🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Pedro Henriques – Rubrica: Quem viaja

João Leitão
Actualizado em 6 Maio, 2017

Nesta entrevista temos o viajante Pedro Henriques.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.

Pedro Henriques – Perfil de Viajante

    Pedro Henriques - Rubrica: Quem viaja

  • Nome completo: José Pedro Oliveira Henriques Costa
  • Profissão: Especialista em Sistemas de Informação Geográfica
  • Data de nascimento: 1979
  • Local de nascimento: Cabeceiras de Basto – Portugal
  • Local de residência: Cabeceiras de Basto – Portugal
  • Quantos países já visitou: 19
  • Quantos continentes já visitou: 3
  • Maneira preferida de viajar: Carro, comboio e bicicleta
  • Comida preferida: Posta à barrosã, bacalhau na brasa e claro, não dispenso um caldo verde!
  • Cor preferida: Azul
  • Banda preferida: U2, Queen, Coldplay, Muse
  • Fruta preferida: Gosto de todo tipo de fruta, mas as favoritas são a laranja e o ananás
  • Livro de viagem preferido: Vários
  • Já se apaixonou por alguém em viagem? Não
  • Você vive para viajar ou viaja para viver? Tenho vindo a alterar rotinas e hábitos de vida com o objectivo de poupar dinheiro para as viagens, portanto, posso dizer que cada vez mais, vivo para viajar.
  • Próximas viagens: Islândia, Arménia e Rússia
  • Países onde não voltaria: Voltaria a todos…
  • Países onde voltaria: Turquia, Marrocos e Bulgária
  • Países com melhor comida: Portugal, Marrocos e França
  • Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: Grécia, principalmente Salónica que foi a cidade onde vi as mulheres mais bonitas por metro quadrado!!
  • Hotel preferido: O meu preferido foi mesmo em Portugal, na Serra do Gerês, onde pernoitei numa cabaninha de pastor…uma experiência fantástica!
  • Site / blog: www.facebook.com/enjoylife.carpediem

Pedro Henriques – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante

Fotografia Viagem de Pedro Henriques
Fotografia Viagem de Pedro Henriques

Pedro Henriques Entrevista Viagens

Pedro Henriques Entrevista Viagens

Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?

Para mim, viajar é uma necessidade fundamental para o meu bem-estar. Por vezes preciso de sair da zona de conforto, e pegar na mochila às costas e partir rumo ao desconhecido, é a melhor forma de combater esse sentimento “claustrofóbico”. Uma das coisas que me dá mais prazer é a preparação da viagem, o estabelecer roteiros, escolher entre o urbano, rural e montanha, fazer planos alternativos, aprender um pouco da língua do país a visitar…e sempre com o objectivo de não gastar muito dinheiro, para que possam haver mais saídas durante o ano.

Quando chego ao destino, interessa-me saborear de tudo um pouco, desde a gastronomia, ao contacto com os locais, a riqueza da arquitectura vernacular, o frenesim das pessoas nos mercados tradicionais…e quando regresso a casa, venho renovado, mas já a pensar quando farei a próxima.

Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:

Vem-me sempre à cabeça uma viagem com dois amigos à Bulgária, onde tudo corria mal, desde o voo cancelado, dormidas ao relento, ficar doente a meio da jornada…enfim, nada dava certo e tivemos que aguçar o espirito do desenrasque e viver do contratempo. Mas no final, olhei para trás e senti que tinha sido uma das viagens mais proveitosas que já tinha feito, para além da nossa amizade ter ficado ainda mais fortalecida.

Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?

Actualmente com todo o manancial de informação que dispomos, é bastante fácil iniciarmo-nos no mundo das viagens. Desde a pesquisa de voos e hotéis baratos, guias de viagem, alertas de países a evitar…à distância de um clique, temos toda a informação que precisamos. Para quem está a começar, o melhor será apostar nas viagens de curta duração, e aos poucos começar a abrir os horizontes, ganhando confiança para explorar outros mundos que são bem diferentes dos nossos.

Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:

Nunca vivi fora de Portugal, mas adorava essa experiência.

Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?

Houve uma especialmente que me tocou, entrar dentro da Hagia Sofia em Istambul. Para além de ser um aficionado em arquitectura religiosa, já tinha estudado ao pormenor esse monumento para um exame de história de arte na faculdade, mas quando me deparei em toda aquela miscelânea de mística, religião, arquitectura… fiquei verdadeiramente arrepiado!!

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »