🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar San Salvador, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

João Leitão
Actualizado em 9 Julho, 2018

Quer visitar San Salvador?

VISITAR SAN SALVADOR

VISITAR SAN SALVADOR

Guia de Viagem a San Salvador

San Salvador é a cidade capital de El Salvador e, obviamente, a mais importante cidade a nível político, cultural, educacional e financeiro. Por causa de terramotos, San Salvador perdeu praticamente todas os edifícios da época colonial. As catedrais, por exemplo, são em estilos gótico e modernista. À primeira vista, parece uma cidade dos EUA mas a simpatia dos salvadorenhos não se esquece, especialmente nas zonas de Panchimalco ou El Boqueron e no mercado central, claro. Visitar a El Salvador e não passar por San Salvador, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Nesta página você encontra:

  • Visitar San Salvador – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para San Salvador
  • Vídeo com imagens aéreas de San Salvador
  • Os 18 Melhores Locais de San Salvador
  • O que visitar em San Salvador
  • Mapa dos Monumentos de San Salvador
  • Fotos de San Salvador
  • Alojamento em San Salvador
  • Celebrações e Feriados em San Salvador
  • Roteiros em San Salvador: 1 dia, 2 dias, 3 dias

Visitar San Salvador – O importante a saber

SAN SALVADOR, EL SALVADOR

SAN SALVADOR, EL SALVADOR

A capital do El Salvador conta com uma população de cerca de 300.000 pessoas, localizando-se no Valle de las Hamacas, uma área de elevada actividade sísmica rodeada de vulcões. San Salvador é por vezes evitada pelos viajantes, considerada perigosa e com poucos atractivos. Mas, para além de servir como ponto de passagem quase obrigatório para outras partes do país, como Santa Ana e Suchitoto, a verdade é que a capital tem os seus encantos. É uma cidade histórica, dentro dos padrões da região, com uma série de edifícios e praças do início do século XIX, com uns quantos museus de qualidade, como o Museu de Arte MARTE e o Museu Nacional de Antropologia, e com áreas com muito charme como Santa Tecla, no sopé do vulcão El Boquerón. A Guerra Civil (1980-1992) e o terramoto de 1986 marcaram profundamente a cidade, arrasando alguns edifícios vitais e danificando muitos outros. A cidade fez o que foi possível, restaurando uma série deles, como o Palácio Nacional, mas apesar de locais maravilhosos, como a Iglesia Rosario e a Catedral Metropolitana, o seu centro histórico nunca mais foi o mesmo.

Dicas rápidas para San Salvador:

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Explore os mercados de rua do centro da cidade, é aqui que a cidade tem vida
  • Tenha cuidado com os seus pertences
  • Suba a Los Planes De Renderos a 1000 metros de altitude – as melhores vistas da cidade
  • O Museu David J Guzman tem uma colecção muito interessante e aconselho visitar
GUIA DE VIAGEM SAN SALVADOR

GUIA DE VIAGEM SAN SALVADOR

Para saber quando ir a San Salvador, você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e do clima. É aconselhável visitar San Salvador durante a estação seca, entre os meses de Novembro e Abril.

Vídeo com imagens aéreas de San Salvador

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Os 18 Melhores Locais de San Salvador
  1. Centro Histórico
  2. Iglesia Rosario
  3. Plaza Las Americas
  4. Museu David J Guzman
  5. El Boquerón
  6. Museu Nacional de Antropologia
  7. Museo de Arte MARTE
  8. Los Planes de Renderos
  9. Boulevard de los Proceres
  10. Boulevard de los Heroes
  11. Palácio Nacional
  12. Plaza Gerardo Barrios
  13. Plaza La Libertad
  14. Plaza Morazan
  15. Relógio de Água
  16. Monumento ao Mar
  17. Monumento Atlacatl
  18. Monumento Proceres

O que visitar em San Salvador

SAN SALVADOR

SAN SALVADOR

1- Iglesia Rosario

A Igreja do Rosário, concluída em 1971, é certamente um templo diferente do que estamos habituados e completamente inesperado sobretudo numa sociedade conservadora como a salvadorenha. Foi concebida por Ruben Martinez, um dos mais notáveis artistas nacionais, como um espaço que “não estorvará o público e não fugirá de Deus”. Isto significa que o edifício é completamente minimalista. Vista do exterior parece um hangar mas quando se entra percebe-se o encanto do lugar, ao ver-se a luz entrar pelos vidros coloridos. É por muitos considerada a mais interessante igreja da América Central e no seu interior descansa o Padre José Matías Delgado, o mentor da independência dos países da região. As melhores horas para visitar serão as manhãs, bem cedo e, depois, por volta das 16 horas, quando a luz está no seu melhor mas a missa ainda não se iniciou.

2- Plaza Salvador del Mundo

Esta praça, chamada anteriormente de Plaza las Americas, foi construída em 1942 e nela se destaca o imponente Monumento al Divino Salvador del Mundo, sem dúvida o principal monumento da cidade. Foi criado pelo arquitecto José María Barahona Villaseñor, representando a figura de Jesus Cristo sobre um Globo Terrestre. O monumento foi danificado por um terramoto em 1986 mas rapidamente reconstruído. Por perto existe uma estátua erigida em memória do Arcebispo Óscar Romero, assassinado em 1980 por supostos elementos das milícias de direita apoiadas pelo Governo da altura. Em 2010 a praça sofreu importantes obras de renovação.

3- Museu David J Guzman

O Museo Nacional de Antropología Dr. David J. Guzmán (MUNA) é quase tão antigo como o país. Foi criado em 1883 pelo então presidente Rafael Zaldivar sendo o seu primeiro director David J. Guzmán. Focava-se inicialmente nas temáticas científicas, agrícolas e industriais alargando-se em 1974 às áreas da história e antropologia. Em 1986 o edifício que o albergava sofreu graves danos devido a um terramoto e teve que ser demolido. As actuais instalações foram inauguradas 1999, segundo um projecto do arquitecto Roberto Dada. Actualmente o museu dispõe de cinco salas de exposição permanente e mais três para exibições temporárias.

4- El Boquerón

O Boquerón é um Parque Nacional localizado a apenas 25 km a oeste da capital do El Salvador. O seu elemento mais importante é o enorme cone vulcânico cuja cratera tem cerca de 5 km de diâmetro (daí o nome, que significa “a grande boca”), estando a 1800 metros de altitude. Existe uma outra cratera, de menores dimensões, chamada Boqueroncito. O parque pode ser visitado individualmente, existindo um centro de apoio aos visitantes e diversos trilhos pedestres marcados mas muitos preferem integrar-se num passeio organizado. Na base da montanha vulcânica encontra-se a simpática cidade de Santa Tecla, muito apreciada pelos viajantes, onde os problemas de segurança característicos de San Salvador são quase inexistentes.

5- Museo de Arte MARTE

Este museu encontra-se na Colonia San Benito, próximo do Monumento da Revolução, num edifício desenhado pelo arquitecto Salvador Choussy. Abriu as portas ao público em 2003, depois de anos a formar a colecção, que é composta por peças de artes de autores nacionais cobrindo um período que vai desde meados do século XIX até aos tempos actuais. No total há 260 obras expostas, de 177 autores, com destaque para os trabalhos de Rosa Mena Valenzuela, Salarrué, Cesar Menéndez, Roberto Huezo, Carlos Cañas e José Mejía Vides. A exposição distribui-se por cinco salas que totalizam 1200 m2. Encerra às Segundas-feiras e aos Domingos o acesso é gratuito. Mas o melhor dia é o Sábado, quando são organizados workshops e debates sobre as exibições. O museu é também conhecido pelos eventos que organiza, sendo por exemplo habituais os concertos com a Orquestra Sinfónica Nacional.

6- Boulevard de los Heroes

Esta avenida de San Salvador é um dos principais eixos da capital, atravessando-a no sentido norte-sul, com início na Universidade de El Salvador. Os “heróis” a que é dedicada são os que caíram em combate na curta guerra que opôs o país às Honduras, em 1969. Ao longo da artéria existem diversos edifícios históricos e um grande centro comercial Metrocentro de San Salvador, inaugurado em 1970 e ainda hoje o maior complexo deste tipo na América Central. Destaque também para o Teatro Luis Poma, criado em 2003 e desde então um pilar das artes cénicas em El Salvador.

7- Palácio Nacional

Localizado na face oeste da Plaza Barrios, o Palácio Nacional foi erigido originalmente entre 1866 e 1870, mas um violento incêndio destruiu-o completamente em 1889. Foi reconstruído entre 1905 e 1911, financiado por um aumento das taxas de exportação do café, o que lhe valeu a alcunha de “O Palácio do Café”. O edifício é uma criação de José Emilio Alcaine e Pascasio González Erazo. Foi sede do Governo até 1986, quando o terramoto que abalou o país lhe causou danos consideráveis. Em 2008, após obras de renovação que mantiveram quase todos os materiais originais, como o mármore italiano da estrutura, os cristais trazidos da Bélgica e as madeiras do próprio El Salvador, abriu ao público, restaurado. Infelizmente podemos visitar apenas algumas das salas interiores, mas o seu pátio seria por si razão suficiente para ir até lá.

8- Plaza Gerardo Barrios

Esta praça, localizada no centro histórico da capital salvadorenha, é dedicada a Gerardo Barrios, presidente de El Salvador entre 1859 e 1863. Foi criada em 1909, encontrando-se ali o Palacio Nacional. Destaca-se a estátua equestre representando o antigo presidente, criada por Francisco Durini e a Catedral Metropolitana, um templo que evoluiu a partir de uma igreja existente no local pelo menos desde o século XVI. Foi aqui que se deram alguns dos acontecimentos históricos mais importantes de San Salvador, como a comemoração do fim da Guerra Civil, em 1992, os protestos populares que se seguiram ao assassinato do Arcebispo Óscar Romero, em 1980, e o atentado mortal contra o presidente Manuel Araújo, em 1913.

9- Plaza Morazan

Trata-se de uma pequena praça inaugurada em 1882, muito apreciada pelos habitantes da capital para uma pausa no seu dia. Encontra-se aqui um monumento da autoria dos irmãos Francisco e Lorenzo Durini, em honra a Francisco Morazan, um hondurenho que sonhou e lutou por uma nação unida na América Central. O monumento, que é o mais antigo do país, mostra Francisco Morazan rodeado de figuras representando os países que formaram a República Federal de Centro America, que existiu fugazmente na primeira metade do século XIX. O Teatro Nacional localiza-se também nesta praça. Foi o primeiro a surgir na América Central, projectado pelo francês Daniel Beylard para receber 650 pessoas e inaugurado em 1917. O seu interior tem uma decoração riquíssima que combina os estilos Rococó, Romântico e Art Nouveau, com um impressionante cúpula com um fresco de Carlos Cañas.

10- Cementerio de los Ilustres

Este cemitério histórico foi inaugurado em 1849 e desde então foram ali criado cerca de quatrocentos túmulos de personalidades de destaque nacional, funcionado portanto como uma espécie de Panteão. Iniciou-se durante o mandato do presidente Rafael Zaldívar, limitando-se inicialmente ao mausoléu de Francisco Morazán, que lutou pelo ideal de uma América Central unida numa só nação. Em 1913 foi ali enterrado o presidente Manuel Araújo, vítima de um atentado cometido na Plaza Gerardo Barrios e o local passou a chamar-se Panteón de los Grandes Hombres. O cemitério está aberto ao público e recomenda-se uma visita, pela tranquilidade do local e pela sua relevância histórica e artística, com alguns túmulos verdadeiramente notáveis. Se aprecia este tipo de lugares, do outro lado da rua existe o Cemitério Judeu e o Cemitério La Bermeja, para cidadãos comuns. A Polícia de Turismo organiza todos os meses um passeio nocturnos pelo cemitério, com a participação de guias de renome.

Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador

Fachada do Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador, El Salvador

Fachada do Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador, El Salvador

Na capital de El Salvador, a cidade de San Salvador, fiquei alojado no Hotel Villa Florencia.

O hotel parece que tinha sido remodelado e estava tudo em estado novo. A início deram-me um quarto com janela para a rua, o que seria muito ruidoso, por isso pedi para mudar para um quarto interior, o que aconteceu mas um pouco de má cara.

Vista do Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador, El Salvador

Vista do Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador, El Salvador

Este hotel está mais o menos no centro, eu andei até à parte central da cidade desde o hotel, tranquilamente.

Pátio do Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador, El Salvador

Pátio do Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador, El Salvador

Todas as instalações estavam limpas, proporcionando uma boa estadia e uma boa escolha de alojamento em San Salvador em El Salvador.

Quarto no Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador, El Salvador

Quarto no Hotel Villa Florencia Centro em San Salvador, El Salvador

Paguei $35 dólares por um quarto duplo com casa-de-banho (banheiro) privada.

Informação de contacto:

  • Hotel Villa Florencia Centro
  • Endereço: Avenida De La Revolución, San Salvador, El Salvador
  • Telefone: +503 2243 7164

Eu reservei o Hotel Villa Florencia pela Internet, você pode fazer o mesmo.

Roteiros em San Salvador

ROTEIRO SAN SALVADOR

ROTEIRO SAN SALVADOR

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em San Salvador de maneira independente. Itinerários de turismo em San Salvador em El Salvador.

1 Dia em San Salvador: passo-a-passo
Manhã: Brevemente…
Tarde: Brevemente…
2 Dias em San Salvador: passo-a-passo
Dia 1 Manhã: Brevemente…
Dia 1 Tarde: Brevemente…

Dia 2 Manhã: Brevemente…
Dia 2 Tarde: Brevemente…

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »