🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Botswana – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Botswana – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Botswana – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do Botswana

Viajar no Botswana – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Botswana. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no Botswana. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República do Botswana – Informação prática
  2. Turismo no Botswana – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo do Botswana
  6. Resumo de viagem ao Botswana
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros no Botswana – 6, 7 e 9 dias
  9. Locais UNESCO no Botswana
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República do Botswana (Botsuana)

Bandeira Botswana

Bandeira do Botswana

  • Capital: Gaborone.
  • Língua oficial: Inglês e setswana.
  • Presidente: Ian Khama.
  • População 2008: 1.990.876 habitantes.
  • Moeda: Pula.
  • Área Total: 581.730 km².
  • Fuso horário: UTC +2.
  • Código telefónico internacional: +267.
  • Clima: Semiárido, árido, tropical.
  • Visto: Não é preciso visto para o Botswana.
  • Fronteiras: África do Sul, Namíbia, Zimbabwe.
  • Locais a não perder: Tsodilo Hills, Maun, Okavango Delta, Parque Nacional Chobe.
  • Quando visitei o Botswana: Julho 2015.
Mapa Botswana

Mapa da localização geográfica do Botswana no Mundo

Turismo na Botswana, Roteiros de Viagem

Delta de Okavango, Visitar o Botswana

Delta de Okavango, Visitar o Botswana

O Botswana é um país fascinante para passar férias.

Praticamente atravessei o país, entrando vindo da Namíbia e saindo indo para a África do Sul. Gostei muito do país, as pessoas são muito simpáticas e com umas paisagens lindas no Delta do Okavango.

Espero voltar a este país para poder explorar outros destinos que não consegui nesta viagem.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

A história do Botswana tem início no grupo étnico sempre presente neste território, e que por sua vez deu o nome ao país, o povo Tswana. É um povo que, antes da chegada dos europeus, vivia sob uma organização tribal, onde as suas actividades principais eram a agricultura e a pastorícia. Os colonizadores Boeres (povo de origem holandesa) começaram a criar conflitos com o povo Batswana, ao que a Coroa Inglesa deu o seu apoio político-militar, ficando mais tarde a Grã-Bretanha ao cargo do auto-governo democrático da Botswana. Um dos líderes da independência – Seretse Khama, torna-se presidente, dando início a uma política democraticamente saudável. Este país é um exemplo para África, pois a nível político é um modelo a seguir, onde se pratica a democracia multipartidária constitucional e onde todos têm o seu lugar participativo. É um factor bastante importante e estabilizador para o bem-estar do país e crescimento económico.

A geografia do Botswana conta com uma área territorial de 581 730 Km2, localizado na África Meridional. É um país que se encontra no interior – numa zona árida e sem saída para o mar; faz fronteira com a Namíbia a Norte e a Oeste, com o Zimbábue a Nordeste e com a África do Sul a Sul e a Sudeste. Sendo um país muito plano, a maior parte da sua área territorial é ocupada por um imenso planalto com altitudes que rondam os 700 e os 1200 metros de altitude. Na parte Oriental, o relevo apresenta-se um pouco mais recortado. Na parte do Sudoeste do Botswana, encontramos o Deserto do Kalahari, que tem cerca de 900 000 m2, cujo nome significa “a grande sede”. O rio mais importante do Botswana é o Rio Limpopo, o qual nos ajuda a localizar a zona (Oriental) mais baixa do pais, cuja altitude marca os 513 metros. O ponto mais alto do país é o Monte Tsodilo, com 1489 metros.

A cultura do Botswana é representada principalmente pelo grupo étnico Batswana, que por sua vez sempre manteve as suas tradições e língua-mãe, apesar da chegada de povos europeus. É um país com cerca de 2 milhões de habitantes, a língua mais falada é o Inglês e a língua nativa, o Setswana. Um dos aspectos mais marcantes da cultura do Botswana é o artesanato, onde podemos destacar as cestas produzidas pelas mulheres do Norte, mais propriamente das Vilas de Etsha e de Gumare, tal como a cerâmica produzida na zona Sudoeste, em Thamaga. Uma das maiores atracções turísticas deste país são as pinturas rupestres com 20 000 anos de existência, no Deserto de Kalahari. O cristianismo é a religião mais proeminente, embora existam seguidores de crenças locais. Com os Safaris botswanos, conhecidos como dos mais interessantes e exóticos do mundo, é possível encontrar grandes comunidades de suricatas.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir ao Botswana você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar o Botswana é durante os meses de Inverno, entre os meses de Maio e Setembro, pois apresentam uma clima seco e fresco.

O clima do Botswana é semi-árido e seco com pouca chuva, sendo que durante o Verão o clima é muito quente (média de 34º C) e o Inverno é frio (média de 22º C). As chuvas são quase sempre inexistentes, sendo o mês de Janeiro o mais chuvoso.

Visit Botswana

Vídeo promocional do turismo do Botswana.

O que visitei / Resumo de viagem ao Botswana

Por ordem de visita.

Sítio arqueológico de Tsodilo, Botswana
Tsodilo, BotswanaTsodilo: é um sítio arqueológico inscrito na Lista de Património Mundial da UNESCO. Fica no extremo Noroeste do Botsuana na região do Deserto de Kalahari. Este é um dos locais com maior número de pinturas rupestres (cerca de 4500 num espaço de 10 km2). As pinturas estão distribuídas por várias colinas: Colina da Criança, Colina da Mulher e a Colina do Homem. Os povos da região atribuem grande importância espiritual às colinas de Tsodilo onde dizem habitar os espíritos dos seus antepassados. As pinturas encontradas neste local são de dois tipos: pinturas a vermelho, atribuídas ao povo San e pinturas a branco, atribuídas ao povo Bantu. Para além das pinturas foram também encontrados artefactos da Idade do Ferro, que mostram como os habitantes trabalhavam os metais. As pinturas mais procuradas são uma policromia de um rinoceronte e um painel com um elande. Para se ver as várias pinturas basta seguir os trilhos assinalados.
Maun, Botswana
Maun, BotswanaMaun: fica no Norte do Botswana perto do Delta de Okavango. É uma cidade que cresceu devido à grande procura turística, mas conserva o seu ar de aldeia. Os safaris no deserto e o Delta de Okavango são grandes atracções turísticas e a cidade de Maun funciona como ponto de partida para estas actividades. No entanto, a forma de vida das pessoas continua muito rural e pode-se ver o comércio tradicional de pastores que vão à cidade vender o gado. Também a própria estrutura da cidade é pouco moderna, com um aglomerado populacional disperso e desordenado. As casas ficam espalhadas pela planície de escassa vegetação e o Rio Thamalakane atravessa a cidade a meio.
Moremi Game Reserve, Botswana
Moremi Game Reserve, BotswanaMoremi Game Reserve: esta reserva Natural fica no Noroeste do Botswana na região do Delta do Okavango. A reserva engloba terra firme e zonas alagadas do Delta, com uma ilha no meio do Delta – Chief’s Island. Assim, apesar de não ser muito grande a reserva tem uma grande diversidade de paisagens e, consequentemente, é rica em termos de fauna e flora. Há zonas pantanosas, zonas de floresta de mopanes e acácias e, zonas áridas de savana. Os passeios na reserva podem ser feitos de 4×4, a pé e de mokoro (as canoas típicas feitas de um tronco escavado, que por questões ambientais já são hoje de fibra de vidro). A reserva é rica em espécies de aves e vida selvagem como leões, leopardos, búfalos, chitas, hienas, cão africano selvagem e também rinocerontes pretos e brancos introduzidos mais recentemente.
Delta do Okavango, Botswana
Delta do Okavango, BotswanaDelta do Okavango: ocupa o território extremo Noroeste do país. É a principal atracção turística do país, com o seu ecossistema único e de uma beleza natural ímpar. O Delta de Okavango resulta do Rio Okavango que vem deste as terras altas de Angola, atravessa a Namíbia e termina do deserto de Kalahari. É portanto um dos raros Deltas que não desagua no mar, o seu curso termina a alimentar uma zona de deserto. A vasta extensão de água entrecortada de ilhéus com vegetação densa e rasteira, cria uma paisagem deslumbrante de tapete verde serpenteado pelos traços de água e lagoas. O Delta de Okavango foi recentemente incluído na lista da UNESCO como um sitio Património Mundial da Humanidade.

Roteiros no Botswana

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Botswana de maneira independente. Itinerários de turismo no Botswana seja de 6, 7 ou 9 dias.

6 Dias no Botswana

Dia 1 Kasane
Dia 2 Rio Chobe
Dia 3 Rio Chobe
Dia 4 Safari Chobe
Dia 5 Safari Chobe
Dia 6 Kasane

1 semana no Botswana

Dia 1 Makgadikgadi Pans
Dia 2 Parque Nacional Makgadikgadi Pans
Dia 3 Mokoro – Moremi
Dia 4 Okavango Delta
Dia 5 Okavango Delta
Dia 6 Okavango Delta
Dia 7 Xugana Island Lodge

9 Dias no Botswana
Dia 1 Moremi
Dia 2 Khwai
Dia 3 Parque Natural Chobe
Dia 4 Parque Natural Chobe
Dia 5 Planet Baobab
Dia 6 Meerkat – Ntwetwe Pan
Dia 7 Parque Nacional Nxai Pan
Dia 8 Parque Nacional Makgadikgadi
Dia 9 Thamalakane River Lodge

Locais UNESCO no Botswana
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Botswana. Os locais UNESCO Património Mundial no Botswana são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Botswana:

  • Sítio arqueológico de Tsodilo
  • Delta de Okavango

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »