🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Rabat, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Actualizado em 2 Setembro, 2017

Quer visitar Rabat?

Visitar Rabat, Guia de Viagem - Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Visitar Rabat, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Guia de Viagem de Rabat

Rabat foi fundada pelos almóadas em 1150 e tem muitos pontos de interesse e monumentos históricos para um, dois ou três dias bem passados. A capital de Marrocos é uma grande cidade cosmopolita listada no Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Rabat – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para Rabat
  • Vídeo Rabat City of Lights!
  • Os 24 Melhores Locais de Rabat
  • O que visitar em Rabat
  • Mapa dos Monumentos de Rabat
  • Fotos de Rabat
  • Alojamento em Rabat
  • Alugar carro em Rabat
  • Celebrações e Feriados em Rabat
  • Contactos Embaixada de Portugal em Rabat
  • Médico Clínica Geral em Rabat
  • Roteiros em Rabat: 1 dia, 2 dias, 3 dias

Visitar Rabat – O importante a saber

Rabat literalmente significa “lugar fortificado”. Uma cidade embalada pelo Oceano Atlântico, perto da foz do rio Bouregreg. Na margem oposta encontra-se Salé, cidade dormitório para Rabat.

Muralhas de Rabat

Muralhas de Rabat

Rabat tem uma lista invejável de locais históricos, tais como o Mausoléu de Mohammed V, o Kasbah de Oudayas, a Torre Hassan, a Chellah, a antiga Medina, o Museu Arqueológico Nacional e o Palácio Real são alguns dos inúmeros monumentos a não perder.

Dicas rápidas para Rabat:

  • Não veja a cidade a correr, há mesmo muito para visitar
  • Entre no Mausoléu Mohammed V
  • Explore bem a medina antiga da cidade
  • Há muitas bancas com comida barata e rápida na entrada da medina
  • Há vários restaurantes com peixe frito nas muralhas
  • Deixe-se surpreender pelo Musée Mohammed VI d’Art Moderne et Contemporain
Foto da Torre Hassan

Foto da Torre Hassan

Rabat, situada no norte litoral de Marrocos, surge hoje em dia como uma referência africana. Local visualmente encantador com uma arquitectura ecléctica, desde arquitectura de vanguarda até dezenas de monumentos históricos com vários séculos de idade.

Foto do interior do Casbá de Oudaias

Foto do interior do Casbá de Oudaias

Pessoalmente, gosto muito de Rabat, da sua vida e, principalmente, da sua autêntica medina árabe. O Casbá de Oudais e a antiga Chellah são locais fabulosos para explorar.

Vídeo Rabat City of Lights:

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta linda cidade.

Os 24 Melhores Locais de Rabat
  1. Casbá dos Oudaias
  2. Medina antiga de Rabat
  3. Chellah
  4. Mausoléu de Mohammed V
  5. Jardins Andaluses
  6. Torre Hassan
  7. Mercado da Rue Souika
  8. Praia de Rabat
  9. Museu Arqueológico de Rabat
  10. Dar al Makhzen
  11. Museu Mohammed VI de Arte Contemporânea
  12. Palácio Real
  13. Jardins de Bouknadel
  14. Catedral de São Pedro
  15. Museu de Oudaias
  16. Galeria Bab Rouah
  17. Centro comercial Megamall
  18. Mesquita Assounna
  19. Museu do dinheiro do Banco Al Maghrib
  20. Igreja Ortodoxa russa
  21. Mesquita El Qoubba
  22. Jardim Botânico de Essais
  23. A Villa des Arts
  24. Museu da Maroc Telecom

O que visitar em Rabat

Fotografia da Rue Souika

Fotografia da Rue Souika

Rabat tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

Além dos monumentos mais importantes, os inúmeros museus da cidade têm de ser mencionados. O Museu de Arqueologia é um dos mais visitados e, em seguida, o Museu Mohammed VI de Arte Contemporânea, o Museu da Cerâmica e ainda o Museu de Ciências da Terra.

Rabat tem uma bela muralha de 5 km em torno da cidade velha que impressiona os visitantes que chegam à capital. A altura média destas fortificações é de 8 metros e uma largura de 2 metros. Os portões monumentais do Casbá dos Oudaias são a prova da incrível arquitectura mourisca do século XII.

Casbá dos Oudaias

Foto das muralhas exteriores do Casbá de Oudaias

Foto das muralhas exteriores do Casbá de Oudaias

Fabuloso edifício militar construído para controlar a entrada do Rio Bouregreg que desagua no Oceano Atlântico. O Casbá dos Oudaias em Rabat é uma impressionante fortaleza, que além de uma cidade onde moram pessoas, tem ainda vários pontos de interesse para visitar como o museu, cafés e pastelarias, esplanadas, palácios, ruelas pintadas, as muralhas e a vista panorâmica do terraço Plateforme du Sémaphore.

Se você só puder visitar um lugar na cidade, então terá de ser este. O casbá foi construído no século XII pelos Almoádas. O nome de Rabat vem daqui, pois Ribat em árabe quer dizer convento / mosteiro fortificado e foi daqui que os guerreiros muçulmanos partiram para a guerra em Espanha.

Foto do interior do Casbá de Oudaias

Foto do interior do Casbá de Oudaias

Durante a época romana já havia uma fortaleza que defendia a vila de Sala – a parte que é hoje a Chellah. Acabou por perder para um casbá Almorávida durante os anos de 1055 até 1147.

Foto da Plateforme du Sémaphore no Casbá de Oudaias

Foto da Plateforme du Sémaphore no Casbá de Oudaias

A Grande Porta foi mandada construir pelo sultão Yacoub El Mansour. Esta porta é uma obra de arte Almoáda com uma altura de 10 metros. Em 1833, a família Oudaia, que fugiu de Fez, instalou-se aqui, dando assim origem ao nome actual deste lugar.

Medina antiga de Rabat

Foto da Medina antiga de Rabat

Foto da Medina antiga de Rabat

A medina de Rabat é banhada a Norte pelo Rio Bouregreg e é protegida pelo Kasbah des Oudayas e pelos 5km de muralhas. A medina antiga é um local para explorar e descobrir. As suas ruelas, mesquitas, riads, zaouias e mercados de comércio são o testemunho perfeito de um passado rico que esta cidade não quer esquecer.

Fotografia da Rue Souika onde se pode comprar de tudo um pouco

Fotografia da Rue Souika onde se pode comprar de tudo um pouco

O mercado central construído no início do século XX é um local movimentado. Situado na mais conhecida entrada da medina, na final da Rua Mohammed V, é aqui que você pode comprar de tudo um pouco, desde legumes, frutas, queijo fresco, diversos doces marroquinos.

Na parte de fora do mercado, uma das zonas mais movimentadas da cidade, encontramos vendedores de rua, bancas de frutos secos, restaurantes, carroças de sumos, churrasco ambulante, etc. Um local incontornável de Rabat.

Mausoléu Mohammed V

Foto do exterior do Mausoléu Mohammed V

Foto do exterior do Mausoléu Mohammed V

O túmulo real, chamado de Mausolée Mohammed V, é o Ex libris da cidade. Construído em anexo à Torre Hassan e com vista para o Rio Bouregreb, este é um local que o próprio Rei de Marrocos visita praticamente todas as semanas.

Foto do interior do Mausoléu Mohammed V com os túmulos dos reis

Foto do interior do Mausoléu Mohammed V com os túmulos dos reis

Desenhado pelo arquitecto vietnamita Eric Vo Toan, este edifício famoso é caracterizado pelo seu estilo clássico arabo-andalus, dentro do contexto da arte marroquina. Desde 2012 que faz parte do conjunto de monumentos inseridos na lista de Património Mundial da Humanidade.

Foto da Guarda Real marroquina no Mausoléu Mohammed V

Foto da Guarda Real marroquina no Mausoléu Mohammed V

Torre Hassan

Foto da Torre Hassan um dos monumentos mais importantes da cidade

Foto da Torre Hassan um dos monumentos mais importantes da cidade

A Torre Hassan é um dos monumentos mais famosos da cidade. Basicamente, é um minarete de mesquita inacabado que data do século XII. Na altura, o sultão Yacoub El Mansour queria construir a maior mesquita do mundo muçulmano, maior ainda que a de Samarra no Iraque. Assim a sua construção começou em 1196, chegando aos 44 metros de altura. Porém, em 1199 a sua construção parou devido à morte do sultão. Era suposto o minarete subir até aos 60 metros, mas isso nunca foi conseguido. As 200 colunas circundantes da torre, que seriam o interior da mesquita, foram destruídas durante o grande terramoto de Lisboa em 1755. Com a sua fachada esculpida em pedra, este edifício lembra muito o minarete da Koutoubia em Marraquexe, ou o da Giralda em Sevilha – Espanha.

Horário de funcionamento da Torre Hassan: está aberto todos os dias excepto ao Sábado.

Informação de contacto:

  • Endereço: Boulevard Mohamed Lyazidi, Rabat
  • Telefone: +212 665-434360

Museu Mohammed VI de Arte Contemporânea

O MMVI fica situado no Bairro Hassan, e é o primeiro museu marroquino dedicado à arte moderna e à arte contemporânea. O MMVI – de nome oficial Musée Mohammed VI d’Art Moderne et Contemporain – mete em evidência obras de artes plásticas e visuais marroquinas do início do século XX até à actualidade. O edifício do museu é de uma arquitectura linda e vale muito a pena visitar. É fácil chegar lá já que fica muito perto da estação de comboios, a Gare Rabat Ville. Recentemente teve uma excelente exposição retrospectiva de Giacometti.

Horário de funcionamento da MMVI: Aberto das 9:00 às 18:00. Encera à 3ª Feira.

Informação de contacto:

  • Endereço: Avenue Moulay Hassan, Rabat
  • Email: museemohammed6@fnm.ma
  • Página web: www.museemohammed6.ma
  • Telefone: +212 5377-69047

Necrópole Chellah

Foto da vista das ruínas de Chellah

Foto da vista das ruínas de Chellah

A Chellah é uma necrópole com ruínas perto da Ville Nouvelle. Esta pequena cidade murada é a mais antiga cidade na boca do rio Bouregreg.

Os Fenícios e os Cartagineses fundaram uma série de colónias em Marroco e pensa-se que terão habitado esta zona do rio. Os Romanos chamaram-lhe de Sala Colonia, apresentando ainda muitas ruínas romanas que estão de pé, tais como o Decumanus Maximus e o Arco do Triunfo.

Este local foi abandonado em 1154 d.C. quando a cidade passou para Salé. A dinastia Almóada usou esta cidade fantasma como necrópole. Por volta do século XIV, o Sultão Abu al-Hasan construiu alguns monumentos e o portão principal. Algumas dessas construções incluem a mesquita, a zaouia, os túmulos reais incluindo o do próprio Abu al-Hassan.

Horário de funcionamento da Chellah: está aberto todos os dias. O bilhete de entrada é de 20 DH. Grátis à 6ª Feira.

Informação de contacto:

  • Endereço: Ave Yacoub al-Mansour e Blvd Moussa ibn Nassair, Rabat
  • Telefone: +212 658-612725

Mapa dos Monumentos de Rabat

Mapa dos Monumentos de Rabat

Mapa dos Monumentos de Rabat


Fotos de Rabat

Foto da Avenida Mohammed V

Foto da Avenida Mohammed V

Vista panorâmica de Salé do outro lado do rio

Vista panorâmica de Salé do outro lado do rio

Foto de rua no centro da cidade

Foto de rua no centro da cidade

Foto da Praia de Rabat com o cemitério do lado esquerdo e o farol ao fundo

Foto da Praia de Rabat com o cemitério do lado esquerdo e o farol ao fundo

Foto de porta marroquina decorada

Foto de porta marroquina decorada

Muralhas de Rabat

Muralhas de Rabat

Foto da Medina antiga de Rabat

Foto da Medina antiga de Rabat

Foto da Medina antiga de Rabat

Foto da Medina antiga de Rabat

Foto do Tramway de Rabat, o moderno eléctrico da cidade

Foto do Tramway de Rabat, o moderno eléctrico da cidade

Foto das ruas com lojas na Medina

Foto das ruas com lojas na Medina

Foto de porta azul no Casbá de Oudaias

Foto de porta azul no Casbá de Oudaias

Foto de porta na Medina de Rabat

Foto de porta na Medina de Rabat

Foto da Medina antiga de Rabat

Foto da Medina antiga de Rabat

Foto do exterior do Mausoléu Mohammed V

Foto do exterior do Mausoléu Mohammed V

Foto do edifício de La Poste

Foto do edifício de La Poste

Foto da Catedral de São Pedro, a Cathedrale Saint-Pierre

Foto da Catedral de São Pedro, a Cathedrale Saint-Pierre

Foto das muralhas exteriores do Casbá de Oudaias

Foto das muralhas exteriores do Casbá de Oudaias

Foto fortaleza portuguesa no Casbá de Oudaias

Foto fortaleza portuguesa no Casbá de Oudaias

Foto do Banque Al Maghrib

Foto do Banque Al Maghrib

Foto da Bab al Had

Foto da Bab al Had


Alojamento em Rabat

Cidade turística por excelência, Rabat tem todas as infra-estruturas necessárias para receber visitantes. Alguns hotéis em Rabat são autênticas casas palácios convertidos em alojamentos de luxo. Há ainda uma grande variedade de hotéis baratos para aqueles com orçamento mais reduzido.

Hôtel La Tour Hassan
Hotel La Tour Hassan em Rabat

Hotel La Tour Hassan em Rabat

Muito bem localizado no centro da cidade, este hotel de 5 estrelas é um dos mais prestigiados de Rabat. De arquitectura estilo mourisco, todo o seu ambiente é exótico e estilo das Mil e uma Noites.

Todos os quartos muito bem decorados e equipados com televisão por satélite e acesso Wi-Fi grátis. O jardim com piscina onde se pode descansar com música calma andalus ao vivo. Este é o hotel mais caro e mais luxuoso de Rabat.

Preços: Os preços de uma suite dupla variam entre 435€ e 1008€.

Contactos do Hôtel La Tour Hassan

  • Endereço: 26, Rue Chellah, Hassan, 10000 Rabat, Marrocos
  • Telefone: +212 5372-39000
  • Reservas: Hotel La Tour Hassan
Villa Diyafa Boutique Hotel & Spa
Villa Diyafa Boutique Hotel em Rabat

Villa Diyafa Boutique Hotel em Rabat

No top dos melhores hotéis da cidade, o Villa Diyafa surpreende pelo seu serviço luxuoso. Muito bem situado, junto do bairro onde estão as embaixadas de Rabat, este hotel de 5 estrelas tem piscina, serviço de massagem hammam e spa. Cada quarto está evidentemente bem equipado com TV, A/C, Internet grátis, etc. Se você procura luxo, este hotel é o ideal para si.

Preços: Os preços de uma suite dupla variam entre 600€ e 740€.

Contactos do Villa Diyafa Boutique Hotel & Spa

  • Endereço: Angle Bani Yadder & Rue Jebala, Quartier Les Ambassadeurs, Souissi, 10220 Rabat, Marrocos
  • Telefone: +212 538 050 800
  • Reservas: Villa Diyafa Boutique Hotel
Riad Marhaba
Riad Marhaba em Rabat

Riad Marhaba em Rabat

Situado dentro da medina, este riad fica numa localização muito central, a 5 minutos a pé do famoso Kasvah des Oudayas. Sendo uma casa tradicional marroquina, é uma oportunidade de ficar alojado num autêntico riad. O pequeno-almoço (café da manhã) marroquino está incluído e o acesso Wi-Fi é grátis. Este é um local com imensa privacidade e que só dispôe de três quartos.

Preços: Os preços de um quarto duplo variam entre 69€ e 75€.

Contactos do Riad Marhaba

  • Endereço: 3 Rue Essam Medina, Medina, 10000 Rabat, Marrocos
  • Telefone: +212 5377-06554
  • Reservas: Riad Marhaba
Hotel Mon Foyer
Hotel Mon Foyer em Rabat

Hotel Mon Foyer em Rabat

Situado mesmo em frente do Parlamento na Avenida Mohammed V, o Hotel Mon Foyer é um estilo de alojamento barato muito bem localizado. Já fiquei aqui várias vezes. Os quartos têm Internet WIFI grátis, casa-de-banho privativa e TV.

Preços: O preço de um quarto duplo é 30€.

Contactos do Hotel Mon Foyer

  • Endereço: 285, Avenue Mohammed V – 1º andar, Rabat, Marrocos
  • Telefone: +212 5537709734

Ver ainda:


Alugar carro em Rabat

Foto do Renault que aluguei - Alugar carro em Rabat

Foto do Renault que aluguei – Alugar carro em Rabat

Eu já por duas vezes aluguei um carro nesta cidade. Como é uma cidade turística, todo o processo de aluguer se passa tranquilamente e sem grande stress. Eu uso sempre o site Rentalcars.com, e depois vou levantar no balcão da empresa que escolhi.

Se decidir visitar outras cidades perto de Rabat, seja Asilah, Casablanca, até Meknes ou Fez, você pode conduzir (dirigir) sempre por auto-estrada e em poucas horas pode estar a visitar outro destino do país.

  • Alugar carro 1 dia: os preços variam de 25 Euros a 40 Euros pela diária de um carro económico.
  • Alugar carro 7 dias / 1 semana: os preços variam de 18 Euros a 20 Euros pela diária de um carro económico.

Exemplos de ensaio pela empresa Europcar:

Alugar carro em Rabat durante 1 dia

Alugar carro em Rabat durante 1 dia

Alugar carro em Rabat durante 1 semana

Alugar carro em Rabat durante 1 semana


Celebrações e Feriados em Rabat

Meses de feriados e festivais religiosos em Marrocos.

  • 1º mês – Muharram – 10º dia do mês Aashura
  • 2º mês – Safar
  • 3º mês – Rabi l-luw – 12º dia do mês l diaa-mulud
  • 4º mês – Rabih t-tani
  • 5º mês – Jumada l-luwla
  • 6º mês – Jumada l-tanya
  • 7º mês – Rajab
  • 8º mês – Shaaban – 15º dia do mês Shaabana
  • 9º mês – Ramadan ou Ramadão
  • 10º mês – Shuwal – 1º dia do mês l-aid s-sghir
  • 11º mês – du l-qiaada
  • 12º mês – du l-hijja – 10º dia do mês l-aid l-kbir

Embaixada de Portugal em Marrocos

Embaixada de Portugal em Rabat Marrocos

Fotografia da Embaixada de Portugal em Rabat Marrocos

A embaixada de Portugal em Marrocos fica no bairro de Souissi em Rabat. Aqui trata-se de todos os assuntos legais e jurídicos dos cidadãos portugueses residentes em Marrocos.

Contactos Embaixada de Portugal em Marrocos

  • Endereço: Rue Thami Lamdouar Nº 5, Souissi – 10105 Rabat, Marrocos
  • Telefones: +212.537.756.446/7/9/50
  • Fax: +212.537.756.445
  • Email: ambassade.portugal@menara.ma
  • Página Web: Embaixada Portugal Marrocos

Médico Clínica Geral Rabat, Marrocos

Clínica Geral Rabat

Clínica Geral em Rabat

Fica a morada útil de um médico competente na cidade: Dr. Mandouri Ahmed, médico de medicina geral (Médicine assermenté, médecine générale, gynécologie médicale, echographie générale, expert près les tribunaux).

O consultório fica perto do banco Crédit Agricole, em frente do Café Milano, não muito longe da estação dos comboios – Gare Rabat Ville.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 17h.

  • Endereço: 30, Rue Abou Faris Al Marini, Rabat
  • Email: mandouri@yahoo.fr
  • Telefone: +212537709098 e +212661295930

Roteiros em Rabat

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Rabat de maneira independente. Itinerários de turismo em Rabat, Marrocos.

1 Dia em Rabat: passo-a-passo
Manhã: Passeio pela Avenida Mohammed V até à entrada da medina. Visitar o mercado central pela manhã. Atravessar a medina antiga até ao outro lado ainda pela Mohammed V. Ao sair da medina, virar à esquerda na Avenue Laalou até chegar à rotunda do Kasbah des Oudayas. Visitar o casbá e explorar as suas ruelas. Apreciar a vista panorâmica do terraço Plateforme du Sémaphore. Almoço num restaurante turístico da casbá.

Tarde: Visita à Torre Hassan e ao Mausoléu Mohammed V. Pode tirar fotos do seu interior e dos guardas reais também. Apanhar um táxi até à Chellah. Visita do recinto histórico. Apanhar um táxi para o Marché Central, onde esteve pela manhã. Virar à direita e entrar pela Rue Souika. É agora na parte da tarde, antes do pôr-do-Sol, que esta rua de comércio famosa da cidade se enche.

2 Dias em Rabat: passo-a-passo
Dia 1 Manhã: Subimos a Avenida Mohammed V até chegarmos ao Museu de arte contemporânea MMVI. Depois da visita seguimos para uma caminhada de mais ou menos 1km até à Chellah. Para lá chegarmos subimos a Avenida Yacoub el Mansour pela Mesquita Assounna. Saímos das muralhas e podemos logo avistar as fortificações da Chellah. Visita ao recinto histórico. Apanhamos um táxi para o marché central e almoçamos num dos restaurante de peixe frito no lado esquerdo das muralhas.

Dia 1 Tarde: Apanhar o eléctrico (bonde) – tramway na Bab Chellah e saímos na Bab Lamrissa – em Salé. Visita de Salé, a cidade antiga e a praia. De volta para a cidade de tramway. Jantar no centro.

Dia 2 Manhã: Passeio pela Avenida Mohammed V até à entrada da medina. Visitar o mercado central pela manhã. Atravessar a medina antiga até ao outro lado ainda pela Mohammed V. Ao sair da medina, virar à esquerda na Avenue Laalou até chegar à rotunda do Kasbah des Oudayas. Visitar o casbá e explorar as suas ruelas. Apreciar a vista panorâmica do terraço Plateforme du Sémaphore. Almoço num restaurante turístico da casbá.

Dia 2 Tarde: Visita à Torre Hassan e ao Mausoléu Mohammed V. Pode tirar fotos do seu interior e dos guardas reais também. Apanhar um táxi até à Chellah. Visita do recinto histórico. Apanhar um táxi para o Marché Central, onde esteve pela manhã. Virar à direita e entrar pela Rue Souika. É agora na parte da tarde, antes do pôr-do-Sol, que esta rua de comércio famosa da cidade se enche.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »