O menos explorado de todos os continentes... Saiba mais acerca da minha viagem à Antártica.
Viagens de Joao Leitao

1º dia em Istambul Abril 2011 Diário de Viagens

Início » Destinos » Roteiros » KIT de Viagem » Reservar Online » Bilhetes Avião » Geografia » Tops » Vistos » Mapas» Idiomas »
O Autor, Países visitados, Volta ao Mundo, Locais UNESCO visitados, Os meus Passaportes, Viagens de avião, Fotos com amigos, Newsletter, eBooks, Publicite, ENGLISH *, ESPAÑOL *
ebook fotografia viagem
Subscreva a minha Newsletter e receba uma
CÓPIA GRÁTIS do eBOOK com as minhas
50 imagens de viagem favoritas. Seja tb o primeiro a receber novidades em exclusivo.

1º dia em Istambul Abril 2011

Fotografia panorâmica da Hagia Sofia em Istambul
Fotografia panorâmica da Hagia Sofia em Istambul.

Estou em Istambul. Estou muito contente. Finalmente e depois de 18 meses em Marrocos consegui sair e viajar para um outro local (com excepção da minha viagem de uma semana a Itália e Malta em Outubro de 2010). Estou altamente satisfeito com a minha mudança para esta cidade maravilhosa, e sem dúvida que estou muito entusiasmado em poder viver numa cidade que adoro (já cá tinha estado umas 6 vezes pelo menos), e de viver numa cidade que aproveito para escrever e incluir mais páginas nos meus diários de viagens.

Fotografia de mulheres a fazerem pasteis recheados com espinafres em Istambul
Fotografia de mulheres a fazerem pastéis recheados com espinafres em Istambul

Vou então tentar escrever um pouco e descrever o meu primeiro dia aqui em Istambul, cidade que é dividida entre a continente europeu e asiático. No meu primeiro dia, apanhei um táxi desde Besiktas até Kabatas, a partir de onde andei até à zona de Sultanahmet. Se gosta de Istambul e sempre foi um destino em que gostaria de viajar, aproveite para conhecer um pouco mais esta cidade, e, conhecer também o que pode fazer, comer e visitar.

1º dia em Istambul na Turquia

Durante estes 3 meses vou ficar num apartamento em Muradiye na zona de Besiktas, conhecida pela sua equipa de futebol Besiktas Istambul, equipa que tem 3 jogadores portugueses: Manuel Fernandes, Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa.

Fotografia da rua Deryadil Sokak em Muradiye Besiktas Istambul
Fotografia da rua Deryadil Sokak em Muradiye – Besiktas Istambul. É nesta rua que estou a morar e onde vou ficar durante 3 meses. Possivelmente depois destes 3 meses ainda fique mais tempo… quem sabe. Esta rua está a 2 minutos do grande mercado semanal de Muradiye que todos os Sábados é uma grande enchente com pessoas a comprarem imensas coisas.

Comer Baklava – Doçaria turca

Que melhor maneira de começar o dia senão provar logo um pouco da doçaria turca? Aqui no bairro há algumas lojas com um tipo de doçaria chamada de Baclava que é um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em mel, existindo variedades que incorporam pistachios, avelãs e sementes de sésamo ou papoila. Comi dois bolinhos, mais uma pequena garrafa de água e paguei 5 Liras (2.5 Euros). Normalmente 1kg destes bolos varia de 24 a 30 Liras (12 a 15 Euros).

Fotografia de pastelaria de baklava em Istambul Turquia
Fotografia de pastelaria de baklava em Istambul Turquia

Fotografia de pastelaria de baklava em Istambul Turquia
Fotografia de baklava. Como podem reparar há imensa variedade diferente destes pastéis. Comi um com pistachio e um outro com chocolate. Muito saboroso.

Algumas coisas interessantes em Istambul

Assim numa primeira achega e a caminho do centro da cidade pude-me deparar com 3 coisas interessantes. A primeira é que há imensos edifícios com a escrita Otomana, ou seja, a Turquia por volta de 1920 mudou o sistema de escrita para o turco moderno, seguindo a linha do alfabeto latim. Antes era escrito utilizando o alfabeto árabe. As mesquitas e outros edifícios de Estado antigos têm todos inscrições turcas otomanas mas com escrita não latina.

Fotografia da escrita turca otomana em Istambul

Fotografia da escrita turca otomana em Istambul

Fotografia da escrita turca otomana em Istambul

Outra coisa interessante e bem diferente são as mesquitas. Depois de muito tempo em Marrocos habituei-me a mesquitas quadradas, ou seja, com minaretes (torres) rectas. Na Turquia e seguindo o model Otomano, as mesquitas têm torres redondas, que se elevam aos céus tipo misseis, ou, numa outra visão mais bonita da coisa – parecem palácios da Disney. :)

Fotografia com uma mesquita com torres cilindricas em Istambul
Fotografia com uma mesquita com torres cilíndricas em Istambul

Outra coisa muito interessante é a quantidade de jardins que têm tulipas com flores muito bonitas. Dá um aspecto muito lindo à cidade com imensos jardins totalmente plantados de tulipas vermelhas e amarelas.

Fotografia de tulipas nos jardins de Istambul Turquia
Fotografia de tulipas nos jardins de Istambul Turquia

Aprender um pouco de Turco – Aprender turco

Eu como sempre gosto de aprender o idioma do país onde viajo ou vivo. A Turquia não vai ser uma excepção e vou tentar aprender o máximo de palavras possíveis neste idioma tão rico e bonito de se ouvir e falar.

Estou a começar do início e por isso não quero meter muitas palavras na cabeça de uma só vez. Vou aqui no Diário de Viagens criar um guia para aprender turco, mas por enquanto ficam aqui algumas palavras e frases que aprende hoje. Neste dia já sei algumas palavras em turco:

  • Obrigado – te?ekkür ederim
  • Muito obrigado – çok te?ekkür ederim
  • Não quero – istemiyorum
  • Bom dia – günayd?n
  • Onde está o chá – çay nerede
  • 1 – bir (lê-se bire)
  • 2 – iki (lê-se iqui)
  • 3 – üç (lê-se iú-tche)
  • 4 – dört (lê-se dórte)
  • 5 – be? (lê-se bésh)

Ponte Galata em Istambul

Fotografia da Ponte Galata em Istambul
Fotografia da Ponte Galata em Istambul

A Ponte Galata em Istambul é por si uma atração turística, é a passagem para a velha Istambul vindo do lado da Galata, onde está o conhecido monumento Torre Galata. Antes de se chegar à ponte pode-se apreciar a vista do mar com os barcos, imensos restaurantes de peixe. Em cima da ponte há imensos pescadores a tentarem a sua sorte com canas de pesca. Daqui ainda se pode ver a Ponte do Bósforo ao fundo do lado direito.

Fotografia da Mesquita Yeni (Yeni Cami) do outro lado da Ponte Galata em Istambul
Fotografia da Mesquita Yeni (Yeni Cami) do outro lado da Ponte Gálata em Istambul

Fotografia da Ponte do Bosforo em Istambul
Fotografia da Ponte do Bósforo em Istambul sobre o estreito do Bósforo, ligando os lados europeu e asiático.

Fotografia dos barcos de passageiros em Istambul
Fotografia dos barcos de passageiros em Istambul

Fotografia panoramica do cimo da Ponte Galata em Istambul
Fotografia panorâmica do cimo da Ponte Galata em Istambul.

Fotografia dos peixes pescados na Ponte Galata em Istambul
Fotografia dos peixes pescados na Ponte Gálata em Istambul

Vista da Torre Gálata do lado da antiga Istambul

Fotografia da Torre Galata em Istambul
Fotografia da Torre Gálata em Istambul. Pode reparar do outro lado do Bósforo que está uma torre. A torre tem uma altura de 66,9 m e conta com nove andares. A torre foi chamada inicialmente de Christea Turris, e foi construída em 1348 como parte da expansão da colónia genovesa de Constantinopla.

Comer sandes de peixe grelhado com salada e sumo de limão

Uma boa oportunidade de almoçar assim rápida e barato pelo caminho até Sultanahmet. Uma sandes com peixe grelhado e salada custa 4 Liras (2 Euros) e faz uma refeição rápida e barata.

Fotografia de peixe a grelhar em Istambul
Fotografia de peixe a grelhar em Istambul

Vendedores de Mexilhões

Há um pouco espalhado por toda Istambul, vendedores de mexilhões recheados com arroz e com molho de limão fresco. Custa 2 mexilhões = 1 Lira (0.50 Euros).

Fotografia de pessoas a comerem mexilhoes em Istambul
Fotografia de pessoas a comerem mexilhões em Istambul

Vendedor de pickles e chá

Há imensas carroças de venda de pickles e chá um pouco por toda a cidade junto aos portos. Um chá custa 1 Lira.

Fotografia de carroça de pickles em Istambul
Fotografia de carroça de pickles em Istambul

Lojas de Artesanato em Istambul Turquia

Há imensas lojas com muito artesanato em Istambul. Imensa variedade e coisas para gastar dinheiro. Como pode ver na foto em baixo, os candeeiros são muito bonitos. Há muitas lojas como esta na Rua Hudavendigar que sobe desde a Estação de Comboios de Istambul até à zona de Sultanahmet.

Fotografia de loja de artesanato em Istambul
Fotografia de loja de artesanato em Istambul

Rua Hadavendigar em Istambul

Esta é a rua que sobe desde a Estação de Comboios de Istambul até à zona de Sultanahmet onde se encontram os conhecidos monumentos Hagia Sofia e a Mesquita Azul. Há muitos restaurantes e lojas de artesanato nesta rua. É aqui também onde pode apanhar o eléctrico para vários pontos da cidade. O eléctrico custa 1.75 Liras.

Fotografia da Rua Hadavendigar em Istambul
Fotografia da Rua Hadavendigar em Istambul

Restaurante Sarnic em Istambul

Este é um restaurante em Istambul num espaço espectacular. É impressionante o local onde está em restaurante já que tem 6 colunas enormes que suportam o tecto. Tudo com uma decoração antiga. O restaurante Sarnic (www.sarnicrestaurant.com) fica na rua traseira à Hagia Sofia – o monumento mais conhecido da cidade.

Restaurante Sarnic em Istambul

Fonte do Sultão Ahmed III

Esta fonte fica à do lado esquerdo da Hagia Sofia e foi mandada construir pelo Sultão Ahmed III em 1728.

Fotografia da fonte do Sultao Ahmed III em Istambul
Fotografia da fonte do Sultão Ahmed II em Istambul

Mausoléus dos Sultões Istambul

Há no complexo da Hagia Sofia, vários mausoléus dos antigos sultões do Império Otomano. Pode entrar e visitar gratuitamente os mausoléus do Sultão Selim Türbesi, Sultão Murat Türbesi,
Mausoleu do Sultao Selim II

Mausoleu do Sultao Selim II

Mausoleu do Sultao Selim II

Mausoleu do Sultao Selim II

Mausoleus dos Sultoes Istambul

Mausoleus dos Sultoes Istambul

Mausoleus dos Sultoes Istambul

Mausoleus dos Sultoes Istambul

Basílica de Santa Sofia em Istambul

A Basílica de Santa Sofia também conhecida como Hagia Sophia que significa “Sagrada Sabedoria” é um edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla e que foi convertido em mesquita em 1453 até ser transformado em museu, em 1935. Este é para mim um dos edifícios mais bonitos do mundo. Vale a pena pagar o bilhete de 20 Liras (10 Euros). O interior é simplesmente deslumbrante. O exterior é imponente e único. Eu desta vez como já cheguei aqui por volta das 18:30 (30 minutos antes de fechar) não entrei para poder ir outro dia e estar mais tempo lá dentro. Vou lá na 2ª Feira.

Fotografia da Basilica de Santa Sofia em Istambul
Fotografia da Basílica de Santa Sofia em Istambul

Mesquita Azul

A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed é uma mesquita otomana de Istambul, Turquia. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminonu, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia.

Fotografia panoramica da Mesquita Azul em Istambul
Fotografia panorâmica da Mesquita Azul em Istambul.

Procura um Hotel em Istanbul? Compare preços e fotos aqui:
Hotéis em Istanbul

Se gostou deste artigo, fotos e descrição de viagem, então siga-me no Google+
Página dentro da categoria: Diários da Turquia, Istambul, Turquia
E agora? O que fazer: Dê um LIKE e partilhe esta página com os amigos!
... e receba o meu eBook: Assine a minha Newsletter e receba o "50 Imagens do Mundo".

Siga-me no Facebook!

joaoviagens

Deixe aqui o seu comentário



VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA