🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

7 Dicas de como organizar a sua viagem na perfeição

João Leitão
Actualizado em 27 Junho, 2018
COMO ORGANIZAR VIAGEM

COMO ORGANIZAR VIAGEM

Viajar pressupõe um pouco de organização.

Mesmo para o mais livre dos viajantes, que nunca organiza nada, há sempre uma lista de coisas a fazer antes de viajar.

Apesar de só haver três coisas que você realmente precisa para sair e ir descobrir o Mundo (o passaporte, tempo e dinheiro), há ainda uma lista de coisas que você poderá ter em conta, para organizar uma viagem, seja viajando sozinho, com amigos ou família.

Nesta página você encontra:

  1. Que documentos de identificação levar
  2. Como escolher o destino de férias
  3. Como organizar mala de viagem
  4. Verificar condições de saúde
  5. Como comprar bilhete de avião
  6. Como encomendar um guia de viagem
  7. Como reservar alojamento Online
  8. 25 Dicas de Como tirar melhor partido da sua viagem

Dicas para organizar a sua viagem

1 - Documentos de identificação - Passaporte e Bilhete de Identidade
Passaporte do Brasil e Portugal

Passaporte do Brasil e Portugal

Se você é português e quer viajar pela União Europeia, então só precisa de levar consigo o bilhete de identidade ou cartão de cidadão. Em Julho de 2013 com a adesão da Croácia, a União Europeia passou a ter 28 Estados membros.

Você pode então viajar livremente sem passaporte nos seguintes países:

Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Todos os outros países do mundo você precisa de ter um passaporte válido. Há alguns países que é necessário um Visto de entrada prévio para se poder entrar. Dependendo do país, fazer um visto de viagem pode demorar de 2 até 20 dias úteis.

Se você é brasileiro e quer viajar pelo Mercosul, então só precisa levar consigo a sua cédula de identidade.

É assim desde Junho de 2008, em que turistas brasileiros, podem viajar livremente por todos os países do Mercado Comum do Sul, o Mercosul – sem passaporte nem visto de entrada.

Você pode então viajar livremente sem passaporte nos seguintes países:

a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. A Bolívia encontra-se em processo de adesão.

Todos os outros países do mundo você precisa de ter um passaporte válido. Há alguns países que é necessário um Visto de entrada prévio para se poder entrar. Dependendo do país, fazer um visto de viagem pode demorar de 2 até 20 dias úteis.

Tenho várias páginas acerca de vistos de viagem que lhe podem interessar.
2- Escolher o destino - Para onde ir de férias?
Onde ir de férias?

Onde ir de férias?

Definir metas e projectos de viagem é importante. Decidir para onde vai, depende de muitos factores, incluindo o seu gosto pessoal, segurança, temperatura e até custo de viagem.

Isto não quer dizer que você não decida o seu destino de viagem em cima da hora. Eu já por várias vezes fui até ao aeroporto e pedi um bilhete para o próximo país não interessa qual. Fiz isto 2 vezes – um fui parar a Barcelona outra a Berlim.

Bem, escolher um destino de viagem é uma tarefa muito vaga, pois tem todo o Mundo para escolher. Todos os continentes têm níveis de dificuldade diferentes, África por exemplo é o continente mais perigoso e mais difícil de viajar, sendo a Europa e América do Norte os mais fáceis. A Ásia e América Central e América do Sul deverão ter o mesmo grau de dificuldade.

Para os viajantes inexperientes, países como França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá não apresentam grande dificuldade de viagem, mas países como Afeganistão e Somália por exemplo, será só para viajantes mais seguros de si e com mais alguma experiência na estrada. Rapidamente tento fazer uma lista de países e dificuldade de viagem:

Países fáceis para viajar: Toda a União Europeia, Canadá e Estados Unidos da América, Turquia, Irão, Japão, Austrália e Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos, Omã, etc…
Países dificuldade média para viajar: Marrocos, Uzbequistão, Cazaquistão, Quirguistão, América Central e América do Sul, Rússia, Bielorrússia, Etiópia, Nepal, Ucrânia, China e Sudeste Asiático, África do Sul, Jordânia, etc…
Países difíceis para viajar: África Ocidental, África Central, África Oriental, e África Austral, Papua-Nova Guiné, Egipto, etc…
Países muito difíceis para viajar: República Democrática do Congo, Iraque, República Centro Africana, Nigéria, Mali, Chad, Níger, Iémen, Afeganistão, Síria, etc…
Países difíceis de conseguir visto de turismo: Arábia Saudita, Guiné Equatorial, Angola, Turcomenistão, Argélia, etc…
Países em Guerra ou em conflito armado: Afeganistão, Somália, México, Sudão, Síria, Iraque, Egipto, Colômbia, Iémen, Paquistão, Palestina e Israel, Indonésia, Índia, Coreia do Norte, Filipinas, Nigéria, Tailândia, Rússia, Líbia, Líbano, República Democrática do Congo, Guiné Bissau, República Centro Africana, Mali, Argélia, Níger, Chad.
Há ainda vários pontos e tipos de viagem que podemos escolher:

  • O que pretende fazer das suas férias?
  • Quer turismo de praia?
  • Cultura, museus e monumentos?
  • Deserto ou montanha?
  • País desenvolvido ou de 3ª Mundo?
  • Cidade ou rural?
  • Conduzir ou transportes públicos?
3 - Organizar mala de viagem - Dicas de como fazer a mochila
Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar a mala de viagem

Fazer a mala de viagem é a tarefa que requer mais preparação.

Porquê?

Por se não, você acaba por viajar com uma grande mala / mochila, cheia de coisas que realmente não precisa nem nunca vai usar durante a sua viagem.

Você duvida?

Veja só por exemplo:

– viajar independente pressupõe que você tenha liberdade, e liberdade, é sinónimo de autonomia.

Ou seja, viajar com uma mala que você nem consegue levantar não é muito lógico.

Você precisa de escolher bem, e levar consigo só o necessário, e assim carregar menos peso.

Ou seja, tente ter uma mochila ou mala de viagem que não passe os 15 quilos . Eu pessoalmente tenho uma mochila que não leva mais de 12 quilos muito cheia, mas, normalmente carrego entre 8 e 10 quilos.

Mas como carregar menos peso e organizar bem a sua mala de viagem?

Ideia principal é: Tenha uma mala que você possa levar consigo como bagagem de mão dentro dos aviões. Ou seja, será este o melhor modelo de mala de viagem, já que lhe dá autonomia de movimento e também, deixará de ter de esperar pela sua bagagem quando sai do avião.

Olhe, por exemplo, leve só um par de sapatos bons para caminhar e uns chinelos. Você vai de viagem, de certeza que poderá usar os mesmos sapatos, sapatilhas ou ténis durante um tempo.

Se você for dar a volta ao mundo, ou viajar por vários meses seguidos, quando os seus sapatos ficarem rotos ou velhos, simplesmente compre uns novos. É fácil e interessante andar às compras noutro país.

Outro factor importante é o de lavar a roupa. Se você for de viagem 2 semanas, então levará roupa lavada para cada dia das suas férias?

Não pode…

Você tem que aprender a lavar a sua roupa no hotel, ou, a maior parte dos hotéis, pensões, hostels e pousadas têm servido de lavandaria.

Ou seja, organize a sua roupa para cada semana você lavar o que usou e tem sujo na mala.

Eu pessoalmente lavo a minha roupa interior, todos os dias, ou seja, não transporto mais de 3 dias de roupa interior, porque tenho sempre lavada.

Tenho uma página muito completa acerca de como lavar a roupa em viagem.

Coisas úteis em viagem: ficha tripla / Tê – extensão ou Benjamim, para carregar o seu computador, telemóvel / celular e bateria da máquina fotográfica ao mesmo tempo. Se você só tiver uma tomada de electricidade no seu quarto de hotel, e tiver 3 coisas para carregar esta á uma excelente solução.

Frascos de champô pequenos. Melhor que andar carregado com frascos de meio litro. Isto aplica-se a todos os frascos e bisnagas de cosmética. Compre pequeno, dentro dos valores permissíveis para entrar no avião com bagagem de mão. Estes frascos duram várias semanas e quando você usar tudo, vá a um supermercado e compre de novo.

Mala ou mochila?

A mochila tem a particularidade de você poder distribuir o peso pelas costas. Enquanto que uma mala de viagem você leva sempre num só braço, e passado algum tempo deixa de ser confortável para viajar. Ter uma mochila forte, com vários compartimentos e de uma marca boa, faz com que você tire melhor partido da viagem.

Tenho uma página muito completa acerca de como fazer a mala de viagem.
4- verificar condições de saúde - Vacinas e conselhos de saúde em viagem
Saude em Viagem

Saude em Viagem

A sua saúde é o que mais importante você tem. Seja em viagem ou em casa.

Adoecer em viagem estraga os seus planos, por isso cuide de si.

É importante ter uma lista de vacinas aconselhadas para viajar. Algumas destas vacinas você já tem, mas normalm

ente as vacinas importantes e que você deve ter em dia são a da febre amarela, cólera, difteria, encefalite japonesa, hepatite A, hepatite B, gripe, raiva, tétano e febre tifóide.

A vacina da febre amarela dá direito a uma pequena caderneta de comprovativo, da qual você deverá sempre guardar consigo, pois nalguns países do mundo, esta vacina é obrigatória para entrar.

Na sua mochila, tenha sempre à mão uns anti-gripais e comprimidos para parar diarreia. Se for para países tropicais leve comprimidos contra a malária em stand-by, ou seja, para serem tomados se você tiver os sintomas; ou, tome os comprimidos e faça a profilaxia da malária / paludismo antes de viajar.

Visite o site de Saúde do Viajante aqui: Consulta de Saúde do Viajante.

Antes de viajar vá tratar dos seus dentes, ou então faça um simples check-up para ver se está tudo em ordem. Não quer surpresas de um dente doído durante a viagem.

Durante o tempo de viagem tome um complexo vitaminico, sempre bom para lhe fortalecer o sistema. Se viajar durante muitos meses, tome uma embalagem de vitaminas cada 4 meses. Estas são fáceis de comprar em qualquer farmácia em todos os países do mundo.

Ter um Seguro de viagem é muito importante para viajar tranquilamente, sabendo que tudo o que fazemos ou temos connosco está segurado e que poderemos sempre ser reembolsados se alguma coisa menos boa acontecer.

Os seguros de viagem cobrem perda, roubo ou extravio de documentos, roubo de material e bagagem, atraso e perda de voos, despesas médicas, etc.

Eu tenho uma página muito completa em como fazer um seguro de viagem.
5- Comprar bilhete de avião
Comprar bilhete de aviao

Comprar bilhete de avião

Ora aqui está o que muita gente gosta de fazer.

Esta é uma das partes favoritas da viagem para muitos viajantes.

Como comprar um bilhete de avião é fácil.

O mais importante é você não comprar o seu bilhete através de uma agência de viagens. Simplesmente você não precisa deles, pois pode comprar directamente na Internet, escapando assim pagar a comissão que eles cobram por esse serviço.

O preço que você paga por um bilhete de avião depende do tempo e paciência que você tem.

Se você não se preocupa com o preço e não se importa de pagar mais caro, então realmente não é preciso grande organização para comprar um bilhete de avião.

Por outro lado, se você não gosta de esbanjar dinheiro, e não se importa de perder umas 2 ou 3 horas a procurar o seu bilhete de avião com destino, data e preço perfeito, então você terá o fruto de pagar mais barato pelo mesmo bilhete.

Como?

Simplesmente porque às vezes, os preços variam de companhias aéreas, dias da semana, se compra o bilhete com antecedência, ou se faz escala, etc…

Veja também:

6- Encomendar um guia de viagem
Guia Lonely Planet

Guia Lonely Planet

Há dois livros guias de viagem que eu gosto e acho muito úteis.

Os Dorling Kindersley e Lonely Planet.

Se você comprar um destes livros poderá ter consigo um guia de viagem, aprender sobre a cultura e história dos locais onde viaja, e, ter ainda informação prática de viagem como melhores destinos, o que visitar, alojamento e restaurantes.

Na verdade os dois complementam-se. Um tem imensa informação histórica, fotos, diagramas e desenhos explicativos, e o outro tem muita informação prática de viagem. Se comprar os dois vai muito bem servido.

7- Reservar alojamento Online - Hotel / Hostel / Pousada
Site para encontrar hoteis - booking.com

Site para encontrar hoteis – booking.com

Eu aconselho sempre a marcar hotel para a primeira e segunda noite na cidade onde você chega de avião. Assim terá o conforto de já saber onde vai dormir, e, ambientar-se ao novo país de uma maneira mais organizada e segura.

Se você gosta de ter tudo certinho e os hotéis todos marcados, então use o site Booking.com para pesquisar e reservar online. Este site tem promoções sazonais e há hotéis que fazem “web specials” com até 50% de desconto. Muito bom.

Para os mochileiros, uma boa solução de reservar um hostel online é no site Hostelworld.com. Lembre-se que há cidades que durante a época alta é muito difícil conseguir uma cama num hostel assim em cima da hora. Reserve com antecedência. Cidades que enchem são Roma, Veneza, Reykjavík, Nova Iorque, Madrid e Paris por exemplo.

E pronto, espero que estas dicas de ajuda em como organizar viagem tenham sido úteis. Se você tiver algo a acrescentar, por favor deixe um comentário no fundo desta página. As suas ideias serão bem-vindas. Boa viagem!

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »