Joao Leitao VIAGENS - blogue de viagem

Trans-Europeu de Carro, Parte 14: Finlândia

Guia para Viajar de Carro pela Europa

Guia para Viajar de Carro pela Europa: 20.000km e 19 Países

FINLÂNDIA

Este era então o país mais esperado de todos os 13. Sim, este era o país que me acolhia para o Programa ERASMUS. O Protocolo Erasmus, Acção Erasmus ou ainda Programa Erasmus foi estabelecido em 1987, é um programa de apoio interuniversitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior, entre estados membros da União Europeia e estados associados, permite a alunos estudarem noutro país por um tempo de 3, 6 e 12 meses.

Estrada Trans-Europa

Trans-Europa, Finlandia

Entrei na Finlândia vindo no Ferry-Boat de Tallinn na Estónia e a 1ª vista do país foi no barco, a ver a cidade de Helsínquia de noite, vindo do mar. Foi muito bonito. Esta cidade sempre esteve no meu imaginário, pondo-a sempre como algo longe e quase inatingível. Lá estava eu.

Helsínquia / Helsinque

A capital da Finlândia tem aproximadamente 560 mil habitantes, é a maior cidade do país. Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia. Helsínquia forma uma conurbação com outras três cidades, Espoo, Vantaa e Kauniainen que, no seu conjunto, constituem a chamada Área Metropolitana de Helsínquia, com uma população total de cerca de 1.179.000 habitantes.

Helsínquia espalha-se por várias ilhas, entre as quais se encontram Seurasaari, Lauttasaari, Korkeasaari onde se localiza o maior jardim zoológico da Finlândia, assim como a ilha fortaleza de Suomenlinna. Enquanto estive na Finlândia visitei muitas vezes esta cidade, fui a museus, festas transe, cinema, compras, etc.

Kankaanpaa

Bem era aqui onde iria estudar durante alguns meses. Esta é uma cidade pequena a cerca de 300km da capital Helsínquia. Foi muito bem recebida na universidade. Fiquei muito bem aqui pois estava mais a centro da país permitindo-me assim rapidamente explorar outras zonas à volta.

Rovaniemi e Napapiiri

Era aqui que chegava à Lapónia, uma região que tinha muita curiosidade. Não estava tão frio como esperava e ainda bem, e fartei-me de caminhar com umas amigas pelo campo todo coberto de neve, quando… pois… vem uma tempestade. Tivemos que ficar os 4 abrigados num abrigo até passar. ui que frio…

Alugámos uma casa só para nós a cerca de 5km do centro da cidade de Rovaniemi. Epá… estava sempre de noite…

Rovaniemi é a capital e centro comercial / económico da Lapónia, localizada na Finlândia, próximo ao Círculo Polar Ártico. Com cerca de 59.000 habitantes é a 13º município finlandês em população.

Rovaniemi está situada entre a serra de Ounasvaara e Korkalovaara, sendo atravessada pelo rio Kemijoki e o seu afluente Ounasjoki. Pela sua situação geográfica, é tida pelas crianças ocidentais como sendo a terra natal do Pai Natal.

Napapiiri quer dizer Círculo Polar Ártico, e aqui em Rovaniemi é onde está a aldeia do Pai Natal, uma cena tipo centro comercial com várias actividades do Pai Natal, epá… uma cena assim estranha mas que só visto para acreditar.

Aldeia do Pai Natal, foto source: Santa Claus Village Rovaniemi

Aldeia do Pai Natal

Aqui em Napapiiri há um posto de correios em que se pode enviar postais com carimbos da aldeia do pai Natal… epá… é mau não é? Mas eu enviei alguns às pessoas mais queridas… Podem ir ao site aqui: Aldeia do Pai Natal Rovaniemi, Finlandia

Procura um Hotel em Helsínquia? Hotéis em Helsínquia

Partilhas

Página arquivada em:

Siga João Leitão VIAGENS no Google+

Deixe aqui o seu comentário ou opinião. Obrigado

Siga-me no Google+ e Facebook

E-book de Viajar no Iraque

Depois de uma aventura fantástica, escrevi um diário de viagem dos 13 dias saindo de Istambul até ao Norte do Iraque. Compre o meu eBook de viagens. ebook viagens

Pesquise Hotéis

Quer Viajar em Marrocos?

marrocos
Partilhas