🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

João Almeida – Rubrica: Quem viaja

João Leitão
Actualizado em 26 Outubro, 2016

Nesta entrevista temos o viajante João Almeida.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.

João Almeida – Perfil de Viajante

    Joao Almeida - Rubrica: Quem viaja

  • Nome completo: João Pedro Torres de Almeida
  • Profissão: Engenheiro Electrotécnico
  • Data de nascimento: 1977
  • Local de nascimento: Lisboa – Portugal
  • Local de residência: Sintra – Portugal
  • Quantos países já visitou: 28
  • Quantos continentes já visitou: 4
  • Maneira preferida de viajar: Depende do destino, e da vontade desse momento. Já viajei de todas as formas indicadas (excepto à boleia). Idem de autocaravana
  • Comida preferida: Portuguesa, e de comida vegetariana
  • Cor preferida: Castanho
  • Banda preferida: Sou uma pessoa ecléctica. No entanto tenho quase todos os cds de Buddha Bar
  • Fruta preferida: Morangos e bananas
  • Livro de viagem preferido: Todos que sejam relatos (ou “narrativas”) de viagens (Maria A. Avillez; J.L.Peixoto; G.Cadilhe; M.S.Tavares…)
  • Já se apaixonou por alguém em viagem? Não.
  • Você vive para viajar ou viaja para viver? Oscar Wilde disse um dia: “ Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” Entre muitas outras, eu tento contrariar esta afirmação, viajando e conhecendo novos povos e culturas.
  • Próximas viagens: Japão, China e Indonésia
  • Países onde não voltaria: Voltaria a todos eles. Todos tiveram momentos agradáveis e únicos
  • Países onde voltaria: Tailândia; Marrocos e Áustria
  • Países com melhor comida: Portugal, Índia e Tailândia
  • Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: República Checa
  • Hotel preferido: Samode Palace- Jaipur- India; Cruzeiro em Halong Bay no Vietname; Dormir nas dunas de Merzouga em Marrocos; Sun Island Resort nas Maldivas; Tribo Karen em Chiang Mai na Tailândia
  • Site / blog: www.facebook.com/groups/111200582241227/

João Almeida – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante

Fotografia Viagem de Joao Almeida
Fotografia Viagem de João Almeida

Joao Almeida Entrevista Viagens

João Almeida Entrevista Viagens

Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?

As viagens são o meu ponto de equilíbrio. Estão sempre presentes, quer seja em memória, na leitura de um relato de viagem, ou na preparação da próxima. Procuro conhecer novos povos e culturas, sentir os “cheiros” dos mercados, conhecer a sua história, as diferenças, contactar com o povo. A adrenalina torna-se intensa na preparação e na realização de qualquer viagem. Torna-se uma nova aventura a explorar.

Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:

Todas as viagens que realizei foram momentos marcados pela positiva, nomeadamente aquela onde ocorreu um contacto próximo com o seu povo. Destaco, entre outras: 1 mês de Autocaravana pela Europa e as suas várias peripécias; de 4×4 pelo contraste paisagístico de Marrocos; o convívio com as tribos da Tailândia (Chiang Mai) e do Vietname (Sapa); a experiência única do país que é a Índia … no geral qualquer país da Ásia, pelas suas fortes diferenças culturais.

Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?

Recomendo que comecem pelo nosso belo país: conheçam as praias do sul e a extensa costa que temos; as planícies alentejanas; as colinas de Lisboa; os monumentos nacionais; as cidades de Coimbra, Porto ou Braga; as aldeias históricas. Depois de aberto o apetite, todo um imenso mundo está lá fora à vossa espera… Só vivemos uma vez! Tudo fica cá, não levamos nada para a outra vida! (excepto alguns que acreditam que sim). Com as viagens aprendemos a conhecer outros povos, torna-nos mais cultos e tolerantes para com os outros, e a ver a vida com outros olhos.

Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:

Não tive ainda essa experiência. Não sabemos o dia de amanhã, e não está posta de parte essa ideia. Quem sabe se não venho um dia a concretizá-lo.

Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?

As cataratas do Niágara no Canadá pela sua imponência e força da natureza; ou p.ex. o acordar nas dunas do deserto de Marrocos e “observar” o silêncio em redor; ou mesmo estar numa das praias desertas e de difícil acesso na ilha de S. Tomé; ou navegar na baía de Halong no Vietname.

Vídeo de João Almeida em Hanói

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »