🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Fábio Paulos – Rubrica: Quem viaja

João Leitão
Actualizado em 6 Maio, 2017

Nesta entrevista temos o viajante Fábio Paulos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.

Fábio Paulos – Perfil de Viajante

    Fabio Paulos - Rubrica: Quem viaja

  • Nome completo: Fábio Ruben Lopes Paulos
  • Profissão: Estudante
  • Data de nascimento: 1989
  • Local de nascimento: Trancoso – Portugal
  • Local de residência: Lisboa – Portugal
  • Quantos países já visitou: 14
  • Quantos continentes já visitou: 2
  • Maneira preferida de viajar: A minha preferida é sem dúvida o comboio, as outras formas também não desgosto dependendo da situação
  • Comida preferida: Bacalhau; Lava? Tantuni (turco)
  • Cor preferida: Preto; Verde; Azul
  • Banda preferida: Caravan Palace
  • Fruta preferida: Morango, Maçã, Amoras
  • Livro de viagem preferido: 1 Km de Cada Vez de Gonçalo Cadilhe
  • Já se apaixonou por alguém em viagem? Sim
  • Você vive para viajar ou viaja para viver? As duas completam-se
  • Próximas viagens: Polónia, Croácia, Itália
  • Países onde não voltaria: Provavelmente só à Finlândia
  • Países onde voltaria: República Checa, Turquia, Bulgária
  • Países com melhor comida: Portugal, Bulgária, Turquia
  • Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: Letónia
  • Hotel preferido: Hostel Mostel em Veliko Tarnovo, Bulgária
  • Site / blog: http://www.facebook.com/Lopaulos.Photography

Fábio Paulos – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante

Fotografia Viagem de Fabio Paulos
Fotografia Viagem de Fábio Paulos

Fabio Paulos Entrevista Viagens

Fábio Paulos Entrevista Viagens

Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?

É uma relação para a vida. Desde o primeiro momento que meti uma mochila às costas que não consigo passar muito tempo no mesmo sítio. Viajar já faz parte de mim, preciso de apanhar novos ares nem que sejam só os da cidade ao lado. Antes de partir com a mochila gosto de investigar sobre a história, os pontos de interesse da cidade para onde vou, tento sempre perguntar dicas a pessoas que já tenham estado por lá. Mas acabo sempre por nunca levar nada preparado com rigor, gosto de chegar pegar num mapa e percorrer o destino (se possível a pé) e perder-me pelas ruas. Uma coisa que tento sempre é provar comidas/bebidas locais e claro, trazer uma miniatura do local para a minha colecção.

Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:

Todas as viagens acabam por marcar porque todas elas têm algo de especial e diferente. A viagem à Bulgária com uma amiga marcou me pela positiva, várias pessoas me tinham dito que não era um país muito interessante, acabei por achar um país acolhedor e bonito ao qual pretendo voltar. Outra que me marcou foi uma viagem de 10 dias que fiz com um amigo a que depois se juntaram mais alguns de Antália até à Capadócia onde percorri grande parte do Sul da Turquia, com muitas peripécias pelo meio.

Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?

Acho que o ditado “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” encaixa-se perfeitamente aqui. Actualmente viajar é um processo simples e muitas vezes gratuito, há mil e uma maneiras para viajar basta procurarem aquela com que mais se adaptam e vão ver que depois não querem outra coisa. Só poderá custar dar o primeiro passo. Viajar faz bem, não só para a mente como para o corpo, viajar muda a nossa maneira de ser e pensar, a nossa maneira de ver as outras culturas e o mundo.

Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:

Já passei um mês em Genebra, na Suíça, mas onde passei mais tempo foi na Turquia. Fiz Erasmus em Istambul durante quase 10 meses. A experiência de viver num país muçulmano foi inesquecível, ficará marcada para o resto da minha vida. Aprendi bastantes coisas para além da língua e ao longo do tempo apercebi-me que portugueses e turcos não são assim tão diferentes. O que guardo desta experiência são os amigos, são aprendizagens que só para quem vive fora do seu país e se vê confrontado com certas situações compreende. Mas espero não ficar por aqui, quero voltar a viver fora de Portugal, desta vez num país do Norte da Europa.

Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?

Tantas e tão difícil de escolher. Até a própria vista do meu quarto sobre o centro histórico e arredores de Trancoso me fascina, mas algumas das mais marcantes e que não me sairão da memória serão certamente as vistas sobre Istambul, qualquer ponto da cidade se consegue ter uma paisagem linda; as termas em Pamukkale; a parte alta de Veliko Tarnovo com a Igreja no topo; e depois há sempre aqueles monumentos que me deixam de boca aberta, como é que era possível erguer catedrais como Hagia Sophia ou cidades escondidas na Capadócia, algo que me deixa a pensar.

Vídeo de Fábio Paulos na Turquia

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »