🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 39 Receitas de Cuscuz Marroquino, sua História e Preparação

Actualizado em 6 Maio, 2017
RECEITAS DE CUSCUZ

RECEITAS DE CUSCUZ

O Cuscuz é para os povos no norte de África o que a massa é para os italianos ou o arroz para os chineses. Um pilar da dieta diária, uma fonte de energia alimentar imprescindível, com profundas raízes históricas e uma penetração quase total nos lares destas populações. Se você procura várias receitas de cuscuz, então aqui encontra uma selecção das melhores 39 receitas e mais saborosos pratos de cuscuz.

Nesta página você encontra:

  1. A História do Cuscuz
  2. O que é o Cuscuz
  3. O que é a Sêmola?
  4. Cuscuz Fresco e Cuscuz Pré-Preparado
  5. O Couscous nos Costumes Magrebinos
  6. Baddaz: o “Couscous” de Milho
  7. Couscous, um Alimento Saudável
  8. 39 Receitas de Cuscuz

A História do Cuscuz (Couscous)

CUSCUZ também chamado COUSCOUS

CUSCUZ também chamado COUSCOUS

Não é possível determinar o momento em que o cuscuz começou a ser preparado.

Naima Lakhal, na sua obra La Production et la Consommation du Couscous au Maroc, atribui também aos berberes a sua criação, e no mesmo acredita a historiadora de culinária Lucie Bolens, em La Cuisine andalouse, un art de vivre, du XIe au XIIIe siècle. É com base no estudo de utensílios de cozinha primitivos encontrados em antigos túmulos que a mesma académica crê que o cuscuz remonta ao reinado do berbere Massinissa da Numídia, ou seja, ao século II a.C.

Já Clifford Wright e Charles Perry, historiadores e cronistas norte-americanos, estão convencidos que o cuscuz terá surgido apenas no século VII ou VIII, com a chegada do trigo trazido pelos invasores árabes.

Seja como for é apenas no século XIII que surge uma das primeiras referências escritas, na obra anónima Kitab al-abikh fi al-Maghrib wa’l-Andalus, redigida algures na Península Ibérica árabe. Nesses apontamentos encontra-se uma receita, alcuzcuz fitiyani, o que segundo dirão os linguistas, indica desde logo uma origem berbere para o cuscuz.

Outro documento histórico sensivelmente da mesma altura, escrito por um magistrado de Granada, Abu Abd Allah bin al-Azrak, diz-nos que os membros da casa real, os Naarid, consumiam cuscuz.

Ibn Razin al-Tujibi, também ibérico, é o autor de um outro livro de receitas Kitab faaalat al-khiwan, que será provavelmente de finais do século XIII.

O bem conhecido viajante de origem árabe, Leo Africanus, que terá vivido entre 1465 e 1550, que nos diz que “de todas as coisas, o que deve ser comido diariamente é o cuscuz, porque custa quase nada e alimenta imenso”.

Quanto à origem da palavra, também não há consenso. Alguns pensam que é uma palavra onomatopaica, ou seja, com origem na reprodução de um som associado. Assim, seria cuscuz devido ao som feito no rolar das mãos, semelhante a cous…cous…cous..

Outros, como o historiador de gastronomia Clifford Wright, acreditam que o termo tem origem na palavra do árabe clássico “Kashkash”, que significa algo como “moer”.

O que é o Cuscuz

Grande prato de #cuscuz marroquino em Ouarzazate #Marrocos

A photo posted by Marrocos.com (@marrocoscom) on

Ao contrário do que muita gente pensa o cuscuz não é um grão de origem vegetal, sendo produzido a partir de farinha. Trata-se de um alimento de origem norte-africana preparado com sêmola de trigo, tal como as massas que consumimos com abundância na Europa e no mundo ocidental. Mas enquanto as nossas massas são feitas misturando uma certa quantidade de água e mesmo ovos com a sêmola de trigo, o couscous obtém-se friccionando com mãos húmidas a sêmola previamente salpicada com água, sendo a sêmola polvilhada com farinha bem seca de tempos a tempos.

Quando uma quantidade considerável de grãos se encontra formada, o produto é peneirado. Os grãos retidos são considerados prontos, e prossegue-se o trabalho com os fragmentos que passaram pela rede da peneira, até que toda a sêmola seja aproveitada.

O processo exige alguma destreza porque o que se pretende não é uma massa compacta mas sim a formação espontânea de múltiplas partículas que se constituem como os grãos de cuscuz.

Tradicionalmente, nas aldeias magrebinas, este trabalho era efectuado colectivamente, da mesma forma que nos povoados portugueses as mulheres se reuniam para a manufactura e cozedura do pão. A ocasião tinha portanto uma função social, para além dos evidentes fins funcionais. Obtinha-se cuscuz para a comunidade, que podia durar meses, e trocavam-se novidades e ideias.

O cuscuz por si não tem um sabor rico, mas é uma excelente base para a preparação de pratos de carne ou vegetais, podendo ser enriquecido com ervas aromáticas como manjericão ou menta, ou misturado com frutos secos, tal como tâmaras, figos ou passas. Mas tudo isto veremos mais adiante, nas nossas receitas.

O que é a Sêmola?

CUSCUZ SÊMOLA

CUSCUZ SÊMOLA

A sêmola é uma espécie de farinha que resulta da moagem de cereal, nomeadamente do trigo. Tem uma textura mais grossa do que a farinha comum, é obtida a partir de grãos seleccionados, mais duros, limpos e desgerminados considerando-se um produto nobre do cereal (trigo, milho ou arroz). É muito usada na preparação de massas alimentares, incluindo o cuscuz, e é muito rica em glúten pelo que as pessoas com alergia a esta proteína terão que evitar estes alimentos.

Cuscuz Fresco e Cuscuz Pré-Preparado

Preparação do cuscuz

Preparação do cuscuz

Tradicionalmente a preparação do cuscuz envolvia, para além da obtenção dos grãos a partir da sêmola de trigo, a sua posterior secagem e posteriormente humedecidos a vapor com o auxílio de um utensílio chamado de couscoussière ou kiskas. Trata-se de uma peça metálica composta, com uma parte de baixo, relativamente alta, em forma de recipiente para azeite, e com uma parte de cima, colocada sobre a unidade de base.

A vaporização do cuscuz é uma operação complexa. Na parte de baixo do couscoussière é preparado um estufado, normalmente de carne de borrego e vegetais, e sobre esta espécie de panela é colocado o outro elemento do utensílio, onde os grãos recebem o vapor aromatizado do cozinhado, humedecendo e, ao mesmo tempo, sendo enriquecidos com o sabor. O couscoussière tem de ser rigorosamente selado mas o processo é interrompido por diversas vezes para assegurar que os grãos couscous, gradualmente amolecidos, não adiram entre si formando uma indesejada massa mais ou menos homogénea.

Felizmente existe actualmente uma outra forma de consumir cuscuz , obtendo directamente o produto pré-preparado, também conhecido como cuscuz instantâneo. Este foi já seco e humedecido com vapor e seco de novo antes de embalado e colocado à disposição do consumidor.

Este tipo de cuscuz usa-se como arroz ou massa, cozendo-se em água por um curto espaço de tempo, entre cinco a dez minutos, com uma mistura de 1,5 partes de água para cada parte de cuscuz. Devido ao seu fino calibre, o cuscuz pré-preparado demora menos tempo a cozer do que os alimentos equiparados.

No mundo ocidental é quase impossível encontrar cuscuz fresco, sendo vulgar a forma pré-preparada deste alimento.

O Couscous nos Costumes Magrebinos

CUSCUZ MARROQUINO

CUSCUZ MARROQUINO

De uma forma geral um prato de couscous precede a sobremesa, num típico banquete magrebino. Tradicionalmente é comido sem recurso a talheres, usando a mão direita para formar pequenas bolas que são depois introduzidas na boca com um impulso final do polegar.

Para além da importância na dieta magrebina e em especial de Marrocos, o couscous faz parte de algumas tradições estando algo associado à prática religiosa. É um alimento sempre presente em refeições associadas a actos religiosos já que é uma crença comum que aqueles que o consomem são bafejados pela graça divina.

Outro reflexo desta crença é a refeição servida aos que regressam da sua peregrinação a Meca, k’seksu bil bayd wal lawz, ou seja, couscous com ovos e amêndoas, um prato de couscous coberto de cebola caramelizada e passas, ligeiramente aromatizado com açafrão e canela e servido com ovos cozidos, um símbolo de purificação e renovação.

Algumas esposas supersticiosas acreditam que podem assegurar a fidelidade dos seus maridos servindo-lhes frequentemente couscous com pedaços de cauda de cordeiro em conserva (qaddid).

Baddaz: o “Couscous” de Milho

Baddaz, o CUSCUZ DE MILHO

Baddaz, o CUSCUZ DE MILHO

O Baddaz, também comum em Marrocos e noutros países magrebinos, parece-se bastante com o Couscous, mas é preparado com milho, de onde se extrai a sêmola, tal e qual como é feito com o trigo que dá origem ao Couscous.

O processo de manufactura, as ferramentas usadas e a forma de preparação são basicamente semelhantes.

Couscous, um Alimento Saudável

Acredita-se que o couscous tenha propriedades profilácticas de diversos tipos de cancro, que melhore a saúde cardíaca, que reforce as defesas do corpo contra actividade bacteriana e viral e que melhor o metabolismo geral do organismo. Além disso, ajudará à digestão, aos processos de cicatrização e ao sistema imunitário. E é ainda aconselhado em dietas de redução ou controle do peso corporal.

Este leque de acções sobre o organismo deve-se às propriedades do alimento, rico em minerais e vitaminas, com destaque para o selenium, o ácido fólico e o manganésio.
Coração

O selenium é um mineral essencial ao corpo humano mas contudo não é fácil obter-se este nutriente nos alimentos mais consumidos. Ora o couscous será provavelmente a mais rica fonte de selenium ao nosso alcance. E porquê que este nutriente é tão importante? Porque é um poderoso anti-oxidante que actua especialmente ao nível dos vasos, reduzindo drasticamente os níveis de colesterol.

Ao selenium junta-se o potássio que, apesar de ser mais simples de obter noutros alimentos, é também importante para a nossa saúde cardiovascular, reduzindo a contracção dos vasos sanguíneos e contrariando a tensão alta.

Profilaxia do Cancro

Também aqui o selenium tem um papel importante. Estudos recentes associaram baixos níveis deste mineral no corpo ao aumento do risco de ocorrência de cancro de próstata. Por outro lado acredita-se que o selenium, quando combinado com o consumo de vitaminas C e E, reduza consideravelmente o risco de ocorrência de cancro pulmonar associado ao tabagismo.

Sistema Imunitário

De novo o selenium e as suas características anti-oxidantes, que ajudam no controlo de radicais livres e outras toxinas no fluxo sanguíneo. Mas o selenium tem outra acção no organismo: estimula a regeneração das vitaminas C e E que desempenham um papel importante nas defesas naturais do corpo.

Construção de Massa Muscular

O selenium é essencial no metabolismo proteico que está na base da formação de tecido muscular e estudos científicos indicam que carências neste nutriente são a principal causa de enfraquecimento e degradação da massa muscular.

Cicatrização

A proteína presente no couscous ajuda ao processo de cicatrização, dinamizando a produção de enzimas essenciais na regeneração dos tecidos necessários.

Controle ou Perda de Peso

O couscous propicia uma sensação de saciamento com um baixo ratio calórico. Uma chávena de couscous introduz no corpo menos de 10% das calorias diárias recomendadas, bem menos, por exemplo, do que o arroz.

Além disso trata-se de alimento com baixos índices de sódio, colesterol e gorduras saturadas.

Digestão

O elevado teor em fibras do couscous ajuda à digestão e ao processo intestinal, reduzindo os problemas de prisão de ventre e estimulando os movimentos do sistema digestivo

Retenção de Líquidos

O potássio presente neste alimento é essencial no controle de fluidos do nosso organismo. Para além da importância no controle de peso, o controle de líquidos desempenha um papel na regulação da pressão arterial, na absorção de nutrientes e na eliminação de toxinas.

Acção Antibacteriana e Antiviral

A ingestão regular de couscous resulta numa eficiente acção antibacteriana e antiviral.

Outras Formas de Couscous no Mundo

CUSCUZ em MARROCOS

CUSCUZ em MARROCOS

Se o couscous constitui de certa forma a base da alimentação no Magrebe, existem formas próximas deste produto que se encontram na gastronomia de diversos países.
À África sub-sahariana chegaram variações de couscous. O attieké é de importância vital na alimentação na Costa do Marfim e em alguns dos países em redor. É preparado com mandioca e assemelha-se ao couscous. Não muito longo, no Togo, encontramos o wassa wassa, um preparado idêntico, feito a partir de inhame.

Em Israel o pittim é um preparado de sêmola de trigo, com algumas semelhanças com o couscous, mas de grão mais grosso, que é assado, assemelhando-se mais com o orzo italiano. Também nos países árabes da região, Jordânia, Palestina e Líbano, existe um alimento de grão de calibre mais elevado a que se dá o nome de maftoul ou moghrabieh.

Na Grécia (Kouskousaku) e na Turquia (Kuskus) há uma pasta semelhante, que é cozinhada em água e depois servida com queijo e nozes.

A Fregula é comum na Sardenha, aquela ilha localizada abaixo da Córsega, a oeste da península italiana. Os seus grãos são maiores e tostam-se antes de serem servidos.

Quase do outro lado do mundo, no Brasil, existe aquilo a que se chama de “cuscuz marroquino” mas que é bem diferente do que na realidade se encontra em Marrocos. O grão é ali preparado com farinha de milho dando origem a um prato servido em ocasiões especiais, o Cuscuz de Galinha, que como o nome indica combina carne de galinha com vegetais e cuscuz, servido com pedaços de laranja.

Na América Central, nomeadamente no México, há registo de utilização de uma espécie de Couscous feita de milho, ou seja, algo equivalente ao Badazz marroquino, o que é natural, considerando a importância do milho nas dietas dos povos central-americanos.

Receitas de Cuscuz – Couscous

RECEITAS CUSCUZ-COUSCOUS

RECEITAS CUSCUZ-COUSCOUS


1- Cuscuz com Legumes


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 Colher de café de canela
  • 2 Colheres de sobremesa de passas
  • 350 ml de caldo de legumes
  • 400 g de abóbora descascada
  • 375 g de Couscous
  • 2 Aipos
  • 1 dl de azeite
  • 1 Pimento
  • 2 Cebolas
  • 2 Cenouras
  • 1 Lata pequena de grão
  • 4 tomates
  • Sal q.b.

COMO PREPARAR: Ferva água e quando estiver pronta, coloque os tomates para os escaldar, pelando-as seguidamente. Remova as sementes e pique a polpa, reservando. Corte as cebolas em rodelas e prepara um refogado com o azeite. Adicione os restantes legumes, devidamente descascados e cortados. Enquanto mexe, deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Depois, junte o tomate, o caldo de legumes bem quente e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Passado esse tempo adicione o grão, as passas e a canela. À parte cozinhe o couscous e quando este estiver pronto coloque num recipiente vertendo sobre ele o preparado com os legumes.


2 – Cuscuz com Cogumelos


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 150 g de Cuscuz
  • 1 Cebola em rodelas
  • 100 g de cogumelos fatiados
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • Um pouco de azeite

COMO PREPARAR: Deixe o cuscuz mergulhado durante dez minutos em cerca de 100 ml de água quente. Depois, coloque um pouco de azeite numa frigideira, e frite a cebola e os cogumelos até estarem cozinhados. Adicione o molho de soja e o cuscuz. Servir ainda quente ou como um prato frio, à temperatura ambiente.


3 – Cuscuz com queijo Mozarella e Salmão


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 150g de cuscuz
  • 1 colher de café de açafrão
  • Pimenta
  • Sal fino
  • Azeite
  • Sumo de Limão
  • 1 Cenoura
  • 1 Pepino
  • 1 Molho de Coentros
  • 100g de salmão fumado
  • 1 Queijo Mozarella
  • Molho de Iogurte

COMO PREPARAR: Coloque o cuscuz num recipiente e regue com uma quantidade equivalente de água acabada de ferver. Tempere com sal, pimenta, o açafrão e um pouco de azeite, deixando absorver. Quando o couscous tiver absorvido toda a água, separe os grãos com o auxílio de um talher e regue com o sumo de limão. Triture a cenoura e o pimento, previamente descascados, com os coentros e adicione ao couscous. Coloque o preparado num prato de levar à mesa, cubra com o salmão fumado, com o queijo cortado em fatias e regue tudo com molho de iogurte, servindo em seguida.


4 – Cuscuz Sol Nascente


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 250g de couscous
  • 1 pimento verde
  • 1 pimento vermelho
  • 1 pratinho de azeitonas descaroçadas
  • 175g de queijo feta
  • 4 ovo por pessoa
  • 1 molho de coentros
  • 1 limão
  • Azeite

COMO PREPARAR: Ferva uma chávena de chá de água, e quando levantar fervura regue o couscous previamente disposto num recipiente. Deixe que os grãos absorvam por completo a água, mexendo com um garfo para os soltar. Prepare os pimentos, cortando-os em pedaços pequenos e retirando as sementes, salteando-os depois numa frigideira com azeite. Junte os ovos, deixando fritar um pouco. Adicione sumo de um limão e o queijo, também cortado em pedaços. Cubra o couscous com o conteúdo da frigideira, evitando rebentar os ovos. Finalmente, salpique com os coentros finamente picados e com as azeitonas.


5 – Cuscuz Primavera Quente


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 250g de Couscous
  • 1 pimento verde
  • 1 pimento vermelho
  • 2 cenouras
  • 1 courgette
  • 1 pratinho de azeitonas sem caroço
  • 1 molho de coentros
  • 1 Limão
  • Azeite

COMO PREPARAR: Ferva água numa quantidade a dobrar do couscous, e quando levantar fervura, regue os grãos com esta, no recipiente final para servir à mesa. Deixe o couscous absorver completamente a água, usando um talher para soltar os grãos se necessário. À parte, prepare os pimentos, cortando-os em pedaços pequenos e removendo as sementes, fazendo o mesmo com as cenouras e a courgette. Leve os vegetais a saltear com azeite numa frigideira ampla. Regue o couscous com o sumo do limão. Adicione o preparado de vegetais, as azeitonas e os coentros picados, mexendo bem. Está pronto a servir.


6 – Cuscuz com Legumes e Frango


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 Cebola
  • 1 Pimento
  • 250g de peito de frango
  • 1 courgette
  • 120g de cuscuz
  • Sal e pimenta
  • 1 colher de sopa de passas

COMO PREPARAR: Corte a cebola, o pimento e a carne em pedaços pequenos, pré-aqueça uma frigideira, cubra-a com uma fina camada de azeite e frite os pedacinhos obtidos. Quando estiverem quase cozinhados adicione a courgette e o cuscuz e cerca de 200 ml de água a ferver. Espere até que a água seja absorvida, depois tempere um pouco com sal e pimenta, e sirva.


7 – Cuscuz com Ovos Mexidos


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 250g de Couscous
  • 4 ovos
  • 1/2 Pimento Verde
  • 100g de Chourição
  • 50g Margarina
  • 5 colheres de sopa de Óleo
  • Sal

COMO PREPARAR: Coloque numa panela o óleo e deixe ferver. Baixe o lume e junte o cuscuz, deixando cozinhar durante 3 ou 4 minutos, não parando nunca de mexer. Numa frigideira, coloque a margarina e frite nela o pimento e o chourição, cortados em pedaços pequenos. De seguida adicione os ovos e vá mexendo até que estes estejam cozinhados. Junte então ao couscous, envolvendo e servindo.


8 – Cuscuz com Ervilhas


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 250g de Couscous
  • 200g de Ervilhas
  • 1/2 Courgette
  • 2 Tomates
  • 2 Cenouras1 Pratinho de Azeitonas
  • 1 Cebola
  • 1 Limão
  • Azeite

COMO PREPARAR: Ferva a água, numa quantidade que dobre o volume do Cuscuz e coloque os grãos num recipiente de servir à mesa. Quando a água levantar fervura, regue com esta o Cuscuz e deixe absorver, mexendo com um talher para que os grãos se mantenham soltos. Vá cozendo as ervilhas com água e à parte frite em azeite a courgette, as cenouras, os tomates e as azeitonas, tudo cortado em pedaços pequenos. Verta as ervilhas já cozidas neste preparado e deixe cozinhar um pouco. Entretanto regue os couscous com o sumo do limão, adicione o preparado e envolva antes de servir à mesa.


9 – Beringela Recheada com Cuscuz


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 2 Beringelas grandes
  • 1 Courgette
  • 1 Cenoura
  • 1 Copo de Couscous
  • Azeite
  • 1/2 Cebola
  • Sal
  • Queijo Mozarella ralado
  • 2 Latas de Atum
  • 1 Pacote Pequeno de Molho Bechamel

COMO PREPARAR: Comece por lavar as beringelas, cortando-as depois ao meio e remova a polpa. Salpique o interior e a polpa removida com sal e deixe tudo a escorrer num passador.
Verta um copo de água a ferver sobre os grãos de cuscuz. Frite com azeite, de preferência numa wok, a cebola picada, juntando depois a courgette cortada em meias-fatias e a cenoura ralada, deixando cozinhar um pouco em lume brando. De seguida passe a beringela escorrida por água, adicione a polpa aos preparado na wok, adicione o atum escorrido da gordura da lata, adicione um pouco de sal e deixe cozinhar mais um pouco. Unte um tabuleiro com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus com as cascas de beringela, deixando assar um pouco e retirando quando a beringela começar a murchar. Volte ao wok, adicionando o cuscuz ao preparado, mexendo para ir soltando os grãos. Retire do lume, envolvendo com o molho bechamel. Retire as meias cascas de beringela do forno, removendo qualquer líquido que se tenha formado no seu anterior, salpicando-as com o queijo mozarella ralado e coloque de novo no forno para gratinar um pouco. Ao retirar, encha as meias cascas com o preparado cozinhado, e sirva.


10 – Cuscuz com Camarão e Tomate


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 400g de Cuscuz
  • 200g de Tomate-Cereja
  • 1/2kg de Camarão
  • 4 Dentes de Alho Picado
  • Azeite
  • Vinho branco
  • Sal
  • Pimenta
  • Manjericão a gosto
  • 1/2 Cebola picada
  • 1 Colher de Sopa de Polpa de Tomate

COMO PREPARAR: Comece por preparar o caldo, fazendo um refogado com azeite e cebola, a cenoura, dois dentes de alho picados e as cascas do camarão, deixando em lume bem alto, para ganhar cor, durante cerca de cinco minutos. Adicione a polpa de tomate, cubra o preparado com água e deixe ao lume durante vinte e cinco minutos. Coloque o cuscuz num recipiente. Regue com o caldo coado, mas bem quente, deixando os grãos absorver o líquido e usando um talher para manter os grãos soltos. Ponha o tomate num tabuleiro, regue com um pouco de azeite e polvilhe com sal e leve a um forno pré-aquecido a 180 graus durante dez minutos. Frite o camarão com azeite e o restante alho, e adicione um pouco de vinho branco. Misture o camarão com o tomate e o couscous. Rectifique temperos, adicione o manjericão e mexa tudo, servindo seguidamente.


11 – Mimos com Cuscuz de Menta


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 kg de mimos de porco
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • Pimenta preta e sal q.b.
  • 2 piripiris
  • 1 folha de louro
  • 1 cálice de vinho tinto
  • 300 gr de couscous
  • 1 Molho de Menta

COMO PREPARAR: Para esta receita será necessária uma panela de pressão, onde deve ser colocado um pouco de azeite, de forma a cobrir o fundo, e a cebola cortada às rodelas, juntamente com o alho, a carne o louro e um pouco de sal e de pimenta preta, para além dos piripiris e do vinho tinto. Fechar a panela, e depois de apitar deixar cozinhar durante vinte minutos. Entretanto, dispor o couscous num recipiente amplo, adicionar duas colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal e um pouco de pimenta preta. Adicionar a menta bem picada. Por cima, verter água fervida, em quantidade equivalente ao volume do cuscuz. Deixe absorver, mexendo com um garfo para evitar que os grãos se colem. Sirva com o preparado da panela de pressão.


12 – Salada de Cuscuz com Frango e Legumes


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 200g de couscous
  • Sal e Pimenta
  • 1 Limão 1 fio de óleo
  • 1 Peito de Frango
  • 80g de bacon em cubos
  • 1/2 pimento vermelho
  • 1/2 pimento verde
  • 1 lata de milho
  • Salsa picada
  • Margarina

COMO PREPARAR: Ferva cerca de 200 ml de água numa panela, com uma pitada de sal. Quando tiver levantado fervura, apague o lume e adicione os grãos de couscous. Adicione um fio de óleo e mexe com um garfo para evitar que os grãos se colem. Numa frigideira com margarina frite o bacon, juntando-lhe o peito de frango previamente temperado com o sumo de um limão, sal e pimenta. Deixe fritar e quando estiver pronto apague o lume e reserve. Num recipiente de levar à mesa, coloque o couscous já cozinhado, adicione os pimentos cortados em pedaços e limpos de sementes, o milho e o preparado que foi frito na frigideira, envolvendo tudo cuidadosamente. Polvilhe com a sala picada e leve à mesa.


13 – Salada de Cuscuz com Queijo Feta


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 250g de couscous pré preparado
  • 1 Pepino cortado em pequenos quadrados
  • 1 Tomate grande corto em pequenos quadrados
  • 1 lata Milho Cozido
  • 1/2 Cebola Picada
  • 1 Cenoura grande em cubos cozida
  • 150g de Ervilhas cozidas
  • Couve roxa a gosto
  • 1 embalagem queijo feta
  • Hortelã
  • Limão
  • Salsa

COMO PREPARAR: Preparar o couscous como indicado na embalagem. Se não existir uma indicação, cubra o couscous com água a ferver em quantidade idêntica ao volume dos grãos, deixando absorver completamente e mexendo com um garfo para soltar os grãos. Preparar os restantes ingredientes e juntar ao couscous. Termine com o queijo fetta, cortado em cubos, esfarelando alguns deles para ajudar a encorpar a salada. Antes de levar à mesa, temperar com sumo de limão e hortelã e salsa bem picadas.


14 – Salada de Brócolos e Cuscuz


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 couve brócolo, cortada em bocados
  • 1/2 chávena de couscous
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • Amêndoa laminada q.b.
  • Azeite

COMO PREPARAR: Ferva os brócolos com uma chávena de água durante uns quatro minutos. Retire do lume, adicione o cuscuz, o vinagre e duas colheres de sopa de azeite. Envolva tudo. Cubra, deixe repousar até à água ser absorvida e mexa os grãos com um garfo. Cubra com um punhado de amêndoas laminadas e sirva.


15 – Salada de Cuscuz com Presunto


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 500 g de couscous
  • Azeite
  • 1 pimento vermelho
  • 350 g de presunto em cubinhos
  • 2 cenouras grandes
  • 100 g de tâmaras
  • 100 g de nozes picadas
  • 1/2 Chávena de cebolinha verde fresca picada
  • 1/4 de chávena de sumo de limão
  • 1 colher de chá rasa de coentro em pó
  • Sal e pimenta

COMO PREPARAR: Ferva água com o mesmo volume do couscous, verificando na embalagem se existe outra indicação. Junte um fio de azeite e uma pitada de sal, juntando o couscous e tapando, deixando repousar. Quando a água tiver sido absorvida pelos grãos, solte com garfo. Deixe arrefecer e torne a usar o garfo para soltar de novo. De seguida misture com o presunto, o pimentão, a cenoura e as nozes, tudo partido e cortado em pequenos pedacinhos. Para terminar tempere com a cebolinha verde, o sumo de limão, o coentro, o sal e a pimenta e envolva. Depois pode levar à mesa.


16 – Cuscuz com Cogumelos e Pimentos


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 125 g de couscous
  • 1 colher de chá de sal
  • 20 g de azeite
  • 10 g de sumo de limão
  • 2 rodelas de pimento vermelho
  • 100 g de cogumelos fatiados
  • Pimenta preta

COMO PREPARAR: Ferva quantidade de água de volume equivalente ao couscous e uma pitada de sal. Depois, regar o couscous disposto num recipiente de levar à mesa, e aguardar até que a água seja totalmente absorvida. Solte os grãos com a ajuda de um garfo. Salteie numa frigideira os cogumelos com o azeite, o pimento e uma pitada de pimenta, adicionando o sumo de limão. Rege o couscous com o preparado, envolva e sirva.


17 – Pimento Recheado com Legumes e Cuscuz


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 pimento vermelho
  • 1 pimento verde
  • 1 pimento amarelo
  • 1 copo de couscous
  • 130 gr de cogumelos frescos
  • 1/2 lata de feijão preto
  • Milho em lata
  • Azeite
  • 1 colher de café de Paprika
  • 1 colher de café de Cominhos
  • 1 colher de café de Coentros
  • 1 colher de café de Pimenta

COMO FAZER: Cortar os pimentos ao meio, lavando-os e retirando as sementes. Pincele-os com azeite e coloque-os durante cerca de 20 minutos num forno aquecido a 180 graus. Ferva a água e regue os grãos com ela. Tempere com os coentros, a paprika e os cominhos. Mexa com um garfo, deixe absorver, voltando a mexer depois de arrefecer para ter a certeza que os grãos estão separados. Salteie o milho, o feijão e os cogumelos com a pimenta. Rechear os pimentos com o couscous e o preparado salteado e servir como uma entrada.


18- Cuscuz com Atum e Legumes


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1/2 chávena de couscous
  • 1 lata de atum
  • 3 delicias do mar
  • 1 cenoura
  • 1/2 lata de milho
  • Molho de soja
  • 3 espargos de frasco
  • salsa picada
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro

COMO FAZER: Ferva meia chávena de água com sal e regue com ela os grãos, deixando repousar até que seja absorvida, mexendo com um garfo para soltar. Entretanto, faça um refogado numa frigideira, com azeite, o alho picado e uma folha de louro. Adicione uma cenoura cortada em rodelas e deixe alourar. Junte os espargos cortados em pedaços pequenos e o milho. Por fim, envolva com o atum e as delícias do mar, temperando com o molho de soja. Adicione o couscous, envolvendo e polvilhando com salsa picada antes de servir.


19 – Cuscuz Verde de Agrião com Pistáchios


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 3 chávenas de agrião
  • 1/2 chávena de manjericão
  • 1/2 chávena de azeite
  • 1 chávena de pistacho
  • 1/4 de chávena de queijo parmesão ralado
  • Sumo de meio limão
  • 1 dente de alho
  • 1 chávena de couscous
  • 1 colher de sopa de azeite1 lata de grão de bico
  • 2 colheres de sopa de maple syrup
  • 1/2 chávena de pistacho
  • 3 colheres de sopa de pesto de agrião
  • 1/4 de chávena de passas
  • Sal
  • Pimenta do reino

COMO FAZER: Coloque numa liquidificadora o agrião, o manjericão, o azeite, metade do pistáchio, o queijo ralado, o sumo de limão, o alho e uma pitada de sal e pimenta e deixe a máquina actuar até os ingredientes se transformarem numa pasta. Prove e rectifique temperos. É provável que sobre pasta, porque só vamos necessitar de três colheres de sopa, mas pode guardar o sobrante no frigorífico e usar para barrar no pão ou qualquer outro fim. Aqueça o forno a 200 graus. Lave o grão e escorra. Coloque num tabuleiro e regue com o maple syrup e um fio de azeite, misturando bem antes de levar ao forno durante cerca de 15 minutos. Colocar o couscous numa tigela, adicione uma colher de sopa de azeite, e tempera com uma pitada de sal e de pimenta. Cubra os grãos com água a ferver, deixando arrefecer e mexendo com um garfo para os manter soltos. Deixe repousar e arrefecer, voltando a soltar os grãos e nesse momento misture as três colheres de sopa da pasta de vegetais previamente preparada. Adicione por fim o pistáchio sobrante e as passas, envolva, decore com folhas de agrião e um fio de azeite e sirva à mesa.


20 – Cuscuz com Frutos Secos e Caril


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 2 chávenas de chá de couscous
  • 2 chávenas de chá de caldo de legumes
  • 50 g de damasco seco picado
  • 50 g de pistáchio picado
  • 50 g de amêndoas picadas
  • 50 g de figo seco picado
  • 50 g de passas brancas
  • 50 g de passas pretas
  • 2 colheres de chá de caril
  • 30 g de manteiga

COMO FAZER: Prepare o caldo de legumes e dissolva nele a manteiga e o caril. Verta o caldo sobre o couscous, cobrindo e esperando que o líquido seja absorvido pelos grãos, soltando depois com um garfo. Adicione todos os frutos secos, envolvendo bem, tempere com sal e pimenta e leve à mesa.


21 – Salada de Couscous


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 200 g de cuscuz
  • 1 alho francês
  • 1 courgette
  • 1 cenoura
  • 1/2 pimento verde
  • 1/2 pimento vermelho
  • 1 cebola
  • 2 dl de água
  • 2 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de açafrão
  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo
  • 1 colher de sopa de amendoins
  • Sal

COMO FAZER: Comece por cortar o alho francês em rodelas finas, rale a cenoura, corte a courgette e os pimentos em pedaços retirando as sementes e refogando com azeite. Junte o açafrão, os legumes e os grãos de couscous, deixando fritar durante um minuto. Junte a água e mantenha ao lume durante mais o minuto, retirando do lume e deixando o couscous absorver os líquidos. Depois de arrefecer, mexa com um garfo para soltar os grãos, polvilhe com sementes de sésamo e os amendoins bem ralados.


22 – Couscous com Tofu e Courgette Grelhada


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 1/2 chávena de couscous
  • 2 chávenas de água
  • 1 folha de louro
  • 1 pedaço de canela
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola roxa picada
  • 2 dentes de alho
  • 3 sementes de cardamomo esmagadas
  • 1 chávena de amêndoas tostadas
  • 1 pêssego em calda picado
  • 2 colheres de manteiga ou creme vegetal
  • 3 courgettes fatiadas na vertical
  • 250 gramas de tofu ou queijo de coalho fatiados grosso
  • Sal a gosto
  • Salsa
  • Pimenta a gosto

COMO FAZER: Coloque o couscous num recipiente, cubra com a água a ferver, adicionando o louro, um pau de canela e uma pitada de sal. Deixe repousar até a água ser absorvida. Vá mexendo com um garfo para manter os grãos soltos. Prepare um refogado de azeite com a cebola e o alho, adicionando o cardamomo e um pouco de pimenta. Adicione o couscous e os restantes ingredientes excepto as courgettes e o tofu, envolvendo bem. Grelhe as courgettes e o tofu, temperados com sal e regados com um fio de azeite, deixando cozinhar de ambos os lados. Do preparado que foi ao lume, retire a folha de louro e o pau de canela. Coloque o couscous num recipiente de levar à mesa, e coloque os grelhados por cima.


23 – Magret de Pato com Laranja e Cuscuz de Passas


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 2 peitos de pato
  • 50 g de margarina
  • 100 g de açúcar
  • 70 ml de água
  • 250 ml de sumo de laranja coado
  • 1 cálice de vinho do porto
  • 250 ml de couscous
  • 500 ml de caldo de carne
  • 100 g de passas

COMO FAZER: Abrir um pouco o peito de pato com uma faca afiada, golpeando, de preferência do lado da gordura, e temperar com sal de ambos os lados. Fritar a carne numa frigideira com margarina, alourando até estar cozinhada. Ao mesmo tempo ferva o açúcar com a água até dourar, acrescentando o sumo de laranja e o vinho do Porto e deixando ferver um pouco mais. Adicione o pato ao molho assim obtido, deixando apurar. Para o cuscuz, coloque os grãos num recipiente, adicionando o caldo de carne a ferver. Tape e deixe repousar durante cerca de 10 minutos, que deverá ser suficiente para todo o líquido ser absorvido. Mexa com um garfo para soltar os grãos e adicione as passas previamente demolhadas em água.


24 – Badejo de Couscous e Legumes


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 chávena de couscous
  • 1 chávena de água
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • 1/2 chávena de cenoura picada
  • 1/2 chávena de pepino picado
  • 1/2 chávena de cebola roxa picada
  • 1/2 chávena de damasco fresco picado
  • 1/2 chávena de tomate sem semente picado
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 4 colheres de sopa de semente de abóbora
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 800 g de badejo
  • 2 chávena de abóbora em pedaços
  • Azeite para grelhar
  • Sal a gosto
  • Azeite de manjericão para enfeitar

COMO FAZER: Prepare o caldo de legumes com a chávena de água e quando estiver a ferver verta sobre o couscous previamente colocado num recipiente. Deixe absorver todo o líquido e vá mexendo com um garfo para soltar o grão. Adicione a cenoura, a cebola, o tomate, o damasco, o pepino e a salsa, envolva tudo e decore com as sementes de abóbora. Grelhe o peixe e os pedaços de abóbora e sirva com o Couscous previamente preparado.


25 – Couscous com Legumes e Camarões


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 300 gramas de cuscuz
  • 300 ml de caldo de legumes quente
  • 2 colheres de sopa da manteiga
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 cenouras em cubos pequenos
  • 1 beringela cortada em pedaços
  • 2 courgettes em pedaços pequenos
  • 1 lata pequena de ervilhas
  • 250 gramas de camarões
  • 1 colher de sopa de caril
  • 1 pepino picado em cubinhos bem pequenos
  • Sal
  • Azeite

COMO FAZER: Prepare o caldo de legumes e quando estiver a ferver regue o couscous previamente colocado num recipiente, mexendo com um garfo para soltar os grãos. Coza em água os camarões durante dois minutos. Numa frigideira grande faça um refogado com a manteiga, o alho e a cebola, adicionando a cenoura, a beringela e a courgette e deixe cozinhar até os ingredientes estarem devidamente cozinhados. Junte os camarões, tempere com sal e adicione o caril, mexendo bem. Deixe apurar durante uns dois minutos e misture o preparado com o couscous adicionando as ervilhas e o pepino. Regue com um fio de azeite e sirva.


26 – Cogumelos e Courgettes Recheados com Couscous


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 2 courgettes redondas
  • 4 cogumelos grandes ou vários pequenos
  • 1 copo de couscous
  • 1 copo de água fervente
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 1 cebola picada
  • 160g de fiambre
  • Queijo ralado
  • Azeite, sal, pimenta, segurelha, tomilho, orégãos

COMO FAZER: Prepare o caldo de galinha com a água e quando estiver a ferver regue o couscous, deixando repousar até o líquido ser absorvido. Depois, mexa com um garfo para soltar os grãos.
Limpe os cogumelos e retire-lhes os pés. Corte a courgette em metades, retirando a polpa. Misture uma pitada de sal num pouco de azeite e pincele os cogumelos e a courgette, colocando depois num tabuleiro com as cavidades viradas para cima. Frite os cogumelos numa frigideira com azeite, temperando com sal e pimenta. Adicione ao couscous. Pique o fiambre e a polpa da courgette e junte também ao couscous.Tempere com pimenta, segurelha picada, orégãos e tomilho, distribuindo pelas cavidades dos cogumelos e courgette, cobrindo depois com queijo ralado e levando ao forno a 200 graus durante 30 minutos. Depois, estará pronto a servir.


27 – Cuscuz de Frango e Legumes


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 copo de cuscuz
  • 1 copo de água
  • 1?2 kg de peito de frango cortado em cubos pequenos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal
  • 1 cebola grande picada
  • 1 beringela picada
  • 1 courgette picada
  • 1 chuchu picado
  • Passas brancas
  • Cajus
  • 4 sementes de cardamo
  • Caril

COMO FAZER: Vamos começar pelo couscous que deve ser regado com a água a ferver e um pouco de sal, deixando repousar num recipiente coberta até a água ser absorvida, soltando depois os grãos com um garfo. Numa frigideira prepare um refogado com manteiga e a cebola, adicionando o frango quando a cebola alourar. Acrescente as sementes de cardamomo, o caril e uma pitada de sal, mexendo um pouco antes de adicionar a beringela, o chuchu e a courgette, tudo cortado em pedaços pequenos e deixando cozinhar até os vegetais estarem macios. Quando estiver quase pronto, adicione os cajus e as passas. Coloque este preparado num recipiente de barro e verta por cima o cuscuz. Está pronto a servir.


28 – Perna de Porco no Forno com Couscous


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 3 kg de Perna de Porco sem Osso
  • Vinho branco
  • Sumo de laranja
  • Alecrim
  • Hortelã
  • Cebola
  • Alho
  • Salsa
  • Cebolinhos
  • Sal
  • Pimenta
  • Louro em pó
  • Zimbro
  • 500g couscous marroquino
  • Manteiga
  • Pistáchios
  • Amêndoas laminadas
  • Cajus
  • Bacon em pedacinhos
  • Ananás de Lata
  • Ameixas de Lata

COMO FAZER: Misture os temperos, o vinho branco e o sumo de laranja, pincelando a carne com o preparado. Faça alguns cortes no pernil e introduza-lhes dentes de alho e alecrim. Deixe repousar de um dia para o outro. Pré-aqueça o forno a 180 graus e leve a carne a assar envolvida em papel de alumínio. Deixe assar cerca de duas horas e passado esse tempo retire o papel de alumínio e deixe mais uma hora, para alourar bem. Ferva 500 ml de água com uma colher de sopa de manteiga, e verta-a sobre o couscous, deixando repousar até que a água seja absorvida pelos grãos, devendo, se necessário, mexer com um garfo para tudo ficar bem solto. Pique finamente o pistáchio, as amêndoas e os cajus, envolvendo com o couscous juntamente com o bacon. Prepare uma travessa com a carne, rodeada do couscous e decore com as frutas (ananás, ameixas e, se for época, cerejas frescas).


29 – Cuscuz com Abóbora Assada


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 400 g de abóbora com casca cortada em tiras finas
  • 1 cebola roxa cortada em tiras grossas
  • 1 colher de Sopa de Azeite
  • Sal
  • 1 Chávena de chá de cuscuz marroquino
  • 1 Chávena de chá de água a ferver
  • Salsa fresca

COMO PREPARAR: Disponha num tabuleiro de levar ao forno a abóbora, e regue com azeite, temperando a seu gosto. Tenha o forno pré-aquecido a 180 graus, e deixe cozinhar durante cerca de 40 minutos. Entretanto, coloque o couscous num recipiente e regue com a água a ferver, aguardando até que o líquido seja absorvido, usando depois um garfo para soltar os grãos. Adicione a abóbora assada e a couve roxa e envolva. Para finalizar, salpique com salsa picada e sirva.


30 – Salada de Couscous com Abacaxi e Amêndoas


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 Chávena de chá de cuscuz
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 Chávenas de chá de abacaxi cortado em pedaços pequenos picado
  • 1/2 Chávena de chá de amêndoa torrada e picada
  • Sal a gosto
  • Num recipiente disponha os grãos de couscous, regando-os com uma chávena de chá de água a ferver e tapando enquanto o liquido é absorvido. Nessa altura use um garfo para soltar os grãos.
  • Faça um pequeno refogado com azeite e a cebola, vertendo depois o couscous, mexendo lentamente até os grãos começarem a secar. Nessa altura adicione o abacaxi e as amêndoas, envolva, e
  • coloque num recipiente para levar à mesa, decorando com salsa picada.
  • Couscous com Romã e Menta
  • 500 g de couscous
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 limão
  • Um molho de menta
  • Bagos de 1 romã

PREPARAÇÃO: Coloque os grãos, o azeite e o sumo de um limão num recipiente, mexa, e adicione 650 ml de água a ferver, cobrindo e deixando-a ser absorvida. Use então um garfo para soltar os grãos, junte a menta finamente picada e os bagos de romã. Leve ao frigorifico e sirva como uma refrescante entrada.


31 – Cuscuz à Moda Mediterrânica


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 500g de cuscuz
  • 600g de água
  • Azeite
  • 1 pimentão vermelho e 1 amarelo
  • 2 ou 3 cebolas médias
  • Pitada de pimentas coloridas moídas
  • Camarão a gosto
  • Paprika
  • Limão
  • Sal

PREPARAÇÃO: Ferva a água e derrame sobre o Couscous, deixando descansar pelo tempo necessário para que o líquido seja absorvido. Solte com um garfo e mantenha tapado em reserva. Prepare os pimentos, cortando-os em pedaços e retirando as sementes. Pique as cebolas e faça um refogado destas em azeite, adicionando depois os pimentos preparados e um sortido de pimentas moídas a seu gosto. Adicione o preparado ao couscous, envolvendo e mantendo em reserva. À parte frite em azeite os camarões previamente temperados com alho esmagado, limão e sal. Não exagere no tempo da fritura, é essencial que não endureçam de mais. No fim, uma pitada de paprika para colorir. Coloque o couscous num recipiente amplo, decorando com os camarões e sirva.


32 – Couscous com Laranja, Frango e Damascos


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 500 gr de Couscous
  • 450 ml de sumo de laranja
  • Sumo de um limão
  • 1 colher de café de caril
  • Azeite
  • Sal
  • 1 Frango assado
  • 1/2 Abacaxi picado em cubinhos pequenos
  • 1/2 Pimento Vermelho
  • 1/2 Pimento Amarelo
  • 1/2 Pimento Verde
  • 80 g de tomate seco
  • Uma colher de sopa de alcaparras
  • 80 gramas de damascos secos
  • 80 gramas de ameixas secas
  • 100 gramas de Cajus
  • 80 g de azeitonas
  • Alecrim para decorar

PREPARAÇÃO: Colocar o couscous num recipiente. Misturar o sumo de laranja e de limão, o caril e uma pitada de sal, ferver e depois regar os grãos. Tape e aguarde cerca de cinco minutos, até aos sumos serem absorvidos pelos grãos. Regar com um fio de azeite e soltar os grãos com a ajuda de um garfo. Fritar o abacaxi com azeite numa frigideira e reservar. Cortar e preparar os pimentos, a cebola e os frutos secos. Picar finamente as alcaparras, azeitonas e cajus. Desfiar o frango, removendo ossos, peles e tendões. Por fim misture tudo e leve ao frigorifico uma hora antes de servir, em doses individuais, como entradas, com um raminho de alecrim como decoração.


33 – Frango Grelhado com Couscous com Passas e Nozes


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 2 peitos de frango
  • Sal
  • Louro
  • 1 limão
  • 2 dentes de alho
  • Ervas aromáticas para aves
  • Pimenta Preta
  • 1 chávena de chá de couscous
  • Nozes
  • Passas

PREPARAÇÃO: Deixe a carne a marinar com sal, uma folha de louro, sumo de um limão, os dentes de algo cortados em pedaços, as ervas e uma pitada de pimenta. Ferva uma chávena de chá de água e cubra com ela o couscous previamente colocando num recipiente. Tape e aguarde até que a água seja totalmente absorvida pelos grãos, mexendo então com um garfo para soltar. Junte o sal, meia chávena de nozes e meia chávena de passas, envolvendo tudo. Grelhe os bifes de frango e leve à mesa com o couscous.


34 – Couscous com Salmão e Vieiras


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 bife de salmão
  • 6 vieiras
  • 150g de couscous
  • 150g de água
  • 1 colher de chá de cominhos
  • Salsa picada
  • Sal
  • Pimenta
  • Azeite
  • 1 Malagueta
  • Salsa
  • Limão

PREPARAÇÃO: Prepare o couscous, vertendo a água a ferver sobre os grãos, temperando seguidamente com uma pitada de sal e pimenta, raspa de um limão e os cominhos. Termine esta fase com um frio de azeite e deixe repousar devidamente tapado. Passados cerca de cinco minutos os grãos deverão ter absorvido todo o líquido. Adicione a malagueta e um pouco de salsa picada e envolva.
Agora grelhe o salmão, previamente deixado a marinar com sal, pimenta e o sumo do limão. Quando estiver cozinhado, corte o peixe em pedaços e junte ao preparado de couscous.
Por fim, frite as vieiras com o “sumo” onde o salmão esteve a marinar e coloque-as sobre o preparado.


35 – Entrecosto com legumes salteados e cuscuz


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 4 tiras de entrecosto
  • 200 gr de cuscuz
  • 1/2 courgette
  • Brócolos
  • Couve-flor
  • 1/2 cenoura
  • 1/2 alho francês
  • 1 lata de cogumelos das pequenas
  • 1 dente de alho
  • Orégãos
  • Tomilho
  • Azeite
  • Pimenta
  • 1 limão
  • Sal

PREPARAÇÃO: Deixe o entrecosto a marinar com sal, sumo de limão e pimenta. Prepare o cuscuz conforme das indicações na embalagem. Frite o entrecosto com azeite numa frigideira. Corte os legumes em pedaços pequenos e frite-os também em azeite com um dente de alho esmagado. Adicione um pouco de sal, os orégãos e tomilho. Adicione o preparado ao Couscous, envolvendo bem e servindo com o entrecosto.


36 – Pastéis de Bacalhau com Cuscuz


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 2 postas finas de bacalhau cozido
  • 1 dente de alho
  • 6 hastes de salsa fresca e picada
  • 6 tomates secos picados
  • 2 ovos
  • 100ml de natas para culinária
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de farinha (bem cheias)
  • Sal
  • Pimenta
  • Noz-moscada
  • Azeite
  • 100ml de couscous
  • Salsa seca picada
  • Sumo limão
  • Azeite

PREPARAÇÃO: Comece por preparar o cuscuz, vertendo sobre os grãos cerca de 100 ml de água a ferver e deixando hidratar, com o recipiente tapado, até o liquido ser completamente absorvido. Solte então os grãos com um garfo e tempere com o sumo de limão, um fio de azeite e a salsa fresca picada. Desfie as postas de bacalhau previamente cozidas e coloque numa tigela, adicionando o couscous e os outros ingredientes e mexendo bem. Adicione o anterior preparado, envolvendo bem. Coloque óleo ao lume e quando estiver bem quente, em ponto de fritura, vá deitando colheradas da massa obtida, virando conforme necessário e retirando para passar por papel de cozinha de forma a eliminar o máximo de gordura.


37 – Cuscuz de Pepino


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 250 gramas de cuscuz
  • 1 pepino
  • Sal
  • Azeite
  • Sumo de limão
  • Vinagre

PREPARAÇÃO: Ferva uma quantidade de água idêntica ao volume do cuscuz vertendo-a sobre os grãos e deixando repousar cerca de cinco minutos, até que o líquido tenha sido totalmente absorvido. Mexa com um garfo para soltar e reserve. Prepare o pepino, cortando-o longitudinalmente e retirando as sementes. Corte em fatias, que serão temperadas com azeite, sal e vinagre. Misture com cuscuz, envolvendo bem e levando ao frigorífico antes de servir.


38 – Rolo de Frango com Cuscuz


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 1 farinheira
  • 1 ramo de salsa
  • 800 g de peitos de frango
  • 2 dl de água
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 courgette
  • 2 cenouras
  • 300 g de couscous
  • 1 colher de chá de maisena
  • 2 dl de caldo de carne
  • Sal e pimenta
  • Azeite

PREPARAÇÃO: Comece por pelar a farinheira, envolvendo-a depois com a salsa bem picado até formar uma pasta homogénea. Abra os peitos de frango, espalhe a pasta obtida sobre a carne e forme rolos, atando-os com fio de cozinha. Frite no azeite os pedaços de carne recheados, e depois de alourarem baixe o lume, deixando-os a cozinhar e virando-os regularmente. Noutro recipiente ferva a água com a manteiga e uma pitada de sal. Coza aí a courgette e as cenouras cortadas em fatias e quando os vegetais estiverem cozidos, junto o cuscuz. Prepare um molho dissolvendo a maisena no caldo de carne, levando ao lume até ganhar consistência. Por fim, sirva os pedaços de carne com o cuscuz, regando com o molho.


39 – Espetadas de Peru com Ananás e Cuscuz


Modo de preparação da receita

Ingredientes e receita de cuscuz

  • 4 cubos de peru por espetada
  • 3 cubos de ananás por espetada
  • 1 Chávena de cuscuz
  • 100 g de bacon em pedacinhos
  • 1 dente de alho
  • Mistura de ervas aromáticas provençais
  • Azeite

COMO PREPARAR: Comece por preparar as espetadas, colocando uma peça de peru intercalada com uma peça de ananás, temperando-as com sal e com as ervas aromáticas. De seguida coloque o cuscuz numa tigela e regue-o com uma chávena de água de água acabada de ferver, esperando que toda a água tenha sido absorvida. Mexa com um garfo para soltar. Faça um refogado num tacho com o dente de alho cortado em pedaços e o bacon. Junte o cuscuz e deixe cozinhar um pouco. Ao mesmo tempo vá grelhando as espetadas ou frite-as em azeite. Sirva as espetadas num prato amplo com uma generosa porção de cuscuz.

Qual é a sua receita de cuscuz preferida? Deixe o seu comentário em baixo


Se gostou desta página poderá também achar interessante:

« Descobrir Marrocos – 10 Lugares Especiais para Visitar »


Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »