🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Como organizar a sua viagem na perfeição

Actualizado em 6 Maio, 2017
Como organizar a sua viagem

Como organizar a sua viagem

Viajar pressupõe um pouco de organização.

Mesmo para o mais livre dos viajantes, que nunca organiza nada, há sempre uma lista de coisas a fazer antes de viajar.

Apesar de só haver três coisas que você realmente precisa para sair e ir descobrir o Mundo (o passaporte, tempo e dinheiro), há ainda uma lista de coisas que você poderá ter em conta, para organizar uma viagem, seja viajando sozinho, com amigos ou família.

Nesta página você encontra:

• Que documentos de identificação levar
• Como escolher o destino de férias
• Como organizar mala de viagem
• Verificar condições de saúde
• Como comprar bilhete de avião
• Como encomendar um guia de viagem
• Como reservar alojamento Online
• 25 Dicas de Como tirar melhor partido da sua viagem

1 - Documentos de identificação - Passaporte e Bilhete de Identidade
Passaporte do Brasil e Portugal

Passaporte do Brasil e Portugal

Se você é português e quer viajar pela União Europeia, então só precisa de levar consigo o bilhete de identidade ou cartão de cidadão. Em Julho de 2013 com a adesão da Croácia, a União Europeia passou a ter 28 Estados membros.

Você pode então viajar livremente sem passaporte nos seguintes países:

Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Todos os outros países do mundo você precisa de ter um passaporte válido. Há alguns países que é necessário um Visto de entrada prévio para se poder entrar. Dependendo do país, fazer um visto de viagem pode demorar de 2 até 20 dias úteis.

Se você é brasileiro e quer viajar pelo Mercosul, então só precisa levar consigo a sua cédula de identidade.

É assim desde Junho de 2008, em que turistas brasileiros, podem viajar livremente por todos os países do Mercado Comum do Sul, o Mercosul – sem passaporte nem visto de entrada.

Você pode então viajar livremente sem passaporte nos seguintes países:

a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. A Bolívia encontra-se em processo de adesão.

Todos os outros países do mundo você precisa de ter um passaporte válido. Há alguns países que é necessário um Visto de entrada prévio para se poder entrar. Dependendo do país, fazer um visto de viagem pode demorar de 2 até 20 dias úteis.

Tenho várias páginas acerca de vistos de viagem que lhe podem interessar.
2- Escolher o destino - Para onde ir de férias?
Onde ir de férias?

Onde ir de férias?

Definir metas e projectos de viagem é importante. Decidir para onde vai, depende de muitos factores, incluindo o seu gosto pessoal, segurança, temperatura e até custo de viagem.

Isto não quer dizer que você não decida o seu destino de viagem em cima da hora. Eu já por várias vezes fui até ao aeroporto e pedi um bilhete para o próximo país não interessa qual. Fiz isto 2 vezes – um fui parar a Barcelona outra a Berlim.

Bem, escolher um destino de viagem é uma tarefa muito vaga, pois tem todo o Mundo para escolher. Todos os continentes têm níveis de dificuldade diferentes, África por exemplo é o continente mais perigoso e mais difícil de viajar, sendo a Europa e América do Norte os mais fáceis. A Ásia e América Central e América do Sul deverão ter o mesmo grau de dificuldade.

Para os viajantes inexperientes, países como França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá não apresentam grande dificuldade de viagem, mas países como Afeganistão e Somália por exemplo, será só para viajantes mais seguros de si e com mais alguma experiência na estrada. Rapidamente tento fazer uma lista de países e dificuldade de viagem:

Países fáceis para viajar: Toda a União Europeia, Canadá e Estados Unidos da América, Turquia, Irão, Japão, Austrália e Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos, Omã, etc…
Países dificuldade média para viajar: Marrocos, Uzbequistão, Cazaquistão, Quirguistão, América Central e América do Sul, Rússia, Bielorrússia, Etiópia, Nepal, Ucrânia, China e Sudeste Asiático, África do Sul, Jordânia, etc…
Países difíceis para viajar: África Ocidental, África Central, África Oriental, e África Austral, Papua-Nova Guiné, Egipto, etc…
Países muito difíceis para viajar: República Democrática do Congo, Iraque, República Centro Africana, Nigéria, Mali, Chad, Níger, Iémen, Afeganistão, Síria, etc…
Países difíceis de conseguir visto de turismo: Arábia Saudita, Guiné Equatorial, Angola, Turcomenistão, Argélia, etc…
Países em Guerra ou em conflito armado: Afeganistão, Somália, México, Sudão, Síria, Iraque, Egipto, Colômbia, Iémen, Paquistão, Palestina e Israel, Indonésia, Índia, Coreia do Norte, Filipinas, Nigéria, Tailândia, Rússia, Líbia, Líbano, República Democrática do Congo, Guiné Bissau, República Centro Africana, Mali, Argélia, Níger, Chad.
Há ainda vários pontos e tipos de viagem que podemos escolher:

  • O que pretende fazer das suas férias?
  • Quer turismo de praia?
  • Cultura, museus e monumentos?
  • Deserto ou montanha?
  • País desenvolvido ou de 3ª Mundo?
  • Cidade ou rural?
  • Conduzir ou transportes públicos?
Descansar e relaxar numa praia paradisíaca deitado numa rede

Descansar e relaxar numa praia paradisíaca deitado numa rede

3 - Organizar mala de viagem - Dicas de como fazer a mochila
Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar a mala de viagem

Fazer a mala de viagem é a tarefa que requer mais preparação.

Porquê?

Por se não, você acaba por viajar com uma grande mala / mochila, cheia de coisas que realmente não precisa nem nunca vai usar durante a sua viagem.

Você duvida?

Veja só por exemplo:

– viajar independente pressupõe que você tenha liberdade, e liberdade, é sinónimo de autonomia.

Ou seja, viajar com uma mala que você nem consegue levantar não é muito lógico.

Você precisa de escolher bem, e levar consigo só o necessário, e assim carregar menos peso.

Ou seja, tente ter uma mochila ou mala de viagem que não passe os 15 quilos . Eu pessoalmente tenho uma mochila que não leva mais de 12 quilos muito cheia, mas, normalmente carrego entre 8 e 10 quilos.

Mas como carregar menos peso e organizar bem a sua mala de viagem?

Ideia principal é: Tenha uma mala que você possa levar consigo como bagagem de mão dentro dos aviões. Ou seja, será este o melhor modelo de mala de viagem, já que lhe dá autonomia de movimento e também, deixará de ter de esperar pela sua bagagem quando sai do avião.

Olhe, por exemplo, leve só um par de sapatos bons para caminhar e uns chinelos. Você vai de viagem, de certeza que poderá usar os mesmos sapatos, sapatilhas ou ténis durante um tempo.

Se você for dar a volta ao mundo, ou viajar por vários meses seguidos, quando os seus sapatos ficarem rotos ou velhos, simplesmente compre uns novos. É fácil e interessante andar às compras noutro país.

Outro factor importante é o de lavar a roupa. Se você for de viagem 2 semanas, então levará roupa lavada para cada dia das suas férias?

Não pode…

Você tem que aprender a lavar a sua roupa no hotel, ou, a maior parte dos hotéis, pensões, hostels e pousadas têm servido de lavandaria.

Ou seja, organize a sua roupa para cada semana você lavar o que usou e tem sujo na mala.

Eu pessoalmente lavo a minha roupa interior, todos os dias, ou seja, não transporto mais de 3 dias de roupa interior, porque tenho sempre lavada.

Tenho uma página muito completa acerca de como lavar a roupa em viagem.

Coisas úteis em viagem: ficha tripla / Tê – extensão ou Benjamim, para carregar o seu computador, telemóvel / celular e bateria da máquina fotográfica ao mesmo tempo. Se você só tiver uma tomada de electricidade no seu quarto de hotel, e tiver 3 coisas para carregar esta á uma excelente solução.

Frascos de champô pequenos. Melhor que andar carregado com frascos de meio litro. Isto aplica-se a todos os frascos e bisnagas de cosmética. Compre pequeno, dentro dos valores permissíveis para entrar no avião com bagagem de mão. Estes frascos duram várias semanas e quando você usar tudo, vá a um supermercado e compre de novo.

Mala ou mochila?

A mochila tem a particularidade de você poder distribuir o peso pelas costas. Enquanto que uma mala de viagem você leva sempre num só braço, e passado algum tempo deixa de ser confortável para viajar. Ter uma mochila forte, com vários compartimentos e de uma marca boa, faz com que você tire melhor partido da viagem.

Tenho uma página muito completa acerca de como fazer a mala de viagem.
4- verificar condições de saúde - Vacinas e conselhos de saúde em viagem

A sua saúde é o que mais importante você tem. Seja em viagem ou em casa.

Adoecer em viagem estraga os seus planos, por isso cuide de si.

É importante ter uma lista de vacinas aconselhadas para viajar. Algumas destas vacinas você já tem, mas normalm

Saude em Viagem

Saude em Viagem

ente as vacinas importantes e que você deve ter em dia são a da febre amarela, cólera, difteria, encefalite japonesa, hepatite A, hepatite B, gripe, raiva, tétano e febre tifóide.

A vacina da febre amarela dá direito a uma pequena caderneta de comprovativo, da qual você deverá sempre guardar consigo, pois nalguns países do mundo, esta vacina é obrigatória para entrar.

Na sua mochila, tenha sempre à mão uns anti-gripais e comprimidos para parar diarreia. Se for para países tropicais leve comprimidos contra a malária em stand-by, ou seja, para serem tomados se você tiver os sintomas; ou, tome os comprimidos e faça a profilaxia da malária / paludismo antes de viajar.

Visite o site de Saúde do Viajante aqui: Consulta de Saúde do Viajante.

Antes de viajar vá tratar dos seus dentes, ou então faça um simples check-up para ver se está tudo em ordem. Não quer surpresas de um dente doído durante a viagem.

Durante o tempo de viagem tome um complexo vitaminico, sempre bom para lhe fortalecer o sistema. Se viajar durante muitos meses, tome uma embalagem de vitaminas cada 4 meses. Estas são fáceis de comprar em qualquer farmácia em todos os países do mundo.

Ter um Seguro de viagem é muito importante para viajar tranquilamente, sabendo que tudo o que fazemos ou temos connosco está segurado e que poderemos sempre ser reembolsados se alguma coisa menos boa acontecer.

Os seguros de viagem cobrem perda, roubo ou extravio de documentos, roubo de material e bagagem, atraso e perda de voos, despesas médicas, etc.

Eu tenho uma página muito completa em como fazer um seguro de viagem.
5- Comprar bilhete de avião
Comprar bilhete de aviao

Comprar bilhete de avião

Ora aqui está o que muita gente gosta de fazer.

Esta é uma das partes favoritas da viagem para muitos viajantes.

Como comprar um bilhete de avião é fácil.

O mais importante é você não comprar o seu bilhete através de uma agência de viagens. Simplesmente você não precisa deles, pois pode comprar directamente na Internet, escapando assim pagar a comissão que eles cobram por esse serviço.

O preço que você paga por um bilhete de avião depende do tempo e paciência que você tem.

Se você não se preocupa com o preço e não se importa de pagar mais caro, então realmente não é preciso grande organização para comprar um bilhete de avião.

Por outro lado, se você não gosta de esbanjar dinheiro, e não se importa de perder umas 2 ou 3 horas a procurar o seu bilhete de avião com destino, data e preço perfeito, então você terá o fruto de pagar mais barato pelo mesmo bilhete.

Como?

Simplesmente porque às vezes, os preços variam de companhias aéreas, dias da semana, se compra o bilhete com antecedência, ou se faz escala, etc…

Veja também:

6- Encomendar um guia de viagem
Guia Lonely Planet

Guia Lonely Planet

Há dois livros guias de viagem que eu gosto e acho muito úteis.

Os Dorling Kindersley e Lonely Planet.

Se você comprar um destes livros poderá ter consigo um guia de viagem, aprender sobre a cultura e história dos locais onde viaja, e, ter ainda informação prática de viagem como melhores destinos, o que visitar, alojamento e restaurantes.

Na verdade os dois complementam-se. Um tem imensa informação histórica, fotos, diagramas e desenhos explicativos, e o outro tem muita informação prática de viagem. Se comprar os dois vai muito bem servido.

7- Reservar alojamento Online - Hotel / Hostel / Pousada
Site para encontrar hoteis - booking.com

Site para encontrar hoteis – booking.com

Eu aconselho sempre a marcar hotel para a primeira e segunda noite na cidade onde você chega de avião. Assim terá o conforto de já saber onde vai dormir, e, ambientar-se ao novo país de uma maneira mais organizada e segura.

Se você gosta de ter tudo certinho e os hotéis todos marcados, então use o site Booking.com para pesquisar e reservar online. Este site tem promoções sazonais e há hotéis que fazem “web specials” com até 50% de desconto. Muito bom.

Para os mochileiros, uma boa solução de reservar um hostel online é no site Hostelworld.com. Lembre-se que há cidades que durante a época alta é muito difícil conseguir uma cama num hostel assim em cima da hora. Reserve com antecedência. Cidades que enchem são Roma, Veneza, Reykjavík, Nova Iorque, Madrid e Paris por exemplo.

E agora 25 Dicas de Como tirar melhor partido da sua viagem.

Como tirar melhor partido da sua viagem

1- Faça a sua Pesquisa

Antes de fazer uma viagem, faça sempre uma pesquisa sobre o seu destino, onde ficará a dormir, que tipo de transportes existem e outras informações básicas. Através da Internet é possível conhecer melhor o destino escolhido através de imagens ou vídeos.

2- Aprenda algumas frases na língua local

Aprenda a cumprimentar e a despedir-se no idioma local. Vai permitir-lhe quebrar algumas barreiras de comunicação, pois mesmo que haja dificuldade de uma comunicação fluída, existe uma empatia entre o turista e de quem o recebe. Em qualquer parte do Mundo, quem levar um sorriso e algumas palavras, tem a vida facilitada.

3- Esteja confortável

Leve o indispensável para a sua viagem. Não vá carregado com objectos desnecessários e com malas enormes. É fundamental poder movimentar-se livremente, sem grande peso tal como é bastante importante usar vestuário e calçado que sejam extremamente confortáveis de forma a que se sinta sempre bem.

4- Siga os seus interesses

Tem paixões ou hobbies como a fotografia ou a música? Faça uma pesquisa na Internet ou nos postos de turismo locais e vá ao encontro das actividades que gosta. Irá conhecer pessoas novas na sua área de interesse de forma a apreciar melhor a cultura e os hábitos do país escolhido.

5- Viva a vida dos locais

Seja versátil nas suas escolhas, vá para além de um turista comum. Viva momentos diferentes da oferta turística convencional, por exemplo, coma em restaurantes típicos e conviva com os moradores. Aventure-se por bairros desconhecidos e desfrute de momentos que irão tornar a sua viagem muito mais especial.

6- Respeite a cultura local

Tenha uma mente aberta relativamente ao país que visita. Não entre na tentação de comparar os seus costumes com outras culturas diferentes da sua. É essencial compreender outros hábitos e formas de vida para poder contemplar no seu pleno a sua beleza.

7- Como usar o seu dinheiro

Aproveite a oferta local para gastar menos dinheiro, visite os mercados e o comércio tradicional. É um bom truque para quem gosta de participar em actividades mais arrojadas, como andar de balão quente ou um salto de para-quedas, podendo assim, aproveitar as vivências mais locais e as actividades direccionadas aos turistas.

8- Momento de um simples desfrutar

Dê importância a momentos em que não é de um típico turista. Sente-se numa esplanada de uma cidade ou no cimo de um monte, desfrute da beleza daquele local ou faça uma caminhada num parque urbano. A ideia é absorver a energia do seu destino turístico.

9- Participe num evento cultural local

Pesquise na Internet actividades realizadas no local turístico que irá visitar e participe num evento que lhe chame a atenção. Pode aprender a língua local ou participar em workshops de culinária tal como fazer passeios educativos e aproveitar para fazer uso da sua máquina fotográfica enquanto aprende mais sobre o país eleito.

10- O dia começa de manhã

Levante-se cedo da cama e viva a movida dos habitantes locais como se de um deles se tratasse. Participe nos seus rituais únicos tal como ir ao mercado local, tomar o pequeno-almoço nos cafés presentes no local eleito para passar as suas férias e sinta a dinâmica vivida no local. É uma óptima forma de compreender a forma de viver de um povo através dos seus hábitos e costumes.

11- Use transportes públicos

Ao utilizar os transportes públicos irá ter oportunidade de conhecer de uma forma mais genuína o local visitado. Pode ser inicialmente confuso mas depois é algo que vale a pena viver pois permitir-lhe-á conhecer melhor a localidade.

12- Ande a pé!

Uma óptima maneira de conhecer e explorar o destino eleito é caminhar entre os pontos turísticos de referência. Desta forma, mistura-se com os locais e é um bom pretexto para fazer algum exercício físico.

13- Deixe-se levar!

O melhor amigo do turista é sem dúvida o mapa, no entanto é fundamental deixar-se levar pelo sabor do vento e simplesmente perder-se! Envolva-se com os locais, peça-lhes indicações, aventure-se nos transportes públicos. Deixe-se ir…

14- Comunique com os habitantes locais

Contando que haja um entendimento linguístico, envolva-se com os locais e pergunte-lhes quais os locais ex-libris a visitar, os melhores restaurantes a conhecer e tudo aquilo que diferencie do roteiro turístico convencional.

Mulher indígena lavando o seu cachorro no Rio Negro

Mulher indígena lavando o seu cachorro no Rio Negro no Amazonas, Brasil

15- Não controle a sua viagem ao máximo

Seja flexível em todos os momentos na sua viagem, os planos podem sempre mudar. Não se preocupe, planear faz parte da viagem mas os imprevistos é que vão dar um sabor diferente a esta aventura. Deixe-se ir ao sabor do vento!

16- Escreva sobre a sua experiência

Faça um relato diário do que viveu no país eleito. O melhor complemento da fotografia, para mais tarde recordar!

17- Experimente a comida local

Delicie-se com a comida típica nas bancas de rua ou em restaurantes típicos e conheça a cultura gastronómica local. Este ponto é fundamental para conhecer melhor as características de um povo.

18- Seja um habitué

Encontre estabelecimentos com que se identifique e frequente com regularidade. Vai criar uma empatia com os anfitriões e fazer grandes amigos.

19- Participe em eventos gratuitos

Pesquise na Internet por eventos gratuitos, pode configurar Alertas Google que lhe actualizará sobre notícias e eventos sobre o destino turístico eleito ou o TripAdvisor que irá dar-lhe as melhores ideias para desfrutar na sua visita.

20- Visite Museus

Tire algum tempo específico para fazer algo cultural no país que visita. Visite um Museu ou uma galeria de arte e aprecie as colecções de arte.

Barcos dhow no Museu Marítimo do Kuwait

Barcos dhow no Museu Marítimo do Kuwait

21- Teste os seus limites

Mude o rumo turístico habitual e faça algo que seja excitante. Ao visitar um país diferente, aproveite para ter experiências únicas e especiais.

22- Tenha sempre a câmara à mão

Através da fotografia, registe grandes momentos e paisagens da sua viagem! Tenha sempre a sua câmara preparada! Não se esqueça, verifique a bateria, descarregue o cartão de memória e limpe a lente. Para mais tarde recordar!

Dentro da Basílica de São Pedro no Vaticano

Dentro da Basílica de São Pedro no Vaticano

23- Cuide de si e da sua Saúde

Seja amigo do seu corpo quando decide viajar. Boas noite de sono, uma boa alimentação e uma boa hidratação são essenciais para uma viagem tranquila para a sua Saúde e livre de problemas.

24- Viaje sempre que for possível!

Viajar é um óptimo investimento. Desde a longas viagens aos pequenos fins de semana, todas são extremamente importantes para a sua realização pessoal. Invista mais!

25- Use e abuse da paciência!

Seja uma pessoa paciente. Viajar com algum tipo de ressentimentos pode ser meio caminho andado para lhe arruinar toda a viagem. Seja tolerante com as situações que surgirem e veja o lado positivo.

E pronto, espero que estas dicas de ajuda em como organizar viagem tenham sido úteis. Se você tiver algo a acrescentar, por favor deixe um comentário no fundo desta página. As suas ideias serão bem-vindas.

Boa viagem!

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »