🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Aprender Grego Lição 1: Apresentação e Alfabeto

João Leitão
Actualizado em 19 Outubro, 2016
Arco de Galerius em Salónica, Visitar a Grécia

Arco de Galerius em Salónica, Visitar a Grécia

Aprender Grego – Apresentação e Alfabeto

Aprender Grego – O Importante A Saber e Onde Se Fala

O Grego Moderno é a língua oficial da Grécia, a qual difere das formas de falar e escrever do Grego Antigo. É também falada, em conjunto com a língua turca, no Chipre, ou na Itália, na Albânia, Arménia e Ucrânia. Por tal, podemos dizer que existem vários dialectos, nomeadamente o Grego-Macedónio, o Grego-Chiprio, o Grego-Cretico (falado na Creta) e o Grego-Trácico (falado na Trácia). O seu alfabeto desenvolveu-se por volta do século IX a.C., o qual ainda é utilizado hoje em dia (partilhado também na líguagem da Matemática e Astronomia, por exemplo). Diz-se que o alfabeto foi introduzido na Grécia por mercadores fenícios, através do alfabeto semítico. Este alfabeto, ao contrário do Latim ou o Português, não evidenciava a representação das vogais, na sua escrita. Hoje em dia, podemos ler com as vogais Alfa, Épsilon, lota, Ómicron e Upsilon. As letras Digamma, San e Qoppa, acabaram por desaparecer nos primeiros tempos linguísticos. Começou por escrever-se, tanto da esquerda para a direita como da direita para a esquerda, sendo que hoje em dia, escreve-se só da esquerda para a direita.

Breve história da língua grega

A Língua grega é um idioma indo-europeu. Esta língua conta com mais de três mil anos de história. Foi utilizada na Antiguidade Clássica, assim como no início da cristianização, usada também por muitas outras regiões, -inclusivamente nas do Império Romano, levada por Alexandre – O Grande – nas suas grandes conquistas. É a língua dos poemas homéricos, com grande influência no Latim. O seu alfabeto teve origem no alfabeto fenício, que por sua vez, deu origem aos alfabetos latinos. Esta língua, oficial da Grécia, é hoje em dia falada de forma diferente do grego antigo. Assim, o grego moderno, conhecida por língua neo-helénica, mostra características diferentes ao nível da pronúncia, da gramática e no seu vocabulário. No entanto, a base linguística é proveniente do grego antigo. Hoje, a língua vive de empréstimos de outras línguas, nomeadamente do Inglês, do Francês e do Turco. A ideia sempre foi simplificar cada vez mais a língua, abolindo aos poucos os imensos acentos oriundos do grego clássico.

Como aprender melhor um idioma?
Bem, eu aconselho antes de mais gostar do idioma que quer estudar, ou seja, ouça muita música, pratique o mais que puder e escreva muito. Se der 2 a 3 horas por dia para aprender a língua grega (ou qualquer outra coisa na vida), poderá num mês aprender todos os básicos deste idioma que é um pouco difícil.

Dicas rápidas para aprender grego:

  • Ouça música grega todos os dias
  • Compre um caderno A4 para escrever as suas lições
  • Compre um caderno A5 só para escrever e repetir, repetir… repetir
Alfabeto Grego Moderno

Letra // Nome

Alfabeto Grego Moderno

Alfabeto Grego Moderno

Alfabeto Grego Moderno

Alfabeto Grego Moderno

Aprender o Alfabeto em Grego

Pegue num caderno e escreva, pois este vídeo é excelente para ficar a saber exactamente como se pronunciam a letras em grego. Não conseguirá aprender tão rápido o idioma grego se antes não conhecer o seu alfabeto. Perca um tempo a ouvir bem como se dizem as letras e depois parta à aventura para aprender o resto. Escreva tudo num caderno para memorizar melhor. Como vai reparar, há alguns sons um pouco diferentes do alfabeto português, mas é super divertido aprender, ainda para mais que o idioma grego é muito bonito. Boa sorte!

Curso para Aprender Grego
Quer aprender mais? Veja ainda as outras páginas que tenho disponíveis para aprender grego facilmente e sem mestre.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »