🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar China – Roteiros e Dicas de Viagem

João Leitão
Actualizado em 9 Julho, 2018
Visitar China – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar China – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da China

Viajar na China – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da China. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na China. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na China – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo da China
  4. Resumo de viagem à China
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na China
  7. Locais UNESCO na China
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na China, Roteiros de Viagem

Ópera de Pequim - Viajar na China

Ópera de Pequim – Viajar na China

A China é um país fascinante para passar férias.

A China é o país mais populoso do mundo e o 3ª maior país em território. Por ser tão grande, já meti na cabeça que terei que visitar várias vezes para poder assimilar e visitar vários lugares.

Entrei pela primeira vez na China vindo do Nepal, fazendo o itinerário Catmandu até Lhasa no Tibete. Na segunda vez estive uma semana só em Pequim antes de voar para a Coreia do Norte. E finalmente a 3ª vez depois de ter voltado da Coreia do Norte fazendo a viagem de comboio Pyonyang até Pequim via Dandong.

A China é um país com uma história muito antiga, que mistura vários tipos de pessoas, idiomas e culturas diferentes. O Norte, Sul, Este e Oeste são totalmente diferentes e parece que viajamos num país totalmente diferente.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Templo Lama em Pequim - Viagem China

Templo Lama em Pequim – Viagem China

A história da China conta com quatro mil anos de existência e com um historial de acontecimentos únicos no mundo. A sua civilização é das mais antigas que existe até hoje documentada, tendo sido no ano de 221 a.C., a data em que este território foi unificado sob o formato de um império. Em 1949 o regime comunista entra em cena, o qual era dividido entre o Partido Nacionalista e o Partido Comunista Chinês, e aquando a liderança de Mao Tsé-Tung, o país avança no que toca à colectivização de terras e dos bancos estrangeiros. Existe uma Revolução Cultural em 1966, a qual é evidenciada pela revolta da população contra as autoridades e respectivas burocracias. Os ideais comunistas entram em paradoxo, no sentido de ter existido sempre um grande investimento do governo nas empresas capitalistas. Após a morte de Mao Tsé-Tung (1976), existe um grande esforço de modernização deste território na agricultura, na ciência, na tecnologia, indústria e nas forças armadas.

A geografia da China conta com uma área territorial de 9 596 960 Km2, situada a Leste do continente asiático e a Oeste do Oceano Pacífico, é a terceira maior nação do Planeta Terra. Tem cerca de 2 900 ilhas costeiras, sendo a maior delas a Ilha Taiwan. Faz fronteira a Sul com o Vietname, Laos, Myanmar, Índia, Nepal e Paquistão, a Oeste com o Afeganistão, Tadjiquistão, Quirguistão e Cazaquistão, a Norte com a Rússia e com a Mongólia e a Leste com a Coreia do Norte. Uma vez que tem uma extensão territorial imensa, o cenário paisagístico apresenta uma grande variedade de paisagens e respectivos climas. A Oeste encontramos as cordilheiras enormes e vastos planaltos, onde estão representados também os desertos de Gobi e Tekla-Makan. Ao longo do Mar da China Meridional encontramos cadeias montanhosas, estando presentes também no sul, mas de menor dimensão e a Oeste, apresentam-se muitas planícies.

A cultura da China apresenta-se bastante ecléctica, pois para além de ter um passado e respectiva história bastante rica, conta com uma população de 1,3 biliões de pessoas. O factor interessante desta comunidade é o contraste das tradições e costumes do passado com a modernidade. O Mandarim é o dialecto mais falado neste país, embora também se fale o Wu, o Cantonês, o Min, o Jun, entre outros. A sua escrita é feita através de caracteres ou desenhos (ideogramas), os quais representam ideias ou sentimentos. Num país tão vasto, existem muitas religiões, nomeadamente o Confucionismo e o Taoísmo, o Budismo, Cristianismo e o Islamismo. A gastronomia, muito apreciada pelo mundo fora, tem como ingredientes principais o arroz, bambú, carnes (p. ex. carne de cão) e peixe. A China é muito conhecida pela cerâmica pintada à mão e a sua música, facilmente identificável, é produzida através de flautas, gongos, instrumentos de corda, entre outros.

O que visitei / Resumo de viagem na China

Por ordem de visita.

Tibete, China
Shigatse TibeteRegião do Tibete: Viajei no Tibete pela Friendship Highway – Auto-estrada da Amizade entre Catmandu no Nepal até Lhasa, a capital do Tibete. Esta viagem de 800km levou-me por locais maravilhosos, mosteiros budistas impressionantes repletos de magia e espiritualidade. Para ver a minha página só para a Região do Tibete, com informação detalhada de itinerários, melhores destinos e informação geral de viagem consulte a minha página do Tibete, ou o meu Guia de Viagem e Roteiro 8 dias para visitar o Tibete.
Pequim, China
PequimPequim: A capital da China causa sentimentos antagónicos. Ou seja, queremos estar lá e visitar, como queremos ir embora o mais rápido possível devido à sua poluição. Adorei visitar os lugares históricos da cidade tais como a famosa Cidade Proibida, o Templo Lama, os vários bairros tradicionais chamados de Hutongs, o Templo do Céu, a Praça de Tiananmen. Assisti ainda a vários shows como a Ópera de Pequim, um espectáculo de Legend of Kung Fu, dança no Templo de Confúcio e ainda uma cerimónia nos Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing. Os vários monumentos da cidade de Beijing são locais UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Dandong, China
DandongDandong: Passei cerca de 2 horas nesta cidade já que tive que mudar de comboio / trem desde Pyonyang para Pequim. Visitei só a praça central com uma estátua enorme do líder Mao Tsé-Tung junto à zona da Estação de comboios. A zona junto ao rio, junto à ponte que vai para a Coreia do Norte, é muito bonita .
Túmulos Imperiais, China
Tumulos ImperiaisTúmulos Imperiais: Saindo de Pequim numa viagem de um dia pode-se visitar os vários Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing inscritos como locais UNESCO Património Mundial da Humanidade. Eu visitei os dois mais importantes túmulos o de Changling e o Dingling.
Mutianyu, China
MutianyuA Grande Muralha da China em Mutianyu: Parte da Muralha da China situada a 70km a norte de Pequim. Aqui, uma secção da incrível muralha pode ser visitada. Gostei muito de presenciar tal construção e arquitectura incrível. Há que caminhar imenso no topo da muralha. Esta é uma da mais bem preservada parte da muralha já que servia para defender a capital e os túmulos reais. A Grande Muralha da China é local UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Datong, China
DatongDatong: Esta cidade não me cativou, na verdade todo o seu centro está em construção e revitalização. Fiquei aqui 2 noites para poder visitar as incríveis Grutas de Yungang situadas a alguns kms de distância desta cidade.
Grutas de Yungang, China
Grutas de YungangGrutas de Yungang: Sem querer exagerar estas grutas são surpreendentes. Basicamente, há 45 grutas com estátuas de Budas escavadas na terra. Algumas das grutas estão totalmente trabalhada e esculpidas criando um aspecto de tirar o fôlego. As Grutas de Yunang são local UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Pingyao, China
PingyaoPingyao: Sem dúvida a melhor e mais bem conservada cidade medieval chinesa. Dentro das muralhas, ruelas de arquitectura fantástica e vários monumentos ocupam-nos durante um bom par de dias de seguda. A Cidade Antiga de Pingyao é local UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Jingsheng, China
JingshengJingsheng: Nesta vila visitei a enorme residência da família Wang. Esta casa castelo tem 54 pátios e mais de 1000 quartos. O Pátio da família Wang é excelente exemplo de uma casa fortificada chinesa da dinastia Qing. Em todo à volta das muralhas há várias casas-gruta, escavadas na montanha.
Zhangbi, China
ZhangbiAldeia Zhangbi: Pequena povoação muralhada e com vários templos com decoração muito bonita. Algo diferente neste local é que é conhecido por ser um castelo subterrâneo, ou seja, depois de se entrar pelo portão principal, entra-se numa porta que nos leva a vários túneis que percorrem toda a montanha onde a aldeia está construída.
Mian Shan, China
Mian ShanMian Shan: 20km de desfiladeiros com imensos mosteiros budistas e taoístas, trilhos de montanha e cascatas impressionantes. Local lindo com paisagens deslumbrantes situado perto de Jiexiu na província de Shanxi.
Luoyang, China
LuoyangLuoyang: Cidade de 7 milhões de habitantes com a parte antiga que vale uma visita. É daqui o ponto de partida para as Grutas de Longmen.
Grutas de Longmen, China
Grutas de LongmenGrutas de Longmen: Local UNESCO Património Mundial que consiste num complexo de 2345 grutas com 100 mil estátuas de Budas. As Grutas de Longmen datam dos séculos VII até IX. A parte mais importante é onde está o Buda de Lu She Na.
Templo do Cavalo Branco, China
Templo do Cavalo BrancoTemplo do Cavalo Branco: Este é o mais antigo templo budista da China. Além do templo principal com estilo de arquitectura chinesa, pode-se visitar ainda o mosteiro da Tailândia, Índia e Myanmar.
Shaolin, China
Templo ShaolinTemplo Shaolin: Local UNESCO com elevado valor histórico. Pode-se visitar o complexo educativo de Shaolin e o seu famoso templo.
Xi'an, China
XianXi’an: Brevemente.
Locais UNESCO na China
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na China. Os locais UNESCO Património Mundial na China são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na China:

  • Monte Taishan
  • Grande Muralha
  • Palácios Imperiais das Dinastias Ming e Qing em Pequim (Cidade Proibida) e Shenyang (Palácio de Mukden)
  • Grutas de Mogao
  • Exército de Terracota
  • Sítio do Homem de Pequim em Zhoukoudian
  • Monte Huangshan
  • Região de Interesse Paisagístico e Histórico do Vale de Jiuzhaigou
  • Região de Interesse Paisagístico e Histórico de Huanglong
  • Região de Interesse Paisagístico e Histórico de Wulingyuan
  • Residência de Montanha e Templos Vizinhos em Chengde
  • Templo e Cemitério de Confúcio e Mansão da Família Kong em Qufu
  • Conjunto de Edificações Antigas nas Montanhas Wudang
  • Palácio de Potala, Lhasa
  • Parque Nacional de Lushan
  • Paisagem do Monte Emei, incluindo a Paisagem do Grande Buda de Leshan
  • Cidade Antiga de Lijiang
  • Cidade Antiga de Ping Yao
  • Jardins Clássicos de Suzhou
  • Palácio de Verão, um Jardim Imperial de Pequim
  • Templo do Céu, Altar Sagrado Imperial em Pequim
  • Monte Wuyi
  • Esculturas Rupestres de Dazu
  • Monte Qingcheng e Sistema de Irrigação de Dujiangyan
  • Cidades históricas do Sul do Anhui – Xidi e Hongcun
  • Grutas de Longmen
  • Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing
  • Grutas de Yungang
  • Três Rios Paralelos das Áreas Protegidas de Yunnan
  • Capitais e Túmulos do Antigo Reino de Koguryo
  • Centro Histórico de Macau
  • Santuários do Panda-gigante em Sichuan
  • Yin Xu
  • Carste do Sul da China
  • Diaolou e aldeias de Kaiping
  • Tulou de Fujian
  • Parque Nacional do Monte Sanqingshan
  • Monte Wutai
  • Monumentos Históricos de Dengfeng no “Centro do Céu e da Terra”
  • Danxia da China
  • Paisagem Cultural do Lago do Oeste de Hangzhou
  • Sítio de Xanadu
  • Sítio fossilífero de Chengjiang
  • Rota da Seda: Corredor Chang’an-Tianshan
  • Grande Canal da China
  • Sítios Tusi

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »