🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Encontro com feras selvagens – alimentando hienas na Etiópia

Actualizado em 2 Setembro, 2017
ALIMENTAR HIENAS ETIÓPIA

ALIMENTAR HIENAS ETIÓPIA

Clang!

Este foi o som da segunda mais poderosa dentada Africana, perto do meu ouvido.

Na verdade, por breves momentos passou-me mesmo pela cabeça que talvez pudesse perder a orelha.

Encontro com feras selvagens – alimentando hienas na Etiópia

Encontro com feras selvagens – alimentando hienas na Etiópia

Durante a minha viagem à Etiópia tinha de visitar Harar, uma cidade santa muçulmana, considerada a 4ª cidade sagrada do Islão.

Sim, dei de comer a hienas selvagens na Etiópia – África Oriental.

A dar de comer às hienas na Etiópia

A dar de comer às hienas na Etiópia

A Etiópia é um país maravilhoso, e após duas semanas descobri um lugar histórico antigo, lindo e com gente simpática, boa comida e um cenário fantástico.

Harar fica numa colina na extensão leste do planalto etíope, a cerca de 500 km de Addis Ababa.

A cidade histórica muralhada de Harar, durante o dia

A cidade histórica muralhada de Harar, durante o dia

Para além da sua herança histórica relacionada com a espiritualidade, Harar é conhecida na Etiópia pelo ritual de alimentar as hienas.

As lendas dizem que os espíritos, chamados “djins”, moram nas montanhas ali perto. As hienas selvagens desciam para procurar comida na cidade. Acreditavam que se os homens lhes dessem comida elas perderiam o interesse nas crianças.

Se as hienas por algum motivo não descerem à cidade é visto como um mau sinal, foi o que me contou um habitante local que alimenta hienas.

Ritual de alimentar as hienas na Etiópia

Ritual de alimentar as hienas na Etiópia

A superstição regional diz que estas hienas exorcizam as pessoas dos espíritos malignos. Por isso os Etíopes à volta desta terra vêm para tomar parte desta cerimónia.

O misticismo das hienas está de certa forma associado ao misticismo dos lobos, criaturas nocturnas. Nas línguas Amáricas a palavra para hiena “djibb” deriva da palavra árabe “dhib”, que significa “lobo”. Para um encontro com estas feras terá de vir a Harar, na Etiópia.

Durante a noite, entre as 82 mesquitas de Harar e os 102 santuários dentro da cidade muralhada, podemos ouvir o som arrepiante das hienas a rir, gritar e a subir e a descer as ruas estreitas.

Logo após o pôr-do-sol, um grupo de homens jovens – os encantadores de hienas – chamam os animais para lhes darem comida. Os visitantes estrangeiros também podem participar, pagando pela carne e pela simpatia do encantador.

Depressa uma dúzia de hienas assustadas, esfomeadas, curiosas e desconfiadas aproximam-se das pessoas que estão perto do alimentador de hienas. As hienas são animais muito interessantes e localmente associados a espíritos. Durante este ritual parecem estar debaixo de algum feitiço.

Sabia que: uma dentada humana têm 54 kg de pressão, um cão doméstico de 145 kg, os leões de 272 kg, o tubarão branco de 281 kg e as hienas de 453 kg. É Incrível a força deste animal.

O encantador de hienas irá dar-lhe uma vara de madeira com carne na ponta que terá de segurar com os seus dentes e é dai que a hiena irá comer.

Sem esperar ele coloca outro pedaço de madeira perto da sua orelha.

A hiena avança sem medos para comer, a apenas alguns centímetros da sua orelha – poderá sentir o seu hálito quente e o odor forte de animal e ouvi-la a mastigar ruidosamente devorando a carne.

A dar de comer às hienas na Etiópia

A dar de comer às hienas na Etiópia

Apesar desta prática ser feita há séculos, só desde os anos 50 é que a população de Harar “institucionalizou” o ritual e muitas pessoas à volta da cidade apoiam esta prática intrigante e fora do vulgar.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »