🐪 Junte-se a um Grupo: 7 dias em Marrocos 430€ - Marrakech até Deserto do Saara 🐪

🌍 Visitar Chipre – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 17 Junho, 2016
Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter
Visitar Chipre – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Chipre – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do Chipre

Viajar no Chipre – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Chipre. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no Chipre. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República de Chipre – Informação prática
  2. Turismo no Chipre – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo do Chipre
  6. Resumo de viagem ao Chipre
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros no Chipre – 5, 7 e 12 dias
  9. Locais UNESCO no Chipre
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República de Chipre

Bandeira Chipre

Bandeira do Chipre

  • Capital: Nicósia
  • Língua oficial: grego, turco
  • Presidente: Dimítris Christófias
  • População 2007: 788.457 habitantes
  • Moeda: Euro
  • Área Total: 9.251 km²
  • Fuso horário: UTC­+2 a +3
  • Código telefónico internacional: +357
  • Clima: mediterrânico, montanhoso
  • Visto: não é preciso visto já que o Chipre pertence à União Europeia
  • Fronteiras: o Chipre é uma ilha
  • Locais a não perder: Nicósia, Choirokoitia, Paphos, praia azul de Ayia Napa, Cape Greco, Larnaca, Igrejas pintadas em Troodos
  • Quando visitei o Chipre: Dezembro 2012
  • Turismo na Chipre, Roteiros de Viagem

    Sino do Mosteiro de Ayia Napa, Chipre

    Sino do Mosteiro de Ayia Napa, Chipre

    O Chipre é um país fascinante para passar férias.

    Ilha um tanto misteriosa, o Chipre é um destino interessante para se viajar. Impregnada com cultura grega, o Chipre tem um dos melhores destinos de viagem de todo o Mediterrânico.

    Apanhei um avião desde Oslo na Noruega até Larnaca. Esperava viajar durante uns dias pelo Chipre, na parte grega por assim dizer, mas, acabei por passar maior parte do tempo na zona norte da ilha, na República Turca do Chipre do Norte.

    Imagine um cenário de ilha e praias de água azul turquesa, montanhas e castelos perdidos, templos gregos, cidades antigas. É este o cenário que o espera para visitar o Chipre.

    A Ilha do Chipre tem lugares muito bonitos, sendo os que escrevo a seguir os mais famosos para visitar: o cais e o castelo de Paphos, o Castelo Courion/Kolossi, o Lago de Sal de Larnaca e Hala Sultan Tekke, Ayia Napa e Protaras, Nicosia dentro das muralhas e a casa de Hadigeorgakis Kornesios, Vale dos Cedros, Panayia tou Araka, Choirokitia, Lefkara, os mosaicos de Paphos.

    Apresentação da História, Geografia e Cultura:

    Cape Greco, ChipreA história do Chipre conta que este país é habitado desde o Neolítico, tal como existiu presença humana no Calcolítico. É reconhecido por arqueólogos, que os cipriotas eram, já nesta altura muito avançados e que na Idade do Bronze, as comunidades encontravam-se completamente organizadas com habitações. A agricultura e a prática da pesca fazia parte do dia-a-dia, com algumas técnicas que ainda se usam hoje em dia. Sempre foi uma terra que suscitou muito interesse nos povos nómadas e/ou colonizadores, devido à grande quantidade de cobre que possuía. Por tal motivo, atraiu os fenícios (800 a.C.), os assírios (670 a.C.) e os egípcios (século VI a.C.). Governada mais tarde pelo Império Aquemêdina, tendo sido subjugados pelos Ptolomeus no século II a.C.. O Chipre foi uma colónia britânica, desde o século XIX, embora tenha lutado pela sua independência em 1960, tornando-se uma nação bi-comunitária e bi-regional, uma vez que é dividida entre os gregos e os turcos.

    A geografia do Chipre conta com área territorial de 9 250 Km2, é um país insular localizado no Mar Mediterrâneo, mais propriamente entre a costa Sul da Anatólia e a Costa Mediterrânica do Médio Oriente, o qual fica a Sul da Turquia e a Oeste da Síria. Pertence à Ásia, geograficamente falando, embora esteja em constante contacto com a Europa. Este país está dividido em duas zonas, a Sul, a República do Chipre, onde habitam os cipriotas gregos, e a Norte, a República Turca do Norte do Chipre, onde habitam os cipriotas turcos. O cenário paisagístico aqui presente é composto, principalmente por duas cadeias montanhosas, separadas por um vale extenso, conhecido por Mesaoria. A Norte, encontramos os Montes Cirênias, cadeia montanhosa que incluem os Montes Pentadáctilos, que têm continuidade até ao lado Leste, na Península de Karpas. A Sudoeste, situam-se os Montes Trodos, onde está ilustrado o ponto mais alto da ilha, com 1953 metros de altitude.

    A cultura do Chipre é representada por uma constante vaga de invasões de diferentes grupos étnicos, os quais cobiçavam a ilha em busca de cobre. No entanto, está muito presente a cultura grega, pois esta ilha acabou por ser habitada entre os cipriotas gregos (Sul) e os cipriotas turcos (Norte). Hoje em dia, vive-se e co-existe-se em paz, tendo sido necessário a ONU estabelecer aqui um contrato único no mundo, classificando este território como bi-comunitário e bi-regional. Ao nível da economia cipriota, sente-se diferença do lado grego e do lado turco, pois os gregos estão bastante melhor desenvolvidos do que o lado turco do país. Actualmente, o Turismo está no seu auge, uma vez que o Chipre recebe milhares de visitantes durante todo o ano. Para além de belíssimas praias, o Chipre tem para oferecer um lado cultural bastante bem preservado, nomeadamente o Sítio Arqueológico de Paphos, imensas igrejas e mosteiros bizantinos e o Sítio Arqueológico de Choirokoitia (classificados como Património da Humanidades, da Unesco).

    Clima e Quando ir:

    Para saber quando ir ao Chipre você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar o Chipre é entre os meses de Março e Outubro.

    O clima do Chipre é mediterrânico, o qual é representado por Verões (Maio-Outubro) secos e quentes, e Invernos (Dezembro-Fevereiro) suaves e pouco chuvosos. O Verão chega a atingir temperatura de 40º C, onde na zona costeira, é mais fresca devido à brisa do mar, mas que no caso do interior do país, é o oposto, chegando a ser sufocante. O Inverno, pouco rigoroso, tem temperaturas mais frias na zona das montanhas, onde por vezes pode cair neve. A média da temperatura da água é de 22º C.

    Vídeo Oficial do Turismo do Chipre:

    Neste pequeno vídeo de 30 segundos por dar uma vista rápida na beleza do Chipre.

    O que visitei / Resumo de viagem ao Chipre

    Por ordem de visita.

    Ayia Napa, Chipre
    Ayia NapaAyia Napa: cidade de Ayia Napa é um resort de férias com imensos bares e aparthotel que durante os meses de época baixa estão todos fechados e sem ninguém. Sem dúvida que o pequeno Mosteiro de Ayia Napa e a Praia Nissi Beach são o melhor que esta cidade têm para oferecer.
    Praia Nissi Beach, Chipre
    Praia Nissi BeachPraia Nissi Beach: Esta é uma praia a poucos kms do centro da cidade de Ayia Napa. Se gosta de praias com areia branca e água cristalina então esta é para si. No Verão este é um destino de férias preferido dos russos e ingleses, que enchem a praia totalmente.
    Cape Greco, Chipre
    Cape GrecoCape Greco: Este é a ponta mais sudeste da Ilha de Chipre. Fica a uma dúzia de kms da cidade de Ayia Napa. Além de ser um parque natural protegido, tem vistas muito bonitas do mar. Há dois percursos pedestres que pode fazer e explorar um pouco a zona. Há umas grutas com vistas lindas para a água.
    Protaras, Chipre
    ProtarasProtaras: Nesta cidade que só tem praticamente prédios para turistas passarem férias, parei para ir ao supermercado e aproveitei para visitar a Igreja do Profeta Ilias, no topo do morro, onde há uma espécie de tradição de deixar mensagens tipo bilhetes escritos e laços para as pessoas queridas que faleceram.
    Famagusta, Chipre
    Famagusta view pointPonto de observação de Famagusta View Point: Deste local que fica em cima de um café bem na ponta da cidade pegado à zona No Man’s Land, pode observar a cidade fantasma de Famagusta do outro lado da Buffer Zona das Nações Unidas. Há ainda um pequeno museu que explica a história do conflito grego / turco, mas a versão grega da coisa. Que é bem diferente do que explicam os turcos.
    Nicósia, Chipre
    NicosiaNicósia – capital do Chipre: Esta cidade é a capital da parte grega da ilha. Há uma zona histórica pedestre que pode explorar, onde tem imensos restaurantes e lojas. Além de várias igrejas tem ainda uma série de museus e monumentos que pode visitar.
    Locais UNESCO no Chipre
    Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Chipre. Os locais UNESCO Património Mundial no Chipre são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

    Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Chipre:

    • Pafos
    • Igrejas Pintadas na Região de Troodos
    • Choirokoitia

    Partilhar esta página

    Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

    Siga nas redes sociais

    Facebook Twitter Google+ Instagram Pinterest Stumbleupon Tumblr YouTube Blog Lovin

    Deixe o seu comentário aqui

    Os comentários deste blog de viagens são via facebook.







    Blog de viagens mencionado em

    Blog de viagens nos Media