🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Antártida – Roteiros e Dicas de Viagem

João Leitão
Actualizado em 26 Setembro, 2018
Visitar Antártida - Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Antártida – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Antártida

Viajar na Antártida

Viajar na Antártida

A Antártida (Antárctida ou Antártica) é um continente situado no extremo mais austral do globo terrestre, no qual contém o Polo Sul.

Para facilmente distinguir a geografia entre o Polo Sul e Polo Norte, é simples: o Polo Norte tem água rodeado por continentes, enquanto que o Polo Sul tem um continente rodeado por água – a Antártida.

Estive de viagem na Península Antártica e Ilhas Shetland do Sul durante 15 dias, saindo da cidade argentina de Ushuaia, atravessando a Passagem de Drake (Drake Passage), descendo até 68°11 S 67°00 W na Ilha de Stonington, para lá do Círculo Polar Antártico.

Pinguim em Neko Harbour - Viagem Antártida

Pinguim em Neko Harbour – Viagem Antártida

Eu com Jonathan Shackleton na Paradise Bay

Eu com Jonathan Shackleton na Paradise Bay

A viagem que fiz foi a bordo do barco Ocean Diamond com a Quark Expeditions, um pequeno navio preparado para o gelo, que tem centenas de incursões e expedições quer no Ártico quer no Antártico.

Visitei assim muitos locais da Península Antártica e ainda a região das Ilhas Shetland do Sul. A viagem em si foi maravilhosa, excedendo todo o tipo de expectativas.

Paisagens deslumbrantes, expedição aventura. Além das incursões a terra e várias viagens de lancha a vários pontos do continente, tive ainda 15 dias de aprendizagem com palestras e conferências para aprender e desenvolver o conhecimento acerca da Antártida, da sua geologia, história, fauna e flora.

Além da super equipa de especialistas, tive o prazer ainda de ter estado a viajar na companhia de Falcon Scott (neto do explorador Robert Falcon Scott) e Jonathan Shackleton (primo do explorador Ernest Henry Shackleton).

Círculo Polar Antártico

Iceberg no Oceano Antartico no Circulo Polar Antartico

Iceberg no Oceano Antártico no Círculo Polar Antártico

Durante a expedição à Antártida tive a oportunidade de cruzar para lá dos 66º Sul. Ou seja, a linha imaginária que entra no chamado Círculo Polar Antártico. O máximo que desci foi até aos 68º na Ilha Stonington (Stonington Island), a sudeste da Ilha Adelaide (Adelaide Island) na Baía Margarida (Marguerite Bay).

Dentro do cruzeiro para a Antartica

Dentro do cruzeiro para a Antártida

No momento preciso da passagem dos 66º, por volta das 5:30 da manhã, haviam já 2 grandes icebergs a navegarem pelo Oceano Antártico (Southern Ocean).

Animais que vi na Antártida

Durante esta viagem de 15 dias na Antártida vi imensos animais, todos lindos e maravilhosos. Os meus preferidos são a foca leopardo, as baleias e todos os tipos de pinguins. Para aqueles que me conhecem um pouco, grande parte das minhas viagens são feitas à procura de vida selvagem. Adoro animais. Infelizmente não consegui fotografar todos os animais que vi (como as orcas por exemplo). Fica então um pequeno registo fotográfico de alguns animais que consegui fotografar.

Lobo-marinho-antártico
Lobo-marinho-antártico
Baleia-jubarte
Baleia-jubarte
Foca-caranguejeira
Foca-caranguejeira
Baleia-jubarte
Foca Leopardo
Foca-de-weddell
Foca-de-weddell
Pinguim-de-adélia
Pinguim-de-adélia
Pinguim-gentoo
Pinguim-gentoo
Skua Castanho
Skua Castanho (Stercorarius antarcticus)
Petrel-das-neves
Petrel-das-neves
Gaivotão
Gaivotão
Pinguim-de-barbicha
Pinguim-de-barbicha
Pomba-antártica
Pomba-antártica

Vídeo de focas leopardo junto ao meu barco

O que visitei / Resumo de viagem à Antártida

Passagem Drake
Passagem DrakePassagem Drake: Famosa parte do Oceano Antártico que separa a América do Sul da Antártida. Esta zona de mar é conhecida por ser um dos locais com as piores condições meteorológicas marítimas do mundo. A viagem para atravessar a Passagem demora 2 dias e apanhei vagas de 10 metros.


Top 10 locais a visitar na Passagem Drake:


  1. Passagem Drake
Círculo Polar Antártico
Círculo Polar AntárticoCírculo Polar Antártico: Esta é a linha imaginária que começa a 66º, e que inicia assim o continente antártico.


Top 10 locais a visitar no Círculo Polar Antártico:


  1. Horseshoe Island
  2. Stonington Island
  3. Petermann Island
  4. Goudier Island
  5. Jougla Point
  6. Península Antártica
  7. Danco Island
  8. Paradise Bay
  9. Wilhelmina Bay
  10. Deception Island
Horseshoe Island
Horseshoe IslandHorseshoe Island: Esta ilha abaixo do Círculo Polar Antártico fica situada a 67°51’S 67°12’W. A Ilha Horseshoe tem uma base inglesa que não está operacional desde 1950. A base chama-se Base Y ou Horseshoe Base. Na ilha à volta há muitos Pinguim-de-adélia, focas leopardo, focas-caranguejeiras e lobos-marinhos-antárticos.


Top 10 locais a visitar em Horseshoe Island:


  1. Horseshoe Island
  2. Marguerite Bay
  3. Base Y
  4. Mount Searle
  5. Sally Cove
  6. Gaul Cove
Stonington Island
Stonington IslandStonington Island: A Ilha Stonington fica na Marguerite Bay a 68°11’S 67°00’W, abaixo do Círculo Polar Antártico. Nesta ilha há duas bases, uma america chamada de East Base e outra inglesa chamada de Base E. Estas bases estiveram em funcionamento na década de 1940. Esta zona é muito rica com grandes colónias de Skuas polares, Trinta-réis-antártico e ainda cormoranes imperiais. Vi ainda alguns Pinguins-de-adélia.


Top 10 locais a visitar em Stonington Island:


  1. Stonington Island
  2. Marguerite Bay
  3. East Base
  4. Base E
Petermann Island
Petermann IslandPetermann Island: A Ilha Petermann fica na Peninsula de Kiev a 65°10’S 64°10’W. A ilha foi descoberta por uma expedição alemã em 1873. Aqui nesta ilha há cerca de 3000 pares de pinguins-gentoo (mais as suas crias). Há ainda alguns pinguins-de-adélia, cormoranes imperiais, skouas polares, e painhos-de-wilson. Esta ilha é muito bonita, com imensos pinguins, vistas fantásticas e ainda uma pequena base argentina que está desactivada.


Top 10 locais a visitar em Petermann Island:


  1. Petermann Island
  2. Circumcision Bay
  3. Refugio argentino
  4. Cruz funebre
Goudier Island
Goudier IslandGoudier Island: A Ilha Goudier fica no Arquipélago de Palmer a 64°50’S 63°30’W. A ilha foi descoberta pela expedição antártica francesa de 1903-1905. Nesta ilha há um porto natural chamado de Port Lockroy. Este local pertence ao território Britânico antártico. Aqui há a famosa Base A onde existe os únicos serviços de correios da Antártida e ainda um museu muito interessante. Há muitos pinguins-gentoo um pouco por todo o lado.


Top 10 locais a visitar em Goudier Island:


  1. Goudier Island
  2. Port Lockroy
  3. Antiga Base A e Museu
Jougla Point
Jougla PointJougla Point: O Jougla Point fica no Arquipélago de Palmer a 64°50’S 63°30’W. Este ponto forma a entrada ocidental do porto natural de Port Lockroy. Aqui há uma grande colónia de pinguins-gentoo e várias ossadas de baleias. Pode-se ainda ver algumas focas-de-weddell.


Top 10 locais a visitar em Jougla Point:


  1. Jougla Point
  2. Arquipélago de Palmer
  3. Port Lockroy
Neko Harbour
Neko HarbourNeko Harbour: O Neko Harbour fica na Península Antártica na Baía de Andvord a 64°50’S 62°33’W. Neko Harbour foi descoberto na expedição antártica belga no início de 1900. Este foi um dos lugares com vistas mais bonitas onde estive na Antártida. Além de visitar uma colónia de pinguins-gentoo, fiz uma caminhada pela montanha acima para deslumbrar as vistas fantásticas da baía com glaciares e icebergues na água. Lindo.


Top 10 locais a visitar em Neko Harbour:


  1. Neko Harbour
  2. Baía de Andvord
  3. Península Antártica
Paradise Bay
Paradise BayParadise Bay: A Paradise Bay (Baía do Paraíso) fica na Península Antártica a 64°49’S 62°52’W. Toda esta zona é linda e proporciona uma zona calma para embarcações se protegerem dos mares fortes da Antártida na região de Lemaire. Há colónias de pinguins-gentoo, cormoranes imperiais, muitas focas-caranguejeiras e focas leopardo.


Top 10 locais a visitar em Paradise Bay:


  1. Base Antártica Almirante Brown
  2. Paradise Bay
Base Antártida Almirante Brown
Base Antártica Almirante BrownBase Antártica Almirante Brown: A Base Antártica Almirante Brown fica na Paradise Bay a 64°51’S, 62°54’W. Aqui tive a oportunidade de subir e explorar a base argentina. Há imensos pinguins-gentoo. Pode-se subir o cerro de onde temos vistas espectaculares da baía, da base e das montanhas circundantes.


Top 10 locais a visitar na Base Antártica Almirante Brown:


  1. Paradise Bay
  2. Base Antártica Almirante Brown (Brown Station)
  3. Trilho ao cerro
Danco Island
Danco IslandDanco Island: A Danco Island (Ilha de Danco) fica no Canal de Errera a 64°44’S 62°37’W. Foi descoberta durante a expedição antártica belga de 1987-1899. Esta ilha é linda com imensos pinguins-gentoo e vistas maravilhosas para os picos rochosos.


Top 10 locais a visitar em Danco Island:


  1. Danco Island
  2. Ruínas da base britânica
Wilhelmina Bay
Wilhelmina BayWilhelmina Bay: A Wilhelmina Bay (Baía Wilhelmina ) fica na Península Reclus a 64°38’S 62°10’W. Foi descoberta durante a expedição antártica belga de 1987-1899. Este é um dos melhores locais para avistar baleias nesta região da Antártica. Há aqui muitas baleias-jubarte que se chegam muito perto do barco.


Top 10 locais a visitar em Wilhelmina Bay:


  1. Wilhelmina Bay
Cuverville Island
Cuverville IslandCuverville Island: A Cuverville Island (Ilha Cuverville) fica no Canal de Errera a 64°41’S 62°38’W. Foi descoberta durante a expedição antártica belga de 1987-1899. Esta ilha é famosa por ter a maior colónia de pinguins-gentoo da região da Península Antártica. Há assim cerca de 6500 pares de pinguins (mais as suas crias) para ficarmos com os olhos trocados de tanto pinguim que existe.


Top 10 locais a visitar em Cuverville Island:


  1. Cuverville Island
  2. Canal de Errera
Deception Island
Deception IslandDeception Island: A Deception Island (Ilha Decepção) faz parte das Ilhas Shetland do Sul a 62°58’37S 60°39’00W. Este é um dos portos mais protegidos de toda a Antártida, já que a ilha abre para uma caldeira de vulcão que desmoronou, dando assim passagem para o interior totalmente rodeado por terra, dando abrigo seguro a embarcações. Há vários edifícios de antigas fábricas de transformação de óleo proveniente da pesca de baleias e caça de focas. Podem-se ver alguns lobos-marinhos-antárticos, pinguim-de-barbicha e ainda pinguins-gentoo.


Top 10 locais a visitar em Deception Island:


  1. Port Foster
  2. Kroner Lake
  3. Crater Lake
  4. Mount Pound
  5. Base Argentina
  6. Base Espanhola
  7. Whalers Bay
  8. Pendulum Cove
  9. Fumarole Bay
  10. Mount Kirkwood
Half Moon Island
Half Moon IslandHalf Moon Island: A Half Moon Island (Ilha Meia Lua) faz parte das Ilhas Shetland do Sul a 62°35’S 59°55’W. Há aqui uma base argentina que funciona só durante os meses de Verão. Além de vários tipos de plantas há ainda uma importante colónia de pinguins-de-barbicha, muitos pinguins-gentoo e muitos lobos-marinhos-antárticos. Fiz uma caminhada de cerca de 5km de um lado ao outro da ilha.


Top 10 locais a visitar em Half Moon Island:


  1. Argentine Camara Base
  2. Menguante Cove
  3. Matamala Cove
  4. Baliza Hill
  5. La Morenita Hill
  6. Gabriel Hill
  7. Xenia Hill
  8. Moon Bay
Guia de Viagem à Antártica

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »