🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Como tirar boas fotografias em Viagem

Actualizado em 6 Maio, 2017

Olá e obrigado por estar aqui! Fotografar é uma arte acessível a todos que tenham o gosto e a paixão de registar momentos da sua vida ou das suas viagens. Fotografar passou a fazer parte do meu trabalho mas sem dúvida que é algo que gosto de fazer, funcionando para mim como parte integrante do meu dia-a-dia.

Guia para Comprar Melhor Máquina Fotográfica de Viagem

Fotografar, e fazer boas fotografias aprende-se com o tempo e quantas mais fizer melhores vão ficando, se, seguir algumas leis ou ideias que poderão fazer as suas fotografias melhores logo desde o inicio. Nesta página vou-lhe dar dicas de fotografia e vai ver como não precisa de ser um fotógrafo profissional para tirar boas fotografias durante as suas viagens. Se ainda não tem máquina fotográfica e quer ajuda na qual escolher, consulte a minha página de como comprar máquina fotográfica, tenho a certeza que o ajudará.

Composição das fotografias, Como enquadrar bem as fotografias

A composição é o factor mais importante de fazer boas fotografias já que hoje em dia as máquinas fazem o resto. Uma boa máquina fotográfica mais um entendimento geral das suas funções, e, um bom olho para composição são a chave certa para o sucesso e tirar boas fotografias de viagem.

Como fazer uma boa composição? Mas do que falo ao certo? É assim, numa foto, os elementos que a compõem precisam de estar organizados para melhor sobressaem ao nosso olhar. Há fotos que cansam só de olhar, há fotos que nos fazem desviar o olhos para cima ou para baixo, há fotos que nos dispersam. Com algumas técnicas podemos tirar fotos especiais e coerentes. Há ainda uma série de técnicas de organização dos elementos na fotografia para a foto ficar mais bem posicionada e ser mais apelativa aos olhos.

Regra dos Terços – Técnica Básica de Composição em Fotografia

Regra dos Terços é uma técnica utilizada para se obter melhores resultados em fotografia e conseguir imagens mais equilibradas. Para utilizar uma fotografia com esta técnica de composição, deve-se dividir a fotografia em 9 partes, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando os elementos dentro da fotografia que queremos destacar: 1-nos pontos de cruzamento; 2-seguindo as linhas de divisão.

Vou dar alguns exemplos desta técnica fotográfica de divisão da imagem em 9 partes. Lembre-se que se seguir sempre e orientar os elementos da sua fotografia (pessoa, árvore, uma forma, um edifício, etc), a sua fotografia fica sempre coerente, tornando-se assim equilibrada aos olhos do espectador.

Regra dos Terços – Orientar a fotografia em baixo ou em cima

Como vê nas fotografias em baixo, alinhei a linha do horizonte das dunas uma vez na linha inferior da composição e outra vez na linha superior da composição, tendo assim a imagem claramente dividida em 3 partes iguais, dando um equilíbrio natural à fotografia. Alinhei também a criança sempre à linha da esquerda.

Regra dos Terços, Composição fotográfica, Aprender Fotografia de Viagem Regra dos Terços, Composição fotográfica, Aprender Fotografia de Viagem

E agora com as linhas superiores.

Regra dos Terços, Composição fotográfica, Aprender Fotografia de Viagem Regra dos Terços, Composição fotográfica, Aprender Fotografia de Viagem

Regra dos Terços – Orientar a fotografia à esquerda ou à direita

Como pode reparar temos a mesma fotografia mas orientando o centro desta igreja, ora na linha extrema à esquerda, ora na linha extrema à direita.  Há que ter atenção a uma coisa muito importante que é o espaço de respiração da fotografia aplicado às suas extremidades, ou seja, é importante não pegar os elementos nas margens das fotografias, dê sempre um espaço para o elemento respirar. Neste caso está um pouco em cima para o meu gosto, mas o exemplo é para explicar a Regra dos Terços. As regras de margens e distâncias explico a seguir. Fotografias da Igreja paroquial em Xaghra na Ilha de Gozo em Malta que tirei em Outubro 2010.

Regra dos Terços, Composição fotográfica, Aprender Fotografia de Viagem Regra dos Terços, Composição fotográfica, Aprender Fotografia de Viagem

Outros exemplos de alinhar os elementos das fotografias à esquerda ou à direita mas desta vez com outras zonas da igreja, dando assim algumas ideias de explorar o elemento que está a fotografar e encontrar soluções e ideias para fazer fotografias boas e interessantes. Na fotografia da esquerda eu alinho a cúpula central da igreja na linha da esquerda da composição, enquanto que na fotografia da direita, eu alinho uma das torres da igreja à linha direita da composição.

Regra dos Terços, Composição fotográfica, Aprender Fotografia de Viagem Regra dos Terços, Composição fotográfica, Aprender Fotografia de Viagem

Guia para Comprar Melhor Máquina Fotográfica de Viagem

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »