Joao Leitao VIAGENS - blogue de viagem

Via Dolorosa, Via Sacra de Jerusalém

Placa da Via Dolorosa, Via Sacra de Jesus Jerusalém

Etapas do Caminho da Dor de Jesus Cristo na Via Dolorosa em Jerusalém

Explore as páginas acerca da última experiência da vida de Jesus.

A Via Dolorosa é uma rua na cidade antiga de Jerusalém. Esta rua começa na Porta de Santo Estêvão e percorre toda a parte ocidental da cidade de Jerusalém, acabando na Igreja do Santo Sepulcro. Na tradição cristã, foi por este caminho que Jesus Cristo carregou a cruz até ao lugar onde foi crucificado.

A rua da Via Dolorosa possui nove das catorze Estações da cruz, ou seja, nove das etapas do percurso feito por Jesus. As cinco últimas Estações estão no interior da Igreja do Santo Sepulcro onde Jesus Cristo foi crucificado, sepultado e de onde ressuscitou no Domingo de Páscoa. Comentários nesta página são bem-vindos.

O que significa um lugar santo? A Via Dolorosa ou Caminho da Dor

Um lugar santo não é necessariamente o lugar onde fisicamente Jesus passou mas é um lugar onde a Igreja venera um mistério da vida de Cristo ou um lugar santificado pela oração dos que acreditam.

Via Dolorosa, Via Sacra de Jerusalém

Rua Via Dolorosa na 7ª Estação onde Jesus cai pela segunda vez. Foto por semaone.

A Via Dolorosa ou Caminho da Dor percorre entre as sinuosas ruelas da Cidade Velha de Jerusalém; tem seu inicio a partir do Convento “Ecce Homo” e estende-se até à Basílica do Santo Sepulcro. É o caminho tradicional que Jesus Percorrer carregando a Cruz. Inicia no Pretório que é a sala de audiência do tribunal de Pôncio Pilatos na fortaleza Antonia e vai até à colina do “Crâneo” ou “Golgota”, lugar da Crucificação.

Ao longo desta Via Crucis estão distribuídas 14 Estações ou etapas que comemoram e relembram um acontecimento que ocorreu durante o percurso de Jesus quando por aqui passou. Capelas, conventos e mosteiros permitem ao peregrino parar e meditar. É, para ele, a via sacra por excelência.

Via Dolorosa, Via Sacra de Jerusalém

Via Sacra de Jerusalém

Mapa da Via Dolorosa em Jerusalém

Desculpe o mapa estar em inglês mas tirei doutro site pois está muito bem feito. Pode ir seguindo os números romanos a azul e reparar no itinerário pelas ruas, começando do lado direito acabando no lado esquerdo do mapa.
Mapa da Via Dolorosa em Jerusalém
Mapa Copyright de planetware.

Oração Inicial

« Ó meu Jesus, preparo-me neste instante pa­ra acom­panhar-Vos na Vossa Via Sacra. Nela eu Vos encontra­rei chagado, sem forças e ensanguentado. Forte expres­são usa a Escritura ao referir-se à Vossa Paixão: “Eu po­rém, sou um verme, não sou homem, o opróbrio de to­dos e a abjecção da plebe” (Sl 21, 7). Muito diferente está Vossa Divina figura d’Aquela que os Apóstolos con­templaram no Tabor, ou caminhando sobre as águas, ou curando os enfermos. Nessa divina tragédia verei estampada a feiúra e a maldade de meus pecados. Aos Vossos pés deposito minhas misérias e peço-Vos per­dão pela enorme culpa que tenho em Vossos tormentos! Recorro, para isso, à intercessão da Virgem Dolo­rosa. Que Ela me cubra com seu maternal manto, au­xiliando-me a unir-me a Vós e também a abraçar a minha cruz. Amém. » in Oração Inicial.

Galeria de fotografias nocturnas da Via Dolorosa em Jerusalém

Procura um Hotel em Jerusalem? Hotéis em Jerusalem

Página arquivada em:

Siga João Leitão VIAGENS no Google+

Deixe aqui o seu comentário ou opinião. Obrigado

Siga-me no Google+ e Facebook

Encomende o eBook de Viajar no Iraque

Depois de uma aventura fantástica, escrevi um diário de viagem dos 13 dias saindo de Istambul até ao Norte do Iraque. Compre o meu eBook de viagens. ebook viagens

Pesquise Hotéis