🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Coisas que SEMPRE deve levar na mala de viagem

João Leitão
Actualizado em 27 Junho, 2018
O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM

Escolher o que levar na mala de viagem é para muitos um quebra-cabeças.

Eu pessoalmente viajo só com uma mochila pequena, por isso é muito importante escolher muito bem o que é mais útil e prático para viajar.

Lembre-se: Carregar o essencial é fundamental. Saber quais são as coisas mais importantes para levar dentro da mala ou mochila de viagem pode ser uma tarefa difícil.

Pense que nós cometemos o erro de:

  1. querer sempre levar muita coisa
  2. não ter noção da utilidade das coisas que levamos
  3. não ter muito espaço na bagagem
O QUE SEMPRE LEVAR DE VIAGEM

O QUE SEMPRE LEVAR DE VIAGEM

Sem dúvida que há uma lista grande de coisas que nos fazem falta, e que acabam por ser úteis enquanto viajamos. À medida que ficamos mais experientes, começamos a perceber o que realmente é útil e o que não é. Aqui está uma lista de coisas que você deve considerar incluir na sua mala de viagem em futuras viagens. Pode ser que você tire algumas ideias.

Coisas que SEMPRE deve levar na mala de viagem

1 – Chinelos de praia

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM: CHINELOS

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM: CHINELOS

Os chinelos ou sandálias tipo “praia” são muito úteis para andar no hotel, quarto, tomar duche em locais menos limpos, ou andar pela cidade se queremos calçado mais leve e estiver muito calor.

Muitas vezes ao fim de vários dias a viajar, andamos cerca de 10 a 15 kms por dia, o que ao fim de uma semana pode fazer perto de 100km. Eu durante a minha viagem à Índia, andei uma média de 22 km diários. Chegava à noite com os pés super pesados.

Aliviar os pés e ter um calçado mais leve, em que possam relaxar e respirar é muito importante. Também, ficando alojado em hostels e hotéis baratos, ter uns chinelos para tomar duche é uma escolha sensata por razões de higiene.

2 – Corda para estendal

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM: CORDA

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM: CORDA

Uma coisa que não ocupa espaço e que pode ser muito útil em viagens low-cost, é ter uma corda fina de 3 a 5 metros para servir de estendal se quisermos lavar a nossa roupa num quarto de hotel.

Se você estiver a viajar num local quente e com Sol, terá tudo lavado e seco em menos de 1 hora. Pode também deixar a sua roupa interior a secar dentro do quarto, que normalmente seca durante a noite ou à janela. A corda pode também ser útil para outras situações de emergência que surjam.

3 – Agulha e linha

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM: LINHA E AGULHA

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM: LINHA E AGULHA

Eu viajo sempre com duas agulhas e um rolo de linha.

Praticamente em todas as viagens tenho que coser alguma coisa, que rompe, parte ou rasga em viagem. Um botão das calças, uns boxers que rompem, ou um simples buraco na gola da t-shirt.

Sentar, e coser a roupa, com uma paisagem linda é uma experiência relaxante e que nos traz um sentido de paz, e ligação de nós mesmos com nós mesmos, ou seja, de nós tomarmos conta de nós – viajar – liberdade – independência.

Se a roupa tiver já muito usada e velha, mais vale deitar fora e compar uma nova nas inúmeras lojas de roupa que há sempre em todas as cidades.

4 – Adaptador de electricidade

ADAPTADOR VIAGEM

ADAPTADOR VIAGEM

Várias zonas do mundo têm tomadas de electricidade diferentes. Ter um adaptador universal para corrente e fichas eléctricas é muito importante porque muitos países não têm o sistema europeu de tomadas.

Pessoalmente eu tenho dois muito bons que vou alternando nas viagens. São compactos, um da marca SWISS MILITARY e outro da GO TRAVEL. Assim, independentemente do lugar do mundo onde eu esteja, consigo sempre ligar as minhas coisas à electricidade.

5 – Ficha tripla

ADAPTADOR VIAGEM

ADAPTADOR VIAGEM

Quando se viaja com um computador portátil, telemóvel (celular) e uma máquina fotográfica digital é sempre preciso carregar baterias.

Muitos dos quartos de hotel por onde viajamos só têm uma tomada eléctrica, ou seja, se quiser carregar as baterias do computador, do telemóvel e da máquina ao mesmo tempo tem que esperar.

Ter uma ficha tripla poupa tempo e é muito útil. Assim pode ter tudo a carregar ao mesmo tempo e dormir descansado.

No caso do meu adaptador GO TRAVEL, dá para ligar dois cabos USB e uma ficha de electricidade. Ou seja, tem a funcionalidade de carregador e adaptador.

6 – Lenço de pescoço

Uma coisa que me habituei em Marrocos é ter sempre comigo um lenço de algodão preto de 2 metros de comprimento e 1 metro de largura.

Um lenço destes dá para várias coisas: aquece e protege do frio e vento, arrefece e protege do Sol e do calor, protege almofada suja em hotel barato, protege boca e nariz em zonas de poeira.

Dá ainda para usar como lençol ou como toalha de praia improvisada.

Para mulheres dá ainda para cobrir a cabeça ao entrar em locais culturalmente mais conservadores, como algumas igrejas no Leste europeu e Israel, ou países muçulmanos mais conservadoras em países como o Irão, por exemplo.

Em casos extremos dá ainda para reanimar pessoas que precisam de arrefecer, bastando enxarcar com água e rodar no ar, o vento arrefece a água e o lenço fica em temperatura quase gelo.

7 – Lanterna

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM: LANTERNA

O QUE LEVAR NA MALA DE VIAGEM: LANTERNA

Para viagens aventura e em países onde pode haver cortes de energia esporádicos, ter uma lanterna é muito importante. Também é útil quando temos que voltar ao nosso hotel durante a noite por ruas que não têm iluminação.

Eu pessoalmente tenho uma lanterna de bicicleta com luz muito forte e uma outra pequena. Há muita gente que tem uma daquelas que se enfiam na cabeça. Traga também uma muda de pilhas.

» Veja a página com as Coisas que NUNCA deve levar na mala de viagem.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »