🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Bósnia e Herzegovina – Roteiros e Dicas de Viagem

João Leitão
Actualizado em 31 Julho, 2018
Visitar Bósnia e Herzegovina - Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Bósnia e Herzegovina – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Bósnia e Herzegovina

Viajar na Bósnia e Herzegovina – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Bósnia e Herzegovina. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Bósnia e Herzegovina. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na Bósnia e Herzegovina – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo da Bósnia e Herzegovina
  4. Resumo de viagem à Bósnia e Herzegovina
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na Bósnia e Herzegovina – 4, 5, 6 e 7 dias
  7. Locais UNESCO na Bósnia e Herzegovina
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na Bósnia e Herzegovina, Roteiros de Viagem

Paisagem à volta de Srebrnik, Visitar a Bósnia e Herzegovina

Paisagem à volta de Srebrnik, Visitar a Bósnia e Herzegovina

A Bósnia e Herzegovina é um país fascinante para passar férias.

Finalmente visitei a Bósnia em 2008 durante a participação no Rally Caucasian Challenge.

A Bósnia é um país de grandes contrastes, com cidades impressionantes e de uma história inigualável no Leste Europeu. Adorei a cidade de Mostar e a sua parte antiga com casas feitas em pedra, mesquitas e a famosa ponte que dá o nome à cidade em si, já que most significa ponte.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Cidade de Mostar na Bósnia e HerzegovinaA história da Bósnia e Herzegovina foi partilhada pelos mais variados povos, tendo sido uma terra tomada por Sérvios, Croatas, Venezianos, Húngaros e Bizantinos. É a partir do século XII que foi constituído o Reino da Hungria, o qual dominou este território. No século XV, a Bósnia e Herzegovina foi conquistada pelo Império Turco-Otomano, tornando-se finalmente uma região turca. Este lugar foi um ponto essencial entre os conflitos ocorridos entre os povos Habsburgos e Venezianos, época importante para a proliferação da palavra islâmica. No ano de guerra, entre 1877-78, a chamada Guerra Russo-Turca, este país foi integrado no Império Austro-Húngaro. Foi criada uma constituição onde evidenciava a presença ortodoxa, católica e muçulmana, sendo um obstáculo para o nacionalismo proveniente da Sérvia. Após a Primeira Grande Guerra, a Bósnia e Herzegovina anexou-se à Sérvia, seguindo as políticas deste país. Em 1992 ocorreu a Guerra da Bósnia, como resultado da dissolução da Jugoslávia, resultando num número elevado de vítimas mortais.

A geografia da Bósnia e Herzegovina conta com a área territorial de 51 129 Km2, situando-se no Sul da Europa. Fica localizada, mais propriamente, na Península Balcânica, ocupando também parte dos Alpes Dináricos (que atravessam o Norte do país). Este país faz fronteira a Oeste com a Croácia, a Norte com a Jugoslávia e a Leste e a Sul é banhado pelo Mar Adriático. Esta República fica entre a Europa Meridional e a Europa Oriental, sendo que a Bósnia e Herzegovina estão separadas uma vez que a Bósnia está localiza nas zonas setentrionais e a Herzegovina, ocupa a parte meridional. A maior parte do território é constituído por um planalto composto de calcário, de forma irregular, o qual se chama Karst, e o principal rio do país é o Rio Sava.

A cultura da Bósnia e Herzegovina é representada pela cultura ocidental, tal como pela cultura oriental, traduzindo-se numa mistura bastante interessante. Por aqui passaram muitos povos ao longo dos tempos, nomeadamente, os gregos, os romanos, os turcos, os otomanos, os bizantinos e os austro-húngaros, os quais influenciaram o dia-a-dia dos bósnios de hoje. A gastronomia, a arquitectura e todas as expressões do quotidiano foram construídas através das maneiras de viver de todos estes povos. As religiões aqui presentes (ortodoxa, católica e muçulmana), e que hoje em dia co-existem pacificamente e trabalham em conjunto a fim de contribuírem para o seu país, são o reflexo dos varios grupos étnicos representados neste país. O povo é bastante simpático e anfitrião, sempre disponível a receber os seus visitantes, orgulhosos da beleza única da sua terra natal, a qual tem uma história complexa e rica, assim como a sua cultura, uma razão de grande motivação para visitar este país.

See you soon in Bósnia and Herzegovina

Vídeo promocional do turismo da Bósnia.

O que visitei / Resumo de viagem à Bósnia e Herzegovina

Por ordem de visita.

Srebrnik, Bósnia e Herzegovina
Srebrnik, Bosnia e HerzegovinaSrebrnik: fica a 120 km Este de Sarajevo, perto da fronteira com a Sérvia. É uma pequena cidade a recuperar dos efeitos da guerra da Bósnia que ocorreu entre Abril de 1992 e Dezembro de 1995. O genocídio de Srebrenica não deixará certamente apagar a terrivel memória da guerra nesta localidade. Durante o conflito a área de Srebrenica foi declarada protectorado das Nações Unidas, mas em Julho de 1995 o Exército da Republika Srpska invadiu a cidade e matou mais de 8000 homens e rapazes, e deportou as mulheres. Este episódio negro da história do país é recordado com um memorial na cidade. A cidade é pequena e oferece mais em termos de natureza envolvente.


Top 10 locais a visitar em Srebrnik


  1. Fortaleza de Srebrnik
  2. Câmara Municipal
  3. Parque Gradski
  4. Mesquita Gradska džamija
  5. Rio Tinja
Mostar, Bósnia e Herzegovina
Mostar, Bosnia e HerzegovinaMostar: fica no sudoeste do país e é uma belíssima cidade atravessada pelo Rio Neretva. A ponte do século XVI (reconstruída em 2004 depois da guerra) é a imagem postal da cidade. Após esta recuperação a ponte velha e o centro histórico de Mostar foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2005. Esta é uma cidade dividida quase em partes iguais por várias étnias o que se traduz numa grande diversidade da cidade. Há monumentos cristãos (Ordinariado Episcopal, Mosteiro e Igreja Franciscana), muçulmanos, (Koski Mehmed Paša Mosque, Karadozbeg Mosque, Roznamedži Ibrahimefendi Mosque), judeus (Sinagoga e Memorial do cemitério Judeu). Da ocupação Otomana ficou, para além da ponte velha, a tradição do Banhos Turcos e o bonito edifício. Mostar é uma cidade para descobrir e deixar-se maravilhar pela beleza ainda pouco explorada dos Balcãs.


Top 10 locais a visitar em Mostar


  1. Ponte Stari Most
  2. Mesquita Koski Mehmed Pasa
  3. Rio Neretva
  4. Casa Museu Neretva
  5. Bazaar
  6. Mesquita Karadoz Bey
  7. Igreja e Mosteiro Franciscano
  8. Sinagoga de Mostar
  9. Museu Herzegovina
  10. Museu Hamman
Blagaj, Bósnia e Herzegovina
Blagaj, Bosnia e HerzegovinaBlagaj: é uma pequena vila que fica a 12 km a Sul de Mostar. Na margem do Rio Buna foi construído, por volta de 1520, um mosteiro Dervixe (Tekke). O Mosteiro fica à beira da nascente do rio que sai de uma gruta no enorme penhasco. A paisagem do lugar é soberba: rio de águas cristalinas e um mosteiro que parece minúsculo aos pés de uma enorme encosta escarpada.


Top 10 locais a visitar em Blagaj


  1. Mosteiro Tekija
  2. Fortaleza Blagaj
  3. Gruta Buna
  4. Centro histórico de Blagaj
  5. Rio Buna

Roteiros na Bósnia e Herzegovina

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Bósnia e Herzegovina de maneira independente. Itinerários de turismo na Bósnia e Herzegovina de 4, 5, 6 ou 7 dias.

4 Dias na Bósnia

Dia 1 Sarajevo
Dia 2 Sarajevo
Dia 3 Mostar
Dia 4 Mostar

5 Dias na Bósnia

Dia 1 Sarajevo
Dia 2 Sarajevo
Dia 3 Gorazde
Dia 4 Gorazde
Dia 5 Sarajevo

6 Dias na Bósnia

Dia 1 Sarajevo
Dia 2 Banja Luka
Dia 3 Banja Luka
Dia 4 Bonsanki Brod
Dia 5 Bonsanki Brod
Dia 6 Sarajevo

1 semana na Bósnia
Dia 1 Sarajevo
Dia 2 Zenica
Dia 3 Zenica
Dia 4 Tuzla
Dia 5 Tuzla
Dia 6 Mostar
Dia 7 Mostar

Locais UNESCO na Bósnia e Herzegovina
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Bósnia e Herzegovina. Os locais UNESCO Património Mundial na Bósnia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Bósnia e Herzegovina:

  • Ponte Velha do Centro Histórico de Mostar
  • Ponte Mehmed Paša Sokolovic de Višegrad

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »