🐪 » 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com « 🐪

🌍 Visitar Tunes, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Actualizado em 6 Maio, 2017

Quer visitar Tunes?

Tunes é a capital da Tunísia e fica situada no extremo nordeste do país, no Golfo de Tunes. O centro histórico – a Medina – dentro das muralhas, é um labirinto de ruas estreias, cheias de comércio e um ritmo contagiante de actividade, todos os dias da semana.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Tunes – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para Tunes
  • Vídeo Tunes
  • Os 15 Melhores Locais de Tunes
  • O que visitar em Tunes
  • Mapa dos Principais Monumentos de Tunes
  • Fotos de Tunes
  • Alojamento em Tunes
  • Celebrações e Feriados em Tunes
  • Roteiros em Tunes: 1 dia, 2 dias, 3 dias, 4 dias
Rua dentro da medina na capital da Tunísia, Visitar Tunes

Rua dentro da medina da capital da Tunísia, Visitar Tunes

Visitar Tunes – o mais importante a saber

Alguns dos pontos mais interessantes em termos culturais é a própria Medina (que é Património Mundial da UNESCO), o Museu do Bardo (com a maior colecção de mosaicos romanos do mundo), as famosas Ruínas Romanas de Cartago, a mesquita Zitouna (a mais antiga de Tunes), a Catedral de São Vicente de Paul (grande igreja católica no seio de um país muçulmano) e a Avenida Habib Bourguiba (principal avenida da cidade).

Lugares para Visitar em Tunes

1- Mesquita Hammouda-Pacha

Mesquita Hammouda-Pacha em Tunes

Mesquita Hammouda-Pacha em Tunes

Esta mesquita, construída em 1655, é reconhecível pelo seu minarete octagonal. A sua arquitectura otomana, do século XVII, inclui uma porta de mármore e um telhado verde muito característico, que contrasta com a sua rica ornamentação de influência estilo veneziano com decorações floridas e mármores policromados.

2- Museu Nacional do Bardo

Museu Nacional do Bardo

Museu Nacional do Bardo

O Museu Nacional do Bardo foi inaugurado no dia 7 de Maio de 1888 como Museu Alaoui. Após a independência da Tunísia foi rebaptizado de Museu do Bardo. Foi o primeiro museu da Tunísia e o único durante séculos. Recentemente o museu foi alvo de obras de melhoramento, renovado e ampliado com uma nova ala. Agora pode-se visitar um museu moderno com uma exposição de peças ancestrais no interior. O museu conta a história da Tunísia ao longo de vários séculos e das civilizações que por aqui passaram. É, portanto, um local de valor histórico incalculável. A sua colecção contém objectos arqueológicos, históricos e etnográficos. Uma das colecções mais apreciadas é a grande mostra de mosaicos romanos trazidos dos complexos arqueológicos de Cartago, Hadrumetum, Dougga ou Utica.

3- Medina de Tunes

Medina de Tunes

Medina de Tunes

Tenho de admitir que Tunes surpreendeu-me. Pode-se ver um pouco da alegria do mediterrâneo nas cores da Medina da cidade. De facto, cheia de carácter, a antiga Medina de Tunes é um lugar espectacular para se passar algum tempo a explorar as lindíssimas ruelas labirínticas e lojas de souvenirs. Entre os séculos XII e XVI Tunes foi uma das cidades mais ricas do mundo. Mais de 700 monumentos, palácios, mesquitas, mausoléus e fontes testemunham o passado próspero da cidade e a mistura de influências Andaluzes, Háfsidas e Otomanas.

A Medina de Tunes começou a crescer no século VII em volta da Mesquita de Zitouna, que é hoje o centro da Medina. A cidade foi um local importante para o mundo muçulmano até ao século XVI.

4- Mesquita Zitouna

Mesquita Zaytuna

Mesquita Zitouna

Esta é a principal mesquita da Medina antiga de Tunes sendo também a mais antiga da cidade. A mesquita tem nove entradas e 184 colunas antigas, trazidas do Sítio Arqueológico de Cartago. A lenda diz que antigamente, no local da mesquita, havia um outro lugar de oração e uma oliveira milenar, daí o seu nome – Zitouna – em árabe.

5- Museu Nacional de Cartago

Museu Nacional de Cartago

Museu Nacional de Cartago

Cartago é um complexo arqueológico nos arredores de Tunes. Foi fundada pelos Fenícios mas foi durante o Império Romano que conheceu o seu apogeu. Cartago foi a segunda cidade mais importante no Mediterrâneo, a seguir a Roma. Os vestígios de civilizações anteriores ao domínio Romano desapareceram quase por completo, pois a cidade foi devastada aquando das Guerras Púnicas. Alguns dos principais monumentos cujas ruínas podemos observar são: as Termas de Antonino, o Anfiteatro, o Tofet, as Cisternas e villas romanas.

Sítio Arqueológico de Cartago, Património Mundial da UNESCO

Termas de Antonino no Sítio Arqueológico de Cartago, Património Mundial da UNESCO

Os artefactos encontrados em Cartago durante as escavações estão no Museu do Bardo. Cartago foi uma das cidades mais importantes entre o século V e III A.C. Cartago e Roma lutaram pela supremacia do Mar Mediterrâneo, mas em 146 a.C os Romanos conquistaram definitivamente Cartago e destruíram grande parte da cidade.

Colina de Odeon e o Parque das vilas romanas de Cartago

Colina de Odeon e o Parque das vilas romanas de Cartago

A cidade foi depois reconstruída pelos Romanos e são as ruínas dessa civilização que se podem ver hoje. Todo o complexo de ruínas é um verdadeiro livro de história, poucos lugares no mundo podem ensinar-nos tanto acerca da civilização romana como este.

6- Catedral de Saint-Vincent-de-Paul

Catedral de Saint-Vincent-de-Paul de Tunes

Catedral de Saint-Vincent-de-Paul de Tunes

A catedral de Saint-Vincent-de-Paul é a maior catedral católica romana em Tunes. Com uma fachada muito bonita, este edifício destaca-se na Avenida Habib-Bourguiba. A sua construção começou em 1893 e foi inaugurada no Natal de 1897.

7- Porta Bab Bahr

Porta Bab Bahr

Porta Bab Bahr

A imponente porta Bab El Bhar, situada na Praça da Vitória,  é um dos monumentos mais marcantes de Tunes. Bab El Bhar marca a separação entre a cidade nova e a parte antiga da cidade – a medina.

8- Sidi Bou Said

Sidi Bou Said

Sidi Bou Said

Sidi Bou Said fica a 20 km de Tunes, na Costa Mediterrânea. A vila esteve desde sempre ligada às artes, por aqui se ter instalado um professor Sufi muito influente (Abu Said el Baji), no início do século XIII. Desde então a vila tem apaixonado muitos artistas Tunisinos e estrangeiros. De facto, é um lugar muito especial, pois a vila fica num ponto elevado com as casas dispostas na encosta à beira-mar.

Sidi Bou Said

Sidi Bou Said

O cenário é bastante encantador, com as casas em estilo árabe e andaluz impecavelmente brancas, com portas e janelas azuis a contrastar, dispostas pelas ruas estreitas algumas entrecortadas por escadarias. Ao percorrer este labirinto não deixe de visitar o palácio Dar El Annabi, que era a casa de um comerciante rico do século XVII, agora convertida em museu etnográfico, com representações de aspectos da vida quotidiana dos habitantes da vila.

9- Place du Gouvernement

A Praça do Governo, chamada de Place du Gouvernement

A Praça do Governo, chamada de Place du Gouvernement

Nesta praça há alguns edifícios importantes para o Governo tunisino. Este local fica no lado oposto à Porta Bab Bahr.

10- Mesquita Youssef Dey

Mesquita Youssef Dey

Mesquita Youssef Dey

Construída em 1612 por Youssef Dey, esta mesquita é um dos monumentos mais bonitos da cidade. A Mesquita Youssef Dey está localizada no distrito da Casbá, perto do Palácio do Governo ou Dar El Bey. Ao passear pela medina é impossível não passar por aqui.

11- Palácios tunisinos do século XVIII

Palácios tunisinos do século XVIII

Palácios tunisinos do século XVIII

Dentro da medina de Tunis há muitos palácios. Eu tive a oportunidade de dormir no Dar El Medina Hostel situado na Rue Sidi Ben Arous. Foi fantástico porque tive a possibilidade de dormir num verdadeiro palácio do século XVIII tunisino, no coração da cidade antiga.

 12- Mercado Central

Mercado Municipal de Tunes o chamado Marché Central

Mercado Municipal de Tunes o chamado Marché Central

Para quem gosta de mercados, andar às compras e preparar o pic-nic com antecedência, então o colorido mercado municipal da cidade é o lugar perfeito para si. Passei no Mercado Central de Tunes para comprar o pequeno-almoço (café da manhã) e fazer sanduíches para o resto do dia. Os tunisinos são muito simpáticos e davam-me sempre pickles, azeitonas, fruta e queijo para degustar.

13- Lojas de souvenirs e artesanato

Lojas de souvenirs e artesanato

Lojas de souvenirs e artesanato

Como em todas as medinas do mundo árabe, turco e persa, Tunes tem centenas de lojas de artesanato, antiguidades, tapetes e souvenirs. Para quem gosta de ir às compras e levar coisas para casa, então Tunes é um destino de férias fantástico.

14- Avenida Habib-Bourguiba

Avenida Habib-Bourguiba em Tunes

Avenida Habib-Bourguiba em Tunes

Esta é a avenida principal da cidade de Tunes. É aqui que muitos acontecimentos políticos aconteceram na história do país.

15- Teatro Municipal de Tunes

Teatro Municipal de Tunes

Teatro Municipal de Tunes

O Teatro Municipal de Tunis foi inaugurado em Novembro de 1902 e actualmente apresenta espectáculos de ópera, ballet, concertos sinfónicos e peças teatrais com diferentes actores tunisinos e de outros países.

16- Colégio Sadiqi

Colégio Sadiqi em Tunes

Colégio Sadiqi em Tunes

O Colégio Sadiki  é a primeira escola moderna na Tunísia. Junto à Praça do Governo, este edifício tem um estilo arquitectónico muito peculiar.

17- Catedral Saint-Louis de Cartago

Catedral Saint-Louis de Cartago

Catedral Saint-Louis de Cartago

A Catedral Saint-Louis foi abandonada para o culto e funciona hoje como centro cultural acolhendo reuniões, exposições e concertos. Em 1993 mudou de nome para Acropolium fazendo parte do complexo do Museu Nacional de Cartago.

18- Gatos da Medina de Tunes

Gatos da Medina de Tunes

Gatos da Medina de Tunes

Como já é típico das medinas árabes e Tunes não é excepção, há imensos gatos. Tal como Marraquexe ou Essaouira, você encontrará muitos gatos simpáticos e preparados para dar as boas vindas aos turistas curiosos.

19- Casas de Chá e Narguilé

Casas de Chá e Narguilé

Casas de Chá e Narguilé

Na Medina de Tunes há muitas casas de chá e onde se pode fumar o cachimbo de água, chamado de narguilé ou xixa (narguilê). Aqui, tranquilamente podemos observar como os tunisinos passam uma boa parte do seu tempo, socializando uns com os outros.

20- Vendedores de Perfumes

Vendedores de perfumes árabes em Tunes

Vendedores de perfumes árabes em Tunes

Para os amantes de perfumes e cheiros exóticos, Tunes tem várias lojas especializadas em perfumes árabes a preços muito competitivos. Um pouco por toda a medina antiga encontramos muitas bancas a vender estes autênticos perfumes árabes.

21- Pôr do sol em Tunes

Pôr do sol em Tunes

Pôr do sol em Tunes

Um pôr do Sol é sempre bonito em todos os lugares do mundo. Porém, um lindo pôr do Sol em Tunes, seja na medina antiga ou nas ruínas de Cartago é, sem dúvida, especial e inesquecível.

Veja também:

Kit Útil para organizar a sua viagem na Tunísia:




Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com

Deixe o seu comentário aqui:

Os comentários deste blog de viagens são via facebook.





Siga nas redes sociais:

Facebook Twitter Google+ Instagram Pinterest Stumbleupon Tumblr YouTube Blog Lovin

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

📷 Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram