🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Peniche, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Actualizado em 30 Novembro, 2017

Quer visitar Peniche?

VISITAR PENICHE

VISITAR PENICHE

Guia de Viagem a Peniche

Peniche é uma pequena cidade com cerca de 27 mil habitantes, localizada numa península – outrora uma ilha – a uns 100 km a norte de Lisboa. É uma das comunidades piscatórias mais activas do país, tradicionalmente responsável pelo abastecimento de peixe fresco à capital. Visitar Portugal e não passar por Peniche, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Peniche – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para Peniche
  • Vídeo com imagens aéreas de Peniche
  • Os 11 Melhores Locais de Peniche
  • Os 6 Melhores Praias de Peniche
  • O que visitar em Peniche
  • Mapa dos Monumentos de Peniche
  • Fotos de Peniche
  • Alojamento em Peniche
  • Alugar carro em Peniche
  • Celebrações e Feriados em Peniche
  • Roteiros em Peniche: 1 dia, 2 dias, 3 dias

Visitar Peniche – O importante a saber

PENICHE, PORTUGAL

PENICHE, PORTUGAL

Quem visita Peniche ficará impressionado com a presença do oceano, que a abraça, determinado os seus ritmos, definindo o estilo de vida da sua gente e oferecendo magníficas praias para os que procuram relaxar na zona. Tem um património histórico considerável, com muitas igrejas e ermidas, sendo o Forte de Peniche um marco incontornável na história da cidade. Em seu redor o visitante encontra locais emblemáticos, como a estância balnear do Baleal e o imponente Faro do Cabo Carvoeiro.

Dicas rápidas para Peniche:

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Suba à Fortaleza de Peniche
  • Peniche tem praias muito boas
  • Faça caminhadas tranquilas para explorar com tempo e apreciar devidamente
  • Aproveite estar em Peniche para visitar a fabulosa Ilha das Berlengas, um dos lugares mais bonitos de Portugal

É de Peniche que se parte à descoberta das míticas Berlengas, essas ilhas que hoje são Parque Natural, mas que sempre ocuparam um lugar especial no imaginário dos portugueses. Além disso, graças à sua localização central, Peniche pode ser usada como uma base para explorar toda a região, visitando-se facilmente locais como Óbidos, Nazaré e Caldas da Rainha, ou partindo-se à descoberta de pontos ao longo da costa, quer para sul quer para norte.

GUIA DE VIAGEM PENICHE

GUIA DE VIAGEM PENICHE

Para saber quando ir a Peniche você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Peniche é entre os meses de Abril e Outubro, uma vez que apresentam temperaturas excelentes para fazer turismo em Portugal.

Vídeo com imagens aéreas de Peniche

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas deste lugar.

Os 11 Melhores Locais de Peniche
  1. Fortaleza de Peniche
  2. Igreja de São Pedro
  3. Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  4. Igreja da Misericórdia de Peniche
  5. Capela de Nossa Senhora dos Remédios
  6. Praça-forte de Peniche
  7. Muralha de Peniche
  8. Farol do Cabo Carvoeiro
  9. Grutas dos Bôlhos
  10. Gruta da Furninha
  11. Berlengas
Os 6 Melhores Praias de Peniche
  1. Supertubos
  2. Consolação
  3. Gamboa
  4. Baleal
  5. Peniche de Cima
  6. Peniche de Baixo

O que visitar em Peniche

Peniche em Portugal tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

PENICHE

PENICHE

1- Fortaleza de Peniche

Esta fortaleza localiza-se em Peniche, construída no topo das arribas, entre o Porto de Pesca e a Gruta da Furninha. A sua construção iniciou-se em 1557, e foi concluída no reinado de D. João IV, em 1645. Até 1897 foi considerada essencial no plano de defesa da orla costeira portuguesa. No início do século XX abrigou refugiados Sul-Africanos, que se viram forçados a deixar o seu país na sequência da Guerra dos Boers; durante a I Guerra Mundial estiveram ali detidos cidadãos alemães e na II Guerra Mundial acolheu judeus que fugiram da perseguição Nazi. Durante o Estado Novo, desde 1935 e até à Revolução de 25 de Abril de 1974, a fortaleza foi utilizada como prisão para presos políticos, tendo passado por ali figuras famosas, como Álvaro Cunhal e Agostinho Neto. Desde 1984 encontra-se ali instalado o Museu Municipal, cuja exposição se dedica à história de Peniche.

2- Igreja de São Pedro

Esta igreja situa-se no centro histórico de Peniche, tendo sido inicialmente construída em no final do século XVI e ampliada em 1698, ficando com um interior com três naves. Em 1771 foi enriquecida com um órgão de mais de quinhentos tubos, da autoria do italiano Pietro Antonio Boni. É sem dúvida a igreja mais imponente do concelho de Peniche, apesar da sua fachada estar claramente incompleta, faltando-lhe uma torre sineira. No seu interior podemos apreciar pinturas da autoria de Pedro Peixoto, criadas em 1711 e ilustrando episódios da vida de São Pedro e os altares laterais dedicados à Nossa Senhora da Boa Viagem, ao Senhor do Bonfim e a São José. A igreja foi submetida a obras de restauro já no século XXI, tendo ficado concluída em 2014.

3- Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Não se sabe exactamente quando esta igreja surgiu, apesar de se atribuir o seu projecto ao arquitecto João Nunes. Acredita-se que tenha sido construída sobre um templo mais antigo existente no local, fundeada com dinheiro das esmolas e com a ajuda da esposa do rei D. Pedro II. No seu interior, de uma só nave, destaca-se a capela-mor, onde se vêem bonitos mármores embutidos, e o altar de talha dourada datado do século XVII, onde se guarda a imagem da padroeira da igreja. As pias de água benta, em forma de concha, são feitas de mármore trazido da serra da Arrábida. As paredes são cobertas de azulejo do século XVIII com representações da vida da Virgem Maria. Existem também interessantes esculturas do século XVIII representando vários santos. A igreja foi restaurada recentemente.

4- Igreja da Misericórdia de Peniche

Esta igreja, construída no início do século XVII, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Peniche, tendo inicialmente como missão oferecer suporte espiritual aos utentes do hospital daquela instituição. Encontra-se no centro histórico da localidade, tendo o interior de uma só nave mas de enorme riqueza decorativa. Podemos ver ali bonitos painéis de azulejos do século XVII, observando o tecto original, decorado com cenas do Novo Testamento, do Livro dos Actos e do Apocalipse. Existem também pinturas a óleo de Josefa de Óbidos e Baltazar Gomes Figueira e uma colecção de arte sacra num pequeno museu anexo à igreja, cuja principal peça é um retábulo flamengo do século XV.

5- Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Esta capela localiza-se junto à orla marítima, na extremidade ocidental da península de Peniche. Não se sabe ao certo quando terá sido construído, mas certamente que o foi antes do século XVII. A capela surge associada a uma lenda que diz que no século XII terá sido encontrada neste local, numa caverna que ali existiria, uma imagem de Nossa Senhora. Foi o início do culto da Senhora dos Remédios, que ainda hoje é celebrado e que esteve na origem da construção da capela, destinada a abrigar os peregrinos e fazendo parte de um complexo alargado que incluía cavalariças e alojamentos. Destaca-se a capela-mor, dedicada à santa padroeira, a Capelinha do Senhor Morto, onde existe uma imagem de Cristo a que se chama Senhor dos Remédios, e o revestimento a azulejos no interior da capela com representações da Paixão de Cristo.

6- Farol do Cabo Carvoeiro

Trata-se de um belo farol, do período clássico, mandado erigir pelo Marquês de Pombal em 1758, que juntamente com outros seis faróis deu início ao Serviço de Faróis de Portugal. Começou a funcionar em 1790, sendo um dos mais antigos em funcionamento na costa portuguesa. A estrutura tem uma altura de 27 metros e projecta a luz a uma distância de 15 milhas náuticas (quase 30 km). No local onde surgiu existia algum casario e uma ermida que durante os trabalhos de construção estava ao abandono. Diz-se que outrora se acendiam luzes no seu telhado para orientar os navegantes. Em 1988 o farol foi automatizado, mas a guarnição manteve-se, com uma equipa de oito faroleiros que em pares asseguram a presença também no Farol da Berlenga. Pode ser visitado às Quartas-feiras da parte da tarde.

7- Muralha de Peniche

As Muralhas de Peniche foram erigidas no século XVI, fazendo parte de um plano mais vasto para a defesa da cidade e da orla marítima da região, da qual faziam parte o Forte da Consolação e o Forte de São João Baptista, nas Berlengas. Estas muralhas abraçam todo o centro histórico da cidade, tendo o conjunto defensivo esboçado uma débil resistência ao avanço dos exércitos napoleónicos em 1807. Em 2017 lançou-se uma campanha de restaura da Muralha, que em alguns pontos ameaçava já ruir.

8- Gruta da Furninha

Esta gruta é também conhecida como Cova de Dominique, localizando-se na face sul da península de Peniche, e directamente virada para o mar. Foi explorada e estudada no final do século XIX por Joaquim Nery Delgado, que ali encontrou vestígios de presença do Homem de Neanderthal. O espólio recolhido no local encontra-se disperso por diversos museus, mas alguns achados podem ser vistos no Museu Municipal de Peniche, instalado no Forte. Após estes trabalhos a gruta ficou ao abandono, uma situação que se arrastou ate 2017, quando o local foi devidamente preparado para visitas, tendo-se efectuado a limpeza da gruta e a colocação de sinalização. O nome alternativo de Cova de Dominique deve-se a um lenda local que fala de um larápio com esse nome que ali se escondia.

9- Berlengas

Talvez por ser um fenómeno único ao largo da costa portuguesa, este arquipélago de ilhéus desabitados é bastante conhecido em Portugal. Para se chegar até à ilha principal há que apanhar um barco em Peniche, mas é preciso considerar que as ligações regulares apenas operam de Maio a Outubro. A travessia, de cerca de 10 km, pode ser bastante dura, dependendo do estado do mar. Actualmente o arquipélago é uma Reserva Natural, e devido a isso existe um controle do número de visitantes, limitado aos 350 em simultâneo. Existe um número considerável de atracções na ilha principal, nomeadamente o forte São João Baptista, o farol e uma série de praias e de grutas.

BERLENGAS, PENICHE

BERLENGAS, PENICHE

Praias de Peniche

PRAIA PENICHE

PRAIA PENICHE

1- Praia Supertubos

A Supertubos é um nome dado pela comunidade surfista à Praia de Medão. Isto porque as ondas se formam ali de forma tão perfeita que a crista, antes da rebentação, cria um tubo perfeito. Estas formações são consideradas pelos surfistas as melhores da Europa, com ondas a chegar aos três metros de altura. Devido às suas características esta parte é cenário de competições de surf do mais alto nível mundial. Mas é também usado por banhistas, que aqui vêm atraídos pela Bandeira Azul e pela inclinação suave do areal, existindo no local todas as infra-estruturas desejadas numa praia.

2- Praia da Consolação

Localiza-se a sul de Peniche encontramos, sendo famosa pelas suas rochas terapêuticas e pelo vasto areal que chega até à Praia do Molhe Leste. Fica portanto posicionada entre Peniche e Peniche e S. Bernardino, sendo uma praia desafogada, que oferece excelente vistas para a linha da costa. Até há algum tempo atrás era conhecida como a “praia dos velhos”, frequentada pelos mais idosos, que procuravam nas rochas alívio para os seus problemas de ossos. Segundo se diz o nível e a qualidade do iodo que existe aqui é apenas ultrapassado por algumas praias no Japão. Hoje em dia é usada por um público mais variado e têm sido ali construídos vários hotéis e até um “surf camp”.

3- Praia da Cova da Alfarroba

Situa-se a meio caminho do extenso areal em baía que se estende entre Peniche e o Baleal. Há quem diga que as dunas que aqui se formam nas costas da praia se parecem com ondas, como que criando uma batalha de vagas, as de areia e as do mar. No Verão é muito procurada pelos habitantes locais, dispondo de todas as condições que se esperam numa praia, vigiada com Bandeira Azul, com um mar geralmente calmo e excelentes vistas da orla costeira. No Inverno é um popular local para os pescadores amadores.

4- Praia da Gamboa

A praia da Gamboa fica imediatamente a norte da localidade de Peniche, sendo a primeira do extenso areal que só termina 4 km à frente, no Baleal. Inicia-se junto ao farolim de Peniche e pode-se por ela caminhar até à Praia da Cova da Alfarroba, caracterizando-se pelas duas que a envolvem, protegendo-a e dando-lhe um carácter acolhedor. É uma praia vigiada, com todas as infra-estruturas, sendo ideal para uma refeição num dos muitos restaurantes que se encontram por ali. As suas águas são de grande qualidade, ostentando a desejada Bandeira Azul há mais de dez anos consecutivos.

5- Praia do Baleal

A praia do Baleal, a cerca de 4 km de Peniche, localiza-se na pequena península, outrora ilha, com o mesmo nome e foi um dia definida pelo escritor Raul Brandão como “a mais linda praia da terra portuguesa”. Nas últimas décadas do século XX tornou-se uma animada estância balnear, com o crescimento do casario original, que se alargou para receber as pessoas que procuravam o Baleal para as férias de Verão. É muito apreciada pelos praticantes de surf.

6- Praia de Peniche de Cima

É também conhecida como Praia do Cerro, sendo limitada a noroeste por um pontão, chegando-se até ela através do IP6, devendo-se sair para a Estrada do Baleal na segunda rotunda após Peniche (seguindo-se para norte). É uma praia extensa, adequada para banhos e com dunas em recuperação, graças ao sistema ali montado com vedações de areia.

Roteiros em Peniche

ROTEIRO PENICHE

ROTEIRO PENICHE

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Peniche de maneira independente. Itinerários de turismo em Peniche em Portugal.

1 Dia em Peniche: passo-a-passo
Manhã: Brevemente…
Tarde: Brevemente…
2 Dias em Peniche: passo-a-passo
Dia 1 Manhã: Brevemente…
Dia 1 Tarde: Brevemente…

Dia 2 Manhã: Brevemente…
Dia 2 Tarde: Brevemente…

Procura um Hotel em Peniche? Hotéis em Peniche

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »