🐪 » 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com « 🐪

🌍 Georgetown até Macapá – Território das Guianas passo-a-passo

Actualizado em 6 Maio, 2017
Mercado Stabroek em Georgetown a capital da Guiana

Mercado Stabroek em Georgetown a capital da Guiana

A parte nordeste da América do Sul é normalmente chamada de “Guianas”.

O termo “guiana” significa “terra de muitas águas” e provem das línguas Ameríndias indígenas da região.

Há 3 principais Guianas:

  • Guyana (Guiana Britânica)
  • Suriname (Guiana Holandesa)
  • Guiana Francesa

Há ainda 2 Guianas extra:

  • Estado brasileiro de Amapá (Guiana Portuguesa)
  • Região Venezuelana da Guiana (Guiana Espanhola)

De Georgetown a Macapá por terra – Guyana até Brasil via Suriname e Guiana Francesa

As Guianas, o segredo da América do Sul

As Guianas, o segredo da América do Sul

Esta página é sobre a minha viagem por terra desde a capital da Guiana até Macapá no Brasil, atravessando o Suriname e a Guiana Francesa.

Mapa Viagem Guianas

Fiz esta viagem durante o mês de Julho – época seca. O enfoque deste artigo é a zona costeira das Guianas, não no interior mais profundo na floresta.

A percorrer as Guianas por terra – barco na Guiana Francesa

A percorrer as Guianas por terra – barco na Guiana Francesa

Itinerário: Guiana (Georgetown, New Amsterdam, Moleson Creek), Suriname (Paramaribo, Albina), Guiana Francesa (Saint Laurent du Maroni, Mana, Awala Yalimapo, Iracoubo, Cayenne, Saint Georges de l’Oyapock), Brasil (Oiapoque, Macapá).

Mapa das Guianas – viagem pelas Guianas na América do Sul – Georgetown na Guiana até Macapá no Brasil

Mapa das Guianas – viagem pelas Guianas na América do Sul – Georgetown na Guiana até Macapá no Brasil

Cidades pelas Guianas

Todos os países na região das Guianas são muito diferentes consoante o povo pelo qual foram colonizadas. Cada uma das Guianas reflete o estilo arquitectónico da Grã-Bretanha (Guyana), da Holanda (Suriname), França (Guiana Francesa) ou Portugal (Estado do Amapá no Brasil).

Georgetown, na Guiana

Georgetown na Guiana

Georgetown na Guiana

Georgetown é a capital da República Cooperativa da Guiana. A euforia das ruas e os mercados coloridos fazem pensar se estamos realmente da América do Sul ou em África. Georgetown é uma mistura da arquitectura de madeira ao estilo colonial britânico com vegetação tropical. Os melhores monumentos e atracções em Georgetown são o Parlamento, o tribunal, o mercado de Stabroek, a Catedral Anglicana de St. George, o farol, o centro de investigação Cheddi Jagan, a Igreja Anglicana de Todos os Santos, a margem do rio Demerara, a Casa Umana Yana e o monumento da Liberação Africana.

New Amsterdam, na Guiana

New Amsterdam na Guiana

New Amsterdam na Guiana

É uma pequena e tranquila cidade nas margens do Rio Berbice. Não há realmente muito que fazer na cidade para além de falar com os locais e de explorar o centro da cidade e arredores. Os melhores monumentos e atracções em New Amsterdam são o mercado central, os nenúfares, o cais dos barcos, a Igreja Anglicana de Todos os Santos e a Mesquita de New Amsterdam.

Moleson Creek, na Guiana

Moleson Creek – fronteira da Guiana com o Suriname

Moleson Creek – fronteira da Guiana com o Suriname

Moleson Creek é o cais dos ferry-boats de Guiana para o Suriname. Aqui pode-se apanhar um barco para o outro lado do Rio Corentyne. Para além do porto não há mais nada aqui.

Paramaribo, no Suriname

Paramaribo, no Suriname

Paramaribo, no Suriname

A capital do Suriname, Paramaribo, é uma bonita cidade colonial Holandesa património da UNESCO onde se podem ver grandes casas de madeira brancas, muitos jardins e mercados vibrantes. Os melhores monumentos e atracções em Paramaribo são o centro histórico da cidade, o mercado central, o Forte Zeelandia, as Catedrais de São Pedro e São Paulo, os jardins Royal Palm, o Cultuurtuin Flowermarket (mercado das flores), o Palácio Presidencial, o Santuário Hindu, o Neotropical Butterfly Park, a Mesquita Ahmadiyya Anjuman, o parque natural Pepperpot Jungle, o jardim Palmentuim, o navio de carga Alemão Goslar de 6000 toneladas da Segunda Guerra Mundial, a rua Waterkant e a Sinagoga Neveh Shalom.

Albina, no Suriname

Albina, no Suriname

Albina, no Suriname

Colorida e alegre Albina. Este é o local onde se apanha o barco para a Guiana Francesa, atravessando o Rio Marowijne. Albina também tem ligação fluvial com Galibi onde se pode ver as tartarugas, mas os guias acabam por levar as pessoas preferencialmente para a Guiana Francesa desviando a ameaça dos caçadores de ovos furtivos.

Enquanto estive em Awala na Guiana Francesa vi muitos barcos cheios de turistas Holandeses que vinham do Suriname. Pagaram algumas centenas de euros por esta viagem a partir de Paramaribo não sabendo que podiam fazê-lo praticamente de graça estando na praia de Awala Yalimapo. A praia de Albina é muito bonita, com edifícios coloridos e barcos de madeira chamados “korjaal’s”.

Mana, na Guiana Francesa

Mana, na Guiana Francesa

Mana, na Guiana Francesa

Mana é uma pequena cidade na Guiana Francesa. A igreja central e as margens do Rio Mana são muito bonitas. Tente não perder as festas de Mana (Fête de la musique à Mana) que decorrem no mês de Junho. Musica, dança e comida. Reserve um hotel com antecedência.

Video dos representantes da Guiana Brasileira no Festival do padroeiro de Mana:

Este é o local para se apanhar transporte para a praia de Awala Yalimapo para ver as tartarugas a porem os ovos à noite. Certifique-se que cumpre as regras para a segurança das tartarugas. Ao Domingo de manhã há um grande corrupio no edifício histórico da igreja de madeira de São José de Mana, construída em 1829. Esta parte da Guiana Francesa é o maior produtor de arroz.

Awala Yalimapo, na Guiana Francesa

 Awala Yalimapo, na Guiana Francesa

Awala Yalimapo, na Guiana Francesa

Awala Yalimapo é onde fica a bonita reserva natural de Amana. A praia em si é muito boa e o local perfeito para relaxar ou dar um passeio pela areia. A povoação chama-se Yalimapo mas a praia é conhecida por “Plage des Hattes”. O nome Awala significa “palmeira” e vem da língua local Kali´na.

Tartaruga-de-couro na praia de Awala, na Guiana Francesa

Tartaruga-de-couro na praia de Awala, na Guiana Francesa

Em Awala pode-se ver tartarugas a por os ovos, à noite e de manhã cedo. Para poder observar as tartarugas há algumas regras que deve cumprir para proteger as tartarugas e o seu processo de reprodução.

Ao longo dos 5 km da Plage des Hattes, grandes tartarugas-de-couro e as mais pequenas tartarugas verdes depositam os seus ovos. Entre Fevereiro e Julho é a melhor altura para observá-las.

NOTA: respeite as tartarugas e a vida animal. Não ande na praia com um flash ligado ou aponte uma luz à cara das tartarugas. Não use flash para tirar fotografias às tartarugas. Fique afastado e fora do alcance da vista das tartarugas até elas começaram a colocar os ovos, senão poderá assustá-las e fazê-las regressar ao mar. Não toque nas tartarugas e fale baixo. Leia mais informações acerca das tartarugas marinhas em: What to Do if You Encounter a Sea Turtle.

Iracoubo, na Guiana Francesa

Iracoubo, na Guiana Francesa

Iracoubo, na Guiana Francesa

Iracoubo é uma pequena cidade situada entre Saint Laurent du Maroni e Kourou. Esta região é famosa pela sua população Ameríndia, mas também pela igreja principal, Église Saint-Joseph d’Iracoubo, decorada pelo presidiário Pierre Huguet. As paredes de madeira interiores da igreja estão todas pintadas no estilo Naif. Uma igreja muito bonita a não perder.

Cayenne, na Guiana Francesa

Cayenne, na Guiana Francesa

Cayenne, na Guiana Francesa

Cayenne é a capital da Guiana Francesa uma região Francesa no continente Sul Americano. Cayenne mistura um pouco da aparência tropical, estilo colonial Francês e a arquitectura bonita das casas crioulas. Os melhores monumentos e atracções em Cayenne são o Forte Cépérou, a praia de Montabo, a Place des Palmistes, a Place de Grenoble, o mercado de Cayenne, o jardim Botânico, a Palce du Coq e a Catedral Saint-Sauveur de Cayenne.

Oiapoque, no Brasil

Oiapoque, no Brasil

Oiapoque, no Brasil

Oiapoque é a primeira cidade na parte mais nordeste do Brasil. É pequena e muito rural. Oiapoque é um local para não se demorar muito a caminho de Macapá mais para sul. Os melhores monumentos e atracções em Oiapoque são o Monumento da Independência, o pôr-do-sol sobre o Rio Oiapoque e o mercado central. Quando se entra no país temos de mostrar o passaporte à Policia Federal, que fica a 10 minutos a pé do porto. Experimente o famoso fruto energético e nutritivo Açai, vendido por toda a parte.

Macapá, no Brasil

Macapá, no Brasil

Macapá, no Brasil

Macapá é a capital e a maior cidade da Guiana Brasileira – Estado de Amapá. A cidade fica na margem do Rio Amazonas e é atravessada pela linha do Equador. Macapá é o único estado Brasileiro que não tem ligação rodoviária com outras capitais de estado no país. Os melhores monumentos e atracções são o Forte de São José de Macapá, o monumento da linha do Equador chamado “Marco Zero”, o porto Trapiche Eliezer Levy e a Igreja Matriz de São José, o edifício mais antigo da cidade. Não perca o porto Trapiche Eliezer Levy à noite enquanto bebe uma água de coco fresca e saboreia ananás com queijo mozarela de Búfala grelhado.

Os meus transportes nas Guianas

Território das Guianas – estrada épica BR 156 no Estado de Amapá – nordeste do Brasil

Território das Guianas – estrada épica BR 156 no Estado de Amapá – nordeste do Brasil

É directo e fácil viajar entre as Guianas. Basicamente todas as cidades têm ligações e entre países separados por rio há sempre um serviço de barco de uma margem para a outra.

Táxi de Georgetown para New Amsterdam, Guiana

Autocarro / Ônibus de New Amsterdam para Skeldon, na Guiana

Táxi de Georgetown para New Amsterdam, Guiana

Perto do mercado de Stabroek no centro de Georgetown há uma praça de táxis e um terminal de minibus (ônibus). Daqui pode-se arranjar transporte para New Amsterdam. Esta viagem de 120km de táxi desde Georgetown até New Amsterdam demora cerca de 2 horas e custa 4,9€ / $6 US Dólar.

Autocarro / Ônibus de New Amsterdam para Skeldon, na Guiana

Autocarro / Ônibus de New Amsterdam para Skeldon, na Guiana

Autocarro / Ônibus de New Amsterdam para Skeldon, na Guiana

Do centro da cidade de New Amsterdam apanhe a carrinha nº 63. Apesar de ser suposto a carrinha ir até Moleson Creek, na verdade deixa-o em Skeldon (a não ser que pague um preço que é bastante mais elevado do que apanhar depois um táxi). A viagem de 76 km de carrinha de New Amsterdam até Skeldon demora cerca de 1.30h e custa 2,2€ / $2,7 US Dólar.

Táxi de Skeldon para Moleson Creek, Guiana

Táxi de Skeldon para Moleson Creek, Guiana

Táxi de Skeldon para Moleson Creek, Guiana

Moleson Creek é o sítio do cais de ferry para o Suriname. Pode apanhar um táxi em qualquer parte para Moleson Creek. Acene a um táxi e peça para o levar até ao cais de partidas de Moleson Creek.

O pessoal da carrinha de New Amsterdam irão tentar arranjar-lhe um táxi mais caro para ganharem comissão. Não precisa, pode arranjar um táxi sozinho. Este trajecto de 10 km de Skeldon para Moleson Creek demora cerca de 15 minutos e custa 1,7€ / $2,1 US Dólar.

Ferry-boat de Guiana para Suriname

Ferry-boat de Guiana para Suriname

Ferry-boat de Guiana para Suriname

De Guiana há um ferry-boat a fazer a travessia do rio 2 vezes por dia para o Suriname. Horário do ferry: check in para a 1ª travessia das 6.30 às 8.00, partida às 9.00. Segunda travessia check in das 10.30 – 12.00, partida às 13.00. Esta viagem de barco demora cerca de 45 minutos e custa 7,6€ / $9,5 US Dólar.

Autocarro / Ônibus de Zuiddrain para Paramaribo, Suriname

Autocarro / Ônibus de Zuiddrain para Paramaribo, Suriname

Autocarro / Ônibus de Zuiddrain para Paramaribo, Suriname

Logo a seguir a ter o passaporte carimbado pelas autoridades de imigração do Suriname, encontrará uma série de condutores de minibus a tentar angariar clientes. Estes homens tentam completar os seus autocarros (ônibus) e fazer a viagem para Paramaribo, a capital do Suriname. Pode pedir para o levarem directamente ao hotel sem pagar nenhum extra por isso. Esta viagem de 252 km de autocarro de Zuiddrain para Paramaribo demora cerca de 4 horas e custa 15€ / $18,7 US Dólar.

Autocarro / Ônibus de Paramaribo para Albina, Suriname

Autocarro / Ônibus de Paramaribo para Albina, Suriname

Autocarro / Ônibus de Paramaribo para Albina, Suriname

No centro da cidade de Paramaribo, mesmo em frente ao mercado local, encontrará vários autocarros e carrinhas. Pergunte para saber exactamente qual a paragem de onde saem os autocarros para Albina. A viagem é muito agradável, com bonitas paisagens por estradas empoeiradas. Esta viagem de 145 km de autocarro de Paramaribo para Albina demora cerca de 2 horas e custa 7,2€ / $9 UD Dólar.

Video da estrada de Paramaribo para Albina:

Lancha do Suriname para a Guiana Francesa

Lancha do Suriname para a Guiana Francesa

Lancha do Suriname para a Guiana Francesa

Os barcos que ligam o Suriname à Guiana Francesa partem da praia de Albina. Os barcos partem assim que têm a sua lotação completa. Também há um ferry a fazer a travessia duas vezes por dia. A viagem de barco do Suriname para a Guiana Francesa demora cerca de 40 minutos e custa 3,6€ / $5,5 UD Dólar.

Video da viagem de barco do Suriname para Guiana Francesa:

À boleia (carona) na Guiana Francesa

À boleia (carona) na Guiana Francesa - América do Sul

À boleia (carona) na Guiana Francesa – América do Sul

A Guiana Francesa é França, União Europeia – e usa o Euro como moeda oficial. Atravessei a Guiana Francesa à boleia / carona. Nesta região Francesa além-mar andei de polegar no ar para arranjar transporte entre destinos de uma fronteira à outra.

• Boleia (carona) de Saint Laurent du Maroni para Mana, Guiana Francesa = 41 KM
• Boleia de Mana para Yalimapo, Guiana Francesa = 18 KM
• Boleia de Yalimapo para Kourou, Guiana Francesa = 174 KM
• Boleia de Kourou para Cayenne, Guiana Francesa = 60 KM
• Boleia de Cayenne para Roura, Guiana Francesa = 30 KM
• Boleia de Roura para Saint-Georges, Guiana Francesa = 178 KM

De barco da Guiana Francesa para o Brasil

De barco da Guiana Francesa para o Brasil

De barco da Guiana Francesa para o Brasil

Há barcos rápidos a fazer a travessia do rio de Saint Georges de l’Oyapock na Guiana Francesa para Oiapoque no Brasil durante todo o dia. Atravesse o rio e passe debaixo da grande ponte nova. A chegada ao lado Brasileiro é muito agradável pois podemos ver toda a cidade à distância. Esta viagem de barco desde a Guiana Francesa até ao Brasil demora cerca de 30 minutos e custa 5€ / 6,2 US Dólar.

Táxi 4×4 de Oiapoque para Macapá, Brasil

Táxi 4x4 de Oiapoque para Macapá, Brasil

Táxi 4×4 de Oiapoque para Macapá, Brasil

Há três formas de ir de Oiapoque para Macapá. De autocarro, de 4×4 e de carrinha. O problema dos autocarros é que não têm um horário fixo e por isso não se sabe a que horas partem de Oiapoque. Os veículos 4×4 e as carrinhas partem de Macapá diariamente. Pode contactar o Adelson aqui. Usei uma carrinha partilhada com mais 6 pessoas. Esta viagem de 603km demora cerca de 9 horas e custa 44€ / $55 US Dólar.

Video da estrada de terra batida BR156 de Oiapoque para Macapá durante a época seca:

Video da estrada de terra batida BR156 de Oiapoque para Macapá durante a época das chuvas:

NOTA: Este vídeo não é meu, mas acho importante partilhar para poder ver o que o espera se fizer este percurso durante a época das chuvas.

Rodovia BR-156

Rodovia BR-156

A estrada Brasileira Rodovia Br-156 vai do Laranjal do Jari até Oiapoque via Macapá. Esta estrada de 964 km é uma das mais difíceis no Brasil. A BR-156 liga o Rio Amazonas ao Rio Oiapoque.

O meu alojamento nas Guianas

Vou fazer uma lista dos locais onde fiquei durante a minha viagem às Guianas. Todos os hotéis e pensões são opções económicas pois tentei o mais barato mas com algum conforto. Viajei com a minha namorada por isso os preços referem-se a quarto duplo.

Pensão Rima em Georgetown, Guiana

Rima Guest House in Georgetown Guyana

Pensão Rima em Georgetown, Guiana

Muito bom este hotel, localizado a 10 minutos a pé do centro da cidade. Esta pensão era muito limpa e hospeda frequentemente alunos estrangeiros de medicina que estudam na universidade local e que aqui ficam durante longas estadias. A pensão Rima fica numa casa de madeira de estilo arquitetónico histórico. O preço para um quarto duplo com casa de banho partilhada começa nos 26,4€ / 32 US Dólar por noite.

Contactos: Rima Guest House, Middle Street, Georgetown, Guyana – Telefone: +592 222-7401.

Pensão Deluxe em New Amsterdam, Guiana

Deluxe Guest House in New Amsterdam Guyana

Pensão Deluxe em New Amsterdam, Guiana

Uma solução barata para quem quer ficar uma ou duas noites em New Amsterdam. Não espere muito conforto. Fica no centro da cidade, mesmo em frente à esquadra da polícia na avenida principal. A 5 minutos a pé do mercado central. Quarto duplo com casa de banho privativa desde 18,8€ / $23 US Dólar por noite.

Contactos: Deluxe Guest House, Coburg Street Nº5, New Amsterdam, Guiana – Telefone: +592 333-3004

Pensão Twenty4 em Paramaribo, Suriname

Guest House Twenty4 in Paramaribo Suriname

Pensão Twenty4 em Paramaribo, Suriname

Este hotel é bom mas ainda bem que já estava lotado quando tentei prolongar a minha estadia, pois encontrei um ainda melhor ali perto. Um quarto duplo com casa de banho privativa desde 25€ / 31 US Dólar por noite.

Contactos: Guesthouse Twenty4, Jessurunstraat Nº24, Paramaribo, Suriname – Telefone: +597 420-751 – Email: info@twenty4suriname.com – Website: http://www.twenty4suriname.com.

Pensão Albergo Alberga em Paramaribo, Suriname

Guest House Albergo Alberga in Paramaribo Suriname

Pensão Albergo Alberga em Paramaribo, Suriname

Excelente local localizado no centro histórico da cidade património da UNESCO Paramaribo. A Guesthouse Albergo Alberga oferece boas condições e tem piscina. Há vários tipos de quarto e preços. Um quarto duplo com casa de banho privativa desde 24€ / $29 US Dóllar por noite.

Contactos: Guesthouse Albergo Alberga, Lim A Po straat Nº13, Paramaribo, Suriname – Telefone: +597 520-050 – Email: reservations@guesthousealbergoalberga.com – Website: http://www.guesthousealbergoalberga.com.

Missão Católica em Mana, Guiana Francesa

Missão Católica em Mana, Guiana Francesa

Missão Católica em Mana, Guiana Francesa

A Missão Católica em Mana costumava oferecer alojamento, mas fechou há uns anos, por isso esta opção já não está disponível. A razão pela qual fiquei neste local foi porque a irmã responsável pela missão era portuguesa. Foi muito simpática e amorosa, não nos deixou ficar na rua pois todos os hotéis estavam lotados devido às festas anuais de Mana. Pagámos 12,5€ por duas camas de solteiro colocadas numa sala de aulas.

Pousada da Juventude Simili em Awala Yalimapo, Guiana Francesa

Pousada da Juventude Simili em Awala Yalimapo, Guiana Francesa

Pousada da Juventude Simili em Awala Yalimapo, Guiana Francesa

A Pousada da Juventude fica mesmo em frente à praia de Awala na costa norte da Guiana Francesa. Este sítio é fantástico porque pode sair á noite para observar as tartarugas-de-couro na praia. A pousada oferece bungalows com casa de banho privativa e um espaço com camas de rede.

Pousada da Juventude Simili em Awala Yalimapo, Guiana Francesa

Pousada da Juventude Simili em Awala Yalimapo, Guiana Francesa

Fiquei nas duas opções mas preferi o quarto pois sendo a cama de rede precisamente metade do preço de um bungalow, como eramos dois pelo mesmo valor tivemos mais conforto. Para uma pessoa o espaço de cama de rede (cama de rede e mosquiteira incluída) com casa de banho partilhada desde 15€ / 18,6 US Dólar. Um quarto duplo com casa de banho privativa desde 30€ / $37 US Dólar por noite.

Contactos: Auberge de Jeunesse de Simili, Zone de Simili, Awala-Yalimapo, French Guiana – Telefone: +33 5943-41625.

Coachsurfing em Cayenne, Guiana Francesa

Utilizo frequentemente uma plataforma social e de intercambio chamada “coachsurfing”. As pessoas nesta comunidade fazem intercâmbio de alojamento e recebem-no na sua cidade. Fiquei uma semana com 2 rapazes de França. Por sorte um dos rapazes estava a trabalhar num grupo de preservação das tartarugas e então fomos com ele ver as tartarugas em Cayenne. O alojamento através do coachsurfing é gratuito. Sou membro do “Coachsurfing” desde 2005.

https://www.couchsurfing.org

Hotel Real em Oiapoque, Brasil

Hotel Real em Oiapoque, Brasil

Hotel Real em Oiapoque, Brasil

Queria barato, então tive barato. Sem dúvida o pior hotel desta viagem. O Hotel Real fica mesmo no centro da cidade de Oiapoque. Era limpo mas muito degradado. As senhoras mais velhas do hotel eram muito simpáticas. Durante a noite uma rapariga local, vestida de vermelho, veio bater-me à porta mostrando os seus atributos físicos no caso de eu estar interessado a passar a noite com ela. Obviamente recusei a oferta. Quarto duplo com casa de banho privativa desde 14€ / $17 US Dólar por noite.

Contactos: Hotel Real, Avenida Coaracy Nunes Nº100, Oiapoque, Brazil – Telefone: +55 3521-2911 / +55 9973-1244

Hotel Amazonas em Macapá, Brasil

Hotel Amazonas em Macapá, Brasil

Hotel Amazonas em Macapá, Brasil

Hotel muito bom situado no centro de Macapá. Boas condições de alojamento por um preço acessível. Os quartos de cima têm ventoinha e são mais baratos, há quartos mais caros com ar condicionado. O pequeno-almoço buffet está incluído e tem fruta, sumo, pão, fiambre e queijo. Quarto duplo com casa de banho privativa desde 16,5€ / $20 US Dólar por noite.

Contactos: Hotel Amazonas, Rua Tiradentes Nº755 – Central, Macapá, Brasil – Telefone: +55 96 3225-4386




Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com

Deixe o seu comentário aqui:

Os comentários deste blog de viagens são via facebook.





Siga nas redes sociais:

Facebook Twitter Google+ Instagram Pinterest Stumbleupon Tumblr YouTube Blog Lovin

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

📷 Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram