🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Suchitoto, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

João Leitão
Actualizado em 9 Julho, 2018

Quer visitar Suchitoto?

VISITAR SUCHITOTO

VISITAR SUCHITOTO

Guia de Viagem a Suchitoto

Suchitoto é uma vila cheia de animação e uma das mais importantes a nível de turismo em El Salvador. Muito rica em manifestações culturais e com ruas de arquitectura em estilo colonial, assim como a Igreja de Santa Lúcia construída em 1853. Visitar El Salvador e não passar por Suchitoto, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Suchitoto – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para Suchitoto
  • Vídeo com imagens aéreas de Suchitoto
  • Os 8 Melhores Locais de Suchitoto
  • O que visitar em Suchitoto
  • Mapa dos Monumentos de Suchitoto
  • Fotos de Suchitoto
  • Alojamento em Suchitoto
  • Celebrações e Feriados em Suchitoto
  • Roteiros em Suchitoto: 1 dia, 2 dias, 3 dias

Visitar Suchitoto – O importante a saber

Arquitectura de estilo colonial em Suchitoto

Arquitectura de estilo colonial em Suchitoto

Localizada a cerca de 50 km a nordeste de San Salvador, chegando-se até lá numa pitoresca viagem no autocarro que para próximo da bomba de gasolina frente ao Terminal Oriental. A cidade tem cerca de 7.500 habitantes, sendo considerada a capital cultural de El Salvador. Será mais uma vila, das mais pitorescas que se podem ver na América Central e uma visita é essencial. Existem múltiplas opções de alojamento, algumas delas em charmosas casas dos tempos coloniais. É uma localidade pequena, que se percorre rapidamente a pé e onde se deve ficar para relaxar, absorver o ambiente rural e absorver pormenores e um estilo de vida em extinção.

Dicas rápidas para Suchitoto:

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • A vista do lago é muito boa a partir do Restaurante La Fonda el Mirador
  • Tenha cuidado com os seus pertences, fora da cidade é um pouco perigoso para estrangeiros
  • Apesar de ser muito cliché e turístico, terá de andar de gondola
  • A polícia disponibiliza acompanhamento grátis até à Cascata Los Tercios, eu fui sozinho com uma vara na mão caso fosse atacado, mas parece que muitos turista são roubados neste percurso. Tenha cuidado ou vá com escolta policial

Em Suchitoto destaca-se a praça central, onde se encontra a igreja e se concentra a vida local. Existem alguns museus e galerias de arte espalhadas pelas ruas pachorrentas da localidade e alguns passeios que se podem fazer a partir de lá, como o da Cascata Los Tercios e do Lago Sichitlán. A não perder as famosas popusas, uma especialidade salvadorenha servida em locais específicos, as popuserias, que existem também aqui, especialmente na praça Parque Central. O fim-de-semana é especialmente intenso, transformando-se a vila numa imensa feira de artes e comida. No calendário anual destaca-se Fevereiro, quando se organiza um festival cultural que dura o mês inteiro.

Parque Central de Suchitoto à noite

Parque Central de Suchitoto à noite

Para saber quando ir a Suchitoto, você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e do clima. É aconselhável visitar Suchitoto durante a estação seca, entre os meses de Novembro e Abril.

Vídeo com imagens aéreas de Suchitoto

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Os 8 Melhores Locais de Suchitoto
  1. Praça Parque Central
  2. Iglesía Santa Lucia de Suchitoto
  3. Cascata Los Tercios
  4. Ilha dos Pássaros
  5. Lago Suchitlán
  6. Parque San Martín
  7. Museu de Arte Alejandro Cotto
  8. Centro arte para la paz

O que visitar em Suchitoto

Rua principal de Suchitoto

Rua principal de Suchitoto

1- Praça Parque Central

A praça Parque Central é onde tudo acontece em Suchitoto. É de facto o centro da vila, onde se encontra a Igreja Santa Lúcia e o posto de turismo, com toda a informação que o visitante poderá precisar. São ali organizados frequentemente eventos culturais e espectáculos, existindo um pequeno jardim com uma fonte no seu centro. Os melhores restaurantes e os alojamentos mais finos e direccionados aos turistas ocidentais encontram-se por aqui, mas também se pode experimentar as popusas servidas num par de casas da especialidade. É também um excelente ponto para observar as pessoas locais e o ponto de partida certo para partir à descoberta de Suchitoto.

2- Iglesía Santa Lucia de Suchitoto

A igreja de Santa Lucia encontra-se na praça central de Suchitoto, tendo sido construída entre 1844 e 1853. Recebeu recentemente um restauro que a deixou ainda mais bonita, com o branco da sua fachada a dominar o espaço principal da vila. O pórtico é sustentado por seis colunas jónicas, vendo-se por cima as três torres sineiras e um relógio. O seu interior é sustentado por trinta e seis vigas de madeira, destacando-se o altar, feito também ele de madeira finamente trabalhada, e a estatuária. Se tiver sorte o visitante poderá assistir a uma cerimónia de casamento, que são ali frequentes. Foi considerada Monumento Nacional em 1978.

3- Cascata Los Tercios

Esta queda de água localiza-se a cerca de 1,5 km, sendo única pela parede rochosa de nove metros de altura que se ergue por detrás do caudal que se precipita: é composta por colunas de pedra negra de forma hexagonal que se encontram lado a lado e umas por cima das outras como se fossem peças separadas, um efeito que se deve à sua origem vulcânica. O caudal é garantido entre Maio e Novembro, podendo a cascata estar seca nos outros meses do ano, mas vale sempre a pena ir até lá observar a curiosa geologia do local. Por uma questão de segurança não costuma ser aconselhado ir sozinho, e a Policia de Turismo poderá levá-lo até lá, gratuitamente, não podendo contudo garantir disponibilidade imediata. Aos fins-de-semana o ambiente torna-se animado, havendo sempre vendedores ambulantes e servindo-se popusas.

4- Ilha dos Pássaros

A Ilha dos Pássaros situa-se no Lago Suchitlán, nas proximidades de Suchitoto, podendo ser visitada em passeios de barco organizados a partir do porto San Juan, junto à localidade, do qual dista uns 7 km. Como o nome indica é um local excelente para a observação de aves, existindo colónias consideráveis de nove espécies diferentes. Para lá se chegar existem autocarros frequentes desde o centro da vila.

5- Lago Suchitlán

O Lago Suchitlán encontra-se junto a Suchitoto, podendo ser observado de vários pontos da localidade. Mas para um contacto mais directo deve-se descer ao porto de San Juan, uma área lúdica e funcionar junto à orla do barco onde se chega a pé, ou, melhor ainda, através dos autocarros que sobretudo ao fim-de-semana ligam o porto ao centro da vila. O Porto é um local divertido, podendo-se observar as embarcações tradicionais, os turistas locais e o próprio lago. Uma série de barcos fazem passeios panorâmicos, com extensões e preços variáveis, mas se quiser fazer as coisas de outra forma, informe-se sobre a ligação gratuita que é oferecida por um restaurante existente numa das ilhas, que lhe permite uma experiência mais genuína e… gratuita. Parte do lago está enquadrada na Área Natural Protegida Hacienda Colima, tendo uma enorme riqueza de vida animal, especialmente aves, estando inventariadas cinco espécies migratórias e cento e sessenta espécies nativas.

6- Parque San Martín

O Parque de San Martín, encontra-se perto da orla nordeste da povoação e é um dos locais de destaque a visitar na vila de Suchitoto, tendo sido criado em 1903, chamando-se então Parque Escalón, mudando mais tarde de nome para homenagear o presidente José María San Martín que liderou o país em meados do século XIX. Existem planos para requalificar este parque, o principal espaço verde da vila, com a remoção de árvores indesejadas e o restauro do coreto, que data de 1930.

7- Museu de Arte Alejandro Cotto

Este museu está instalado na antiga residência de Alejandro Cotto, cineasta e escritor salvadorenho, tendo uma colecção composta por elementos de elevado valor histórico e cultural, os mais antigos dos quais com mais de quatro séculos. O museu foi criado em 1999, quando o intelectual e artista ofereceu ao Estado e ao povo de Suchitoto a sua casa e a sua colecção, acumulada ao longo de mais de setenta anos. Há pinturas, fotografias, objectos de mobiliário e, claro, o próprio edifício, com muitas histórias para contar e um espaço ajardinado com bonitas fontes e grandes vistas para o Lago Suchitlán. A exposição é complementada por uma hemoroteca e uma filmoteca.

8- Centro Arte para la Paz

Este Centro, inaugurado em 2000, funciona no Convento e Escola de Santa Imelda, onde as Irmãs Dominicanas da Anunciação trabalharam entre 1917 e 1980, quando tiveram que abandonar o local devido à Guerra Civil. Trata-se de um espaço cultural, com iniciativas variadas que incluem diversas formas de apoio à juventude de Suchitoto e áreas de exposição. É um espaço tranquilo, que se pode visitar e apreciar, sentindo-se ali a influência nos dias de hoje das marcas da guerra. Muitas das suas exposições estão relacionadas com o conflito e a promoção da paz é uma constante nas suas actividades. Há sempre alguém pronto para conversar um pouco e explicar a história recente do país e o funcionamento do Centro.

Fotos de Suchitoto – Vila colonial

Cão junto a porta em Suchitoto

Cão junto a porta em Suchitoto

Nos arredores há cascatas, grutas e o bonito Lago Suchitlán.

Vista da barragem Cerrón Grande

Vista da barragem Cerrón Grande

Como Suchitoto está numa zona de migração de aves, é quase impossível não reparar nelas, especialmente nas rapinas. Este foi um dos lugares que gostei mais durante a minha viagem na América Central.

Rua principal de Suchitoto ao anoitecer

Rua principal de Suchitoto ao anoitecer

Rede com El Salvador à venda em Suchitoto

Rede com El Salvador à venda em Suchitoto

Arquitectura de estilo colonial em Suchitoto

Arquitectura de estilo colonial em Suchitoto

Vista da barragem Cerrón Grande

Vista da barragem Cerrón Grande

Restaurante dentro do Mercado de Suchitoto

Restaurante dentro do Mercado de Suchitoto

Mercado de verduras de Suchitoto

Mercado de verduras de Suchitoto

Janela azul em Suchitoto

Janela azul em Suchitoto

Parque Central de Suchitoto

Parque Central de Suchitoto

Parque Central de Suchitoto

Parque Central de Suchitoto

Artesanato em Suchitoto

Artesanato em Suchitoto

Loja de artesanato em Suchitoto

Loja de artesanato em Suchitoto

Porta em Suchitoto

Porta em Suchitoto

Rua principal de Suchitoto ao anoitecer

Rua principal de Suchitoto ao anoitecer

Vista da rua ao lado da Igreja de Santa Lúcia de Suchitoto

Vista da rua ao lado da Igreja de Santa Lúcia de Suchitoto

Porta lateral da Igreja de Santa Lúcia de Suchitoto

Porta lateral da Igreja de Santa Lúcia de Suchitoto

Cavalo em Suchitoto

Cavalo em Suchitoto

Ruas de estilo colonial em Suchitoto

Ruas de estilo colonial em Suchitoto

Cascata Los Tercios perto de Suchitoto

Cascata Los Tercios perto de Suchitoto

Vacas na estrada perto de Suchitoto

Vacas na estrada perto de Suchitoto

Rua principal de Suchitoto

Rua principal de Suchitoto

Ruas de estilo colonial em Suchitoto

Ruas de estilo colonial em Suchitoto

Porta azul em Suchitoto

Porta azul em Suchitoto

Rua na lateral da Igreja de Santa Lúcia em Suchitoto

Rua na lateral da Igreja de Santa Lúcia em Suchitoto

Interior da Iglesía Santa Lucia em Suchitoto

Interior da Iglesía Santa Lucia em Suchitoto

Ruas de estilo colonial em Suchitoto

Ruas de estilo colonial em Suchitoto

Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Fachada do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Fachada do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Durante a minha visita a Sochitoto, fiquei alojado na Posada Blanca Luna.

Terraço do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Terraço do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Os donos do hotel foram logo desde o início muito simpáticos e acolhedores. Fiquei com um dos quartos no andar de cima, com um lindo terraço com vista para a povoação de estilo colonial.

Terraço do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Terraço do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Todas as instalações estavam limpas mas um pouco usadas, proporcionando uma boa estadia e uma boa escolha de alojamento em Sochitoto em El Salvador.

Quarto do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Quarto do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto, El Salvador

Paguei $16 dólares por um quarto duplo com casa-de-banho (banheiro) privada.

Informação de contacto:

  • Posada Blanca Luna
  • Endereço: 1ª Avenida sur y 1ª Calle oriente #7, Suchitoto, El Salvador
  • Telefone: +503 2335 1661

Roteiros em Suchitoto

Iglesía Santa Lucia em Suchitoto

Igreja de Santa Lúcia de Suchitoto em El Salvador

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Suchitoto de maneira independente. Itinerários de turismo em Suchitoto em El Salvador.

1 Dia em Suchitoto: passo-a-passo
Manhã: Brevemente…
Tarde: Brevemente…
2 Dias em Suchitoto: passo-a-passo
Dia 1 Manhã: Brevemente…
Dia 1 Tarde: Brevemente…

Dia 2 Manhã: Brevemente…
Dia 2 Tarde: Brevemente…

Procura um Hotel em Suchitoto? Hotéis em Suchitoto

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »