🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 João Cardiga – Rubrica: Quem viaja

Actualizado em 6 Maio, 2017

Nesta entrevista temos o viajante João Cardiga.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.

João Cardiga – Perfil de Viajante

    Joao Cardiga - Rubrica: Quem viaja

  • Nome completo: Joao Paulo Martins Cardiga (A.k.a. Stran Ger)
  • Profissão: Fotografo, viajante, aspirante a escritor e aspirante a realizador de filmes
  • Data de nascimento: 1979
  • Local de nascimento: Lisboa – Portugal
  • Local de residência: O BI diz Portugal, estou a viver na Colômbia e sigo em direcção a Argentina onde vou ficar o resto do ano. É só escolher um…
  • Quantos países já visitou: 28 países and counting…
  • Quantos continentes já visitou: Mais que visitar, estive em 4 continentes
  • Maneira preferida de viajar: Comboio e caminhando
  • Comida preferida: Sticky rice com mango
  • Cor preferida: Azul
  • Banda preferida: Não tenho, mas neste momento escuto muito Calle 13
  • Fruta preferida: Manga
  • Livro de viagem preferido: Sidartha de Herman Hesse pois as viagens sao mais do que locais.
  • Já se apaixonou por alguém em viagem? Claro, quem não se apaixona?
  • Você vive para viajar ou viaja para viver? Nem um nem outro. Viajar e viver e viver e viajar
  • Próximas viagens: Equador, Peru e Chile
  • Países onde não voltaria: Não consigo chegar aos 3… diria que não tenho interesse em voltar a
    Andorra e Dubai
  • Países onde voltaria: Para alem de todos (com a excepcao dos 2 anteriores), Irão, Japão e
    voltarei sempre a Colômbia
  • Países com melhor comida: Turquia, Vietnam e Japão
  • Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: Chile (embora nunca tenha la estado lolol) e Japão
  • Hotel preferido: O que me marcou mais foi sem dúvida a Casa Quimbaya em Armenia na Colômbia
  • Site / blog: lemoierrant.wordpress.com e nomadworldtour.blogspot.com

João Cardiga – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante

Fotografia Viagem de Joao Cardiga
Fotografia Viagem de João Cardiga

Joao Cardiga Entrevista Viagens

João Cardiga Entrevista Viagens

Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?

Eu estou naquela fase em que viajar é um modo de vida. Depois de ter estado a viajar numa volta ao mundo por 13 meses, regressei mas só “aguentei” 1 mês e meio até voltar a começar uma outra viagem. Estou naquela fase em que substituí a palavra viajar por a palavra viver.

Para mim procuro sempre realizar as duas viagens que existem: a interior e a exterior. A exterior passa por conhecer o modo de vida das pessoas, os seus pequenos gestos e hábitos. Conhecer a cultura e as suas formas de resolver problemas que são comuns a toda humanidade (tal como comer, conviver, sustentar uma família, como interagir com o seu meio ambiente e social, etc…). Todo este observar leva sempre a uma viagem interior, pois ao reparares em algo diferente (ou idêntico) isso interage com o teu intimo, te move por dentro e te faz ir mais além também dentro de ti.

Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:

Ui, que pergunta difícil. Como bem sabes cada sitio te marca de forma diferente, o que os tornam únicos e idênticos a todos os que passam. No entanto, e tendo de escolher uma, diria Colômbia por tudo o que aconteceu. Foi o ultimo pais que visitei na minha volta ao mundo. 3 semanas que se transformaram em 5 meses. E se entrei como backpacker experiente, sai como viajante. Aqui iniciei a minha carreira de fotografo, conheci um povo fantástico, que me acolheu na sua família.

Conheci pessoas extraordinárias que me tornaram muito humilde com o que faço e que me deram a energia para seguir a realizar os meus sonhos. Também foi aqui que conheci a minha companheira de alma e isso é algo que por si só me faria escolher este sitio. No entanto, a Colômbia é muito mais do que isso. É um sitio cheio de energia em que os teus sonhos se tornam realidade.

Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?

Boa pergunta, pois este é um dos meus objectivos: colocar mais pessoas a viajar. Não tenho muitos conselhos, na realidade só um: parte! Se tens esse bichinho sussurrando ao teu ouvido então vai! Depois de partires tudo se vai resolver. É espectacular como se encontram tantos “anjos” por onde passas.

E claro, informa-te antes de ir, fala com mais viajantes e começa pequeno. A minha viagem a volta ao mundo começou por um interrail pela Europa que fiz sozinho para perceber como era viajar dessa forma. Neste sentido sou a mais banal das pessoas. Também tinha os meus medos e a minha estratégia foi conquistá-los aos poucos.

Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:

Não sei se Colômbia conta. Já vou no meu 7° mês mas não foi feito de forma consecutiva. E estive a viajar e a trabalhar. Fiz um pouco de tudo: trabalhar num hostal, num projecto de voluntariado, fotografo de um evento, etc…

A primeira coisa que retiro é que tu tens várias casas e várias nacionalidades. Conheces os sítios mais profundamente e consegues entrar mais dentro da realidade do pais. É uma outra forma de viajar com um ritmo diferente. Gozas o prazer de voltares a mesma cama, de comprar as coisas na mesma loja e falares um pouco com os donos. Ou seja, sentes que pertences mais e consegues ver melhor os sonhos de cada pessoa. Também esse tempo a mais te faz ver melhor os defeitos do pais que estas a viver. Acabas por ter uma visão mais completa do sitio que estas a conhecer.

Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?

Eu diria impossível mais que difícil. Mas a escolher diria o “amanhecer” de lua no Parque Tayrona na Colômbia. Ficámos neste parque um dia a mais e resolvemos dormir na praia. Quando a lua subiu pelo mar com uma cor alaranjada pintou a paisagem tropical de forma mágica. Por tudo que essa noite representa para mim é sem dúvida a paisagem perfeita.

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »