🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Como tirar melhor partido da sua viagem: Sinta-se bem a viajar!

João Leitão
Actualizado em 28 Junho, 2018
SINTA-SE BEM A VIAJAR

SINTA-SE BEM A VIAJAR

Viajar é uma das actividades mais enriquecedoras de carácter e desenvolvimento pessoal que existe. Sentir-se bem durante a sua viagem é muito importante para poder continuar a viajar durante muitos anos. Nesta página partilho consigo, 25 Dicas de Como tirar melhor partido da sua viagem para que se sinta bem e desfrute ao máximo as suas férias. Venha comigo!

1- Faça a sua Pesquisa

Antes de fazer uma viagem, faça sempre uma pesquisa sobre o seu destino, onde ficará a dormir, que tipo de transportes existem e outras informações básicas. Através da Internet é possível conhecer melhor o destino escolhido através de imagens ou vídeos.

» Veja ainda a página: 52 Dicas de Viagem – Tudo para ser o Viajante Perfeito.

2- Aprenda algumas frases na língua local

Aprenda a cumprimentar e a despedir-se no idioma local. Vai permitir-lhe quebrar algumas barreiras de comunicação, pois mesmo que haja dificuldade de uma comunicação fluída, existe uma empatia entre o turista e de quem o recebe. Em qualquer parte do Mundo, quem levar um sorriso e algumas palavras, tem a vida facilitada.

3- Esteja confortável

Leve o indispensável para a sua viagem. Não vá carregado com objectos desnecessários e com malas enormes. É fundamental poder movimentar-se livremente, sem grande peso tal como é bastante importante usar vestuário e calçado que sejam extremamente confortáveis de forma a que se sinta sempre bem.

4- Siga os seus interesses

Tem paixões ou hobbies como a fotografia ou a música? Faça uma pesquisa na Internet ou nos postos de turismo locais e vá ao encontro das actividades que gosta. Irá conhecer pessoas novas na sua área de interesse de forma a apreciar melhor a cultura e os hábitos do país escolhido.

5- Viva a vida dos locais

Seja versátil nas suas escolhas, vá para além de um turista comum. Viva momentos diferentes da oferta turística convencional, por exemplo, coma em restaurantes típicos e conviva com os moradores. Aventure-se por bairros desconhecidos e desfrute de momentos que irão tornar a sua viagem muito mais especial.

6- Respeite a cultura local

Tenha uma mente aberta relativamente ao país que visita. Não entre na tentação de comparar os seus costumes com outras culturas diferentes da sua. É essencial compreender outros hábitos e formas de vida para poder contemplar no seu pleno a sua beleza.

7- Como usar o seu dinheiro

Aproveite a oferta local para gastar menos dinheiro, visite os mercados e o comércio tradicional. É um bom truque para quem gosta de participar em actividades mais arrojadas, como andar de balão quente ou um salto de para-quedas, podendo assim, aproveitar as vivências mais locais e as actividades direccionadas aos turistas.

» Veja ainda a página: 7 Dicas de como organizar a sua viagem na perfeição.

8- Momento de um simples desfrutar

Dê importância a momentos em que não é de um típico turista. Sente-se numa esplanada de uma cidade ou no cimo de um monte, desfrute da beleza daquele local ou faça uma caminhada num parque urbano. A ideia é absorver a energia do seu destino turístico.

9- Participe num evento cultural local

Pesquise na Internet actividades realizadas no local turístico que irá visitar e participe num evento que lhe chame a atenção. Pode aprender a língua local ou participar em workshops de culinária tal como fazer passeios educativos e aproveitar para fazer uso da sua máquina fotográfica enquanto aprende mais sobre o país eleito.

10- O dia começa de manhã

Levante-se cedo da cama e viva a movida dos habitantes locais como se de um deles se tratasse. Participe nos seus rituais únicos tal como ir ao mercado local, tomar o pequeno-almoço nos cafés presentes no local eleito para passar as suas férias e sinta a dinâmica vivida no local. É uma óptima forma de compreender a forma de viver de um povo através dos seus hábitos e costumes.

11- Use transportes públicos

Ao utilizar os transportes públicos irá ter oportunidade de conhecer de uma forma mais genuína o local visitado. Pode ser inicialmente confuso mas depois é algo que vale a pena viver pois permitir-lhe-á conhecer melhor a localidade.

12- Ande a pé!

Uma óptima maneira de conhecer e explorar o destino eleito é caminhar entre os pontos turísticos de referência. Desta forma, mistura-se com os locais e é um bom pretexto para fazer algum exercício físico.

13- Deixe-se levar!

O melhor amigo do turista é sem dúvida o mapa, no entanto é fundamental deixar-se levar pelo sabor do vento e simplesmente perder-se! Envolva-se com os locais, peça-lhes indicações, aventure-se nos transportes públicos. Deixe-se ir…

14- Comunique com os habitantes locais

Contando que haja um entendimento linguístico, envolva-se com os locais e pergunte-lhes quais os locais ex-libris a visitar, os melhores restaurantes a conhecer e tudo aquilo que diferencie do roteiro turístico convencional.

15- Não controle a sua viagem ao máximo

Seja flexível em todos os momentos na sua viagem, os planos podem sempre mudar. Não se preocupe, planear faz parte da viagem mas os imprevistos é que vão dar um sabor diferente a esta aventura. Deixe-se ir ao sabor do vento!

16- Escreva sobre a sua experiência

Faça um relato diário do que viveu no país eleito. O melhor complemento da fotografia, para mais tarde recordar!

17- Experimente a comida local

Delicie-se com a comida típica nas bancas de rua ou em restaurantes típicos e conheça a cultura gastronómica local. Este ponto é fundamental para conhecer melhor as características de um povo.

18- Seja um habitué

Encontre estabelecimentos com que se identifique e frequente com regularidade. Vai criar uma empatia com os anfitriões e fazer grandes amigos.

19- Participe em eventos gratuitos

Pesquise na Internet por eventos gratuitos, pode configurar Alertas Google que lhe actualizará sobre notícias e eventos sobre o destino turístico eleito ou o TripAdvisor que irá dar-lhe as melhores ideias para desfrutar na sua visita.

20- Visite Museus

Tire algum tempo específico para fazer algo cultural no país que visita. Visite um Museu ou uma galeria de arte e aprecie as colecções de arte.

21- Teste os seus limites

Mude o rumo turístico habitual e faça algo que seja excitante. Ao visitar um país diferente, aproveite para ter experiências únicas e especiais.

22- Tenha sempre a câmara à mão

Através da fotografia, registe grandes momentos e paisagens da sua viagem! Tenha sempre a sua câmara preparada! Não se esqueça, verifique a bateria, descarregue o cartão de memória e limpe a lente. Para mais tarde recordar!

23- Cuide de si e da sua Saúde

Seja amigo do seu corpo quando decide viajar. Boas noite de sono, uma boa alimentação e uma boa hidratação são essenciais para uma viagem tranquila para a sua Saúde e livre de problemas.

24- Viaje sempre que for possível!

Viajar é um óptimo investimento. Desde a longas viagens aos pequenos fins de semana, todas são extremamente importantes para a sua realização pessoal. Invista mais!

25- Use e abuse da paciência!

Seja uma pessoa paciente. Viajar com algum tipo de ressentimentos pode ser meio caminho andado para lhe arruinar toda a viagem. Seja tolerante com as situações que surgirem e veja o lado positivo.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »