🐪 O meu blog foi nomeado para os prémios Blogs do Ano, concurso promovido pela Media Capital e apoio TVI, TVI24, IOL, Rádio Comercial, Lux e NIT » VOTEM AQUI! « 🐪

🌍 Visitar Dubai, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Actualizado em 6 Julho, 2016
Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

Quer visitar o Dubai?

Visitar Dubai, Guia de Viagem - Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Visitar Dubai, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Guia de Viagem do Dubai

O Dubai é como que uma ilha de modernidade no coração da Península Arábica, na encruzilhada entre o Oriente e o Ocidente. Com edifícios futuristas emergindo do deserto, ilhas artificiais, centros comerciais gigantes, hotéis de luxo e projectos megalómanos, o Dubai vive o “Sonho Árabe” à sua própria maneira.

Nesta página você encontra:

  • Visitar o Dubai – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para o Dubai
  • Dubai TOP 7
  • Vídeo do Dubai
  • Os 35 Melhores Locais do Dubai
  • O que visitar no Dubai
  • Mapa de Monumentos do Dubai
  • 6 melhores praias privadas do Dubai
  • Alojamento no Dubai
  • Alugar carro no Dubai
  • Celebrações e Feriados no Dubai
  • Roteiros no Dubai: 1 dia, 2 dias, 3 dias

Visitar o Dubai – O importante a saber

Visitar o Dubai

Visitar o Dubai

O Dubai é o segundo maior emirado dos Emirados Árabes Unidos e tem uma posição permanente no cenário turístico mundial – ao lado de Paris, Nova Iorque, Berlim, Londres ou Barcelona.

Sendo na antiguidade povoado por beduínos do deserto que se dedicavam ao comércio de camelos e à pesca de pérolas, o emirado do Dubai é hoje em dia uma potência económica e imobiliária. Tornou-se assim um dos locais mais dinâmicos do mundo.

Dicas rápidas para o Dubai:

  • Visite as várias casas museu e a Heritage Village
  • Suba ao 148º andar do observatório do Borj Khalifa a 555 metros de altura
  • Explore o Souk de Deira que é uma mistura de árabes, indianos e paquistaneses
  • Dê uma volta pela Marina do Dubai
  • Faça um passeio de barco pelo Dubai Creek
  • Faça um safari de jipe 4X4 pelas dunas
  • Se o seu orçamento lhe permitir durma pelo menos uma noite no famoso Burj al Arab, hotel de 7 estrelas
DICA IMPORTANTE: Dubai é uma das cidades mais visitadas do mundo, não perca tempo nas filas e compre os seus bilhetes “saltar a fila” com antecedência, assim não perde horas de espera sem fazer nada – compre os bilhetes para o Dubai aqui.
Património do Dubai:

  • Diving Village
  • Majlis Ghorfat Umm Al Sheif
  • Torre Al Shandagah
  • Heritage Village
  • Hatta Heritage Village
  • Forte Al Fahidi
  • Heritage House
  • Bairro histórico Al Fahidi
  • Escola Al Ahmadiya

Museus do Dubai:

  • Museu de Arquitectura Tradicional
  • Museu Naif
  • Casa Museu Sheikh Saeed Al Maktoum
  • Casa Museu Jumaa e Obaid Bin Thani
  • Casa Museu do Poet Al Oqaili
  • Museu do Dubai
  • Museu da Moeda
  • Museu do Camelo
  • Museu do Cavalo

Porque é que o Dubai é um local diferente?

Dubai é um daqueles destinos para quem gosta de experimentar coisas diferentes. É uma cidade muito recente que apareceu nos últimos 30 anos, e que levou um crescimento enorme. Hoje em dia é uma cidade cheia de arranha-céus, praias de águas cristalinas, centros comerciais, hotéis luxuosos, arquitectura exuberante, carros de luxo, mulheres vestidas de preto e homens vestidos de branco. É sem dúvida um local onde se sente a modernidade, mas a tradição ao mesmo tempo. É fantástico ter deserto, praia, montanha e uma cidade futurista ao mesmo tempo. Eu pessoalmente adoro estar rodeado por arranha-céus e poder no mesmo dia passear no deserto com dunas de areia fina.

Guia de Viagem do Dubai

Guia de Viagem do Dubai

Dubai TOP 7

  1. Burj Al-Arab – símbolo do Dubai que alberga o hotel mais luxuoso (7 estrelas) e mais alto do mundo (321 metros).
  2. Burj Khalifa – a torre mais alta do mundo (828 metros). A partir do topo temos vistas espectaculares sobre as 250 ilhas “The World” que representam o planeta Terra.
  3. Dunas no Deserto – o deserto reina fora da cidade do Dubai. Um passeio de jipe ou um safari no deserto é uma obrigação para qualquer visitante. A menos de 30 minutos da downtown estamos já rodeados por altas dunas de areia. A mais famosa é a Big Red com quase 100 metros de altura.
  4. Souks – os vários mercados do Dubai e Deira estão no centro da cidade e de muito fácil acesso. No Deira old Souk, junto ao mercado de especiarias, há muito artesanato, produtos de medicina tradicional, incenso, perfumes, roupas, pétalas de rosa. Pode visitar também o famoso Mercado do Ouro. No Dubai old Souk há de tudo um pouco, muita bijuteria, artesanato e algumas roupas. Junto ao Bur Dubai, há o Meena Bazar que oferece uma grande variedade de tecidos de seda Oriental e puro algodão. No Deira Tower há o reino dos negociantes de tapetes espalhados por mais de 40 lojas. Electrónicas e máquinas fotográficas estão nas numerosas lojas da Al Fahidi Street.
  5. Dubai Mall – o maior centro comercial do mundo com mais de 1200 lojas, cinemas, e o seu aquário gigante com 33.000 espécies marinhas.
  6. Dubai Museum – principal museu da cidade com uma mostra das tradições do emirado. Situado dentro do edifício mais antigo da cidade, o Forte Al Fahidi.
  7. Grande Mesquita do Dubai – a segunda maior mesquita dos Emirados Árabes Unidos, construída em 1900; A torre do seu minarete mede 70 metros de altura.
  8. Palm Jumeirah – incríveis arquipélagos artificiais em forma de palmeira. Pode ser visto a partir de um passeio de helicóptero ou do topo da torre Burj Khalifa.

Vídeo Definitely Dubai:

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta incrível cidade.

Os 35 Melhores Locais do Dubai
  1. Burj Khalifa
  2. Burj al Arab
  3. Dubai Creek
  4. Souk antigo de Deira
  5. Bairro Histórico Al Fahidi
  6. Santuário de Vida Selvagem Ras Al Khor
  7. Deserto de Dunas
  8. Souk antigo de Dubai
  9. Khor Dubai
  10. Casa Museu Heritage House
  11. Madinat Jumeirah
  12. Duna Big Red com 91 metros de altura
  13. Casa Museu do poeta Al-Oqaili
  14. Ski Dubai
  15. Wild Wadi Water Park
  16. Montanha de Camel Rock
  17. Palm Jumeirah
  18. Escola Al Ahmadiya
  19. Dubai Mall
  20. Mercado do Ouro de Deira
  21. Museu do Dubai
  22. Dubai Heritage Village
  23. Casa Museu Sheikh Obaid bin Thani
  24. Fonte do Dubai
  25. Dubai Dolphinarium
  26. Casa Museu de Saeed al Maktoum
  27. Jumeirah Mosque
  28. Grand Mosque
  29. Praia de Jumeirah
  30. Parque Safa
  31. Dubai Autodrome
  32. Torre do Relógio em Deira
  33. Marina do Dubai
  34. Kite Beach

O que visitar no Dubai

 O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai

Dubai tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

Burj Khalifa

Burj Khalifa Bin Zayid é um arranha-céus conhecido como a maior estrutura construída pelo ser humano. Conta com 828 metros de altura, composto por 160 andares, o qual levou cerca de seis anos a ser construído. Ocupa dois quilómetros quadrados, sendo que esta zona é conhecida por “Downtown Burj Dubai”, localizada ao lado da Avenida Sheikh Zayed.

Burj Khalifa no Dubai

Burj Khalifa no Dubai

Quem projectou o Burj Khalifa foi o arquitecto Adrian Smith, sendo que o investimento total rondou 1,5 bilião de dólares. O seu interior é bastante espaçoso, e caracterizado por imensos espaços de trabalho e com as máximas condições. É um edifício altamente preparado para qualquer tipo de acidentes e ataques anti-terrorismo. Vê-lo ao vivo é qualquer coisa de inacreditável.

Horário de funcionamento:
Entrada a cada 30 minutos, diariamente das 08:30 às 00:00. A última entrada é 45 minutos antes de fechar.

Informação de contacto:

Burj al Arab

O Burj Al Arab é um hotel de luxo que fica localizado no Dubai, o qual é gerido pelo Jumeirah Grupo. Este imponente e excêntrico edifício foi construído por Said Khalil, que por sua vez foi projectado por Tom Wright. Burj Al Arab conta com 321 metros de altura, e quando foi projectado, a ideia era para ser o maior arranha-céus do mundo (o qual passou a altura da Torre Eiffel). No entanto, actualmente já foi ultrapassado pela Torre Sears Willis.

Burj al Arab no Dubai

Burj al Arab no Dubai

Considerado o melhor hotel do mundo, esta edificação encontra-se numa ilha artificial de vidro, sendo que encontra-se conectada com a ilha principal através de uma ponte. O seu aspecto faz lembrar a vela de um barco (Dhow – barco árabe), respeitando um símbolo icónico desta região. No seu interior, é super luxuoso, e tem suites de dois andares com escadas em mármore, cinemas, elevadores privativos, é até decorado a ouro (dentro e fora dos quartos). A sua construção custou cerca de 650 milhões de dólares. Impressionante!

Horário de funcionamento:
Este hotel tem recepção aberta 24 horas por dia.

Informação de contacto:

Dubai Creek

Dubai Creek é um canal de água salgada que se encontra na cidade do Dubai. Este rio dividiu esta cidade em duas partes, nomeadamente Deira e Bur Dubai. Como não tem capacidade de receber barcos de grande dimensão, este canal é utilizado para navegar o Dhow (barco árabe), que liga o Dubai ao Irão, à Índia e à África Oriental. Por tal, sempre foi um importante contributo para a economia desta região, uma vez que é considerado o único porto da cidade, permitindo assim, a comunicação comercial entre vários países.

Dubai Creek

Dubai Creek

Aqui também se pratica muito a pesca, sendo de salientar que a utilização e a navegação com os Dhows são muito importantes para a busca de recursos. Aqui poderá visitar os edifícios: as Torres Gémeas Deira, a Torre Dubai Creek, Sheraton Dubai Creek, Banco Nacional, assim como o Parque Dubai Creek (um dos maiores no Dubai).

Wild Wadi Water Park

O Wild Wadi Water Park é um parque aquático localizado em Jumeirah – uma área turística no Dubai. Ele situa-se perto do Burj Al Arab e do Hotel Jumeirah. Este parque é considerado o maior parque aquático fora dos EUA e oferece aos seus visitantes momentos de diversão inesquecíveis.

Wild Wadi Water Park

Wild Wadi Water Park

Tem imensos escorregas únicos e bastante arrojados, nomeadamente os escorregas Master Blaster, que são espécie de montanha russa aquática. Os menos aventureiros também poderão escorregar no grupo de escorregas Ring Rides, onde as pessoas simplesmente vão “ao sabor da corrente”. Tem todas as condições para ser um belo momento em família.

Horário de funcionamento:
De Novembro a Fevereiro das 10:00 às 18:00, de Março a Maio das 10:00 às 19:00, de Junho a Agosto das 10:00 às 20:00 e de Setembro a Outubro das 10:00 às 19:00.

Informação de contacto:

  • Endereço: Jumeirah Road – Dubai, EAU
  • Comprar bilhete: Wild Wadi Water Park
  • Telefone: +971 4 348 4444

Bairro Histórico Al Fahidi

Para conhecer o quotidiano do povo do Dubai de outrora (século XIX – 1970), visite o Bairro Histórico Al Fahidi. É de uma diversidade de materiais e de espécies de construções imensas, uma vez que encontramos imensos becos, preenchidos por edifícios construídos com materiais tradicionais (gesso, pedra, madeira), os quais vão formando ruas que por sua vez desembocam em praças públicas cheias de pessoas. Este bairro localiza-se no distrito Dubai Creek, o qual tem um papel bastante importante na organização do país ao nível comercial, político e económico. Existe aqui imensos movimentos culturais e artísticos, que podem ser produzidos tanto por entidades públicas ou privadas. Por tal, aqui podemos encontrar uma série de actividades muito interessantes para fazer, nomeadamente exposições de arte, ateliers, museus, associações culturais/artísticas, etc. Para além disso, saiba que neste bairro é bastante agradável beber um café ou fazer uma refeição num restaurante, pois todos os seus edifícios proporcionam momentos de contemplação.

Casa Museu do poeta Al-Oqaili

Esta casa museu foi a residência do poeta Mubarak Bin Hamad Al-Manea Al-Oqaili, que viveu entre 1875 e 1954. Ele é um dos mais famosos poetas e dignitários da cultura árabe do Dubai e da poesia da região.

Casa Museu do poeta Al-Oqaili

Casa Museu do poeta Al-Oqaili

Al-Oqaili morreu no Dubai e deixou a sua casa construída em 1923, a qual se transformou num museu em 2012. Podemos visitar os vários quartos, salões e salas de exposição do museu, e ir conhecendo um pouco mais acerca da poesia e da vida deste poeta. Este museu situa-se dentro do Souk de Deira.

Horário de funcionamento:
De domingo a 5ª feira, das 8:00 até às 14:00. 6ª feira e sábado o museu está fechado.

Informação de contacto:

  • Telefone: +971 4 515 5000
  • Santuário de Vida Selvagem Ras Al Khor

    O Santuário de Vida Selvagem Ras Al Khor é considerado a principal reserva biológica do Dubai. Normalmente, as pessoas são muito atraídas pelos seus flamingos, no entanto, saiba que aqui poderá conhecer até 400 espécies de aves. O parque tem dois pontos de observação com uma vista impressionante, onde poderá avistar e contemplar com imensa facilidade pássaros como a águia-pesqueira, a águia sapeira, pernilongo, garça-real, alcatraz, pato-real, cegonha risca amarela, borrelho de coleira, e muitos mais. Estas aves são, na sua grande maioria, migratórias (entre a Ásia e a África). Esta reserva de zona húmida encontra-se bem preservada pelo governo do Dubai, o qual tem demonstrado imensa preocupação ambiental, contribuindo para o bem-estar deste verdadeiro santuário.

    Deserto de Dunas

    O Deserto de Dunas domina grande parte Sul do território dos Emirados Unidos. Hoje, onde fica localizado o Dubai, era só areia no passado. A areia faz parte do quotidiano, da história e da cultura deste povo, ao ponto de conseguirem erigir cidades neste tipo de relevo. Se tiver interesse em conhecer o deserto mais de perto, saiba que existem muitas companhias de turismo que promovem este tipo de eventos.

    Deserto do Dubai

    Deserto do Dubai

    Poderá ir nesta aventura num Jipe 4X4 ou se não quiser emoções muito fortes, poderá requisitar um meio de transporte mais “soft”. Conte com um passeio inesquecível, onde poderá contemplar as areias de cor ocre, formando as imensas e infinitas dunas. Aqui poderá ainda fazer uma viagem de camelo, enquanto vê um pôr-do-sol lindíssimo.

    Souk antigo de Deira

    O mercado de Deira é um excelente lugar para emergir na cultura asiática, pois este lugar mistura o árabe, com paquistanês e indiano. Há de tudo um pouco para comprar neste souk, um dos mais antigos da cidade, mas que levou uma remodelação para melhor acolher os seus visitantes.

    Souk antigo de Deira no Dubai

    Souk antigo de Deira no Dubai

    O souk de Deira tem bom acesso através de uma breve viagem de barco desde o lado do Dubai. Da última vez que visitei o Dubai, fiquei no Al Buraq Hotel – junto a este mercado – gostei muito. Este souk está dividido em zona de artesanato, zona de perfumes, zona de especiarias, zona de roupa e zona de materiais de construção.

    Souk do Ouro

    Chama-se Gold Souk e tem este nome pelo simples facto de existirem imensos comerciantes de ouro por toda a parte. As montras douradas são impressionantes, com trabalhos de joalharia únicos e super trabalhados. Mesmo que não esteja interessado em comprar alguma peça de joalharia, é altamente recomendável a sua visita a este lugar.

    Souk do Ouro no Dubai

    Souk do Ouro no Dubai

    Este mercado fica bem perto das margens do Rio Creek, é o perfeito local para conhecer as pessoas que aqui vivem de perto. Conseguimos estar in loco na cultura árabe, bastante encantadora e diferente da nossa. Prepare-se para a negociação a toda a hora, onde regatear é a palavra de ordem.

    Souk antigo de Dubai

    No lado oposto ao souk de Deira, do outro lado do Dubai Creek, há um outro mercado famoso. O antigo mercado do Dubai está todo renovado com arquitectura tradicional da região, onde estruturas com torres de vento fazem deste complexo um local muito bonito.

    Souk antigo de Dubai

    Souk antigo de Dubai

    Centenas de lojas e comércio de rua fazem as maravilhas daqueles que gostam de compras.

    Casa Museu Heritage House

    A Casa-Museu ou Heritage House encontra-se localizada no centro urbano antigo de Deira. Esta casa-museu foi fundada por Matar Saeed bin Mazina no ano de 1890, a fim de concentrar neste local, uma colecção de objectos que demonstrassem a vida e o dia-a-dia do povo do Dubai, e não só. Aqui irá conhecer muitas ferramentas e utensílios de outrora desta região, mas também provenientes da Índia e da costa Leste de África.

    Heritage House

    Heritage House

    A casa tem uma planta com dois andares, sendo que os materiais utilizados na sua construção foram o coral, a pedra, o gesso, a madeira e troncos de palmeiras. Esta casa é também um exemplo perfeito, ao nível arquitectónico, uma vez que houve a necessidade de evoluir na construção das casas deste povo, uma vez viverem em condições severas devido ao seu relevo (areia, deserto, tempestades de areia). É possível, através desta visita, compreender o modo de vida tradicional aqui presente. Bastante interessante!

    Big Red

    A Big Red Dune é uma duna de areia com uma altura impressionante – 91 metros de altura. Como o nome indica, a sua areia apresenta tons de vermelhos e, na altura do pôr-do-sol, intensifica ainda mais este tom avermelhado – uma imagem que fica para sempre na nossa memória. É um local onde os mais aventureiros adoram vir desafiar a sua adrenalina, subindo este imenso monte de areia com moto-quatro ou jipe, ou simplesmente subir até ao topo e desfrutar de uma vista magnífica.

    Duna Big Red no Dubai

    Duna Big Red no Dubai

    É um momento que não deve perder no Dubai e, para isso, procure no centro da cidade agências de viagens que facultem este serviço – não será difícil de encontrar. Divirta-se!

    Torre de vigia Al Shandagah

    A Torre de vigia Al Shandagah foi construída em 1939 e restaurada em 1994 pela Municipalidade do Dubai.

    Torre de vigia Al Shandagah

    Torre de vigia Al Shandagah

    Esta torre fica no bairro de Shindagha que é uma das partes mais antigas do Dubai e fica situado nas margens do Dubai Creek. Sendo o local onde muita gente do sudoeste asiático vive, este bairro tem muito mais em comum com Tunes ou a Índia do que com o resto do Dubai moderno.

    Ski Dubai

    Ski Dubai é um resort de esqui (ski) indoor com cerca de 22.500 metros quadrados. Integra-se num dos maiores centros comerciais do mundo – Mall of the Emirates. Este projecto foi desenvolvido por Majid Al Futtaum Group, o qual também gere todo o edifício. Inaugurada no ano de 2005, esta estância é composta por uma montanha de 85 metros de altura, onde poderá escolher entre cinco pistas com diferentes graus de inclinação e dificuldade. Encontra-se totalmente equipado, como se de uma estância de Ski verdadeira se tratasse. Se quiser, pode só chegar e começar a praticar o desporto. É só mais um projecto megalómano que é possível ver no Dubai, e por sua vez, muito bem conseguido.

    Palm Jumeirah

    A Palm Jumeirah, localizada na área costeira de Jumeirah, é a ilha mais pequena integrada no conjunto de três ilhas, Palm Islands (o arquipélago artificial, que juntas, fazem a forma de uma palmeira). A sua construção demorou cerca de 8 anos (de 2001 a 2008), sendo a sua forma, uma árvore de palmeira, composta por três partes: o tronco da árvore, uma coroa com dezassete copas e uma ilha circundante, a qual forma uma barreira às ondas.

    Hotel Atlantis the Palm na Palm Jumeirah

    Hotel Atlantis the Palm na Palm Jumeirah

    Nesta ilha, encontramos uma área residencial, de lazer e de descanso, sendo que, em mais de dois quilómetros de extensão, conta com vários hotéis (cerca de vinte e cinco de renome, nomeadamente SAS Hilton, Antara, Merriott, entre outros), marinas, restaurantes, cafés e muitas lojas.

    Dubai Mall

    O Dubai Mall é considerado o maior centro comercial do mundo. Este edifício fica localizado no complexo de Burj Khalifa e foi inaugurado no dia 4 de Novembro de 2008. É impressionante a sua dimensão, só mesmo de perto dá para perceber o quão gigante é esta construção.

    Dubai Mall

    Dubai Mall

    Esta obra caríssima chegou aos vinte biliões de dólares, a qual proporciona que funcionem cerca de 1500 lojas, 300 restaurantes e cafés, imensas salas de Cinema de máxima qualidade de imagem e som, assim como uma pista de patinagem e um dos maiores aquários do mundo, onde vivem cerca de 33 mil animais marinhos. Tem ainda um hotel de luxo, com cerca de trezentos quartos. Todos os anos passam pelo Dubai Mall milhões de pessoas. Seja mais uma!

    Museu do Dubai

    O Museu de Dubai é considerado o principal museu desta cidade, o qual encontra-se localizado no Forte Al Fahidi. Este edifício foi construído em 1787 e há quem diga que é a edificação mais antiga do Dubai. O museu foi inaugurado nos anos 70 e foi aberto a fim de criar uma colecção de objectos e artefactos antigos que fizeram parte da história desta cidade, tal como dos Emirados Árabes Unidos, assim como de países asiáticos e africanos. Estes países estão representados, uma vez que os seus povos passaram por aqui, essencialmente por motivos comerciais. Podemos também conhecer como era esta região antes da chegada da indústria petrolífera, a qual permitiu fazer deste país um dos lugares mais ricos e excêntricos de todo o mundo. O Museu do Dubai fica perto dos Souks do Ouro e das Especiarias, assim como do Dubai Creek.

    Horário de funcionamento:
    De Sábado a Quinta-Feira, das 08:30h às 20:30h e Sexta-Feira das 14:30h às 20:30h.

    Informação de contacto:

    • Endereço: Al Fahidi area – Bur Dubai, EAU
    • Página web: www.dubaiculture.gov.ae
    • Telefone: +971 4 353 1862
    • Email: dubai.museum@dubaiculture.ae

    Dubai Heritage Village

    O Dubai Heritage Village, inaugurado em 1997, fica localizado no bairro histórico Al Shindagha. O objectivo da construção deste local é o de mostrar o modo de vida tradicional deste país. Devido à riqueza proveniente da indústria petrolífera, podemos ver grandes diferenças entre o antes e o depois. Aqui podemos ter contacto com os costumes e tradições do Dubai, assim como contemplar o riquíssimo artesanato local (desde as tradições da zona costeira, do deserto e das zonas montanhosas).

    Dubai Heritage Village

    Dubai Heritage Village

    Este local é caracterizado por muitos edifícios construídos em pedra, folhas de palmeira e algumas tendas. É possível conhecer as técnicas usadas na agricultura, assim como técnicas medicinais tradicionais. Exibe também a dinâmica dos mercados tradicionais, onde podemos ver as principais profissões representadas, nomeadamente os joalheiros, serralheiros, indústria do algodão, ceramistas, pasteleiros, etc. É possível também que tenha a oportunidade de ver algum folclore tradicional, essencialmente a sua Música e Dança, representada ao vivo (normalmente nas épocas altas).

    Casa Museu Sheikh Obaid bin Thani

    A Casa Museu Sheikh Obaid Bin Thani foi construída em 1916, no bairro histórico Al Shindagha, considerada das casas mais antigas construídas no Dubai. É um perfeito exemplo arquitectónico do estilo de construção local, tendo sido restaurada no final dos anos 90. Aqui poderá encontrar uma exposição permanente de caligrafia árabe, chamada de “Caligrafia Árabe ao longo dos tempos”.

    Casa Museu Sheikh Obaid bin Thani

    Casa Museu Sheikh Obaid bin Thani

    Poderá conhecer a evolução da escrita árabe e imensos exemplos de caligrafia ao longo dos séculos, tal como as principais ferramentas de escrita e os seus calígrafos mais conhecidos. Esta casa é composta por dois pisos, nos quais se distribuem 20 salas. A sua decoração é simplesmente magnífica. Os principais materiais de construção e decoração são o gesso, pedra, madeira de sândalo e folhas de palmeira.

    Fonte do Dubai

    A Fonte do Dubai é considerada a maior fonte do mundo. E com características únicas, ela dança. Esta fonte, com mais de 275 metros de comprimento, dispara fortes jactos de água, os quais atingem os 150 metros de altura. Este espectáculo é acompanhado por Música e iluminada com projecções a laser e muitas luzes de todas as cores – não perca esta maravilha!

    Fonte do Dubai

    Fonte do Dubai

    A Fonte do Dubai fica localizada no Lago Burj Khalifa, uma extensão de água artificial localizada em frente ao maior centro comercial do mundo – Dubai Mall. Para ver este espectáculo poderá ser no Waterfront Promenade (na parte exterior do centro comercial), ou então opte por jantar num dos restaurantes com vista para o lago e como bónus, poderá ver confortavelmente e sem multidões à volta. Cada apresentação conta com cerca de 3 a 5 minutos, sendo que é feita várias vezes, todas as noites.

    Casa Museu de Saeed al Maktoum

    A Casa Museu De Saeed Al Maktoum foi construída em 1896 no bairro histórico de Al Shindagha. Foi a residência da família Al Maktoum, a qual governou o Dubai até aos finais dos anos 50. Hoje em dia, é um museu e um local extremamente turístico, o qual atrai imensos turistas e curiosos todos os anos. Aqui podemos conhecer a história do Dubai através de fotografias dos governantes e famílias mais abastadas, assim como uma grande colecção de documentos raros, jóias, moedas, e muito mais.

    Casa Museu de Saeed al Maktoum

    Casa Museu de Saeed al Maktoum

    É possível também conhecer o modo tradicional da vida no Dubai antes da chegada do petróleo, e constatar que os governantes lidavam com o povo de igual para igual. A nível do património arquitectónico, é também bastante interessante, pois em primeiro lugar, a casa encontra-se construída e virada para Sudoeste, em direcção a Meca. A sua decoração é fascinante, assim como todo o edifício no exterior. Vale a pena a visita!

    Jumeirah Mosque

    A Mesquita de Jumeirah é uma mesquita construída ao estilo Fatimid, tendo sido construída nos anos 70. É das poucas mesquitas onde os não-muçulmanos podem entrar, durante seis dias por semana. As mulheres devem cobrir a sua cabeça, durante a sua visita ao interior da mesquita.

    Mesquita de Jumeirah

    Mesquita de Jumeirah

    Tem tamanho suficiente para receber cerca de 1200 fiéis e é considerada uma das mesquitas mais marcantes de todo o Dubai. Seguindo a tradição medieval Fatimid, a pedra foi o material de construção de eleição, sendo que a mesquita é também acompanhada por minaretes muito altos, construídos com o mesmo material. É no final do dia, com uma luz mais dourada, que a beleza deste lugar se realça.

    Grand Mosque

    A Grande Mesquita é uma mesquita no Dubai que se encontra localizada entre o Souk Têxtil e o Museu do Dubai. Aqui perto, corre uma pequena ribeira, na zona de Bur. Primeiramente, foi construída em 1900, mas foi demolida e reconstruída nos anos 60. Esta mesquita é o centro religioso do Dubai, a qual recebe cerca de 1200 fiéis. Os não-muçulmanos não têm permissão para aqui entrarem, embora possa visitar o minarete para tirar fotografias. Antigamente, esta mesquita servia os muçulmanos como escola, onde se dedicava ao estudo do Alcorão, tendo sido mais tarde utilizada só como mesquita (até hoje). O seu minarete conta com cerca de 70 metros de altura e tem semelhanças com um farol, construído ao estilo arquitectónico Anatolian.

    Praia de Jumeirah

    A Praia de Jumeirah conta com um imenso areal de areia branca e fina, ao longo da costa do Dubai. Aqui, encontrará todas as condições para ter belíssimos momentos de férias, onde poderá desfrutar desta praia e de todos os equipamentos presentes para que nada lhe falte. Cheia de luxo e glamour, a Praia de Jumeirah é acompanhada por cadeias de hotéis reconhecidas no mundo inteiro.

    Praia de Jumeirah

    Praia de Jumeirah

    Aproveite para fazer um barbecue ou beber um refresco neste autêntico paraíso. A praia é muito boa para refrescar do calor que se faz sentir no Dubai. As suas águas são de um azul magnífico, sendo que a temperatura é sempre amena. O pôr-do-sol é o momento alto do dia!

    Escola Al Ahmadiya

    A Escola Al Ahmadiya foi fundada pelo Sheikh Ahmed bin Dalmouk em 1912, um dos maiores comerciantes de pérolas no Golfo Pérsico. Esta escola teve um papel bastante relevante na sociedade árabe, uma vez que abriu as portas a imensos cientistas e académicos de países vizinhos árabes, a fim de poder passar a palavra a imensos alunos. Ao visitar este monumento, depare-se com uma excelente oportunidade de conhecer a história, a educação e a cultura dos Emirados Árabes Unidos.

    Escola Al Ahmadiya

    Escola Al Ahmadiya

    Com este edifício, poderá conhecer um perfeito exemplo da arquitectura escolar tipicamente árabe. A escola é composta por salas de aulas interiores e exteriores, um pátio interno e muito espaço livre. Repare também nos objectos, mobiliário e material escolar usados antigamente nas escolas árabes, são magníficos. Este importante centro de estudos foi transformado, em 1994, num museu histórico, o que nos possibilita conhecer e entender melhor este país.

    Torre do Relógio em Deira

    A Torre do Relógio em Deira é uma rotunda bastante chamativa no Dubai, localizada na zona oriental da cidade, entre a estrada de Umm Hurrair e a via D 89 – Avenida Al Maktoum. Hoje é vista como um monumento, onde é obrigatório passar por aqui sempre que quisermos aceder à Ponte Al Maktoum. Esta obra foi projectada pelo arquitecto Ziki Homsi, tendo sido construída no ano de 1965. Há poucos testemunhos sobre a razão da sua construção, factor que ninguém sabe ao certo, sendo que se pensa que foi o Sheikh Ahmed que deu como presente ao Sheikh Rashid. Escolheu esta rotunda recém-construída para lá iniciar a sua instalação e construção. Esta estrutura icónica no Dubai, atrai imensos curiosos para conhecer a fonte iluminada durante a noite, a qual acompanha a Torre do Relógio. Óptimo momento para tirar magníficas fotografias.

    Marina do Dubai

    A Marina do Dubai é um bairro construído sobre um canal artificial, na costa do Golfo Pérsico, ao longo de três quilómetros e meio. O projecto encontra-se ainda inacabado (encontra-se na segunda fase do mesmo), embora o objectivo final seja o de conseguir acomodar cerca de 120 mil pessoas neste lugar.

    Marina do Dubai

    Marina do Dubai

    Esta ideia, influenciada no projecto Concord Pacific Place em Vancouver, Canadá, localiza-se entre o Porto de Jebel Ali e a zona onde se situa a Dubai Internet City, a Dubai Media City e a Universidade Americana do Dubai. As imensas torres e edifícios megalómanos proporcionam-nos uma imagem inacreditável sobre o que o Homem consegue fazer. Visite este lugar e deixe-se levar num passeio de sete quilómetros pelo Dubai Marina Walk, recheado de cafés e restaurantes e muita animação. Conheça o Mercado da Marina, também.

    Kite Beach

    A Kite Beach é uma maravilha de praia para quem gosta de fazer Surf, Kite Surf, Caiaque, e todos os demais desportos aquáticos. É também o local ideal para quem gosta unicamente de apanhar banhos de sol e desfrutar de um mar azul e de temperaturas amenas. Não é por acaso que esta praia tem o nome que tem, uma vez que todos os anos, se reúnem aqui centenas de kite surfers, naquela que se situa em frente à Avenida Al Manara. Se quiser participar em algumas das actividades e não tiver equipamento, não se preocupe, pois existem imensas agências de desportos radicais à sua espera a fim de o ajudar nesse sentido e com as máximas condições.


    Mapa de Monumentos do Dubai

    Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.

    Mapa Monumentos Dubai


    6 melhores praias privadas do Dubai

    Melhores praias do Dubai

    Melhores praias do Dubai

    1. Habtoor Beach – localizada no Dubai Marina. Tem praia com todo o equipamento, piscina, restaurantes e spa. Pertence ao Habtoor Grand Beach Resort & Spa. Entrada custa 550 Dirhams – pode utilizar-se todo o recinto e dá direito a um voucher de comida no valor de 150 Dirhams.
    2. Club Joumana – praia comprida com jardins e várias piscinas. Esta praia acaba no mar, e não noutra praia pública como nalguns outros hotéis. Pertence ao Jebel Ali Golf Resort & Spa. Entrada custa 220 Dirhams – pode utilizar-se todo o recinto.
    3. Club Mina – uma das maiores praias privadas do Dubai. Mesmo nos dias mais cheios há sempre alguma privacidade nos seus 500 metros de areia branca. Pertence ao Le Méridien Mina Seyahi. Entrada custa 250 Dirhams – pode utilizar-se todo o recinto.
    4. Dubai Marine Beach – enorme recinto turístico com todas as infraestruturas para receber turistas. Vários restaurantes, salas de espectáculos, piscinas e lojas. Pertence ao Dubai Marine Beach Resort & Spa. Entrada custa 125 Dirhams – pode utilizar-se todo o recinto.
    5. Nasimi Beach – não é um beach club mas dá quase essa sensação. Esta magnífica praia e recinto de piscinas e restaurantes fazem o local ideal para uma tarde de praia. Pertence ao Atlantis The Palm. Entrada custa 200 Dirhams – pode utilizar-se todo o recinto.
    6. The Quay Club – 2 km de praias de areia branca com vista para o hotel Burj al Arab fazem deste local um dos mais famosos da cidade. É o mais caro de todos, mas permite o acesso a várias piscinas, toalhas, brinquedos para as crianças, e fruta fresca trazida à areia. Entrada custa 750 Dirhams – pode utilizar-se todo o recinto e dá direito a um voucher de comida no valor de 250 Dirhams.

    8 melhores praias públicas do Dubai

    1. JBR Beach
    2. Kitesurfing Beach
    3. Jumeirah Open Beach
    4. 4×4 Beach
    5. Bu Qtair Beach
    6. Palace Beach
    7. Umm Suqeim Park Beach
    8. Mercato Beach

    Alojamento no Dubai

    Cidade turística por excelência, Dubai tem todas as infra-estruturas necessárias para receber visitantes.

    3 Melhores Hotéis do Dubai

    Muita gente tem curiosidade em visitar o Dubai e ficar num hotel de sonho. O Dubai é um centro turístico enorme, que recebe anualmente milhões de visitantes. Escolher o melhor hotel do Dubai realmente é muito difícil já que há uma grande lista de hotéis super famosos e muito luxuosos que o mundo todo conhece. Tenho então uma lista de hotéis do Dubai para que você consiga rapidamente ter uma noção dos melhores locais para ficar alojado nesta cidade dos Emirados Árabes Unidos.

    Hotel Burj al Arab - 7 estrelas

    Descrição: Arquitectura fantástica com a forma de uma vela, e com 300 metros de altura. Há vários restaurantes, serviços SPA, Internet Wi-fi grátis. Toda a decoração do hotel é única. O Burj Al Arab é apelidado do hotel mais caro, mais luxo e mais lindo do mundo.

    Preços: Suite Deluxe de 1 Quarto (2 Adultos + 2 Crianças) por 1045 Euros; Suite de 1 Quarto Duplo com Vista Panorâmica por 1290 Euros; Reserve online e consiga preços com descontos de 15% a 25%.

    Localização: O Hotel Burj al Arab fica situado numa pequena ilha em frente da Praia Jumeirah Beach. Esta ilha é do tamanho do próprio hotel. As vistas deste local são fantásticas já que se está rodeado por água, e tem-se vistas da skyline do Dubai e do mar do outro lado.

    Contactos do Hotel Burj al Arab

    • Endereço: Jumeirah Beach Road, Dubai, Emirados Árabes Unidos
    • Telefone: +971 4 301 7777
    • Reservas: Hotel Burj al Arab
    Hotel The Oberoi - 5 estrelas

    Descrição: Arquitectura futurística, este hotel tem decoração limpa e com obras de arte moderna. Além de vários restaurantes tem ainda Wifi grátis, e os quartos nos andares superiores têm vistas maravilhosas para o Dubai Mall e o Burj Khalifa.

    Preços: Quarto Duplo Deluxe por 250 Euros; Quarto Duplo Deluxe com Vista panorâmica por 330 Euros; Quarto Duplo Deluxe com Varanda por 390 Euros; Suite Dupla Deluxe por 617 Euros; Suite Dupla Luxo por 905 Euros. Reserve online e consiga preços com descontos de 25% a 45%.

    Localização: O Hotel Oberoi fica situado à beira do lago da Business Bay no Dubai. Esta zona fica ao pé da Downtown, e tem assim vistas lindas sobre a skyline da downtown com os aranha céus incluindo o famoso Borj Khalifa que é o prédio mais alto do mundo.

    Contactos do Hotel The Oberoi

    • Endereço: Business Bay, Dubai, Emirados Árabes Unidos
    • Telefone: +971 4444 1444
    • Reservas: Hotel The Oberoi
    Armani Hotel Dubai - 5 estrelas

    Descrição: O hotel Armani é super luxuoso, de linhas limpas e modernistas. Um requinto enorme quer na decoração e no serviço prestado. Tem um spa de luxo e vários outros serviços.

    Preços: Quarto Deluxe com Cama de Casal por 410 Euros; Quarto Duplo Clássico por 431 Euros; Suite Premier por 493 Euros; Suite Fountain por 598 Euros. Reserve online e consiga preços com descontos de 15% a 35%.

    Localização: A escolha deste hotel para esta lista realmente não foi muito difícil. Porquê? Porque ocupa 11 andares do prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa que tem 828 metros de altura. Para os amantes das compras, e já que o Dubai tem preços muito bons, este hotel fica a apenas 5 minutos a pé do Dubai Mall, que se localiza praticamente no mesmo edifício. Está tudo dito.

    Contactos do Armani Hotel Dubai

    • Endereço: Burj Khalifa, Downtown, Dubai, Emirados Árabes Unidos
    • Telefone: +971 4888 3888
    • Reservas: Armani Hotel Dubai

    Outros hotéis no Dubai

    Al Buraq Hotel
    Al Buraq Hotel no Dubai

    Al Buraq Hotel no Dubai

    Eu fiquei neste hotel. Os empregados são muito simpáticos, o hotel tem tudo remodelado e quartos com equipamento novo. Fica mesmo situado dentro do Old Deira Souk. Excelente localização e disponibiliza uma piscina no último piso. O hotel dispõe de acesso Wi-Fi grátis em todas as áreas.

    Preços: Um quarto duplo custa 45€.

    Contactos do Al Buraq Hotel

    • Endereço: 5 Old Baladiya Street, Gold Souk, Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos
    • Telefone: +971 4 227 5050
    • Reservas: Al Buraq Hotel

    Alugar carro no Dubai

    Foto do Toyota que aluguei – Alugar carro no Dubai

    Foto do Toyota que aluguei – Alugar carro no Dubai

    É muito fácil alugar um carro no Dubai. Eu já por duas vezes aluguei um carro nesta cidade. Como Dubai é um local turístico, todo o processo de aluguer passa-se tranquilamente e sem grande stress. Eu uso sempre o site Rentalcars.com, e depois vou levantar no balcão da empresa que escolhi.

    Se decidir visitar outras cidades perto de Dubai, seja Sharjah, Abu Dhabi, até Khor Fakkan ou Al Ain, você pode conduzir (dirigir) sempre por auto-estrada e em poucas horas pode estar a visitar outro destino do país.

    • Alugar carro 1 dia: os preços variam de 25 Euros a 40 Euros pela diária de um carro económico e até 250 Euros por um carro de luxo.

    Alugar carro 7 dias / 1 semana: os preços variam de 14 Euros a 20 Euros pela diária de um carro económico e até 180 Euros por um carro de luxo.

    Exemplos de ensaio pelas empresas Budget, National, Hertz e National:

    Alugar carro económico no Dubai durante 1 dia

    Alugar carro económico no Dubai durante 1 dia

    Alugar carro luxo no Dubai durante 1 dia

    Alugar carro luxo no Dubai durante 1 dia

    Alugar carro económico no Dubai durante 1 semana

    Alugar carro económico no Dubai durante 1 semana

    Alugar carro luxo no Dubai durante 1 semana

    Alugar carro luxo no Dubai durante 1 semana


    Roteiros no Dubai

    Roteiros no Dubai

    Roteiros no Dubai

    Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Dubai de maneira independente. Itinerários de turismo no Dubai nos Emirados Árabes Unidos.

    1 Dia no Dubai: passo-a-passo
    Manhã: Visitar o mercado de Deira, o Souk do Ouro, a Casa Museu do poeta Al-Oqaili e a Casa Heritage House. Fazer um passeio de barco de uma hora pelo Dubai Creek. Almoçar num restaurante perto do mercado.
    Tarde: Apanhar um barco até ao outro lado do canal, para visitar o Souk do Dubai. Visitar a zona histórica, desde a Torre de vigia Al Shandagah até à Heritage village passando pela Casa Museu Sheikh Saeed Al Maktoum e a Casa Museu Jumaa e Obaid Bin Thani. Apanhar o metro até Burj Khalifa / Dubai Mall para visitar o centro comercial, a Fonte do Dubai (há show de luz e música cada 30 minutos das 18 até às 23 horas. Aproveitar para subir ao topo do Burj Khalifa, no piso de observatório. Tem de comprar o bilhete com antecedência. Compre o bilhete para o Burj Khalifa aqui. A vista nocturna é fantástica.
    2 Dias no Dubai: passo-a-passo
    Dia 1 Manhã: Visitar o mercado de Deira, o Souk do Ouro, a Casa Museu do poeta Al-Oqaili e a Casa Heritage House. Fazer um passeio de barco de uma hora pelo Dubai Creek. Almoçar num restaurante perto do mercado. Prepare-se para o safari, a empresa vai buscá-lo ao hotel às 15 horas.
    Dia 1 Tarde: Faça um safari pelo deserto, com um passeio de jipe pelas dunas e jantar num acampamento com show de música e dança do ventre. Eu comprei através desta empresa.

    Dia 2 Manhã: Apanhar um barco até ao outro lado do canal, para visitar o Souk do Dubai. Visitar a zona histórica, desde a Torre de vigia Al Shandagah até à Heritage village passando pela Casa Museu Sheikh Saeed Al Maktoum e a Casa Museu Jumaa e Obaid Bin Thani.
    Dia 2 Tarde: Apanhar o metro até Burj Khalifa / Dubai Mall para visitar o centro comercial, a Fonte do Dubai (há show de luz e música cada 30 minutos das 18 até às 23 horas. Aproveitar para subir ao topo do Burj Khalifa, no piso de observatório. Tem de comprar o bilhete com antecedência. Compre o bilhete para o Burj Khalifa aqui. A vista nocturna é fantástica.

    3 Dias no Dubai: passo-a-passo
    Dia 1 Manhã: Visitar o mercado de Deira, o Souk do Ouro, a Casa Museu do poeta Al-Oqaili e a Casa Heritage House. Fazer um passeio de barco de uma hora pelo Dubai Creek. Almoçar num restaurante perto do mercado. Prepare-se para o safari, a empresa vai buscá-lo ao hotel às 15 horas.
    Dia 1 Tarde: Faça um safari pelo deserto, com um passeio de jipe pelas dunas e jantar num acampamento com show de música e dança do ventre. Eu comprei através desta empresa.

    Dia 2 Manhã: Apanhar um barco até ao outro lado do canal, para visitar o Souk do Dubai. Visitar a zona histórica, desde a Torre de vigia Al Shandagah até à Heritage village passando pela Casa Museu Sheikh Saeed Al Maktoum e a Casa Museu Jumaa e Obaid Bin Thani.
    Dia 2 Tarde: Apanhar o metro até Burj Khalifa / Dubai Mall para visitar o centro comercial, a Fonte do Dubai (há show de luz e música cada 30 minutos das 18 até às 23 horas. Aproveitar para subir ao topo do Burj Khalifa, no piso de observatório. Tem de comprar o bilhete com antecedência. Compre o bilhete para o Burj Khalifa aqui. A vista nocturna é fantástica.

    Dia 3 Manhã: Fazer um safari matinal no deserto para ver o nascer do Sol nas dunas. Pode fazer através desta empresa. Apanhar um barco para o outro lado do Creek e visitar o Museu do Dubai. Pode ainda apanhar o autocarro (ônibus) Hop on Hop Off perto do Gold Souk – e visitar vários locais de interesse no resto da tarde. Compre o seu bilhete aqui.
    Dia 3 Tarde: Tarde na Praia de Jumeirah ou no Wild Wadi Water Park. Noite no Dubai Mall para assistir a um filme no cinema.

    Gostou deste guia?

    Veja ainda o guia de Marraquexe, o guia de Barcelona, o guia de Londres, o guia de Rabat, o guia de Lisboa e o guia de Ouarzazate.

    🔁 Partilhar esta página

    Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

    🛫 Kit de Viagem:

    (estes são os sites que uso para reservar online)
    • Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
    • Reserve o seu carro online através do Rentalcars.com
    • Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
    • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com

    ✌️ VOTEM no João Leitão VIAGENS

    blogs do ano
    O meu blog foi nomeado para os prémios Blogs do Ano, concurso promovido pela Media Capital e apoio TVI, TVI24, IOL, Rádio Comercial, Lux e NIT » VOTEM AQUI « É rápido 10 segundos » BASTA seleccionar e VOTAR! Quem votar deixe um comentário aqui para eu agradecer. Obrigado!

    🚀 Siga nas redes sociais

    Facebook Twitter Google+ Instagram Pinterest Stumbleupon Tumblr YouTube Blog Lovin

    🗨 Deixe o seu comentário aqui

    Os comentários deste blog de viagens são via facebook.





    🏆 Blog de viagens mencionado em

    Blog de viagens nos Media