🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Preparativos para Viajar na África Ocidental saindo de Marrocos

João Leitão
Actualizado em 12 Fevereiro, 2015

Esta é a página em que vou escrever toda a informação que ando a recolher para viajar pela África Ocidental durante o mês de Junho/Julho de 2010. A viagem irá começar assim que a minha mulher receber o passaporte para nos podermos meter à estrada. Vou tentar escrever detalhes de viagem, alojamento e transportes que possivelmente vou utilizar durante o trajecto. Ainda nada está traçado e está tudo em aberto até estarmos realmente a viajar pois não sabemos bem até onde vamos e por onde. Vamos deixar as coisas acontecerem.

Mapa da Viagem na África Ocidental

Pode navegar neste mapa, fazer zoom e carregar nas bandeiras e itinerário para ver informação detalhada. Este mapa está em processo de construção.

Percurso por país

Marrocos -> Mauritânia -> Mali -> Burkina Faso -> Benin -> Togo – Benin – Mali -> Senegal -> Guiné Bissau -> Senegal -> Mauritânia -> Marrocos.

O que quero ver na viagem

Está aqui uma pequena lista de locais que quero visitar durante a viagem. Se só vir isto já fico concretizado e volto de viagem contente.

Grande Mesquita de Djenné – Mali

Da outra vez que tinha estado no Mali não fiz 2 coisas que ficaram para uma próxima vez. Foi ver a mesquita de Djenné e visitar o País Dogon. Por isso estou preparado para não ficar muito tempo em Bamako, cidade onde já fiquei cerca de 4 ou 5 dias, e, ir logo directo até Djenné e depois Bandiagara. Esta mesquita de estilo Sudano-Saheliano é a maior construção de adobe do mundo. Adobes são tijolos de terra crua, água e palha.

Fotos mesquita Djenné:

Grande Mesquita de Djenné

Grande Mesquita de Djenné, Foto: Nómada

País Dogon – Mali

Depois de Djenné , vou directo até Bandiagara para fazer um percurso pedestre de 2 dias pelo país Dogon. Os Dogons ocupam uma pequena região oriental do Mali, nas escarpas de Bandiagara. Vivem de uma maneira muito tradicional é possuem tradições únicas no mundo.

Dançarinos Dogon no Mali

Dançarinos Dogon no Mali (foto de www.davidwallphoto.com)

Parque Nacional W do Níger – na Burkina Faso

O parque é famoso pelos seus grandes mamíferos tais como babuínos, búfalos, chitas, elefantes, hipopótamos, leopardos, leões e javalis. O parque deve este nome por estar dentro de uma zona do rio Níger que faz a forma de um “W”. Espero ficar aqui durante uns 2 ou 3 dias para tentar ver alguns animais.

Fotos Parque Nacional W do Níger - na Burkina Faso

Fotos Parque Nacional W do Níger – na Burkina Faso (foto: http://tourdafrique.webgus.net/)

Vale de Tamberma, Norte do Togo

Este local no norte do Togo apresenta várias construções impressionantes, que simplesmente tenho que ver. Penso que nao será dificil alugar um carro com motorista na cidade Natitingou no Benin, depois entrarei pela cidade de Nadoba pelo Norte do Togo, o visto será feito à saída… na cidade de Kara mas o carimbo de entrada será na polícia de Kandé. Se eu e a minha mulher gostarmos da aldeia de Kandé, ficaremos 2 ou 3 dias a descansar e explorar a região.

Vale de Tamberma, Norte do Togo

Vale de Tamberma, Norte do Togo

Fotos do Mercado na aldeia de Kandé no Togo

Vale de Tamberma, aldeia de Kandé, Norte do Togo

Vale de Tamberma, aldeia de Kandé, Norte do Togo

Vale de Tamberma, aldeia de Kandé, Norte do Togo

Vale de Tamberma, aldeia de Kandé, Norte do Togo

Palácios Reais de Abomey

Abomey é uma pequena povoação a norte de Cotounou, que tem um enorme campo com casas e palácios feitos em lama. Se tiver sorte até posso conhecer o rei. Este local está inscrito na lista da UNESCO Património Mundial já que representa aspectos importantes na cultura desta zona de África. Os edifícios são datados do século XVIII e XIX.

Palácios Reais de Abomey

Palácios Reais de Abomey

Veneza Africana – Aldeia de Ganvie no Benin

Já por várias buscas de informação de viagem por África, deparei-me com imagens de uma aldeia toda dentro de um lago, o Lake Nokoué perto de Coutonou no Benin.

Ganvie Benin

Ganvie Benin

Ganvie Benin

Ganvie Benin

Mali Express – Comboio Bamako – Dakar

Comboio Mali até Senegal, Bamako Dakar

Comboio Mali até Senegal, Bamako Dakar

Este é uma das viagens de comboio épicas para viajantes (agora só a funcionar entre Bamako até Kayes no Mali). Parece que demora mais de 3 dias de viagens, num comboio com pessoas montadas em cima das carruagens, mercadorias, pessoas, animais tudo à mistura. Mas, parece que o comboio Bamako – Dakar não está a funcionar, por isso a experiência será Bamako até Kayes 7,000 CFA. Parece que há mesmo algumas carruagens velhas vindas da Índia. Estou ansioso. Mais informação detalhada Seat61

Vistos para Mauritânia, Mali, Burkina-Faso, Benin, Senegal e Guiné-Bissau

O visto para a Mauritânia e para o Mali vou fazer nas embaixadas de Rabat em Marrocos. O visto para o Benin faço na fronteira. O visto para a Guiné-Bissau faço no posto consular em Ziguinchor no sul do Senegal.

Visto para a Mauritânia

Antigamente podia-se fazer os vistos na fronteira da Mauritânia, depois retiraram o visto e começaram só a vender um visto-trânsito de 72 horas, e agora, pelas informações que tenho visto na internet, a partir de Janeiro 2010 os vistos não são mais feitos na fronteira e tem que se tratar de tudo na embaixada em Rabat.

Visto para o Mali

Visto fazer o visto na Embaixada do Mali em Casablanca. São necessárias 2 fotos tipo passe e o certificado de vacinação contra a febre amarela. O visto é feito na hora e a embaixada está aberta das 8:30 às 12:00 e das 14:30 às 17:30 de Segunda a Sexta-Feira. É preciso o cônsul estar lá para haverem vistos. O visto é de 1 mês.

O visto também pode ser feito na fronteira para quem venha por terra, eu, como vou de avião tenho que ter já feito. Vindo por terra, o visto custa cerca de 15.000CFA e é preciso 2 fotos. O visto é válido por 5 dias e tem que se fazer uma extensão do mesmo num posto de policia (processo grátis e visto válido por 1 mês).
Embaixada do Mali em Marrocos: Morada: 56 Souissi II, OLM Rabat, Marrocos, Esta embaixada é mesmo a seguir à ilustre embaixada de Portugal!

Visto para a Burkina-Faso

Este visto pode-se conseguir no próprio dia em Bamako no Mali. Podem-se conseguir vistos de 1 entrada ou múltiplas entradas. São precisas 3 fotos tipo passe e o preço é de 25.000CFA para uma entrada e de 30.000 para múltiplas entradas. Se deixarmos o passaporte na embaixada de manhãzinha podemos ir busca-lo à tarde. A embaixada funciona das 7:30 às 12:30 e das 13:00 às 16:30 de Segunda a Sexta-Feira.
Embaixada da Burkina-Faso no Mali: Morada: Route de Guinea – Bamako Mali.

Visto para o Benin

Este visto pode ser feito na fronteira por 20$ dólares americanos e 1 foto. Depois tem que se fazer a extensão do visto no centro de imigração em Cotonou. A extensão do visto custa mais 20 dólares e é feito em 24horas. è necessária 1 foto. Os horários são muito rígidos e só funcionam das 11:00 e só podem ser entregues das 15:00 às 17:00.

Visto para o Togo

Entrando pela cidade de Nadoba pelo Norte do Togo, o visto será feito à saída… na cidade de Kara já que não há mais local nenhum para fazê-lo, mas o carimbo de entrada será na polícia de Kandé.

Visto para a Guiné Bissau

Consulado da Guine Bissau em Ziguinchor Senegal

Consulado da Guine Bissau em Ziguinchor Senegal

O visto para a Guiné Bissau pode-se fazer no posto consular em Ziguinchor na região de Casamance, no sul do Senegal. Parece que o Consul o Sr. Luiz é muito simpático e despacha os vistos em 10 minutos por um preço de 10.000CFA.

Itinerário Viagem Marrocos até África Ocidental

Erfoud até Rabat
Viagem de autocarro até Meknes, depois comboios até Rabat. Fazer vistos para a Mauritânia e o Mali.
Rabat até Casablanca
Viagem de comboio. Fazer vacinas e comprar medicamentos para a malária.
Casablanca até Dakhla
Viagem de autocarro empresa CTM. 520 Dirhams – Duração da viagem 31 horas. Dakhla é a última cidade antes da Mauritânia. Página da Internet da Empresa CTM: http://www.ctm.ma/
Dakhla até Nouadhibou – Marrocos até Mauritânia
Viagem de carro privado. Esta é a última cidade antes da Mauritânia. Consegue-se fazer esta viagem por cerca de 300 Dirhams por pessoa. O Hotel Sahara no centro da cidade organiza estas viagens.
Nouakchott até Bamako – Mauritânia até Mali
Viagem de autocarro. 35.000 CFA = 53 Euros.
Bamako até Djenné
Viagem de autocarro. Em construção volte mais tarde…
Djenné até Bandiagara
Viagem de autocarro. Em construção volte mais tarde…
Bandiagara até Bankass
Viagem a pé. Visita ao país Dogon. Chegada a Bankass para apanhar transporte até à Burkina Faso.
Bankass até Ouagadougou – Mali até Burkina Faso
Viagem de autocarro. Em construção volte mais tarde…
Ouagadougou até Parque Nacional do W
Viagem de autocarro. Em construção volte mais tarde…
Parque Nacional do W até Coutonou – Burkina Faso até Benin
Viagem de autocarro. Em construção volte mais tarde…
Coutonou até Bamako – Benin até Mali
Viagem de autocarro. Em construção volte mais tarde…
Bamako até Ziguinchor – Mali até Casamance, Senegal
Viagem de comboio até Kayes, depois viagem de táxi partilhado até Ziguinchor em Casamance. Em construção volte mais tarde…
Ziguinchor até Praia de Varela – Casamance Senegal até Guiné Bissau
Viagem de táxi partilhado. Em construção volte mais tarde…

Outras informações úteis

Procura um Hotel em Marrakech? Hotéis em Marrakech

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »