🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Primeira viagem de avião Passo-a-Passo

Actualizado em 20 Outubro, 2016

É a primeira vez que vai fazer uma viagem de avião?

Os primeiros voos podem parecer uma tarefa assustadora mas vou tentar com esta página desmistificar e dar-lhe instruções passo-a-passo de como você poderá facilmente ultrapassar esta dificuldade.

Nesta página você encontra:

  • Passo 1 – Comprar um bilhete
  • Passo 2 – Identificação e Passaporte
  • Passo 3 – Bagagem
  • Passo 4 – Ir até ao aeroporto
  • Passo 5 – Dentro do aeroporto
  • Passo 6 – Passar pela segurança
  • Passo 7 – Encontrar a porta de embarque
  • Passo 8 – Dentro do avião
  • Passo 9 – Aterragem
  • Dicas rápidas: Como viajar de avião
Como embarcar num avião, Primeira viagem de avião

Como embarcar num avião, Primeira viagem de avião

Para fazer o seu primeiro voo menos stressante, é útil ter uma ideia do que esperar. Embora as perguntas pareçam infinitas, não há necessidade de se preocupar, siga estas instruções e a sua primeira viagem de avião será um sucesso.

Passo 1 - Comprar um bilhete

A maneira mais fácil de pesquisar várias datas, preços e horários de voos é procurando o seu bilhete de avião online. Para se ter uma ideia geral de preços de bilhetes, usar um motor de busca como o eDreams, o Rumbo, Momondo ou Kayak. Entre a sua cidade de partida e o seu local de chegada – cidade e datas, estes motores de busca irão mostrar uma série de voos dentro dos seus critérios e preferências.

Seleccione diferentes datas várias vezes, escalas e tempo entre voos. Após alguma pesquisa você está pronto para comprar um voo online, clique no botão de comprar e siga as instruções de compra. Normalmente, as companhias aéreas enviam-lhe um email de confirmação e número do e-ticket; é importante escrever esses números como referência, ou simplesmente imprimir o documento em PDF anexo no email da companhia. Não se esqueça também que terá que fazer o check-in online do seu bilhete para o seu voo, até 24 horas antes da partida.

Passo 2 - Identificação e Passaporte

Certifique-se que tem a sua identificação com foto ou passaporte em dia. Se você estiver a viajar dentro do seu próprio país, você vai precisar de um cartão de identificação com foto. Se o seu voo for internacional, você vai precisar de um passaporte, geralmente válido por seis meses a partir da data de partida.

Para portugueses: os passaportes portugueses podem aceder a 170 países sem visto. Para países da União Europeia não se exige passaporte para portugueses, só BI ou cartão de cidadão válido. Para países da América do Sul não se exige visto, só passaporte válido.

Para brasileiros: os passaportes brasileiros podem aceder a 66 países sem visto. Para países da União Europeia não se exige visto para brasileiros, só passaporte válido por pelo menos 6 meses. Para países da América do Sul não se exige visto, só passaporte válido. Para países do Mercosul não se exige visto, nem passaporte, só RG original com menos de 10 anos de emissão.

Pode ler também:

Vistos Necessários para Viajar

Passo 3 - Bagagem

Certifique-se de que a sua bagagem atende aos requisitos das diversas companhias aéreas. A maioria das companhias permitem que os passageiros levem um item de bagagem de mão e um item pessoal, como um laptop ou uma bolsa. Verifique as especificações da sua companhia aérea, visitando o site e procurando pela secção sobre bagagem. Preste atenção às taxas para malas despachadas, já que há um limite de peso e também um limite de malas a despachar para o porão do avião.

Faça a sua mala de mão com atenção para não ir contra as regras de segurança dos aeroportos. Na sua bagagem de mão você só pode levar líquidos até 100ml, desde que eles estejam dentro de saco de plástico transparente e selado. Os passageiros não estão autorizados a transportar líquidos na sua bagagem de cabina, salvo os contidos em recipientes individuais de capacidade não superior a 100 mililitros ou equivalente (100 g / 3 Oz), acondicionados num saco de plástico fechado, transparente e que possa ser aberto e fechado de novo, de capacidade não superior a 1 litro (por passageiro). Se você levar frascos com mais de 100ml seja cremes, champô ou água, os agentes na zona de raio-x do aeroporto irão confiscar os seus produtos. Quando você tenta levar itens não aprovados pelo controlo de segurança, os agentes irão jogá-los fora. Poupe-se a uma frustração e tenha atenção ao embalar só itens aprovados dentro da sua bagagem de mão.

Passo 4 - Ir até ao aeroporto

Tente chegar ao aeroporto mais cedo. Para a sua primeira vez que viaja de avião, reserve tempo extra para conseguir fazer todas as formalidades a tempo, descobrindo o aeroporto e se familiarizar com o processo todo. Por regra geral, deverá chegar pelo menos duas horas antes de um voo doméstico e três horas antes de um voo internacional. Assim terá tempo para tudo. Para chegar ao aeroporto poderá ir de táxi, autocarro (ônibus) ou metro. Tudo depende da cidade em questão e dos acessos e transportes disponíveis. Pesquise na Internet acerca do tipo de transportes para chegar a determinado aeroporto, com alguns dias de antecedência.

Passo 5 - Dentro do aeroporto

Quando você chega ao aeroporto há uma série de passos a seguir desde que você entra na porta de partidas até entrar no avião propriamente dito.

Quando entrar, tente achar a TV com informação de voos e número de balcão de Check-in da sua companhia aérea. Siga as indicações para os balcões de Check-in e tenha a sua identificação pronta para apresentar ao agente. Ele irá procurar a sua reserva, imprimir cartões de embarque e recolher a sua bagagem.

Cartão de embarque também chamado de boarding pass

Cartão de embarque também chamado de boarding pass

O peso da sua bagagem será verificado para ver se está dentro do peso permitido. Se você não tiver assentos seleccionados previamente, pode pedir ao agente para lhe dar um assento junto à janela por exemplo. Receba os seus cartões de embarque e o seu passaporte do agente e poderá seguir para a sua porta de embarque.

Passo 6 - Passar pela segurança

Siga as indicações para a porta de segurança na zona de embarque. No posto de controle de segurança, você será solicitado a mostrar a sua identificação e o seu cartão de embarque. Assim que estiver nas máquinas de triagem, tire os sapatos e casaco e coloque-os numa daquelas caixa de plástico disponíveis. Se você estiver viajando com um laptop, coloque-o num tabuleiro separado. Espere pelas ordens do agente para passar através do detector de metais para ser revistado. Recupere os seus itens. Há muita gente que quando chega ao raio-x tira tudo dentro dos bolsos, carteira, moedas, relógio, documentos. O que eu aconselho é que você ponha isso tudo dentro da sua mochila antes de passar o detector de metais, poderá assim evitar ter tudo espalhado.

Seja cordial e amigável com os oficiais e agentes de companhias aéreas e segurança. Às vezes as coisas não correm como programado. Seja compreensivo e amigável e terá sempre uma cortesia da parte deles se você os tratar bem e educadamente.

Passo 7 - Encontrar a porta de embarque

Cada avião tem um número de porta de embarque único. Nos aeroportos há TV’s com a diversa informação de voos e número de portas de embarques. Por isso você deverá encontrar o seu portão de embarque (Gate). O seu cartão de embarque deve ter um número de portão escrito também. Siga as indicações para chegar ao seu portão e espere até à chamada para o embarque.

Passo 8 - Dentro do avião

Depois da chamada de embarque, os agentes irão verificar os seus documentos e destacar uma parte do seu “boarding pass”. Você agora irá para dentro do avião. Dependendo do aeroporto, há vezes que irá de autocarro até ao avião, noutros, você entra directamente da porta até ao avião através de uma passadeira/manga.

Dentro de um avião da Qatar Airways

Dentro de um avião da Qatar Airways

Quando chegar dentro do avião será cumprimentado pela “aeromoça” ou “hospedeira do ar”. Siga as instruções para seguir até ao seu assento. Verifique o seu número de cadeira e se fica junto à janela ou corredor. Ponha a sua bagagem de mão no compartimento em cima do seu assento.

Passo 9 - Aterragem

Não esqueça de nada no avião e vá em direcção da recolha de bagagem. O seu número de voo estará numa TV e poderá assim saber em que passadeira estará a sua bagagem. Se voar para um país que necessite de vistos no aeroporto ou formalidades de passaporte, estas serão feitas antes de recolher a bagagem. Depois de recolher a bagagem poderá ter de passar por um outro raio-x de verificação de bagagem pelos agentes de polícia de alfândega. Se tiver a opção de seguir em “Nothing to declare” – nada a declarar, siga e saia tranquilamente para a área de chegadas. Parabéns efectuou o seu primeiro voo.

Como viajar de avião – Dicas rápidas

  1. Determine se você precisa de apenas de viajar com uma bagagem de mão ou se você também precisa de bagagem de porão. Eu pessoalmente só viajo com uma bagagem de mão que não ultrapasse os 7 ou 8 kg.
  2. Faça uma lista de todos os itens que você precisa para fazer a mala e siga as directrizes e regras de transporte internacional.
  3. Saiba se você pode levar esses itens em sua bagagem de mão ou se terá de pô-los na bagagem de porão.
  4. Faça a sua bagagem mais leve possível. Não carregue coisas desnecessárias.
  5. Saiba as regras e quais os líquidos que podem ser transportados na sua bagagem
  6. Enrole a sua roupa em vez de dobrá-la. Terá mais espaço assim.
  7. Dentro da sua mochila ou mala de viagem, ponha as coisas mais pesadas em baixo e as mais leves em cima.
  8. Considere embalar algumas roupas dentro de outros itens, como sapatos por exemplo. Assim poupa espaço.
  9. Se voar para um destino de longa duração e com várias escalas, considere levar uma muda de roupa rápida na sua bagagem de mão. Poderá refrescar-se e mudar de roupa rapidamente em qualquer casa-de-banho (banheiro) do aeroporto.
  10. Faça o Check-in do seu bilhete para o seu voo até 24 horas antes da partida. Não se esqueça pois é muito importante.
  11. Imprima o seu cartão de embarque antes do tempo.
  12. Tenha a sua identificação pronta para mostrar à polícia e passar pela segurança rapidamente.
  13. Chegue ao aeroporto com bastante tempo de sobra. É melhor ficar à espera do avião, do que perder o voo.
  14. Tenha todos os itens necessários para o controle de segurança numa zona de fácil acesso na sua bagagem de mão. Se sabe que terá de tirar o seu computador laptop e cosméticos na zona de raio-x, não os ponha no fundo da sua mala.
  15. Saiba como declarar medicamentos e artigos para bebes e crianças.
  16. Encontre o seu portão de embarque com tempo suficiente para não andar a correr.
  17. Não tenha medo de andar de avião. É o meio de transporte mais seguro.
NOTA: Uma viagem de avião é a maneira mais rápida de viajar por longas distâncias, mas pode ser complicado para quem viajar assim pela primeira vez. Organize-se para embalar e certificar que você tem tudo correctamente a fim de passar pela segurança do aeroporto dentro das normas e regras. Existem alguns regulamentos que os viajantes devem seguir. No entanto, desde que você esteja familiarizado com as directrizes e deixar tudo pronto com antecedência, você não deve ter problemas para viajar de avião.
Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »