🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

João Leitão – Rubrica: Quem viaja

João Leitão
Actualizado em 6 Maio, 2017

Nesta entrevista temos o viajante João Leitão.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.

João Leitão – Perfil de Viajante

    Joao Leitao - Rubrica: Quem viaja

  • Nome completo: João Pedro dos Santos Jesus da Silva Leitão
  • Profissão: Artista Plástico-Visual / Publicitário
  • Data de nascimento: 1980
  • Local de nascimento: Lisboa – Portugal
  • Local de residência: Ouarzazate – Marrocos
  • Quantos países já visitou: 126 países (reconhecidos pela ONU) mais algumas regiões autónomas ou países não reconhecidos como é o caso do Kosovo, Ceuta, Gibraltar, Palestina, Nagorno-Karabakh, Pridnestróvia, Gagaúzia, Somalilândia, Curdistão Iraquiano, Ras Musandam, Chipre do Norte, Calmúquia, Chechénia, Ossétia do Norte-Alânia, etc.
  • Quantos continentes já visitou: África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceania
  • Maneira preferida de viajar: carro, comboio, boleia, autocarro, caminhando, bicicleta
  • Comida preferida: Tudo vegetariano. Sou vegetariano desde os 14/15 anos
  • Cor preferida: Azul, violeta, branco
  • Banda preferida: Tinariwen, Yemen Blues, Ahmed Sultan por exemplo
  • Fruta preferida: Banana, morangos, manga, meloa, pêssego, maça, laranja, abacate, papaia, goiaba, tâmaras
  • Livro de viagem preferido: Peregrinação de Fernão Mendes Pinto
  • Já se apaixonou por alguém em viagem? Sim
  • Você vive para viajar ou viaja para viver? As duas coisas.
  • Próximas viagens: Tudo é possível acontecer. Mesmo que organize com meses de antecedência, acabo por mudar tudo em cima da hora.
  • Países onde não voltaria: Não há nenhum país onde não queira mesmo voltar
  • Países onde voltaria: Rússia, Mali, Irão, Cuba, Israel, Omã, sei lá, tantos…
  • Países com melhor comida: Geórgia, Cuba, China
  • Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: Mulheres eslavas, árabes, etíopes, latinas, nepalesas
  • Hotel preferido: Dormir na praia. Kim & Tim Village em Gorgora na Etiópia; Auberge Café du Sud nas Dunas de Erg Chebbi em Marrocos; Mercure Grand Jebel Hafeet em Al Ain nos EAU; Hotel Barat (quarto do andar de cima com vista para o santuário) em Mazar-e Sharif no Afeganistão.
  • Site / blog: http://www.joaoleitao.com/viagens

João Leitão – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante

Fotografia Viagem de Joao Leitao
Fotografia Viagem de João Leitão

Joao Leitao Entrevista Viagens

João Leitão Entrevista Viagens

Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?

Como pessoa muito curiosa que sempre fui, explorar novos países onde encontro diferentes arquitecturas, pessoas, comidas, cheiros, idiomas, história, etc… satisfaz totalmente a minha maneira de ser. O contacto humano e a comunicação é muito importante para mim, por isso a interacção com povos de outros países sempre me despertou muito interesse. Basicamente sou uma esponja…uma criança, de mochila aí pelo mundo.

Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:

Todas as viagens são marcantes para mim, já que cada uma teve uma razão para existir na minha vida. Cada vez que viajo é como que uma cura ou limpeza para determinadas situações da minha vida. É claro que há viagens que se destacam e permanecem muito vivas na minha memória. Fiz três Interrails pela Europa, algo que me abriu a cabeça a nível de conhecimento Europeu. África Ocidental à boleia; Sudão do Sul, RDC e Uganda à boleia; Turquia até ao Iraque de autocarro; Ásia Central de Mochila; algumas viagens longas de carro tais como Portugal até à Gâmbia; Marrocos até à Rússia; Finlândia até Portugal; Hungria até à Arménia; Hungria até ao Quirguistão; a viagem que fiz ao Tibete também foi muito gratificante a nível espiritual. Atravessar o Rio Amazonas de barco a dormir numa rede durante vários meses foi especial. A expedição à Antárctica fui única… etc etc

Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?

É agora ou nunca!

Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:

Já morei em vários países incluindo: Lviv – Ucrânia onde morei 6 meses em 2010; Kankaanpaa – Finlândia onde morei um semestre para estudar na Universidade em 2005; Istambul – Turquia onde morei 4 / 5 meses em 2011; Nova Iorque – EUA onde estive perto de 1 ano em 2000/2001 e 2005; Moro em Marrocos há mais de 8 anos. Estive a fazer voluntariado no Cazaquistão durante 1 mês em 2004.

Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?

Epá sei lá tantas…. As Dunas de Erg Chebbi em Marrocos; O Jbel Khdar em Omã; Ponta de Sagres em Portugal; Castelo de Castro Laboreiro em Portugal; Palácio da Pena em Portugal; Vale Glaciar do Zêzere em Portugal; Chak-Chak no Irão; Laas Gaal na Somália; Tibete; Vale do Dades em Marrocos; e muitas mais, fazia uma grande lista pois cada país que visitei tem algumas paisagens que ficaram registadas…

Vídeo de João Leitão no Afeganistão

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »