🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Belize – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Belize - Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Belize – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do Belize

Viajar no Belize – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Belize. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no Belize. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Belize – Informação prática
  2. Turismo no Belize – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo do Belize
  6. Resumo de viagem ao Belize
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros no Belize – 9 dias
  9. Locais UNESCO no Belize
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

Belize

    Bandeira Belize

    Bandeira do Belize

  • Capital: Belmopan
  • Língua oficial: Inglês
  • Primeiro-ministro: Dean Barrow
  • População 2011: 333.000 habitantes
  • Moeda: Dólar do Belize
  • Área Total: 22.966 km²
  • Fuso horário: UTC-6
  • Código telefónico internacional: +501
  • Clima: Tropical
  • Visto: Não é preciso visto para o Belize
  • Fronteiras: México, Honduras, Guatemala
  • Locais a não perder: Caye Caulker, Ruínas de Xunantunich, Reserva marinha de Hol Chan
  • Quando visitei o Belize: Julho 2013
  • Mapa Belize

    Mapa da localização geográfica do Belize no Mundo

Turismo no Belize, Roteiros de Viagem

Água do Mar das Caraíbas no Belize perto de Hol Chan

Belize é um país fascinante para passar férias. Belize era um dos tais países que sempre tive muita curiosidade em visitar. Mistura um pouco da cultura latina da América Central mas com uma presença crioula de raiz africana mais marcada.

Passei rapidamente pelo Belize vindo da Guatemala e saí de barco até ao México. O Belize revelou-se um destino fantástico, pois tive oportunidade de visitar ruínas Maias e de mergulhar e fazer Snorkeling nas águas do Mar das Caraíbas.

Ficou muito para ver e um dia mais tarde quando voltar à região, aproveito para ver e visitar mais destinos neste país tão lindo.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Pôr do Sol em Caye Caulker no Belize

Pôr do Sol em Caye Caulker no Belize

A história do Belize começa na civilização Maia, que aqui viveu e prosperou por muito tempo. Deixaram um legado cultural e arquitectónico sem igual em lugares como Caracol (a mais importante cidade, arqueologicamente falando), Lamanai, Nim Li Punit, entre outros. Nas escavações Altum Ha, encontram-se os vestígios daquilo que foram outrora os tesouros da época Maia, tal como podemos encontrar nesta zona, praças, templos e pirâmides que representam a possibilidade de ter sido um importante centro Maia. Aquando da chegada dos espanhóis esta civilização bastante avançada, mas foi subjugada e explorada. Cristóvão Colombo descobre este território em 1492 e, rapidamente, em conjunto com a Coroa Espanhola, procedeu ao processo de colonização. A Coroa Inglesa, ao conquistar este território à Espanha, dá continuidade à exploração deste território, desde o século XVI até ao ano 1981 (Belize torna-se independente da Grã-Bretanha). É um dos países mais pobres da América Central, mas com o crescimento do Turismo, a economia tem tendência a melhorar.

A geografia do Belize localiza este país no istmo da América Central, o qual faz fronteiras a Norte com o México, a Leste com o Mar do Caribe, e a Sul e Oeste com a Guatemala. Conta com uma área de 22,965 km², sendo a sua capital a cidade de Belmopan. No Norte, encontramos planícies costeiras, que para além de serem arborizadas, são também pantanosas. Ao Sul, encontramos a cadeia montanhosa das Montanhas Maia e o Doyle’s Delight como o ponto mais alto (1124 m). O rio que flui no seu centro é o Rio Belize e encontra-se neste país uma das mais longas barreiras de coral do mundo. Conta com uma rica vida selvagem, pois para além de grande parte do território ser desabitado pelo Homem, situa-se num lugar estrategicamente perfeito entre o Norte e a América do Sul, ideal para que as imensas espécies de plantas e animais (macacos, tatus e cobras) vivam no seu pleno.

A cultura do Belize é bastante ecléctica uma vez que a maior parte dos seus habitantes são de origem maia, europeia, africana e garifunas, país que também recebe bastante influências do seu país vizinho, o México. A língua falada neste país é o Inglês, apesar de o espanhol e outros dialectos dos povos nativos antes da colonização espanhola e britânica, também serem falados por cerca de 50 por cento da população. A Igreja Católica está muito presente no dia a dia dos belizenos, culto bastante visível nas suas festividades e monumentos. Tem sido um local bastante atractivo, turisticamente falando, pois para além de ser um país calmo apresenta um clima bastante agradável. Aqui poderá desfrutar de desportos como canoagem, ciclismo, golfe, entre outros. É um país que promove muitos festivais, nomeadamente o Belize International Film, o Festival da Lagosta e o San Pedro International Costa Maya e a música Garifuna é uma tradição que foi preservada até aos dias de hoje, bastante interessante e colorida.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir à Belize, você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A altura mais aconselhável para visitar este país é durante a estação seca, entre os meses de Dezembro e Maio.

O clima no Belize é tropical, quente e muito húmido, o qual é determinado por duas estações bem definidas, a seca e a chuvosa. A estação chuvosa acontece entre os meses de Maio e Novembro, altura em que furacões e inundações são frequentes. A estação seca decorre entre o mês de Dezembro e o mês de Maio. A média da temperatura varia entre os 27ºC e os 31ºC e a temperatura da água tem a média de 28ºC o ano todo.

Vídeo de mergulho com tubarões no Belize

O que visitei / Resumo de viagem ao Belize

Por ordem de visita.

Benque Viejo del Carmen, Belize
Benque Viejo del CarmenBenque Viejo del Carmen: Benque Viejo del Carmen: É uma pequena cidade perto da fronteira com a Guatemala. Os seus habitantes são na maioria descendentes do povo Maia. A não perder um passeio de barco no Lago Mopan, com paisagens maravilhosas de floresta tropical e cascatas.
Xunantunich, Belize
XunantunichXunantunich: É um complexo de ruinas Maias situado na margem do rio Mopan. A pirâmide El Castillo é a segunda maior no Belize. Xunantunich é um lugar arqueológico construído pelo povo Maia, que fica situado perto da cidade de San Ignacio. É muito pouco famoso este monumento, mas revela bastante interesse. Este complexo de ruínas, ao lado do Rio Mopan, é constituído por praças, as quais têm imensos templos e palácios ao seu redor. A pirâmide El Castillo é, a seguir ao Templo El Caracol, a mais alta estrutura do Belize, que conta com cerca de quarenta metros de altura. Vale a pena a visita.
Belize City, Belize
Belize CityBelize City: É a capital do país e localiza-se na costa do Mar das Caraíbas. É o principal porto comercial e também de paragem de cruzeiros. Para conhecer verdadeiramente o povo e a sua cultura temos de sair da cidade para as povoações vizinhas. Explorar as grutas subaquáticas -cave tubing – e descer da encosta numa tirolesa são pequenas aventuras que permitem desfrutar da beleza natural.
Caye Caulker, Belize
Caye CaulkerCaye Caulker: É uma ilha a uma hora de ferry da cidade do Belize. Numa só palavra, esta ilha é o paraíso. Praias de areia branca, mar azul turquesa e casas de madeira coloridas, típicas das caraíbas. Na ilha reina a tranquilidade, o estilo de vida muito descontraído da cultura Rastafari que se tem desenvolvido na ilha.
Reserva marinha de Hol Chan, Belize
Reserva marinha de Hol ChanReserva marinha de Hol Chan: Esta reserva é um recife de coral e o habitat de muitas espécies marinhas. Mergulhar nestas águas e nadar ao lado de cardumes de peixes coloridos, raias, tartarugas e tubarões (todos eles amigáveis) é uma experiência única.

Roteiros no Belize

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Belize de maneira independente. Itinerário de turismo de 9 dias no Belize.

9 Dias: Praia e Natureza
Dia 1 Cidade de Belize – Burrell Boom
Dia 2 Burrell Boom
Dia 3 Burrell Boom – San Ignacio
Dia 4 San Ignacio
Dia 5 San Ignacio – Hopkins
Dia 6 Hopkins – Caye Caulker
Dia 7 Caye Caulker
Dia 8 Grutas Caulker
Dia 9 Cidade de Belize
Locais UNESCO no Belize
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Belize. Os locais UNESCO Património Mundial no Belize são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Belize:

  • Rede de Reservas dos Recifes da Barreira do Belize

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »