🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Saratov, Rússia: Guia Prático de Viagem

João Leitão
Actualizado em 9 Julho, 2018
VISITAR SARATOV

VISITAR SARATOV

Guia de Viagem a Saratov

Quer visitar Saratov?

Saratov é uma cidade com um passado rico, que se desenvolveu em redor da indústria metalúrgica cujo esplendor trouxe um brilho inesperado a este lugar nascido nos finais do século XVI à beira do rio Volga. Até à Segunda Guerra Mundial havia uma forte comunidade alemã por estas paragens que marcou a atmosfera da cidade. Visitar a Rússia e não passar por Saratov, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Nesta página você encontra:

  • Visitar Saratov – o mais importante a saber
  • Dicas rápidas para Saratov
  • Vídeo com imagens aéreas de Saratov
  • Os 20 Melhores Locais de Saratov
  • O que visitar em Saratov
  • Mapa dos Monumentos de Saratov
  • Fotos de Saratov
  • Alojamento em Saratov
  • Celebrações e Feriados em Saratov
  • Roteiros em Saratov: 1 dia, 2 dias, 3 dias (24 horas, 48 horas, 72 horas)

Visitar Saratov – O importante a saber

VISITAR SARATOV RUSSIA

VISITAR SARATOV RUSSIA

Saratov é capital da região com o mesmo nome, localizando-se na margem direita do Volga, a 850km a sudeste de Moscovo. Tem cerca de 850 mil habitantes e o seu passado enquanto cidade mercantil associa-se a uma modernidade recentemente adquirida, com um centro histórico que data de finais do século XIX e primeira metade do século XX. A rua Chernyshevskogo é a mais longa da cidade, com quase 7 km, mas a mais prestigiada é a Sovetskaya, onde se encontram alguns dos edifícios mais importantes de Saratov. A cidade tem um número considerável de museus e nas suas imediações encontram-se locais interessantes, como é o caso do ponto onde aterrou Yuri Gagarin após concluir a primeira viagem especial de um ser humano. Saratov tem também uma forte componente universitária que traz uma juventude refrescante às suas ruas, existindo ali uma das universidades mais antigas da Rússia.

Dicas rápidas para Saratov:

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • A maior parte dos russos são muito simpáticos e é normal ser convidade para lanchar ou beber café
VIAGEM SARATOV

VIAGEM SARATOV

Para saber quando ir a Saratov você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Rússia é durante os meses de Verão, pois como estamos perante um país multi climático, é a estação que a nível geral é a mais agradável.

Vídeo com imagens de Saratov

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Os 20 Melhores Locais de Saratov
  1. Catedral do Espírito Santo
  2. Museu Gagarin
  3. Museu de Engels
  4. Parque da Vitória
  5. Museu Regional de História de Saratov
  6. Museu de Belas Artes de Radischev
  7. Casa-Museu de Pavel V. Kuznetsov
  8. Casa-Museu de Viktor E. Borisov-Musatov
  9. Praça do Teatro
  10. Museu Fedin
  11. Aldeia Internacional
  12. Catedral da Santa Trindade
  13. Antiga Cidade de Uvek
  14. Igreja da Mãe de Deus
  15. Parque Lipki
  16. Teatro de Ópera e Ballet
  17. Parque Nacional Kumysnaya Polyana
  18. Filarmónica de Saratov
  19. Conservatório de Música
  20. Museu da Harmónica

O que visitar em Saratov

O QUE VISITAR EM SARATOV NA RUSSIA

O QUE VISITAR EM SARATOV NA RUSSIA

Saratov na Rússia tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

1- Catedral do Espírito Santo

A Catedral do Espírito Santo, ou Catedral Duhososhestvensky (que se traduz mais ou menos como “o espírito que desce à Terra”) apresenta cinco cúpulas azuis bem características, tendo sido construída em 1855 no local onde já existia um templo em madeira. Nesta catedral encontra-se o maior sino da região, que merece a atenção do visitante. Entre 1939 e 1948 o templo esteve encerrado, tendo sido alvo de restauro em 1950. Apenas em 2001 ascendeu à categoria de Catedral.

2- Museu Gagarin

Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, foi o primeiro homem no Espaço e Saratov está-lhe fortemente associada. Gagarin viveu e estudou na cidade, e foi nas suas imediações que aterrou depois da bem sucedida expedição espacial. Hoje, existe um monumento comemorativo no ponto exacto onde caiu a cápsula, junto à aldeia de Kvasnikova, a cerca de 40 km de Saratov. Quanto ao museu, inaugurado em 1965, tem uma colecção centrada na vida pessoal e profissional de Gagarin. Uma exposição agradável e bem organizada, com muitas fotografias e objectos que pertenceram ao cosmonauta e um pedaço do avião, um Mig-15 em que Gagarin voou pela última vez e a bordo do qual encontrou a morte a 27 de Março de 1968. Encerra aos Domingos.

3- Museu de Engels

Ao contrário do que possa parecer, este museu não é dedicado ao filósofo alemão Engels, mas deve o seu nome à localidade chamada Engels, nas imediações de Saratov. Chega-seaté ele facilmente de autocarro. É um museu variado, contendo peças tão díspares como armamento utilizado durante a Segunda Guerra Mundial e uma grande colecção de trabalhos do pintor Realista de origem alemã Yakov Veber (1870-1958). O Museu foi criado em 1925 por um etnógrafo e professor da universidade local, Henrikhovich Dinges, com uma colecção inicial composta por manuscritos, artefactos arqueológicos e outras peças relevantes. Durante um breve período, por volta da Segunda Guerra Mundial, o museu foi extinto, reabrindo mais parte, com um carácter altamente patriótico e apenas depois de 1993 assumiu uma linha mais académica.

4- Parque da Vitória e Museu de Glória Militar e do Trabalho

Este parque localizado na cidade de Saratov distingue-se pela quantidade de material bélico, especialmente da Segunda Guerra Mundial, ali exposto, quer no parque propriamente dito quer no Museu que ali se encontra. Nele, para além dos aspectos militares, encontra o visitante uma interessante exposição com temáticas variadas, como avanços científicos, saúde e educação, totalizando a colecção os 25 mil artefactos. O acesso ao parque é gratuito e de lá pode-se apreciar as belas vistas a

5- Museu de História Local

O Museu de História Local, fundado em 1889, encontra-se instalado numa casa com uma história surpreendente: ali viveu a família do actor Peter Ustinov. A temática da exposição incide sobre a história da cidade e da região, mas os seus 400 mil artefactos cobrem áreas tão variadas como a paleontologia, a etnografia, a numismática, a arte sacra, entre outros. A colecção sobre a vida e obra de P. Stolypin, que foi governador de Saratov e Primeiro-Ministro da Rússia é especialmente boa, mas muitos outros elementos se podem destacar, como o avião onde Yuri Gagarin aprendeu a voar ou a corajosa abordagem à temática da deportação da população de origem germânica. Infelizmente todas estas interessantes exposições estão legendadas apenas em russo.

6- Museu de Belas Artes de Radischev

O Museu de Radischev é a unidade central do Museu de Belas Artes de Saratov. Foi o primeiro museu da região, tendo sido inaugurado a 29 de Junho de 1885. O seu fundador foi o pintor Alexey Bogolyubov, que deu o nome ao museu em honra do seu avô, o escritor Alexander Radischev. O edifício, de estilo clássico, onde o museu se encontra instalado foi construído para o efeito, pelo arquitecto (e amigo de Bogolyubov) I. Strom. Actualmente o museu detém uma colecção de mais de 35 mil peças, cobrindo a arte russa e europeia, destacando-se nomes como Karl Bryullov, Dmitry Levitsky, Vasily Surikov, Ilya Repin, Victor Borisov-Musatov, Fedor Rokotoff, Kuzma Petrov-Vodkin, Saryan e Etienne Falcone. Para além da extensa obra do fundado do museu, claro.

7- Casa-Museu de Pavel V. Kuznetsov

A Casa-Museu de Pavel V. Kuznetsov encontra-se bem no centro de Saratov, a uns 500 metros da margem do rio. Foi nesta casa de madeira que o artista russo cresceu. É um edifício muito interessante e atingir a idade adulta, tendo frequentado a Escola de Artes Bogolyubov, antes de partir para Moscovo e, mais tarde, para Paris. No interior da casa poderá o visitante apreciar uma completa galeria com trabalhos do pintor e de outros artistas do seu círculo. Existem frequentes exposições temporárias. Encontra-se encerrada às Segundas-feiras.

8- Casa-Museu de Viktor E. Borisov-Musatov

Borisov-Musatov (1870-1905), filho de um funcionário dos caminhos-de-ferro, conhecido como “o artista de sonhos coloridos”, nasceu em Saratov e viveu nesta casa, tendo aqui regressado frequentemente mesmo depois de ter deixado a cidade, para viajar e estudar em Moscovo, São Petersburgo e Paris. Nos longos verões passados na residência familiar, onde sempre regressou, usou o jardim da propriedade para desenhar e se inspirar, criando os seus trabalhos mais famosos, como “O Lago” e “Primavera”, na sala maior da casa. O edifício, de madeira ,pode ser visitado, e o viajante encontrará ali um retrato do quotidiano nos tempos de Borisov-Mutasov para além de uma colecção dos seus trabalhos. A Casa-Museu foi inaugurada em 1984. Encerra às Segundas-feiras.

9- Praça do Teatro

Esta encantadora praça pública tem este nome porque o Teatro de Ópera e Ballet ali se localiza mas os seus atractivos vão muito para além deste edifício clássico. Está muito bem cuidado, com muito verde, e ali se reúnem imensas pessoas. É portanto um excelente local para observar os locais e sentir o pulso da comunidade. Ali se realizam os eventos públicos mais importantes de Saratov e para além do teatro existem outros edifícios históricos que merecem uma vista de olhos, como é o caso do Palácio do Governo e da antiga Biblioteca Académica. Há ainda um memorial para os militares caídos em combate, que inclui uma chama eterna, e um monumento à literatura eslava.

10- Museu Fedin

Konstantin Fedin (1892-1977) foi um escritor russo de importância considerável que e viveu em Saratov até chegar à idade adulta. A sua primeira história, “O Pomar”, foi publicada em 1922, e dois anos depois surgiu a primeira novela, considerada uma das mais importantes da sua bibliografia. O Museu foi criado em 1981, mas não se dedica apenas à vida e obra de Fedin, cobrindo a literatura russa de uma forma geral, focando-se na produção literária do século XX.

Fotos de Saratov

Algumas fotografias de Saratov, dos locais para visitar na cidade. Pode clicar nas imagens para abrir maior.

Celebrações e Feriados em Saratov

  • 1 de Janeiro – Dia de Ano Novo
  • 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
  • 23 de Fevereiro – Dia do Defensor da Pátria
  • 8 de Março – Dia da Mulher
  • 1 de Maio- Dia do Trabalhador
  • 9 de Maio – Festa da Grande Vitória na Guerra Patriótica
  • 12 de Junho – Dia da Rússia
  • 4 de Novembro – Festa da Unidade Nacional

Roteiros em Saratov

ROTEIRO SARATOV

ROTEIRO SARATOV

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Saratov de maneira independente. Itinerários de turismo em Saratov na Rússia.

1 Dia em Saratov (24 horas)
Manhã:
Tarde:
2 Dias em Saratov (48 horas)
Dia 1 Manhã:
Dia 1 Tarde:

Dia 2 Manhã:
Dia 2 Tarde:

3 Dias em Saratov (72 horas)
Dia 1 Manhã:
Dia 1 Tarde:

Dia 2 Manhã:
Dia 2 Tarde:

Dia 3 Manhã:
Dia 3 Tarde:

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »