🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Como Tirar o Visto Electrónico (e-Visa) para a Turquia

João Leitão
Actualizado em 4 Agosto, 2018
Turquia »
COMO FAZER O VISTO ELECTRONICO PARA A TURQUIA E-VISA

COMO FAZER O VISTO ELECTRONICO PARA A TURQUIA E-VISA

Está a pensar visitar a Turquia? Já tem os desejados bilhetes ou vai chegar por terra? Seja como for terá que obter o seu visto para poder entrar no país. Se chegou a esta página para saber como tirar o visto para a Turquia, então está no lugar certo.

Mas há boas notícias: este visto nem é caro nem é complicado de obter, especialmente desde que em 2014 as autoridades turcas implementaram o sistema de vistos electrónicos. Desde essa altura tornou-se mais simples para os visitantes obter o seu visto, com vantagens adicionais: ligeiramente mais barato, mais confortável e mais rápido.

É verdade que antes da introdução do e-visto os viajantes portugueses (para os brasileiros não é necessário visto para visitar a Turquia durante 90 dias) podiam obter o visto tradicional à chegada.

Veja também a página: Visitar Turquia – Guia de Viagem.

1 – Onde Tirar o Visto Electrónico para a Turquia

COMO FAZER O VISTO PARA A TURQUIA

COMO FAZER O VISTO PARA A TURQUIA

Poderá obter o seu visto electrónico para a Turquia no website oficial que o Governo turco criou para o efeito.

Actualmente a página oficial para obtenção de vistos electrónicos para a Turquia encontra-se em diversas línguas, mas não em português.

Se tem dificuldades com o inglês mas se sente confortável com uma das seguintes línguas, poderá mudar o idioma no canto superior direito: árabe, alemão, espanhol, francês, holandês, polaco, chinês e, claro, turco.

É importante que use apenas este endereço para obter o seu visto electrónico porque existem múltiplos sites, alguns pertencendo a agências de documentação, outros, simplesmente fraudulentos, que procuram parecer-se com a página oficial e mostram endereços que parecem legítimos mas que não o são.

2 – O que é Necessário para Obter o Visto Electrónico para a Turquia

  • Um documento de viagem. No caso dos cidadãos portugueses pode ser o bilhete de identidade, um passaporte ou mesmo um passaporte caducado nos últimos cinco anos, uma situação talvez única e que é aplicável apenas a cidadãos de oito países do mundo. Aconselho o passaporte normal e em dia.
  • Um cartão de crédito VISA, Master Card ou Union Pay para pagar o visto. Note que o cartão não tem de estar em nome da pessoa que pede o visto. O cartão deverá ter o 3D Secure System activado.

Perguntas e Respostas

Qual é a validade do visto electrónico: 90 dias desde o momento de entrada na Turquia. Contudo, como pode entrar e sair da Turquia com este tipo de visto, cada vez que sair a contagem dos dias pára. Ou seja, se estiver na Turquia e cruzar a fronteira com a Bulgária e passar 15 dias naquele país, são acrescentados 15 dias aos 90 dias iniciais a que tinha direito de permanecer na Turquia. Note contudo que estes 90 dias não podem exceder um período de tempo no calendário de 180 dias.

Quando posso voltar a tirar outro e-visto: É consigo. A regra imposta é que no espaço de 180 dias se pode ficar 90 dias. Logo, num ano, pode tirar dois vistos e visitar a Turquia num total de 180 dias.

Quanto Custa o visto electrónico para a Turquia: USD 20.

Quanto tempo demora: Normalmente o e-visto é emitido logo após o processamento do pagamento.

Com que antecedência devo tirar o e-visto: teoricamente pode fazê-lo a qualquer momento antes de entrar na Turquia mas para evitar imprevistos as autoridades turcas aconselham que o faça pelo menos 48 horas antes. E é um bom conselho.

Quantas vezes se pode entrar na Tuquia com o visto electrónico para turismo: este tipo de visto é de múltiplas entradas. Pode entrar e sair do país as vezes que desejar durante a validade do visto.

3 – Tirar o visto electrónico para a Turquia passo a passo

VISTO TURQUIA ONLINE

VISTO TURQUIA ONLINE

  1. Aceda ao website oficial para obtenção de vistos electrónicos para a Turquia.
  2. No canto superior esquerdo escolha a opção para iniciar o processo de obtenção do visto (em inglês, Apply Now. Escolha a sua nacionalidade e o tipo de documento pessoal que vai usar e certifique que é uma pessoa real preenchendo a sequência de caracteres mostrada.
  3. Introduza a data em que pensa entrar no país. Quando o fizer receberá a informação associada à sua nacionalidade: quantos dias pode ficar e quanto pagará.
  4. Passará a um formulário onde fornecerá os seus detalhes pessoais. Certifique-se de que está tudo correctamente preenchido e confirme.
  5. Receberá um e-mail para confirmação. O seu envio é imediato por isso se não chegar procure na pasta de spam.
  6. Uma vez verificado o endereço, é hora de pagar. Preencha o formulário com os dados de pagamento e envie.
  7. Assumindo que o seu pagamento é processado com sucesso, receberá um segundo e-mail a dizer que o e-visto lhe foi enviado, o que não é totalmente verdade, porque o que chegou por e-mail foi uma ligação para fazer o download do e-visto.
  8. Imprima o e-visto, fornecido em formato PDF, e não o perca.
VISTO TURQUIA ONLINE

VISTO TURQUIA ONLINE

Importante: basicamente nunca poderá reaver o dinheiro pago na obtenção do e-visto. Se houver um erro da sua parte na introdução dos dados, se as datas da sua viagem mudarem, se não puder viajar, se por alguma razão o seu pedido não for aceite… nunca poderá solicitar o reembolso. Se as condições mudarem ou se existir um erro no preenchimento dos dados terá que reiniciar o processo e voltar a pagar.

4 – Chegar à Turquia com um Visto Electrónico

AEROPORTO EM ISTAMBUL NA TURQUIA

AEROPORTO EM ISTAMBUL NA TURQUIA

Ao chegar, só terá que ter em atenção que existe uma área de atendimento aos visitantes que irão solicitar um visto à chegada e outra para os que já tem o visto electrónico, sendo uma vantagem, já que o processo é claramente mais rápido. Aliás, o que necessitam de tratar de visto à chegada irão posteriormente para a mesma fila que os que já o têm.

O processo é simples: entregue o e-visto impresso ao agente juntamente com o documento de viagem, e num instante terá recebido as boas vindas à Turquia.

5 – E se não quiser ou não puder tirar um visto electrónico?

COMO TIRAR O VISTO PARA A TURQUIA

COMO TIRAR O VISTO PARA A TURQUIA

Se por alguma razão não quiser ou não puder tirar o visto electrónico pode tratar do seu visto à chegada. Note que esta possibilidade se aplica aos portugueses e a cidadãos de outros países mas não a todos.

Neste caso, à chegada, deverá dirigir-se primeiro à zona onde o visto tradicional é adquirido, preenchendo os devidos impressos e pagando o valor correspondente, que é sempre mais do que o do e-visto, no caso dos portugueses, USD 30 ou 25 EUR.

Depois, já com o seu visto, siga para a fila de entrada no país, aquela para onde os portadores de um e-visto se podem dirigir directamente. Ali, um agente verificará os seus documentos de viagem, retirará os seus dados biométricos e lhe dará as boas vindas à Turquia.

Onde dormir? Procurar hotel na Turquia – Reservar alojamento. Bons preços. Sem custos de reserva.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »