🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Cabo Verde – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Cabo Verde - Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Cabo Verde – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem de Cabo Verde

Viajar em Cabo Verde – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos de Cabo Verde. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias em Cabo Verde. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República de Cabo Verde – Informação prática
  2. Turismo em Cabo Verde – Apresentação
  3. Vídeo de Cabo Verde
  4. Resumo de viagem a Cabo Verde
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros em Cabo Verde – 5 e 7 dias
  7. Locais UNESCO em Cabo Verde
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

República de Cabo Verde

Bandeira Cabo Verde

Bandeira de Cabo Verde

  • Capital: Praia.
  • Língua oficial: Português.
  • Presidente: Jorge Carlos Fonseca.
  • População 2013: 531.046 habitantes.
  • Moeda: Escudo cabo-verdiano.
  • Área Total: 4033 km.²
  • Fuso horário: UTC -1.
  • Código telefónico internacional: +216.
  • Clima: Árido.
  • Visto: O visto de Cabo Verde pode-se comprar à chegada ao aeroporto e custa 25 Euros.
  • Fronteiras: Cabo Verde é um arquipélago formado por dez ilhas.
  • Locais a não perder: Sal, Cidade Velha, Ilha do Fogo, Brava
  • Quando visitei Cabo Verde: Dezembro 2015.
Mapa Cabo Verde

Mapa da localização geográfica de Cabo Verde no Mundo

Turismo em Cabo Verde, Roteiros de Viagem

Vulcão da Ilha do Fogo, Visitar Cabo Verde

Vulcão da Ilha do Fogo, Visitar Cabo Verde

O Cabo Verde é um país fascinante para passar férias.

Tive a oportunidade de viajar em Cabo Verde e explorar alguns dos locais mais bonitos do país. Durante 10 dias visitei a Ilha de Santiago, a Ilha do Fogo e a Ilha Brava. As viagens entre ilhas fiz sempre de barco.

Cabo Verde esteve sempre na minha curiosidade de viajante, já que há um grande contacto com Portugal e este país e a comunidade cabo-verdiana é muito presente na cidade de Lisboa, onde eu nasci e cresci.

Aproveitando uma promoção de bilhete de avião barato da Royal Air Maroc, voei Ouarzazate-Casablanca-Praia num voo tranquilo e que me levou a estas lindas ilhas na costa da África Ocidental. Há também voos baratos com a TAP Portugal.

Coisas que gostei em Cabo Verde:

  1. Simpatia do povo cabo-verdiano
  2. Ter subido ao topo do Vulcão activo do Fogo
  3. Aldeia de Fajã de Água
  4. Dar a volta à Ilha do Fogo com jipe alugado
  5. Caminhada pelo vale da Cidade Velha
  6. Mercado Sucupira em Praia
  7. Viagem de barco da Ilha de Santiago até à Ilha do Fogo
  8. Ter andado à boleia (carona) na Ilha Brava na parte de trás de uma pick-up

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

A história de Cabo Verde, apesar de ser habitada desde a Antiguidade, conta que as suas ilhas foram descobertas em 1460 pela Coroa Portuguesa. Os portugueses colonizaram de imediato este lugar incrível, começando pelas ilhas de Santiago e do Fogo. Foi em Santiago criada a primeira feitoria de escravos, a fim de servir de base para a exportação dos mesmos para a Europa. Após a abolição da escravatura, começou a surgir movimentos de libertação, tornando possível a independência do país. Foi no início do século XX que surgiu esta vontade por parte do povo cabo verdiano, pois Portugal provocou um regime de auto-suficiência em Cabo Verde, sob forma de desleixo. A partir daqui foi criado o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde pelo Amílcar Cabral, Aristídes Pereira e Luís Cabral, o qual ganhou forças após a Segunda Grande Guerra, conseguindo libertar-se do domínio português.

A geografia de Cabo Verde conta com a área territorial de 4033 Km2, a qual situa-se no continente africano (Ocidental). É constituído por um arquipélago situado no Oceano Atlântico, bastante perto da costa Oeste do Senegal. As ilhas são vulcânicas, logo bastante montanhosas, sendo que a ilha com maior dimensão é a Ilha de Santiago, seguindo-se a Ilha de Santo Antão, Ilha da Boavista, Ilha do Fogo, Ilha de São Nicolau, Ilha Maio, Ilha de São Vicente, Ilha do Sal, Ilha Brava e a Ilha de Santa Luzia. Ao Norte, chamamos as ilhas do Barlavento e ao Sul, as ilhas do Sotavento. Praia, é a cidade capital de Cabo Verde, localizada na Ilha de Santiago. O Pico do Fogo é o vulcão que mais mete respeito, uma vez que encontra-se activo e é o maior do país. Entrou em actividade no passado Novembro de 2014, provocando imensos estragos na região. Podemos encontrar imensas salinas nas ilhas do Sal e de Maio, com uma paisagem muito bonita.

A cultura de Cabo Verde é bastante ecléctica, uma vez que aqui está presente uma imensa miscigenação proveniente de influências europeias e africanas. O povo cabo verdiano é um povo que imigra bastante, acabando por trazer imensas influências “de fora”. E claro, a máxima influência é a portuguesa, uma vez que Portugal foi o país colonizador. E isso é visível no dia-a-dia deste povo. A Música é uma expressão artística bastante espontânea em toda a África, e aqui não iria ser diferente, mas acontece que existiu uma fusão entre a música africana e a portuguesa, nomeadamente do Fado ou os mais variados estilos musicais brasileiros, os quais contribuíram imenso para a composição da morna, kizomba, funaná, por exemplo. Foi a Cesária Évora (conhecida como a Diva dos pés descalços), que levou o nome de Cabo Verde a todo o mundo. Travadinha e Ildo Lobo, foram outros nomes relevantes da geração de Cesária, no entanto, novos músicos ganharam espaço no mercado musical, nomeadamente a Sara Tavares, Lura e Mayra Andrade.

Clima e Quando ir:

O clima de Cabo Verde é árido ou semi-árido. São as correntes das Canárias que vão moderando as temperaturas, uma vez que a temperatura nunca sobe mais que os 25º C e nunca desce abaixo dos 20º C. A temperatura da água do mar ronda os mesmo valores, sendo um verdadeiro paraíso mergulhar nestas águas. Normalmente ocorrem chuvas entre Agosto e Outubro e a estação mais seca vai de Dezembro a Julho.

O que visitei / Resumo de viagem a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde
PraiaPraia: é a maior cidade de Cabo Verde, tal como é a sua capital. Tem um enorme porto, o qual é bastante importante para o país, uma vez que exporta imensas mercadorias como o café, cana de açúcar, muitas qualidades de frutas tropicais, não esquecendo o peixe e marisco de qualidade. No Bairro Plateau, muito próximo à beira-mar, encontramos imensos edifícios que contam a história do passado, nomeadamente a passagem dos portugueses neste lugar. Podemos encontrar o Palácio Presidencial (século XIX), assim como a Câmara Municipal, cuja arquitectura é clássica, tal como a Igreja Nossa Senhora da Graça. Visite também o Museu Etnográfico e a estátua de Diogo Gomes, o navegador português que descobriu a Ilha de Santiago no século XV.
Cidade Velha, Cabo Verde
Cidade VelhaCidade Velha: fica localizada na Ilha de Santiago, no concelho da Ribeira Grande. Fica também muito perto da capital de Cabo Verde, Praia. Esta cidade foi a primeira capital de Cabo Verde, ainda no tempo que se chamava Ribeira Grande e, foi no dia 10 de Junho que este lugar foi classificado como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, tal como foi integrada na lista da Unesco, devido ao seu valioso património arquitectónico. Lugar bastante importante na expansão cristã. Cidade Velha é linda, tem uma vegetação densa e viçosa e com muita água pura e cristalina (Ribeira Grande), ilustrando um lugar bastante rico. Conheça o Forte Real de São Filipe, erigido em 1587, a fim de defender o território dos ataques ingleses. Visite também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de São Roque, tal como a Sé Catedral no Bairro de São Sebastião.
Furnas, Cabo Verde
FurnasFurnas: é uma pequena povoação na Ilha Brava. Furnas tem o principal porto de entrada da ilha e é daqui que parte transporte para todo o resto das aldeias da Brava. Casas coloniais que sobem a encosta dão uma agradável panorâmica da montanha quando chegamos de barco.
Fajã de Água, Cabo Verde
Fajã de ÁguaFajã de Água: é uma pequena vila que fica localizada na Ilha Brava. A população vive da pesca e da agricultura, plantando imenso milho, feijão, banana e mamão, a principal fonte de receita destes agricultores. A baleação é outra actividade bastante presente no dia-a-dia deste povo, uma vez que teve início no século XIX e dura até aos dias de hoje, pois também traz imensas receitas para os pescadores. Visite a piscina natural lindíssima que se encontra ao Sul da Ilha e não deixe de conhecer a Igreja da Nossa Senhora do Monte, ponto de paragem de milhares de peregrinos que aqui passam todos os anos.
Vila Nova de Sintra, Cabo Verde
Vila Nova de SintraVila Nova de Sintra: é o maior centro urbano da Ilha Brava, logo é a cidade que serve, nesta ilha, os seus cidadãos ao nível administrativo. O nome Nova Sintra foi influenciado pela Vila de Sintra em Portugal, uma vez ambas teres características climáticas bastante idênticas. É um lugar com imensos agricultores, fazendo da agricultura a sua principal fonte de receita. O Turismo é pouco desenvolvido aqui, trazendo momentos de qualidade aos visitantes. Existem poucas unidades hoteleiras, promovendo um tempo de qualidade aos turistas, que têm a possibilidade de viver directamente o dia-a-dia dos cabo verdianos. Foi aqui que nasceu o famoso escritor Eugénio Tavares, onde poderá visitar a sua casa-museu, um lugar muito bonito e agradável. A praça central, cujo nome da mesma homenageia o escritor acima mencionado, é um lugar cheio de vida, onde poderá também encontrar um parque e um centro de Música. Conheça a igreja mais antiga da ilha, Igreja do Nazareno, tal como a Igreja Nova Apostólica e a paróquia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Para terminar, conheça a Rua da Cultura, onde poderá deslumbrar a arquitectura colonial e o monumento Santa Maria, uma pintura do navio de Cristóvão Colombo.
São Filipe, Cabo Verde
São FilipeSão Filipe: localiza-se na Ilha do Fogo, a qual foi descoberta em simultâneo com as Ilhas de Maio e Santiago. Um dos primeiros lugares a ser povoado, tem ruas estreitas, cheias de casas, as quais algumas delas chegam a ter cinco séculos de idade. O Turismo é uma boa fonte de receita, mas o povo de São Filipe trabalha imenso com a pesca e com o comércio em geral. O ex-libris desta cidade, é sem dúvida, o Vulcão Pico do Fogo, o qual encontra-se activo e é o mais alto da ilha, com 2 829 metros de altitude. Conheça o Parque Natural do Fogo, onde poderá conhecer mais de perto as características desta ilha ao nível da geologia, botânica e vulcanologia.
Chã da Caldeira, Cabo Verde
Chã da CaldeiraChã da Caldeira: é uma pequena comunidade que vive dentro da cratera do Pico do Fogo (Ilha do Fogo), que conta com cerca de mil habitantes. Podemos dividir esta aldeia em duas partes distintas, uma delas, que se chama Portela, constituída por um Posto de Turismo, uma escola e duas igrejas (uma católica e outra adventista). A outra parte, chama-se Bangaeira, é onde se concentra os serviços muitos ligados à agricultura, e bastante mais isolada que a primeira parte. Aqui não existe água potável e a luz deve ser alimentada por geradores, sendo que em breve, as condições deverão melhorar neste sentido. O algodão foi o centro da vida desta vila desde que foi descoberta no século XV, sendo que hoje existe uma cultura vinícola bastante presente, tal como café, leite e queijo de cabra. Conheça a Igreja Católica de Portela, e não deixe de ir ao Posto de Turismo pedir informações, pois poderá usufruir muito mais deste lugar com a ajuda dos locais.
Parque Natural do Fogo, Cabo Verde
Parque Natural do FogoParque Natural do Fogo: fica localizado no centro da Ilha do Fogo, o qual constituí o Vulcão, a Cratera, a Bordeira e a Zona Florestal de Monte Velha. Este parque situa-se em três municípios, nomeadamente São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina (onde se situa Chã das Caldeiras, o único local onde vivem pessoas em todo o território pertencente ao parque). Este parque é considerado um dos mais importantes de todo o país, uma vez ser representado por um dos mais relevantes ecossistemas húmidos e fruticultura de sequeiro. Um dos pontos mais interessantes é o vulcão da Ilha do Fogo com cerca de três mil metros de altitude, o qual tem uma caldeira de oito quilómetros de diâmetro, estando inactivo desde o século XVIII. O clima no Parque Natural do Fogo é subtropical seco, ocorrendo algumas chuvas entre Julho e Outubro, sendo que nos restantes meses integram-se na estação seca. A paisagem deste lugar é inacreditável, onde podemos encontrar imensos arbustos únicos no mundo, tal como a prática da agricultura realizada através dos métodos ancestrais, passados de geração em geração. Ao nível da fauna aqui existente, podemos encontrar muitas espécies de aves e de répteis, sendo um perfeito observatório.
Mosteiro, Cabo Verde
MosteiroMosteiro: é um concelho criado em 1991, o qual se divide em dois, na zona Sudoeste encontramos São Filipe e na parte Nordeste temos Mosteiros. Está localizado mais propriamente a Norte da Ilha do Fogo, local ilustrado por cadeias montanhosas, pela Floresta de Monte Velha, assim como por imensos terrenos agrícolas providos de terras férteis, tal como o seu relevo é composto por lava vulcânica, das erupções ocorridas no ano de 1951. Aqui cultiva-se imenso café (Café do Fogo), deixando um aroma especial no ar, que deixasaudades a quem visita esta terra
Locais UNESCO em Cabo Verde
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar em Cabo Verde. Os locais UNESCO Património Mundial em Cabo Verde são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial em Cabo Verde:

  • Cidade Velha

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »