🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Castelo de Dwin, a idílica fortaleza de montanha de Saladino – Iraque

João Leitão
Actualizado em 11 Julho, 2018
Iraque »
CASTELO DWIN IRAQUE

CASTELO DWIN NO IRAQUE

Castelo de Dwin – Iraque

Há aquele tipo de locais capazes de despertar em nós os mais primitivos instintos de aventura. Está a ver, aqueles sítios que o hipnotizam de tal forma que perde facilmente o sentido de tempo e de espaço? Bem-vindo ao castelo de Dwin, no Iraque, claramente um desses casos, localizado numa região montanhosa a cerca de 60 km a nordeste de Erbil, no norte do Iraque.

DWIN CASTLE KURDISTAN IRAQ

CASTELO DE DWIN NO CURDISTAO IRAQUIANO

“Este castelo terá supostamente pertencido a Jalaluddin, avô do famoso Saladino, que reuniu um imenso exército para expulsar os Cruzados europeus do Levante.”

Era de manhã e chovia imenso quando saí de Erbil, rumo a Rawanduz. Com aquelas condições meteorológicas não esperava um dia especialmente agradável.

No meu mapa tinha assinalado dois castelos que, contudo, estive tentado a ignorar de forma a seguir directamente para Rawanduz e encurtar ao máximo a exposição aquele dia escuro e nebuloso.

Mas a verdade é que já estava a rolar numa estrada secundária e mudar os planos significaria regressar a Erbil e decidi avançar com a ideia original. A primeira boa surpresa foi o forte de Dera, de onde se usufruem de grandes vistas sobre as montanhas envolventes.

Mas mais a norte tudo mudou quando cheguei ao Castelo de Dwin. A chuva intensificava-se e no meio daquele dilúvio mal podia acreditar no cenário que tinha diante dos meus olhos: o castelo e a paisagem envolvente são de uma beleza sem fim, a que não consegui resistir, e sair do carro para explorar aquele fantástico lugar cheio de história.

CASTELO DWIN NO IRAQUE

CASTELO DWIN NO IRAQUE

Este castelo terá supostamente pertencido a Jalaluddin, avô do famoso Saladino, que reuniu um imenso exército para expulsar os Cruzados europeus do Levante.

O Sultanato de Saladino englobava o Egito, a Síria, a Mesopotâmia, o antigo Hejaz e o Iémen. E em 1187, o exército que comandava bateu os Cruzados na Batalha de Hattin, abrindo as portas para a captura de Jerusalém e da Palestina.

A Rendição de Jerusalém a Saladino

O castelo foi construído num ponto elevado, cobrindo uma área de cerca de um quilómetro quadrado. A data da sua construção remonta ao Principado de Soran, por volta do século X, tornando-se na sua capital. Deste estatuto advém o nome do castelo, já que Dwin significa “a Capital”.

O Castelo de Dwin tornou-se um importante local na história curda da região norte do Iraque. Ali podemos ainda ver três torres de observação, segmentos de uma parede defensiva exterior, vários portões e um cemitério.

DWIN CASTLE CEMETERY IRAQ

DWIN CASTLE CEMETERY IN IRAQ

A possibilidade de explorar a região natal e o castelo de Saladino Ayoubi é uma oportunidade de mergulhar na História. Junto ao castelo existe um cemitério com campas muito peculiares. Uma delas é supostamente a da esposa de Saladino.

Fotografias do Castelo de Dwin

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »