🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Khorugh, Tajiquistão: Guia Prático de Viagem

João Leitão
Actualizado em 9 Julho, 2018
VISITAR KHORUGH

VISITAR KHORUGH

Guia de Viagem a Khorugh

Quer visitar Khorugh?

Khorog é a capital da região de Gorno-Badakshan a meio da importante via de montanha de Pamir, a meio caminho entre Dushanbe e Osh, já no Quirguistão. Khorog é o centro funcional do turismo na região, uma base para explorar os muitos monumentos históricos e interessantes aldeias que por ali existem e para usufruir dos encantos naturais das montanhas de Pamir. Visitar o Tajiquistão e não passar por Khorugh, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer. O nome Khorugh também pode ser escrito “Khorog”.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Khorugh – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para Khorugh
  • Vídeo com imagens aéreas de Khorugh
  • Os 8 Melhores Locais de Khorugh
  • O que visitar em Khorugh
  • Mapa dos Monumentos de Khorugh
  • Fotos de Khorugh
  • Alojamento em Khorugh
  • Celebrações e Feriados em Khorugh
  • Roteiros em Khorugh: 1 dia, 2 dias, 3 dias (24 horas, 48 horas, 72 horas)

Visitar Khorugh – O importante a saber

KHORUGH TAJIQUISTÃO

KHORUGH TAJIQUISTÃO

A formação de Khorogh foi gradual, sem grandes incidentes históricos, situado no local onde outrora o reino Shungan construiu um forte chamado Kalai-Pajbar, tendo sido ocupado pela Rússia em 1886. Hoje em dia tem uma população de cerca de 30 mil habitantes, localizando-se num vale acentuado, sendo praticamente cortada ao meio pelos rios Gunt e Pyanj. Ali existe uma passagem para o Afeganistão, através de uma ponte localizada a 5 km da cidade.

Khorogh tem uma localização remota, a dois dias por estrada da capital, Dushanbe. Khorogh tem alguns atractivos próprios, como o Parque Central, muito procurado pelas suas gentes, e o Jardim Botânico Pamir, para além de alguns monumentos e dos sempre interessantes mercados. Mas o seu principal interesse para o viajante será o acesso às fantásticas montanhas da região.

Dicas rápidas para Khorugh:

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Não perca o bazar da cidade
  • Pode fazer o visto para o Afeganistão em Khorug se quiser visitar a zona do Wakhan Afegão
  • Siga a cidade até à zona do rio que faz fronteira com o Afeganistão
  • Traga dinheiro consigo, às vezes as caixas multibanco ATM não servem cartões estrangeiros
KHORUGH TAJIQUISTÃO

KHORUGH TAJIQUISTÃO

Para saber quando ir a Khorugh você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar Khorugh é no Verão ou durante os meses de Maio até Setembro.


Vídeo com imagens aéreas de Khorugh


Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Os 8 Melhores Locais de Khorugh
  1. Jardim Botânico Pamir
  2. Museu Regional de Khorog
  3. Mercado de Sábado
  4. Parque Central
  5. Memorial da Segunda Guerra Mundial
  6. Estátua de Somoni
  7. Bazar de Khorog
  8. Monumento ao Primeiro Camião a Chegar a Khorog

O que visitar em Khorugh

KHORUGH

KHORUGH

Khorugh no Tajiquistão tem algumas coisas para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

1- Jardim Botânico

O Jardim Botânico é claramente o maior atractivo da cidade. Localiza-se na realidade nos seus arredores, a uns 5 km a leste de Khorog, à entrada do vale Shokh Dara, chegando-se lá tomando a estrada para Murghab. O jardim foi criado em 1940, na época soviética, para estudos científicos sobre a capacidade de adaptação de espécies vegetais à altitude. Segundo os registos oficiais foram testadas 30.000 espécies, tendo 4.000 delas ficado como hóspedes permanentes do jardim. Tem uma considerável colecção de árvores e na Primavera os seus pomares dão fruta que pode ser recolhida a troco de um pagamento. A sua elevada localização – é considerado o segundo jardim botânico mais alto do mundo – permite usufruir de excelentes vistas sobre a cidade. O jardim encontra-se encerrado ao Domingo.

2- Museu Regional de Khorog

Depois de anos de estagnação, o Museu Regional de Khorog foi transferido para instalações diferentes em 2017, passando a estar alojado no antigo teatro, do qual ocupa o segundo andar. Trata-se de um edifício interessante, construído em estilo neoclássico, no qual o museu se enquadra perfeitamente. Muitos dos objectos só se encontram legendados para os nacionais, mas mesmo assim vale bem uma visita. Aponte para algo como uma hora para ver a exposição. Entre as peças mais interessantes conta-se o primeiro piano a chegar à região, transportado em 1913, desde Osh, pelas por dez soldados russos que atravessaram as montanhas com a sua carga. Existem secções dedicadas à História, Cultura e Vida Animal, podendo-se observar um carneiro da espécie Marco Polo, notória pelas grandes dimensões dos seus exemplares.

3- Mercado Central

MERCADO KHORUGH

MERCADO KHORUGH

O mercado de Khorugh é famoso por ser um dos mais pitorescos da região de Gorno-Badakshan. Não perca a actividade deste bazar que funciona de manhã à noite, e vende um pouco de tudo. Há alguns restaurantes com comida típica e vista para o rio junto à ponte. Além do mercado a céu aberto só com toldos, há ainda a zona coberta, dentro de um hangar.

4- Parque Central

Pode não ser especialmente bonito mas é um local imperdível em Khorog. Ainda há pouco tempo, na década de 90, os seus terrenos foram escavados para serem cultivados durante uma época em que escasseavam os alimentos. Hoje em dia, depois de recuperado pelo Fundo Cultural Aga Khan, tem um aspecto limpo, sendo povoado por altos álamos. É o local ideal para relaxar um pouco, observado o cenário montanhoso que abraça a cidade e as muitas pessoas que ali se deslocam, especialmente depois do dia de trabalho. Existe um parque para crianças, muitos espaços verdes e um local para um mergulho, muito apreciado nos dias mais quentes. Existe ali um restaurante (Serena Café) e o posto de turismo local está estabelecido no parque.

5- Mercado de Sábado

A uns 5 km a oeste de Khorog, mais ou menos onde os rios Gunt e Pyanj se encontram, existe uma ponte. O seu tabuleiro liga o Tajiquistão ao Afeganistão e aos Sábados realiza-se ali um mercado no qual participam mercadores afegãos. Estes, têm uma permissão informal para atravessar a ponte até ao meio e descer ali para uma ilha que se forma entre os dois países. Um local interessante, apesar da sua ocorrência ser sensível às variações na segurança da região.

6- Monumento ao Primeiro Camião

MONUMENTO KHORUGH

MONUMENTO KHORUGH

Um simples monumento do primeiro camião a chegar à região. O desenvolvimento da Khorugh é associado a este dia, e o monumento é o próprio camião.

Roteiros em Khorugh

ROTEIRO KHORUGH

ROTEIRO KHORUGH

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Khorugh de maneira independente. Itinerários de turismo em Khorugh no Tajiquistão.

1 Dia em Khorugh (24 horas)
Manhã:
Tarde:
2 Dias em Khorugh (48 horas)
Dia 1 Manhã:
Dia 1 Tarde:

Dia 2 Manhã:
Dia 2 Tarde:

3 Dias em Khorugh (72 horas)
Dia 1 Manhã:
Dia 1 Tarde:

Dia 2 Manhã:
Dia 2 Tarde:

Dia 3 Manhã:
Dia 3 Tarde:

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »