🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Viajar na Rússia de carro no Inverno – Loucura ao Volante

João Leitão
Actualizado em 8 Julho, 2018
VIAJAR DE CARRO RUSSIA

VIAJAR DE CARRO RÚSSIA

A Rússia é o maior país do mundo. É 186 vezes maior do que Portugal, e 2 vezes maior que o Brasil.

Tem cerca de 143 milhões de habitantes e o seu território estende-se desde a Europa até ao Oceano Pacífico, incluindo uma boa parte da Ásia. Chega ao Mar do Japão e ao Mar de Bering, a apenas 88 km do Alasca, ou seja, dos Estados Unidos da América.

A Catedral da Assunção de Sergiyev Posad

A Catedral da Assunção de Sergiyev Posad

Neste momento já fiz três viagens de carro pela Rússia, mas este relato trata só da minha viagem desde a Finlândia. Explorar a Rússia sempre me interessou e quando vivi na Finlândia aproveitei a ocasião e acabei por atravessar a fronteira ao volante do meu carro e percorri um bom número de quilómetros naquele país… no Inverno.

Porquê Visitar a Rússia a partir da Finlândia?

Porque consegui uma bolsa de mobilização ERASMUS em Belas Artes no Instituto de Arte de Kankaanpää, uma instituição de ensino que faz parte da Universidade de Ciências Aplicadas de Satakunta na Finlândia. E, em vez de ir de avião, levei o meu carro desde Portugal, aliás, desde o Deserto do Saara em Marrocos, local onde tinha passado o Ano Novo.

Imagem de um marco de estrada do tempo da União Soviética

Imagem de um marco de estrada do tempo da União Soviética

E a Federação Russa estava mesmo ali, do outro lado da fronteira. Esta aventura levou-me a percorrer ao volante 4383 km, ao longo de vinte dias de um invernoso Fevereiro.

Viajar de carro na Rússia

Viajar de carro na Rússia

O objectivo principal da expedição era visitar as cidades históricas do chamado Anel de Ouro, como Yaroslavl. Durante esta viagem as temperaturas oscilaram entre os -6 graus e os -31 graus. Foi uma das jornadas de carro mais memoráveis da minha vida!

Vídeo de conduzir no deserto de neve

Mapa do roteiro na Rússia

Mapa do Itinerário de carro na Rússia

Mapa do Itinerário de carro na Rússia

Itinerário da Viagem pela Rússia

Kankaanpää – Helsinki – Kotka – Vaalimaa – Vyborg – São Petersburgo – Mosteiro Iversky – Krestsy – Moscovo – Suzdal – Pavlovskoye – Borisovskoye – Vladimir – Suzdal – Tarbayevo – Yur’yev-Pol’skiy – Fedosino – Yelizarovo – Ryazantsevo – Kabanskoye – Pereslavl-Zalessky – Suzdal – Kideksha – Sovkhoz – Romanovo – Mentshiakovo – Ivankovo – Shekshovo – Gavrilov Posad – Suzdal – Vladimir – Suzdal – Kideksha – Glebovskoye – Bogolyubovo – Vladimir – Suzdal – Vladimir – Babaevo – Alexandrov – Sergiyev Posad – Khomyakovo – Rogachevo – Dmitrov – Klin – Tver – Vyshniy Volochek – Veliky Novgorod – Syrkovo – Mosteiro Vyazhishchsky – São Petersburgo – Vyborg – Vaalimaa – Kotka – Kouvola – Tampere – Kankaanpää.

Conduzi nos oblast de Tver, Vologda, Vladimir, Yaroslav e Ivanovo e nas Cidades Federais de São Petersburgo e de Moscovo.

NOTA: Um oblast é uma divisão administrativa regional russa.

TOP 10 – Melhores Momentos da Viagem

É sempre complicado escolher um número limitado de locais favoritos. O mundo é tão belo, com tanto para oferecer, e é tão difícil quantificar esta beleza… mas mesmo assim vou tentar indicar os meus lugares favoritos desta viagem pela Rússia.

1- Cidade Histórica de Suzdal, no Círculo Dourado

Catedral da Natividade em Suzdal

Catedral da Natividade em Suzdal

A Catedral de Natividade, em Suzdal, foi construída em 1255 e o kremlin da cidade, que é o seu núcleo histórico, data do século X.

2- Cidade de São Petersburgo

São Petersburgo, Rússia

São Petersburgo, Rússia

São Petersburgo é a segunda cidade mais populosa da Rússia. Desde 1990 que se encontra na lista de locais Património Mundial da UNESCO e o seu parque arquitectónico cobre estilos tão diferentes como Barroco e Neoclássico, por vezes criando elementos de fusão incríveis. Os locais mais famosos de São Petersburgo são a Fortaleza de Pedro e Paulo, a Catedral da Ressurreição, o rio Moika, a Catedral da Trindade, o Cavaleiro de Bronze e o Palácio de Inverno. O Museu Hermitage é um dos maiores e mais ricos do mundo.

3- Cidade Histórica de Veliky Novgorod

Veliky Novgorod uma das cidades mais antigas da Rússia

Velikiy Novgorod

Veliky Novgorod é a localidade mais antiga da Rússia, existindo referências históricas à cidade desde 859. Os monumentos históricos de Veliky Novgorod foram declarados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

4- Conduzir em estradas cobertas de neve

Conduzindo em estradas desertas e cobertas de neve

Conduzindo em estradas desertas e cobertas de neve

Geralmente prefiro conduzir em estradas secundárias, fungindo dos eixos principais e visitando o país profundo. A maioria do meu itinerário desenrolou-se em pequenas estradas de província.

5- Os Russos

Um homem russo que encontrei a pescar num lago congelado

Um homem russo que encontrei a pescar num lago congelado

Os russos podem por vezes parecer duros num primeiro contacto, mas se uma pessoa sorrir e mantiver a simpatia a sua atitude muda rapidamentene tornam-se altamente sociáveis. Então se falarmos russo, mesmo que apenas algumas palavras, conquistamos certamente o seu coração e, como sinal disso, a vodka começará a correr aquecendo o gelado inverno.

6- Sergiyev Posad: a Génese Histórica da Igreja Ortodoxa Russa

O portão de entrada em Sergiev Posad

O portão de entrada em Sergiev Posad

A cidade Sergiyev Posad é famosa pelo mosteiro da Trindade de São Sergei, que desde que foi fundado, por São Sergius Radonezh no século XIV, é considerado o coração da Igreja Ortodoxa Russa.

7- Moscovo: O Kremlin e a Praça Vermelha

O Kremlin de Moscovo

O Kremlin de Moscovo

O complexo fortificado do Kremlin, a vista sobre o rio Moskva e a Praça Vermelha, no centro da cidade. Outros pontos de atracção na capital russa: Krasnaya Ploschada, o Mausoléu de Lenine e a Catedral de São Basílio. O Kremlin e a Praça Vermelha foram inscritos na lista de Património Mundial da UNESCO em 1990.

8- Catedral da Dormição em Vladimir

A Catedral de Dormição em Vladimir

A Catedral de Dormição em Vladimir

A Catedral da Dormição em Vladimir data de 1158. Este lugar Património Mundial da Humanidade encontra-se em excelente estado de conservação e está também incluído na lista de “Monumentos Brancos de Vladimir e Suzdal”.

9- Mosteiro de Vyazhishchsky

O Mosteiro de Vyazhishchsky

O Mosteiro de Vyazhishchsky

O Mosteiro de Vyazhishchsky foi fundado nos finais do século XIV pelos monges Euphrosyne, Ignatius e Galaktion. Este lugar é também conhecido como Mosteiro de Mulheres Nikolo-Vyazhishchskii Stavropegial.

10- Cidade Histórica de Pereslavl-Zalessky

Pereslavl Zalessky, Rússia

Pereslavl Zalessky, Rússia

A cidade de Pereslavl-Zalessky foi fundada em 1152 e localiza-se no oblast de Yaroslavl (região russa de Yaroslavskaya-Oblast), junto às margens do lago Plescheievo.

Conduzir no Inverno Russo: O que é necessário saber

Conduzindo na Rússia durante o Inverno: o que  deve saber

Conduzindo na Rússia durante o Inverno: o que deve saber

  1. Os condutores de camiões russos são ferozes. Espere qualquer coisa vinda deles. Esteja atento.
  2. Convém comprar um bom mapa da Rússia. Agora nos últimos anos uso a aplicação maps.me.
  3. O Anel de Ouro é um conjunto de cidades históricas, fundadas entre os séculos XII e XVIII, que tiveram um papel fundamental na formação da Igreja Ortodoxa Russa.
  4. É melhor trazer um bom saco de cama, bem quentinho, e já agora um cobertor extra para emergências. Durante a minha aventura, quando percorria a estrada M10, senti-me tão cansado que tive que encostar para dormir um pouco. A temperatura no exterior era de -30 graus.
  5. A distância entre São Petersburgo e Moscovo, pela M10, é de cerca de 700 km.
  6. Assim que a temperatura no interior do carro descer dos -3 graus a maioria dos líquidos vai congelar. Por isso, mantenha as garrafas com água perto do sistema de aquecimento.
  7. O interior da Rússia tem imensas igrejas e mosteiros que merecem uma visita.
  8. Arquitectura típica de um mosteiro ortodoxo russo

    Arquitectura típica de um mosteiro ortodoxo russo

  9. Arranje um copo eléctrico que se possa ligar ao isqueiro do carro. Dá muito jeito para preparar uma bebida quentinha enquanto se conduz com frio.
  10. Os fluídos do carro – água e óleo – devem estar preparados para o frio extremo, abaixo dos -40 graus. Só assim se poderá garantir o funcionamento do carro nestas condições climatéricas.
  11. É impossível conduzir um carro sem pneus de Inverno nesta altura do ano e com estas condições. Nem vale a pena tentar.
  12. Estrada provincial no Inverno russo

    Estrada provincial no Inverno russo

  13. Os condutores de camiões russos são ferozes.
  14. Se ficar atascado na neve mantenha o motor a funcionar para se conservar quente e para o motor do carro se manter em condições de funcionamento.
  15. Aprenda a ler o alfabeto Cirílico. Existem alguns sinais de trânsito com caracteres ocidentais, mas a maioria está apenas em Círilico.
  16. Sinal de estrada escrito em cirílico

    Sinal de estrada escrito em cirílico

  17. Por causa do frio o meu carro falhou o arranque por três vezes. Mas à segunda tentativa pegou sempre. Nada mau!
  18. Quando ligar o carro, mantenha o motor a trabalhar pelo menos durante dez minutos antes de iniciar a marcha, para garantir que os elementos mecânicos da viatura aquecem convenientemente.
  19. Para ter a certeza que a ventoinha do motor não parte, e se achar necessário, derreta o gelo que a envolve com um pouco de água tépida antes de de dar à chave da ignição.
  20. Poderá ter problemas com a caixa de velocidades se o seu óleo se aproximar do ponto de congelamento.
  21. Se tiver algum problema na estrada, peça ajuda. Os russos são um dos povos mais prestáveis que encontrei nos muitos países através dos quais já conduzi. Acho que nunca se esquecem que noutra altura poderão ser eles próprios a precisar da ajuda de um desconhecido. Se uma pessoa tiver um problema na estrada no Inverno russo e não tiver ajuda, pode simplesmente morrer.
  22. O meu carro a ser rebocado por uma máquina de terraplanagem

    O meu carro a ser rebocado por uma máquina de terraplanagem

  23. Comprei uma pá para a neve que me deu bastante jeito uma série de vezes.
  24. Existem uns utensílios de plástico para remover o gelo do pára-brisas pela manhã que dão um jeitão.
  25. Carro coberto de gelo pela manhã

    Carro coberto de gelo pela manhã

  26. Levei comigo um compressor de ar para encher pneus, diversas lâmpadas e fusíveis para o caso de ser necessário trocar alguma coisa.
  27. O combustível na Rússia é bastante barato quando comparado com os preços na Europa.
  28. Em pisos cobertos com gelo é muito fácil perder o controle do carro e sair da estrada.
  29. O que muitas vezes pode parecer piso normal de estrada é na realidade uma berma alta coberta de neve.
  30. O meu carro atolado à beira da estrada

    O meu carro atolado à beira da estrada

  31. A minha carta de condução portuguesa foi aceite pela polícia de trânsito russa. Pode ser usada uma licença de condução da União Europeia. Se tem uma carta de condução de outro país é melhor trazer também consigo uma Carta de Condução Internacional.
  32. A polícia russa foi geralmente bastante simpática.
  33. Fui apanhado por um radar controlador de velocidade a passar a 87 km/h numa area com limite de 40 km/h. Teria que pagar uma multa de 100 Rublos mas quando disse que era apenas um pobre estudante sem grandes meios mandaram-me seguir viagem.
  34. Já tinha referido que os condutores de camião russos são ferozes?
  35. Camiões a rolarem a 120 km por hora na estrada para Moscovo durante um nevão

    Camiões a rolarem a 120 km por hora na estrada para Moscovo durante um nevão

  36. Quando entrava em São Petersburgo, à noite, um polícia empunhando uma AK-47 tentou intimidar-me e pediu-me algum dinheiro. Quando sorri e lhe sugeri que mandasse parar altos carros da Mafia e lhes pedisse dinheiro a sério em vez de exigir uns trocos a um pobre estudante, deixou-me partir sem mais problemas.
  37. Na Rússia há tolerância zero para condução com álcool no sangue.
  38. Na fronteira há longas filas de carro aguardando para entrar no país. Geralmente essas filas são para carros que estão a ser importados para a Rússia ou para países da Ásia Central como o Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, etc. É importante deixar claro que somos turistas e que o nosso carro não se destina ao mercado interno.
  39. Fronteira entre a Finlândia e a Rússia, do lado finlandês side

    Fronteira entre a Finlândia e a Rússia, do lado finlandês

  40. Ao chegar à fronteira da Rússia o agente da emigração abriu o meu passaporte, rasgou um pedaço da primeira folha, onde está a fotografia e todas as outras informações relevantes e devolveu-me dizendo: “O seu passaporte não é válido, está danificado, vá-se embora!”. Isso fez-me sentir quanto insignificantes somos perante um agente de fronteira. Depois deste episódio consegui falar com o oficial superior do posto que, ao ver o meu visto de uma visita prévia ao Uzbequistão, abriu um enorme sorriso: “Ah ! Já estiveste no Uzbequistão! Eu sou de lá! Onde é que estiveste? Visitaste isto e acoloutro, etc etc”. Um grande abraço e um “Bem-vindo à Rússia!”.
  41. Viajando de carro na Rússia

    Viajando de carro na Rússia

  42. Ao conduzir na Rússia espere o inesperado. A maioria dos condutores são conscientes mas há sempre alguém que faz algo muito estúpido ao volante.
  43. Apesar ter feito uma extensão para a Rússia do meu seguro automóvel português, tive que comprar um outro na fronteira, que custava no mínimo 16 Euros para 15 dias. Mais recentemente voltei a conduzir na Rússia e já não me foi exigido este seguro extra na fronteira. Mas continua a ser preciso uma extensão válida para a Rússia do seguro automóvel.
  44. Todas as igrejas e mosteiros da Rússia têm frescos com centenas de anos que merecem o devido tempo para serem apreciados.
  45.  No interior de uma igreja ortodoxa russa

    No interior de uma igreja ortodoxa russa

  46. Se és um homem… bem… as mulheres russas são muito simpáticas. É normal receber convites para sair, para ir a um concerto, visitar um museu ou dançar à noite. As mulheres russas são muito românticas e gostam de se divertir.
  47. Se és uma mulher, os homens russos são bem capazes de proporcionar uma saída inesquecível, mas convém não os deixar beber demasiado.
  48. Os Russos são pessoas muito directas e dizem o que pensam.
  49. Algumas das simpáticas pessoas russas que conheci no decorrer desta viagem

    Algumas das simpáticas pessoas russas que conheci no decorrer desta viagem

  50. Se um russo não sorrir, sorriremos nós primeiro. Há umas 80% de possibilidades de sermos correspondidos, 10% de recebermos um convite para beber um copo, 5% vão dizer “SHTO?” (“O que foi?”) e 5% vão ignorar totalmente o nosso sorriso.
  51. Saber um pouco de russo altera completamente o relacionamento que se tem com as pessoas. Felizmente quando cheguei à Rússia já sabia um pouco da língua e fui capaz de manter conversas simples com as pessoas.
  52. É ilegal conduzir com chapas de matrículas ilegíveis, mas é muito complicado mantê-las legíveis durante o Inverno.
  53. Nas cidades mais pequenas da Rússia as pessoas ficam muito curiosas quando vêem um estrangeiro. É comum recebermos a visita de avózinhas que vêm só para dizer “olá”.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »