🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Berlengas, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos

Actualizado em 17 Dezembro, 2017

Quer visitar Berlengas?

VISITAR BERLENGAS

VISITAR BERLENGAS

Guia de Viagem às Berlengas

O arquipélago das Berlengas encontra-se ao largo de Peniche, a cerca de 10 km do continente. Há traços de presença humana desde o primeiro milénio de antes de Cristo, mas foi a partir do século XIV que os portugueses se começaram a interessar pelas ilhas, quando ali se estabeleceram os Jerónimos, que construíram um mosteiro. A ideia não resistiu às investidas dos piratas e foi preciso esperar até 1656 para que, com a conclusão do Forte de São João Baptista, a presença nas ilhas ganhasse um carácter permanente. Visitar Portugal e não passar pelas Berlengas, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Berlengas – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para as Berlengas
  • Vídeo com imagens aéreas das Berlengas
  • Os 13 Melhores Locais das Berlengas
  • O que visitar nas Berlengas
  • Fotos das Berlengas
  • Alojamento das Berlengas
  • Roteiros das Berlengas: 1 dia, 2 dias, 3 dias

Visitar Berlengas – O importante a saber

BERLENGAS, PORTUGAL

BERLENGAS, PORTUGAL

Hoje em dia a sua beleza natural e vestígios históricos das Berlengas atraem os visitantes, que partem de Peniche à descoberta das Berlengas. Existem algumas pequenas praias de águas cristalinas, uma série de grutas que podem ser visitadas através dos passeios de barco organizados pelos pescadores locais e um farol cuja origem remonta ao século XVIII. As Berlengas foram consideradas Reserva Natural em 1981 e desde 2011 foram inscritas pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Actualmente pode-se pernoitar na Berlenga Grande, quer no próprio forte que no parque de campismo (implantado onde antes existiu o Mosteiro dos Jerónimos) ou no pequeno Hotel Pavilhão Sol.

Dicas rápidas para as Berlengas:

  • Pode dormir na ilha, na fortaleza, no parque de campismo ou ainda nos quartos para alugar junto ao cais de embarque
  • Suba ao Farol – a melhor vista da ilha
  • Faça caminhadas tranquilas para explorar com tempo e apreciar devidamente
  • Faça excursões de barco para visitar as várias grutas
  • O bilhete de barco para as Berlengas compra-se no porto de Peniche. Veja como chegar às Berlengas.

Reserva Natural das Berlengas

ROTEIRO BERLENGAS

ROTEIRO BERLENGAS

O arquipélago das Berlengas foi classificado como Reserva Natural em 1981, devido à importância do seu ecossistema único, que envolve uma série de habitats de tipo insular e marinho, ao interesse da sua botânica e à riqueza do património arqueológico subaquático. No total, e incluindo as águas envolventes, a Reserva tem uma área de cerca de 9,500 hectares. O seu logótipo representa uma das aves características das Berlengas, o airo (Uria aalge), que se parece um pouco com um pinguim e que nidifica nestas ilhas. De resto, toda esta beleza natural pode ser apreciada caminhando pelos cerca de 2 km de trilhos marcados nas ilhas, tendo-se assim acesso às mais de cem espécies botânicas e à observação das muitas aves que por ali passam. Em 2011 as Berlengas foram também classificadas pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Para saber quando ir a Berlengas você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Berlengas é entre os meses de Abril e Outubro, uma vez que apresentam temperaturas excelentes para fazer turismo em Portugal.

Vídeo com imagens aéreas das Berlengas

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas deste lugar.

Os 13 Melhores Locais das Berlengas
  1. Forte de São João Baptista
  2. Centro de Visitantes
  3. Farol Duque de Bragança
  4. Praia do Forte
  5. Praia do Carreiro do Mosteiro
  6. Praia do Forte
  7. Praia Cova do Sonho
  8. Gruta da Flandres
  9. Greta da Inês
  10. Gruta do Brandal
  11. Gruta Azul
  12. Gruta Muxinga
  13. Gruta da Lagosteira

O que visitar nas Berlengas

BERLENGAS

BERLENGAS

Berlengas em Portugal tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

1- Forte de São João Baptista

O Forte de São João Baptista é a grande referência das Berlengas, tendo a sua construção sido iniciada em 1651, por ordem do rei D. João IV, e completada em 1656. Pretendia o monarca reforçar as defesas naquele segmento da costa portuguesa que era frequentemente atacada por piratas. Encontra-se na face sudeste da Berlenga Grande, erigido num pequeno ilhéu ligado à ilha principal por uma ponte de arcos em pedra. O projecto foi implementado pelo engenheiro Mateus do Couto, com uma planta octogonal irregular, com uma série de posições para peças de artilharia nas faces sul e leste. Poucos anos após a construção viu-se o forte envolvido numa batalha com forças atacantes espanholas que acabaram por forçar à rendição do forte. Em 1821 foi renovado e sofreu novas obras de restauro em 1953, para que usasse o edifício como pousada e de novo na década de 80. Actualmente é possível pernoitar no forte, mas as condições são modestas, tendo que se levar tudo o que for necessário, inclusive saco-cama.

2- Centro de Visitantes

O Centro de Visitantes das Berlengas é tipicamente o primeiro contacto que quem aqui se desloca tem com as ilhas. Foi inaugurado em 2015, pelo Projeto LIFE Berlengas, procurando sensibilizar as pessoas para a fragilidade do ecossistema das Berlengas e para a necessidade de o preservar. Oferece um bem pequeno mas bem equipado espaço de exposição sobre todos os aspectos das ilhas, sendo o local ideal para recolher informação e esclarecer dúvidas sobre o arquipélago.

3- Farol Duque de Bragança

É também conhecido como o Farol da Ilha Berlenga, encontra-se no ponto mais alto do arquipélago e é um dos mais antigos faróis de Portugal. Foi construído inicialmente em 1758, por ordem do Marquês de Pombal e segundo um projecto do arquitecto Gaudêncio Fontana. Em 1836 foi reconstruído, surgindo no local o farol que hoje podemos ver. A sua torre de 29 metros iniciou funções em 1842 e no final desse século sofreu obras de remodelação. Nos finais da década de 80 do século XX foi automatizado e desde 2000 funciona de forma autónoma, sendo alimentado por painéis de energia solar. O farol pode ser visitado livremente às Quartas-feiras à tarde.

BERLENGAS

BERLENGAS

4- Praia do Carreiro do Mosteiro

O seu nome deve-se a uma construção antiga, do Mosteiro dos Jerónimos, que antecedeu mesmo a construção do Forte de São João Baptista, datando do início do século XVI mas completamente destruído pelos sucessivos ataques de piratas. É também conhecida como Praia da Berlenga Grande, sendo a mais central da ilha, junto ao cais principal, de onde é feita a ligação para Peniche. As águas são aqui habitualmente cristalinas e, tratando-se de uma enseada natural, o mar costuma estar calmo, oferecendo um cenário paradisíaco. Existem duas outras praias na ilha que se recomendam, apesar da quantidade de areia nestas ser muito limitada: a Praia Cova do Sonho e a Praia do Forte, que como o nome indica se encontra junto à fortaleza.

5- Grutas das Berlengas

A geologia do arquipélago das Berlengas proporcionou a criação de uma série de fenómenos de extrema beleza, inclusive umas quantas grutas cuja visita e recomenda. O acesso é geralmente feito por mar, recorrendo aos serviços dos homens do mar que ali procuram ganhar a vida, levando os viajantes a ver as reentrâncias que pontuam a costa daquelas ilhas. De resto, é um passeio que se deve fazer, até porque oferece uma perspectiva diferente. Para além das grutas, do Furado Grande, da Flandres, da Inês, do Brandal, da Lagosteira, Azul e Muxinga, mencione-se o arco da Tromba do Elefante e a Falésia Maldita.

Roteiros nas Berlengas

GUIA DE VIAGEM BERLENGAS

GUIA DE VIAGEM BERLENGAS

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias nas Berlengas de maneira independente. Itinerários de turismo nas Berlengas em Portugal.

1 Dia das Berlengas: passo-a-passo
Manhã: Brevemente…
Tarde: Brevemente…
2 Dias das Berlengas: passo-a-passo
Dia 1 Manhã: Brevemente…
Dia 1 Tarde: Brevemente…

Dia 2 Manhã: Brevemente…
Dia 2 Tarde: Brevemente…

Procura um Hotel em Peniche? Hotéis em Peniche


João Leitão - O autor do blog:


VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:


  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
  • * Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!