantástica da cidade, já que está completamente rodeada de arranha-céus e ruas com imensa movimentação. Nesta enorme catedral cabem mais de 2000 pessoas e as suas torres exteriores sobem acima dos 100 metros de altura.

Ponte de Brooklyn
Ponte de Brooklyn, Manhattan, Nova IorqueA Brooklyn Bridge é uma das pontes suspensas mais antigas dos Estados Unidos, acabada em 1883. É também ela uma das imagens de marca da cidade, juntamente com a Estátua da Liberdade e o Empire State building.

Esta ponte com quase 2 km pode ser atravessada a pé, e, eu aconselho mesmo esta passeio já que a vista por cima do rio East River é impressionante.

NYC City Hall
É aqui a Câmara Municipal de Nova Iorque. Este edificio do início do século XIX fica localizado no City Hall Park na Lower Manhattan, entre a Avenida Broadway, Park Row e Chambers Street. A arquitectura do edifício mistura o Renascimento francês na fachada e um interior americano-georgiano.
World Trade Center Memorial
World Trade Center Memorial, Manhattan Nova IorquePara quem quiser recordar o trágico atentado terrorista do 11 de Setembro de 2001, pode ir até à Lower Manhattan na zona delimitada pelas Vesey Street, a West Side Highway, a Liberty Street e a Church Street. Aqui pode ver o local onde estavam as torrer gémeas do World Trade Center.

Aqui pode-se ver ainda o Ground Zero das torres, vários muros com centenas de fotos, flores e mensagens às pessoas desaparecidas no atentado. Há ainda uma cruz de aço enorme feito com as vigas de uma das torres que torna o local um pouco assombroso.

Grand Central Terminal
Terminal Manhattan, Nova IorqueEstação de comboios terminal que fica na 42nd Street e Park Avenue na Midtown de Nova Iorque.

Estação com 75 linhas de comboios de longa distância para o resto dos Estados Unidos da América.

Construída em 1903 pelos arquitectos Reed & Stem e Warren & Wetmore, esta estação é um dos edifícios marcos de Nova Iorque a não perder pela sua fantástica arquitectura.

Vídeo: New York City Guide

Vídeo promocional do Turismo de Nova Iorque pela Lonely Planet.

Voar para Nova Iorque com a TAP Air Portugal

Praticamente todas as vezes que voei para Nova Iorque (fui a Nova Iorque 6 vezes) foi sempre pela TAP Air Portugal que tem voos diários directos para NYC desde Lisboa e desde o Porto 3 vezes por semana.

NYC Image Banner 728 x 90
Os voos directos e daí a vantagem da TAP, é que só temos 1 voo e já estamos lá. Ou seja, a viagem já por si demora 7 horas, se tivermos que mudar de aeroporto e apanharmos outro avião em escala, epá ficamos com uma viagem de algumas 14 horas. Por isso é sempre melhor voos directos, vá por mim que é um bom conselho. A TAP está de momento com boas promoções de bilhetes de aviao para Nova Iorque, onde pode pagar cerca de 500 euros ida e volta já com taxas incluídas, muito bom preço. Aproveite e veja as promoções no site da TAP Air Portugal aqui:

New York City Pass


Viajar Nova Iorque
Veja todos os monumentos da cidade com um preço global mais barato que se comprar os bilhetes individuais, poupe até 70% no fim da sua viagem. Os museus e melhores monumentos são caros em Nova Iorque, se comprar um city pass esta é a melhor maneira de poupar dinheiro enquanto viaja para Nova Iorque.Se comprar um passe de 7 dias poupa $346, se comprar um passe de 3 dias poupa $155, passe de 2 dias poupa $111.50 e se comprar um bilhete de 1 dia poupa $58.00. É mesmo muito dinheiro vale muito a pena, compre online para ir preparado e não perder tempo com compras desnecessárias quando chegar a Nova Iorque, prepare a sua viagem com antecedência. Clique na imagem em baixo.

Partilhe esta página

Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

Siga nas redes sociais

Facebook Twitter Google+ Instagram Pinterest Stumbleupon Tumblr YouTube Blog Lovin

Deixe o seu comentário aqui

Os comentários deste blog de viagens são via facebook.





Blog de viagens mencionado em

Blog de viagens nos Media