🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Lago Tana, Castelos de pedra e Guerras Santas – Etiópia

Actualizado em 2 Setembro, 2017
GORGORA NOVA, ETIÓPIA

GORGORA NOVA, ETIÓPIA

Durante os séculos XVI e XVII a região antiga de Abissínia lutou por manter os seus valores culturais milenares, protegendo a sua religião e a sua língua do Islão.

Foram tempos de “Guerras Santas” atrozes.

Nas margens do Lago Tana – Etiópia, sobrevivem as ruínas de uma pequena aldeia que data de 1600 e que mudou totalmente o estilo de arquitectura do país.

Família Etíope em Gorgora Nova

Família Etíope em Gorgora Nova

Ao longo da sua história a Etiópia foi sempre conhecida por ser um território Cristão.

Em 1487, o rei Português D. João II enviou Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva à Etiópia para explorarem aquele reino mítico, talvez na tentativa de encontrar um aliado na subsequente expedição à Índia.

Pêro da Covilhã ficou por lá e integrou-se na comunidade, misturando-se com os habitantes locais. Há documentos que comprovam que em 1543 havia uma pequena comunidade Luso-etíope na região.

Visita às ruínas de Gorgora Nova, na Etiópia

Visita às ruínas de Gorgora Nova, na Etiópia

Devido às agressivas invasões do império Otomano, a Imperatriz-mãe Eleni solicitou ajuda a Portugal. Nesta altura os Portugueses foram em parte responsáveis pela independência da Etiópia, com batalhas exaustivas contra os muçulmanos.

As campanhas militares dos portugueses possibilitaram a preservação do Cristianismo, no país cristão mais antigo do mundo – Etiópia.

Ruínas Portuguesas do século XVII em Gorgora Nova no Lago Tana, na Etiópia

Ruínas Portuguesas do século XVII em Gorgora Nova no Lago Tana, na Etiópia

A presença do exército Português apoiou os Etíopes na luta contra os muçulmanos que conquistaram a vizinha Eritreia em 1557.

Deixando para trás os antigos acampamentos tradicionais, os monarcas Etíopes começaram a construir castelos como os dos Portugueses: feitos de pedra com dois ou três andares e forma quadrangular.

Os exemplos mais notáveis da influência da arquitectura Indo-portuguesa são os castelos e palácios da histórica cidade medieval de Gondar. Estes monumentos incluem o Castelo de Fasilides, os palácios em volta e os Banhos de Fasilides.

Gorgora Nova – o que dela resta

Ruínas da Catedral de Gorgora Nova, na Etiópia

Ruínas da Catedral de Gorgora Nova, na Etiópia

Os missionários jesuítas instalaram-se a cerca de 11 km a sudoeste da cidade de Gorgora – a 1800 metros de altitude.

Chamaram a este entreposto “Gorgora Nova”. Debaixo da supervisão de Pêro Pais, foi construída uma igreja Católica no estilo barroco, um palácio real e algumas residências jesuítas dentro da pequena aldeia de pedra.

Gorgora Nova marca o início da construção em pedra à volta do Lago Tana e na Etiópia em geral.

O missionário Pêro Pais conseguiu converter o Imperador ao catolicismo mas o seu filho – o Imperador Fasilides – apressou-se a mandar os portugueses embora e a retomar o Cristianismo Ortodoxo.

Povoamento dos jesuítas Portugueses do século XVII, em Gorgora Nova no Lago Tana, Etiópia

Povoamento dos jesuítas Portugueses do século XVII, em Gorgora Nova no Lago Tana, Etiópia

Com grande esforço decidi ir até lá – é um destino difícil de chegar.

Para chegar a Gorgora Nova, pergunte por Mariam Gemb, não foi fácil, uma vez que não há transportes directos.

Apanhei o autocarro (ônibus) de Gondar até uma pequena aldeia a 17 km de Gorgora.

Video de como chegar a Gorgora Nova:

Nessa altura já não havia transportes para o Lago Tana, por isso tive de caminhar até chegar a Gorgora, antes do pôr-do-sol.

Caminhada de 17 km até Gorgora no Lago Tana

Caminhada de 17 km até Gorgora no Lago Tana

Na manhã seguinte tive de ir com um 4×4 sem estrada delineada, ao longo de 11 km até à antiga povoação Portuguesa, que está agora guardada por um segurança armado.

11 km de 4x4 pelo Lago Tana

11 km de 4×4 pelo Lago Tana

Ficar duas noites no Lago Tana foi uma das minhas melhores experiências na Etiópia.

Localização fantástica com hipopótamos, macacos e muitos pássaros exóticos. O nascer do sol foi um dos mais maravilhosos que já vi na vida.

Dormi no Hotel Tim & Kim em Gorgora.

Leia mais na página: Hotéis onde fiquei na Etiópia.
Nascer-do-sol no Lago Tana, Etiópia

Nascer-do-sol no Lago Tana, Etiópia

Depois de um longo caminho finalmente cheguei a Gorgora Nova onde fui recebido pelo guarda do local e a sua família. Esta família Etíope vive mesmo ao lado das ruínas mantendo o local em segurança e protegido. A posição estratégica das ruínas deixa antever porque é que a aldeia foi construída aqui. Pode-se avistar toda a margem do lago. Muito bonito.

Pessoas na Etiópia perto do Lago Tana

Pessoas na Etiópia perto do Lago Tana

O pouco que restou da antiga povoação jesuíta foi totalmente destruído por um terramoto alguns anos atrás. Há um projecto conjunto do governo Português e Etíope para reconstruir todo o complexo de ruínas com fundos da UNESCO, mas para quando não se sabe.

Pescador no Lago Tana

Pescador no Lago Tana

Tenho a certeza de que este lugar não vai durar por muito mais tempo. Será que ainda virão a tempo de salvar esta importante parte da História?

Gorgora Nova ruinas

Gorgora Nova em ruínas

Na região norte de Gondar – no distrito de Dembya, há outros locais históricos interessantes: o mosteiro masculino de Indeaba, o monólito de Mosoloni, o mosteiro de Debresina Maryam e as ruínas do Palácio do Imperador Susenyos.

Pode ler ainda: o artigo Ruínas de Gorgora Nova, Etiópia do site Dobrar Fronteiras, que esteve também neste local e partilha a sua experiência.

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »