🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Cidade do México, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Actualizado em 26 Agosto, 2017

Quer visitar Cidade do México?

VISITAR CIDADE DO MÉXICO

VISITAR CIDADE DO MÉXICO

Guia de Viagem a Cidade do México

A Cidade do México é a capital do México é hoje uma das maiores e mais densamente povoadas cidades do mundo. Mas o seu passado é riquíssimo. Foi construída no século XVI pelos espanhóis sobre as ruínas de Tenochtitlan, a antiga capital Asteca. Há sempre que fazer na Cidade do México: visitar as ruínas de templos Astecas, a Basílica de Guadalupe (a maior catedral do continente), o Palácio das Belas artes, o jardim conhecido como Alameda… Há uma grande energia no ar nesta cidade vibrante. Visitar o México e não passar pela cidade do México, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Cidade do México – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para a Cidade do México
  • Vídeo com imagens aéreas da Cidade do México
  • Os 22 Melhores Locais da Cidade do México
  • O que visitar na Cidade do México
  • Mapa dos Monumentos da Cidade do México
  • Mapa do Metro da Cidade do México
  • Fotos da Cidade do México
  • Alojamento na Cidade do México
  • Alugar carro na Cidade do México
  • Celebrações e Feriados na Cidade do México
  • Roteiros na Cidade do México: 1 dia, 2 dias, 3 dias

Visitar Cidade do México – O importante a saber

CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO

CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO

Com uma população de quase 10 milhões de habitantes e totalizando 26 milhões na sua área metropolitana, a Cidade do México é uma das maiores metrópoles no mundo. Encontra-se num vale, rodeada por montanhas e vulcões, assentando no leito seco do antigo lago Texcoco. O seu centro histórico, classificado como Património Mundial da Humanidade, tem profundas raízes históricas: do local onde hoje se encontra o Palácio Nacional, na Praça da Constituição, já os imperadores Astecas governavam o antigo México. Os espanhóis adoptaram a cidade como centro de poder e depois deles as autoridades do México independente e aqui ocorreram os factos mais determinantes da História do país. Claro que numa cidade destas dimensões a muito mais para ver do que o centro. Pode-se dar uma oportunidade aos bairros de San Ángel ou Santa Maria Ríbero e até visitar uma das mais significativas cidades pré-Colombianas em Teotihuacan, a apenas 40 km da Cidade do México. De resto, a capital mexicana é o lugar certo para os amantes de cultura se deliciarem com os museus, para se experimentar a famosa gastronomia daquele país e para se deixar ir noite de dentro no ambiente de festa permanente.

Dicas rápidas para a Cidade do México:

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Suba à Torre Latino – a melhor vista da cidade
  • Faça uma free walking tour
  • Tenha cuidado com os seus pertences
  • Coma comida de rua, muito saborosa e bem barata
GUIA DE VIAGEM CIDADE DO MÉXICO

GUIA DE VIAGEM CIDADE DO MÉXICO

Para saber quando ir à Cidade do México você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Cidade do México é entre os meses de Novembro e Abril, quando as temperaturas e o tempo são mais estáveis.

CIDADE DO MÉXICO

CIDADE DO MÉXICO

Vídeo com imagens aéreas da Cidade do México

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Os 22 Melhores Locais de Cidade do México
  1. Centro Histórico da Cidade do México
  2. Castelo de Chapultepec
  3. Catedral Metropolitana da Cidade do México
  4. Praça da Constituição
  5. Parque Chapultepec
  6. Pirâmide do Sol
  7. Palácio Nacional
  8. El Ángel de la Independencia
  9. Palácio de Bell
  10. Casa Museu de León Trotsky
  11. Museu de Historia Natural Chapultepec
  12. Monumento a la Revolución
  13. Praça das Três Culturas
  14. Casa de los Azulejos
  15. Museu de Arte Moderna
  16. Praça Garibaldi
  17. Museu Nacional de Arte do México
  18. Museu Mural Diego Rivera
  19. Templo Mayor
  20. Casa de Frida Kahlo
  21. Museu Nacional de Antropologia
  22. Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe

O que visitar em Cidade do México

CIDADE DO MÉXICO

CIDADE DO MÉXICO

1- Praça da Constituição

A Praça da Constituição é mais conhecida como o Zócalo, sendo o núcleo histórico da Cidade do México. O nome de Zócalo, que significa “base” foi adquirido no século XIX, quando se gorou um plano para o monumento à independência, ficando na praça apenas o seu pedestal. Aqui fundaram os Astecas a povoação e o local exacto onde segundo a lenda se colocou a primeira pedra está marcado na ala sul da praça com uma estátua de uma águia e de uma serpente. Em 1525 chegaram os espanhóis, que aqui estabeleceram a capital da colónia. A Praça tem 240 metros por 220 metros, sendo uma das mais amplas do mundo, e é ladeada por alguns dos mais importantes marcos da cidade. É um local vibrante, cheio de vida, com muitos artistas de rua. Às 8 da manhã e às 6 da tarde pode-se assistir ao cerimonial hastear e recolher da enorme bandeira que durante o dia ali ondula.

2- Catedral Metropolitana da Cidade do México

A Catedral Metropolitana da Assunção de Maria encontra-se no lado norte do Zócalo, próximo do Palácio, um simbolismo da relação ódio-amor entre o Estado secular do México e o seu clero. A sua construção estendeu-se por quase 300 anos, tendo sido iniciada em 1562 segundo o plano de Claudio de Arciniega, claramente inspirado no Gótico em voga nas igrejas da Espanha da época, mas no final resultou numa mistura de Renascença, Barroco e Neo-Clássico. Foi terminada em 1813, tornando-se até aos dias de hoje a maior igreja do continente americano. Um incêndio destruiu uma boa parte do seu interior em 1967. Ironicamente os trabalhos de recuperação permitiram descobrir valiosas obras de arte que se encontravam escondidas na estrutura. Hoje em dia pode ser visitada, e existe mesmo a possibilidade de subir ao telhado para ver os sinos de perto.

3- Palácio Nacional

O Palácio é ainda um edifício governamental, localizado na Praça das Constituição, bem no coração da cidade. Deste ponto se tem governado o México desde o tempo dos Astecas. Na realidade, muitos dos materiais utilizados na construção do Palácio são provenientes do palácio do imperador Moctezuma II. Os espanhóis arrasaram o palácio asteca em 1521 e Cortés ordenou a construção no mesmo local de uma fortaleza. Em 1562 a Coroa Espanhola adquiriu o edifício e transformou-o no Palácio do Vice-Rei da Nova Espanha, que assim foi usado até à independência do México. O Palácio tem sido palco dos momentos mais determinantes da história nacional: da varanda junto ao portão central o novo presidente do México proclamou a independência, em 1810, com o grito de ” ¡Viva el México!” ali se vê um sino, que ao ser tocado pelo padre Miguel Hidalgo na cidade Dolores Hidalgo, corria o ano de 1810, deu início à Guerra da Independência.

4- Casa de Frida Kahlo

Frida Kahlo foi uma famosa pintora Surrealista, nascida na Cidade do México em 1907, e por aqui viveu a maior parte da sua vida. A casa localiza-se numa zona central da cidade, Covoacán, tendo sido construída originalmente em 1904 em estilo francês. Quando o pai de Frida faleceu ela e o marido, Diego Rivera, fizeram algumas alterações, pintando-a de azul vivo e criando um pátio interior que deixasse fluir a luz para as divisões da casa. Foi transformada em museu em 1957, quatro anos após o falecimento da artista, mantendo até hoje a aparência que tinha nos anos 50. A Casa Azul, onde ela viveu quase toda a vida, oferece ao visitante uma perspectiva do percurso de Frida Kahlo, com a sua colecção a ser constituída por objectos pessoais e fotografias mas também por algumas das telas da pintora, como Mi Familia (1949) ou Frida y la Césarea (por terminar, 1931).

CIDADE DO MÉXICO

CIDADE DO MÉXICO

5- Castelo de Chapultepec

Ergue-se no topo de colina com o mesmo nome, numa área central da cidade e um ponto sagrado dos antigos Astecas. A construção iniciou-se em 1775, sob as ordens do Vice-Rei. Após a sua conclusão a Coroa Espanhola decidiu vendê-lo e em 1806 foi adquirido pelo Munícipio. Durante a Guerra da Independência foi abandonado mas ganhou notoriedade quando em 1847 se dá a guerra contra os EUA e morrem ali, defendendo-o, os Niños Héroes. A partir de 1864 foi a residência do Imperador Maximiliano I e depois disso cumpriu funções como observatório astronómico, academia militar e hospedaria para ilustres visitantes estrangeiros. Em 1939 ficou decidido que ali se estabeleceria o Museu Nacional de Historia, que até hoje ali se encontra. O museu pode ser visitado de Terça-feira a Sábado.

6- Museo Casa de León Trotsky

A entrada para a antiga casa de León Trotsky faz-se pelas traseiras. Quase nada foi mudado desde o desaparecimento daquele ideólogo comunista, assassinado por Ramón Mercader, um catalão às ordens de Estaline. No quarto do russo vêem-se ainda as marcas dos impactos de balas de um anterior atentado falhado. No pátio interior, o túmulo de Trotsky, decorado com a foice e martelo comunistas. Trotsky foi expulso da União Soviética, em 1929 e mais tarde condenado à morte. Passou por vários países antes de se estabelecer no México em 1937. Ele e a sua mulher viveram em casa de Frida Kahlo durante algum tempo, mas o caso amoroso que teve com a pintora mexicana fez o casal mudar-se para esta residência. O museu foi criado em 1990 e pode ser visitado de Terça-feira a Sábado, com visitas guiadas gratuitas.

7- Pirâmide do Sol

A Pirâmide do Sol é a maior das estruturas existentes no sitio arqueológico de Teotihuacan, um lugar incluído na lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO, localizado a cerca de 40 km a nordeste da Cidade do México. No seu apogeu, por volta do século primeiro, Teotihuacan seria a mais importante cidade da América Pré-Colombiana, com mais de 125 mil habitantes. O nome foi dado a esta pirâmide pelos Astecas, que visitaram o local séculos depois de ter sido abandonado. A pirâmide, construída em duas fases durante o século III, tem cerca de 220 metros quadrados de lado e uma altura de 65 metros. Sabe-se que na sua época a pirâmide era rebocada e adornada com pinturas, mas o revestimento não resistiu ao tempo e com ele se perderam as representações artísticas. Existiu um altar no seu topo, mas dele nada resta.

8- Monumento a la Revolución

A construção do Monumento iniciou-se em 1932, tendo terminado em 1938. O projecto foi da autoria do arquitecto Carlos Obregón Santacilia, com influências dos estilos Art Deco e Realismo Social Mexicano. Ergue-se na Praça da República, num local para onde o ditador Porfirio Díaz tinha planeado um majestoso Palácio Legislativo, mas a Revolução Mexicana alterou o curso dos acontecimentos. No monumento encontram-se os túmulos de famosos heróis da Revolução, como Pancho Villa e Lázaro Cárdenas. A estrutura pode ser visitada, destacando-se a cúpula panorâmica, a 65 m de altura, onde se acede através de um elevador de alta velocidade. O Museu da Revolução está instalado na base do monumento e na cave encontra-se uma galeria de arte, chamada de Paseo Cimentación.

9- Casa de los Azulejos

O Palácio dos Contes de Orizaba, também conhecida como Casa dos Azulejos, foi construída em 1793 bem no centro histórico da Cidade do México. Manteve-se nas mãos de privados durante boa parte do século seguinte, mudando por diversas vezes de proprietários. Em 1881 o elegante Jockey Club estabeleceu aqui a sua sede e em 1919 foi adquirida pelos irmãos Walter e Frank Sanborn, que criaram a casa num centro comercial embrionário, com uma loja de bebidas, um quiosque de jornais, uma farmácia e um restaurante. O conceito vingou e criou-se a cadeia Sanborn, que ainda hoje explora o restaurante instalado na casa. No interior, distingue-se o pátio, com uma fonte mourisca, e um mural pintado por José Clemente Orozco em 1925. É Monumento Nacional do México desde 1931

10- Museu Nacional de Arte do México

O Museu Nacional de Arte é relativamente jovem, tendo sido formado em 1982. Está alojado num edifício Neoclássico considerado uma das estruturas mais significativas do México do início do século XX onde antes funcionava o Palacio de Comunicaciones y Obras Públicas. O que vemos hoje é fruto de uma profunda remodelação que se concluiu em 2000. A área de exposição estende-se por cerca de 5.500 m2, onde estão expostas as melhores peças de um acervo de mais de 3 mil objectos. A exposição permanente está disposta de forma a dar uma ideia geral da evolução das Belas Artes no México desde o período colonial até meados do século XX, com uma divisão em três grandes períodos históricos: o México Colonial, os primeiros 100 anos de país independente e o período entre a Revolução e a década de 50. Como seria de esperar existem sempre exposições temporárias. O museu pode ser visitado de Terça-feira a Domingo.

Mapa do Metro da Cidade do México

Aqui você encontra um mapa do metro da Cidade do México, a capital do México. Na Cidade do México, o transporte público é a melhor maneira de mover-se pela cidade. Cidade do México tem um bom sistema de metro.Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.

Mapa Metro Cidade do México

Roteiros em Cidade do México

ROTEIRO CIDADE DO MÉXICO

ROTEIRO CIDADE DO MÉXICO

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Cidade do México de maneira independente. Itinerários de turismo em Cidade do México na México.

1 Dia em Cidade do México: passo-a-passo
Manhã: Brevemente…
Tarde: Brevemente…
2 Dias em Cidade do México: passo-a-passo
Dia 1 Manhã: Brevemente…
Dia 1 Tarde: Brevemente…

Dia 2 Manhã: Brevemente…
Dia 2 Tarde: Brevemente…

Procura um Hotel na Cidade do México? Hotéis na Cidade na México

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »