🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Coisas que NUNCA deve levar na mala de viagem

João Leitão
Actualizado em 27 Junho, 2018
O QUE NÃO LEVAR NA MALA DE VIAGEM

O QUE NÃO LEVAR NA MALA DE VIAGEM

Viajar, como tudo na vida, é uma experiência que passa pela aprendizagem. Nós queremos sempre levar tudo e mais alguma coisa, de maneira a que no final, a nossa mala de viagem fica muito pesada, ou, tudo o que juntámos não cabe lá dentro.

« Enquanto arrumamos a mala de viagem juntamos sempre coisas que não precisamos, e que na maior parte das vezes acabamos por nunca utilizar. »

Sem dúvida que há uma lista grande de coisas que não fazem falta, e que acabam por ser inúteis enquanto viajamos. À medida que ficamos mais experientes, começamos a perceber o que realmente é útil e o que não é. Aqui está uma lista de coisas que você deve considerar não incluir na sua mala de viagem em futuras viagens. Pode ser que você tire algumas ideias.

Dicas rápidas

O QUE NUNCA LEVAR DE VIAGEM

O QUE NUNCA LEVAR DE VIAGEM

Jóias e objectos de valor: Estes são itens totalmente desnecessários em viagem e que você provavelmente nunca usará. Não são apenas desnecessários, mas você também corre o risco de perdê-los ou serem roubados.

Objectivas zoom da máquina fotográfica: Eu adoro fotografia, mas objectivas zoom são grandes e pesadas. A menos que você seja um fotógrafo profissional e vá fotografar algo específico como cenas de desporto ou pássaros, na maioria das vezes você usará a sua máquina com a lente normal e não com o zoom. Também pode comprar uma objectiva com a dupla funcionalidade perto e longe. Eu viajei mais de 10 anos com máquina e objectivas, mas, com o tempo foi reduzindo e hoje em dia tenho preferência por máquinas fotográficas compactas ou um bom telefone (celular) tipo Samsung S7, S8 ou S9.

Cosmética extra: leve consigo apenas o essencial e compre o que precisa nos locais que visita. Desde que você não fique muito tempo longe da civilização por um longo período de tempo, você não precisa levar grandes quantidade de produtos de higiene e saúde. Se um dia surgir que precicsa de ago que não levou, não há problema, vá comprar num supermercado ou farmácia perto do seu hotel.

Mais de um par de calças: As calças de ganga (jeans) ocupam muito espaço, são pesadas e levam uma eternidade para secar. Apesar de um par de calças ser provavelmente a peça mais importante da sua mala, levar dois pares tem inconvenientes.

Botas de caminhada: A menos que você esteja a preparar uma viagem de treking na montanha, botas pesadas não devem fazer parte da sua lista de coisas a levar na mochila.

Levar casaco: Mesmo os desertos quentes são frios à noite, então é sempre bom ter uma peça de roupa que dê para proteger do frio. Penso duas vezes se realmente precisa de um grande casaco, e, em vez disso, vista várias as camadas. Mesmo para zonas com possível chuva, pode levar um casaco impermeável fino.

Toalhas volumosas: Toalhas macias são muito confortáveis, mas apenas em casa. Carregar uma toalha grande só pelo conforto, não faz muito sentido, pois ela ocupa muito espaço na sua mochila. Há umas toalhas especiais para viajar, que secam muito rápido e são muito compactas.

Mais de um livro: A leitura é inestimável para matar aquelas longas horas de comboio (trem). Claro, leve um livro, mas apenas um. Ou então compre um Kindle onde poderá ter vários livros dentro de um só aparelho electrónico. Um Kindle é um leitor de livros digitais e pode ser a melhor opção para os que gostam de ler muito.

Almofada (Travesseiro): Está realmente a pensar nisso? Não seja ridículo, mesmo que não seja pesado levar uma almofada, elas tendem a ocupar muito espaço. Tire isto da cabeça…

Coisas que NUNCA deve levar na mala de viagem

1 – Mais do que um par de sapatos

NUNCA LEVE MUITOS SAPATOS

NUNCA LEVE MUITOS SAPATOS

Conheço muita gente que viaja e mete na mala mais do que um par de sapatos. Há quem viaje com vários pares de ténis, sapatilhas, sapatos, botas e chinelos.

Para quê?

Vai a algum desfile de moda ou vai de viagem?

Não prefere ter uma mala ou mochila leve e andar mais livre a descobrir o mundo?

Leve um par de sapatos ou ténis, e um par de chinelos de praia. Basta. Se for para uma zona de montanha que precise de botas, escolha então as botas, ou então um mix de bota-sapato/bota-ténis que dá para várias ocasiões.

Se viajar durante muito tempo, poderá então mais tarde trocar de sapatos quando estes estiverem em mau estado. Todos os países do mundo têm lojas com calçado.

2 – Roupa interior para a duração total da viagem

NUNCA LEVE MUITA ROUPA INTERIOR

NUNCA LEVE MUITA ROUPA INTERIOR

Se você viajar durante uma semana, e levar sete pares de cuecas e sete pares de meias – OK, mas agora imagine ficar a viajar um mês, ou dois meses, ou um ano?

Como vai fazer?

Sim, vai ter que lavar a sua roupa interior no hotel, ou, usar uma daquelas lavandarias que existem na rua. Há ainda muitos hotéis que têm serviço de lavagem de roupa.

Nunca viaje com roupa interior para mais de cinco dias. Ou seja, leve só cinco pares de cuecas e meias, e, de cinco em cinco dias, perca 30 minutos a lavar tudo no lavatório do quarto de hotel onde fica alojado. Durante a noite seca. Outra coisa que poderá pensar é… pode ficar dois dias com a mesma roupa interior? Assim cinco pares de roupa interior dão para dez dias.

Isto vai fazê-lo poupar espaço dentro da sua mochila.

3 – Muitos livros para ler durante a viagem

NUNCA LEVE MUITOS LIVROS

NUNCA LEVE MUITOS LIVROS

Eu pessoalmente gosto sempre de levar um livro comigo enquanto viajo.

Mas há viajantes que carregam quatro ou cinco livros para ler durante as suas viagens.

Imagine, um livro pode ter quase um quilo, por isso se tiver quatro livros, terá de carregar nas costas quatro quilos, desnecessariamente.

Leve um livro consigo se realmente precisar. Quando ler o livro troque-o com um outro existente em muitos dos hostels ou hotéis pelo mundo, troque com um outro viajante, ou, simplesmente compre um novo numa livraria de uma cidade do país onde se encontra.

Não encontra um livro em português? Melhor ainda. Excelente oportunidade para praticar ler em espanhol, inglês ou francês ou mesmo italiano.

4 – Computador portátil muito grande

NUNCA LEVE COMPUTADOR GRANDE

NUNCA LEVE COMPUTADOR GRANDE

Viajar leve não é um luxo, mas é uma arte.

Algo que lhe dará mais qualidade de viagem pois anda com menos peso às costas.

Na maior parte das minhas viagens, eu levo um computador PC portátil dentro da mochila.

Mas, realmente, ocupa muito espaço.

Quando comprei um PC de viagem, depressa entendi a sua praticabilidade a nível de espaço, peso e arrumação da mala.

Uma das coisas que devemos ter em conta quando compramos um computador pequeno é, principalmente, o espaço do disco, e a resolução máxima do monitor, porque há computadores com uma resolução muito baixa que torna a navegação Internet muito má.

Escolha um computador com uma resolução mínima de 1024×600. Tenho neste momento um Samsung series 5 ultra que não pesa mais do que 1,6kg.

Outra alternativa a um computador, é ter um bom telefone Smartphone tipo Samsung Galaxy ou Iphone, que hoje em dia fazem praticamente tudo o que um computador faz e não ocupa espaço nenhum.

» Veja ainda a página com o equipamento que levo na mala.

5 – Grandes embalagens de champô, gel de duche e cremes

NUNCA LEVE FRASCOS GRANDES

NUNCA LEVE FRASCOS GRANDES

Esta escolha poderá reduzir o peso da sua mala de viagem em mais de um quilo. Pense assim: há embalagens grandes, e embalagens pequenas. Então porque escolher as grandes?

Carregue consigo embalagens pequenas de champô, cremes, pasta de dentes e gel de banho, ou seja, no supermercado compre embalagens que não ultrapassem os 100ml. Arranje também embalagens de creme e pasta de dentes. No supermercado há isto tudo. É só escolher.

Assim, poderá levar a sua mochila consigo dentro do avião, e não ter que esperar receber as malas de porão. É só sair do avião e ir logo embora.

Terá um estojo de higiene muito pequeno e adaptado a uma viagem leve e sem peso. Se durante a viagem precisar de mais champô, faça uma rápida visita a um supermercado e compre uma nova embalagem que durará por mais 3 semanas.

Ou então, poderá encher a sua embalagem com o champô existente no quarto de um hotel onde fique alojado.

» Veja a página com as Coisas que SEMPRE deve levar na mala de viagem.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »