🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Roteiro de Viagem de carro Itália e San Marino – Veneza a Roma

Actualizado em 6 Maio, 2017

Procura um roteiro para viajar de carro por Itália?

Roteiro de Viagem de carro por Itália e San Marino – Veneza a Roma

Roteiro de Viagem de carro por Itália e San Marino – Veneza a Roma – Roteiro de Viagem de carro por Itália e San Marino – Veneza a Roma

Guia de Viagem de carro de Veneza a Roma

Itália é, possivelmente, o sonho de qualquer viajante.

Para quem procura história, cozinha de renome, pessoas simpáticas e música animada, Itália é um dos destinos mais empolgantes e românticos na Europa.

Numa das minhas viagens a Itália viajei de avião até Veneza e depois regressei a partir de Roma. Aluguei um carro em Veneza e maravilhei-me numa fabulosa viagem por 1255 km de estrada até Roma, passando por San Marino – um dos Estados Independentes mais pequenos do mundo.

É muito fácil conduzir (dirigir) em Itália porque as estradas são boas e há sinalização por toda a parte.

Viagem de carro de Veneza a Roma

Mapa da viagem de carro

Mapa da viagem de carro

Itinerário da viagem: Veneza, Ferrara, Ravenna, San Marino, Urbino, Foligno, Assisi (São Francisco de Assis), Amalfi, Positano, Pompeia, Roma e Vaticano.

Distância de Veneza a Roma = 1255 km

Viajar por Itália sem passar pela vasta herança histórica é quase impossível. Esta parte da Europa foi o berço da civilização Etrusca, da grandiosa Grécia, do Império Romano, da Santa Sé, das Repúblicas Marítimas, do Humanismo e do Renascimento.

Quanto tempo demora para fazer esta viagem por estrada?

Isso depende de si. Este itinerário pode ser totalmente reajustado às suas preferências e à sua velocidade. Eu fiz em 10 dias, o que é suficiente uma vez que as distâncias entre cidades não são grandes, e também viajei directo de Assisi até Amalfi. Se decidir fazer esta viagem em 2 semanas pode visitar outros lugares pelo caminho. Esta foi simplesmente a minha escolha pessoal.

Itália & San Marino de carro – viagem de Veneza a Roma

A conduzir em Itália e San Marino

A conduzir em Itália & San Marino

Como de costume não organizei nenhum itinerário antes da minha viagem a Itália.

Sabia que queria visitar San Marino, a costa de Amalfi e Pompeia.

Marquei então 5 pontos no meu mapa: 1 – Veneza (partida), 2 – San Marino, 3 – Amalfi, 4 – Pompeia e 5 – Roma (chegada). Os outros destinos surgiram de forma natural.

1-Veneza

Paragem de Gôndolas no Grande Canal de Veneza

Paragem de Gôndolas no Grande Canal de Veneza

Veneza foi fundada por volta do ano 528 e foi a capital da República de Veneza durante 11 séculos, desde 697 até 1797. Como se situa num lago entre o estuário de Po e o Rio Piave, Veneza é conhecida por essa característica especial, bem como pela sua arquitectura e legado cultural. Veneza e o seu lago estão classificados como Património Mundial da UNESCO.

2-Ferrara

Distância de Veneza a Ferrara = 118 km.
Castelo Estense em Ferrara

Castelo Estense em Ferrara

A cidade de Ferrara surgiu no século XIV quando era governada pela família Este. Visitei o Castelo de Estense, a Catedral e outros sítios bonitos na cidade. A não perder um passeio a pé pelas ruas históricas da cidade. Ferrara é a cidade do Renascimento e o delta do Po pertence ao Património Mundial da UNESCO.

3-Ravenna

Distância de Ferrara a Ravenna = 88km.
Piazza del Popolo em Ravenna

Piazza del Popolo em Ravenna

Ravenna é uma cidade histórica com bonitos monumentos. A cidade é famosa pelos seus monumentos Bizantinos com um conjunto único de mosaicos da Idade Média. A Piazza del Popolo, no centro da cidade, é muito bonita. Os Monumentos mais antigos da cidade de Ravenna estão inscritos na lista do Património da UNESCO.

4-San Marino

Distância de Ravenna a San Marino = 77 km.
Fortaleza de Guaita em San Marino

Fortaleza de Guaita em San Marino

San Marino é um dos países mais pequenos do mundo (o 5º mais pequeno); o estado soberano mais antigo do mundo; a república mais antiga do mundo (desde por volta do ano 300); um dos maiores PIB’s, com a taxa de desemprego mais baixa de todos os países europeus. Será que San Marino é um sítio estranho? Não! Na realidade parece-se com Itália. Ao contrário dos Reinos de Gênova e Veneza, San Marino conseguiu manter a sua autonomia em relação a Itália. A cidade de San Marino – a capital – é uma povoação medieval construída nas colinas do Monte Titano, fazendo a paisagem provavelmente o melhor de San Marino. O centro histórico de San Marino e o Monte Titano estão inscritos na lista de Património Mundial da UNESCO.

5-Urbino

Distância de San Marino a Urbino = 80 km.
Palácio Ducal de Urbino

Palácio Ducal de Urbino

Urbino foi uma grande surpresa para mim durante a minha viagem por estrada em Itália. Adorei. Pelas casas típicas em tijolo e o magnífico Palácio Ducal valeu bem a minha visita a Urbino. A cidade desenvolveu-se como o maior centro militar e cientifico durante o Renascimento. A Galleria Nazionalle delle Marche tem obras de pintores famosos como Pierro della Francesca, Rafael, Ticiano, Pedro Berruguete e Paolo Uccello. Um dos locais que gostei mais foi o Oratório de São João Batista com frescos de Lorenzo Salimbeni, do século XV. O centro histórico de Urbino faz parte do Património Mundial da UNESCO.

6-Foligno

Distância de Urbino a Foligno = 115 km.
Praça da República em Foligno

Praça da República em Foligno

A caminho de Assisi (São Francisco de Assis), a cidade de Foligno chamou-me a atenção. Decidi então ir até à cidade e explorar o centro histórico durante algumas horas. Devido a festividades todas as ruas estavam enfeitadas com flores e bandeiras medievais. Apesar da cidade ter sofrido muitos danos devido a inúmeros terramotos ao longo da sua história, a cidade está muito bem preservada e os edifícios pareceram-me intactos.

7-Monte Subásio

Distância de Foligno ao Monte Subásio = 22 km.
Pôr-do-sol do cimo do Monte Subásio

Pôr-do-sol do cimo do Monte Subásio

O Monte Subásio é um dos cumes da Cordilheira dos Apeninos, com 1290 metros. A cidade mais famosa na encosta da montanha é Assisi. Como demorou muito a viagem entre Urbino e Assisi, decidi subir à montanha para ver o pôr-do-sol. Uma vista fantástica sobre Assisi e com muitos cavalos e pássaros.

8-Assisi (São Francisco de Assis)

Distância de Monte Subásio a Assisi = 6 km.
Vista de Assisi em Itália

Vista de Assisi em Itália

Assisi é famosa pelos monumentos medievais e por ter sido o local de nascimento e morte de Francisco de Assis, um dos maiores santos da Igreja Católica. A Piazza del Comune, o templo de Minerva, a Basílica de Santa Chiara e a Basílica de San Francesco são os principais monumentos para se visitar na cidade. Explorei a fundo todo o centro histórico, fui a várias igrejas e claro, à Basílica de San Francesco com o místico e incrível túmulo de São Francisco na cripta. Assisi, pela Basílica de San Francesco e outros importantes locais Franciscanos, está inscrita na lista do Património da UNESCO.

9-Amalfi

Distância de Assisi a Amalfi = 410 km.
Catedral e Duomo de Amalfi

Catedral e Duomo de Amalfi

Amalfi fica no Golfo de Salerno no Mar Tirreno. Gostei mesmo desta pequena cidade costeira italiana. Entre o século IX e XII Amalfi era um dos principais portos europeus. Devido às suas características geográficas esta vila foi muito importante e os monumentos são uma prova disso. Dentro da cripta da Catedral podemos visitar o Santuário de Santo André com as suas relíquias, trazidas de Constantinopla em 1206.

10-Costa Amalfitana

Magnifica Costa de Amalfi em Itália

Magnifica Costa de Amalfi em Itália

A Costa de Amalfi é composta por falésias escarpadas e é, sem dúvida, um dos locais mais bonitos em Itália. Conduzir de Amalfi até Positano é fantástico e apesar da estrada ser estreita aconselho a parar pelo caminho para tirar fotografias. A Costiera Amalfitana (Costa Amalfitana) está inscrita como Património Mundial da UNESCO.

11-Positano

Distância de Amalfi a Positano = 19 km.
Bonita vista de Positano

Bonita vista de Positano

Positano é, provavelmente, a vila mais encantadora de toda a Costa de Amalfi. Olhando ao longe já dá para antever o que iremos encontrar: uma elegante vila italiana onde a paisagem do Mar Mediterrâneo e das montanhas combinam na perfeição com as ruas íngremes.

12-Zona Arqueológica de Pompeia

Distância de Positano a Pompeia = 42 km.
Templo de Júpiter na antiga cidade Romana de Pompeia

Templo de Júpiter na antiga cidade Romana de Pompeia

Pompeia é um das atracções mais famosas em Itália. Pompeia era uma próspera cidade do Império Romano, fundada no século VI A.C. Infelizmente o que a torna hoje famosa é o facto de ter sido destruída, juntamento com Herculano, Estábia e Oplontis, por uma erupção do agora extinto vulcão Vesúvio. Devido a este desastre natural Pompeia fui queimada e subterrada por vários metros de altura de sedimentos vulcânicos que a preservaram das condições climatéricas e de pilhagens – ficou intocada por quase 15 séculos. Os locais arqueológicos de Pompeia, Herculano e Torre Annunziata são Património da UNESCO.

13-Roma

Distância de Pompeia a Roma = 278 km.
O Coliseu de Roma

O Coliseu de Roma

Roma é a capital de Itália desde 1871 e alberga muitos dos principais monumentos históricos da Europa. Roma foi também a capital do Império Romano durante vários séculos. Os muitos monumentos de Roma são testemunhos valiosíssimos do passado que sobreviveram ao longo dos tempos. A capital italiana é um museu ao ar livre com milhares de atracções turísticas para descobrir.

O Forum Romano em Roma

O Forum Romano em Roma

Devido à sua história muito antiga, Roma é uma cidade onde se deve ficar durante alguns dias para ter tempo de explorar o sem número de monumentos, igrejas, museus, complexos arqueológicos, praças históricas e palácios. Os monumentos principais são as Catacumbas, o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Forum Romano, a Piazza della Repubblica e a Basilica de Santa Maria Maggiore.

A Fontana di Trevi em Roma

A Fontana di Trevi em Roma

O centro histórico de Roma, o património da Santa Sé, que goza de um estatuto próprio e a Basílica de San Paolo Fuori le Mura (São Paulo Extramuros) são património Mundial da UNESCO.

14-Vaticano

Vista da Praça de São Pedro desde o topo da Catedral de Michelangelo, no Vaticano

Vista da Praça de São Pedro desde o topo da Catedral de Michelangelo, no Vaticano

O Vaticano é uma pequena cidade autónoma dentro do território italiano. A sua capital é a cidade do Vaticano, onde o Papa é soberano e chefe de Estado. O Vaticano é o Estado mais pequeno do mundo e o menos povoado. O Vaticano, um importante sítio arqueológico do mundo Romano, situado numa colina com o mesmo nome, é a sede do Papado e da Igreja Católica.

Dentro da Basílica de São Pedro no Vaticano

Dentro da Basílica de São Pedro no Vaticano

De acordo com a tradição católica, a Basílica remonta ao tempo do próprio São Pedro. É preciso um dia inteiro, no mínimo, para visitar o Museu do Vaticano que incluí a capela Cistina, a Praça de São Pedro, a Basílica de São Pedro e a Catedral de São Pedro de onde se pode ter uma vista panorâmica de 360º sobre o Vaticano e Roma. A cidade do Vaticano é Património da UNESCO.

Como alugar um carro em Itália? Aluguer de carros em Veneza

Fiz a minha viagem de carro por Itália num pequeno Fiat 500

Fiz a minha viagem de carro por Itália num pequeno Fiat 500

É muito fácil alugar um carro em qualquer parte do mundo. Em Itália há centenas de companhias de aluguer de carros. Aluguei o meu carro pela internet e correu tudo bem. Devido ao elevado número de companhias de aluguer de carros em Itália, o preço baixa e em Itália é possível alugar carros pequenos muito económicos.

Procurar carro na internet:

aluguer de carros online para levantar em Veneza

aluguer de carros online para levantar em Veneza

Após uma rápida pesquisa na internet encontramos vários tipos de carros. Algumas companhias não cobram mais por se entregar o carro noutra cidade. A taxa de “uma Ida” (só um sentido) pode fazer muita diferença no preço final – por isso se está a comparar preços, verifique esta questão.

Por um carro pequeno + GPS + taxa um sentido – deve contar com cerca de 20€ por dia. Pode escolher aterrar no aeroporto Marco Polo (VCE) e visitar Veneza durante uns dias e depois levantar o carro no aeroporto ou noutro “rent a car” nos arredores da cidade.

Lembre-se que no centro de Veneza não há locais para levantar carros, por isso pode apanhar um táxi barco até ao aeroporto e levantar lá o carro para começar a sua viagem por estrada. Depois da sua viagem de carro, pode deixá-lo no aeroporto Rome Fiumicino (FCO) em Roma. Um carro com GPS é muito útil, mas paga-se extra.

Rentalcars.com – Procure para alugar carro em Veneza or alugar carro em Roma.

Partilhe esta página com os seus amigos:


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »