🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

João Matias – Rubrica: Quem viaja

João Leitão
Actualizado em 25 Outubro, 2016

Nesta entrevista temos o viajante João Matias.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.

João Matias – Perfil de Viajante

    Joao Matias - Rubrica: Quem viaja

  • Nome completo: João Ricardo Matias
  • Profissão: Desempregado
  • Data de nascimento: 1986
  • Local de nascimento: Coimbra – Portugal
  • Local de residência: Republic of Jamtland – Suécia
  • Quantos países já visitou: 26
  • Quantos continentes já visitou: 2
  • Maneira preferida de viajar: Boleia, barco, comboio e autocarro
  • Comida preferida: Gosto de tudo mas se tiver bacalhau melhor
  • Cor preferida: Preto
  • Banda preferida: hmm Muitas. Mas a musica electrónica é a minha favorita
  • Fruta preferida: Laranja
  • Livro de viagem preferido: Flash ou Le grand voyage, Charles Duchaussois
  • Já se apaixonou por alguém em viagem? sim, várias
  • Você vive para viajar ou viaja para viver? Vivo para viajar
  • Próximas viagens: Todos os paises e regiões autónomas que constituem a ex Républica federal da Jugoslavia e Grécia
  • Países onde não voltaria: Voltava a todos mas não faço tenção de voltar à cidade de Bratislava
  • Países onde voltaria: Portugal, Holanda e Turquia
  • Países com melhor comida: Portugal, Itália e a China?? (restaurantes chineses)
  • Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: Todos
  • Hotel preferido: Normalmente não frequento hoteis durante as minhas viajens. Botel Maastricht, Maastricht, Holanda
  • Site / blog: Não tem

João Matias – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante

Fotografia Viagem de Joao Matias
Fotografia Viagem de João Matias

Joao Matias Entrevista Viagens

João Matias Entrevista Viagens

Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?

A minha relação com as viagens começou muito cedo uma vez que durante a minha infância e adolescência frequentei os escuteiros o que me permitia mensalmente sair da zona de comforto da casa dos meus pais e ir acampar/acantonar aos fins de semana nos mais diversos sitios de Portugal com amigos ou seja a mochila estava sempre preparada. Quando estou a conhecer outros paises mais que ver monumentos, museus, atrações etc o que eu pretendo mais é conhecer e perceber a cultura, história, religião do pais através de interação e partilha com os nativos. Por exemplo se estou em frente a um monumento nacional em vez de olhar no guia o que é, prefiro perguntar a alguém que vai a passar na rua e assim aprender com ela o que signica para a cidade e seus habitantes.

Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:

Todas as viagens foram marcantes para mim de maneiras diferentes. Mas a que me marcou mais e me abriu novos horizontes foi sem dúvida a minha primeira viagem sozinho. Sempre tive o sonho de ir a Paris e tava sempre a perguntar a amigos se queriam ir, ao qual sempre me respondiam negativamente por diversos motivos. Um dia marquei o avião para Genebra e depois para Paris, preparei a mochila e a tenda e fui. O meu Inglês era fraquissimo ou nulo, não tinha nada marcado de estadias nem grande informação do que ver. Acampei 2 dias ao lado do lago Léman e 7 dias em Versailles, caminhei Paris norte-sul, este-oeste e foi brutal!!!

Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?

O único conselho que posso dar é se querem ir, vão!!! Hoje em dia é fácil uma vez que muitas fronteira estão abertas. Muitas pessoas dizem ou pensam que o factor económico as limita, mas hoje em dia existem as Low cost e couchsurfing ou airbnb entre outras, o que torna uma viagem mais económica. Já fiz uma viagem de 4 dias 3 noites a Madrid, partida de Coimbra por 120€ com tudo, e quando digo tudo foi o que eu gastei desde que sai de casa até chegar e não passei nenhuma necessidade.

Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:

Sim, Suécia. Estive basicamente a aprender a Lingua suéca, aprender como as pessoas pensam e agem uma vez que é uma cultura muito distante e diferente da Portuguesa, o que foi um grande choque ao inicio. Actualmente continua a ser o meu local de residência e desde que aqui estou aprendi a fazer ski, reaprendi a amar a natureza e passar mais tempo com ela e também e, sobretudo, aprendi a aplicar certos valores e princípios que infelizmente não existem em todas as pessoas na cultura Portuguesa.

Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?

Muitas mas 2 paisagens que ficaram e estarão sempre na minha memória é sem duvida alguma estar no topo de Åre (uma montanha/ski resort no norte centro da Suecia) com os skis nos pés e ir por ali abaixo ou no meio do lago Storsjö que tem uma área de 464 km² num veleiro e sem destino. Nessas alturas senti-me excepcionalmente livre.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »