🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Costa Rica – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Costa Rica - Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Costa Rica – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Costa Rica

Viajar na Costa Rica – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Costa Rica. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Costa Rica. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República da Costa Rica – Informação prática
  2. Turismo na Costa Rica – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo da Costa Rica
  6. Resumo de viagem à Costa Rica
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros na Costa Rica – 9 e 15 dias
  9. Locais UNESCO na Costa Rica
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República da Costa Rica

    Bandeira Costa Rica

    Bandeira da Costa Rica

  • Capital: San José
  • Língua oficial: Espanhol
  • Presidente: Luis Guillermo Solís
  • População 2011: 4.301.712 habitantes
  • Moeda: Colón costa-riquenho
  • Área Total: 51.100 km²
  • Fuso horário: UTC-6
  • Código telefónico internacional: +506
  • Clima: Tropical
  • Visto: Não é preciso visto para a Costa Rica
  • Fronteiras: Nicarágua, Panamá
  • Locais a não perder: Monteverde, Santa Elena, Volcán Arenal, Parque Nacional Manuel Antonio, Puerto Viejo, Parque Nacional Tortuguero, Playa Sámara, Montezuma, Cerro Chirripó
  • Quando visitei a Costa Rica: Junho 2014

Turismo na Costa Rica, Roteiros de Viagem

Praia na praia de Puerto Viejo de Talamanca

Praia na praia de Puerto Viejo de Talamanca

A Costa Rica é um país fascinante para passar férias. Grande país para viajar.

Visitei a Costa Rica muito rapidamente devido às constantes chuvas e inundações que se faziam sentir durante os dias que lá viajei. Entrei na Costa Rica vindo do Panamá e saí de barco desde Los Chiles até San Carlos, na Nicarágua.

Os dias que fiquei no país realmente não me impressionaram. Algumas povoações surf towns com rastas na costa Atlântica não são bem o meu estilo e os parques naturais com selva também não me impressionariam depois de ter estado 4 meses na Amazónia brasileira, peruana, colombiana e ecuatoriana.
Queria visitar mais locais mas realmente com o mau tempo resolvi seguir viagem para norte. Assim que cruzei a fronteira para a Nicarágua, tive Sol e bom tempo. Pode ser que um dia dê mais tempo à Costa Rica e esta me surpreenda.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Barco na praia de Puerto Viejo de Talamanca

Barco na praia de Puerto Viejo de Talamanca

A história da Costa Rica remonta à presença do Homem neste território. Nessa altura a Costa Rica funcionava como um elo de ligação entre as culturas da América do Norte e do Sul. Os primeiros habitantes eram povos nómadas caçadores e colectores, que mais tarde, com o desenvolvimento da agricultura, sedentarizaram-se neste lugar, começando-se a formar aldeias com várias comunidades. Cristóvão Colombo avistou a Costa Rica em 1502, mas só vinte anos mais tarde começou o processo de colonização por parte dos espanhóis, resultando na exploração destes povos indígenas – Güetares, Chorotegas e Borucas. Proclamou-se a independência da Costa Rica no ano 1821, usando a produção de café como a sua principal fonte de receita. A fundação da República foi no ano de 1848 com o presidente José María Castro Madriz e a partir dai houve um investimento na exportação da banana, melhorando consideravelmente a economia do país. A ditadura de Federico Tinoco vivida na Costa Rica foi por um curto período de tempo (1917-19) e em 2010, Laura Chinchilla Miranda, foi a primeira mulher a ser eleita presidente.

A geografia da Costa Rica caracteriza-se principalmente por se situar no ponto territorial meridional do istmo da América Central, ficando com o Mar do Caribe a Leste, o Oceano Pacífico ao Sul e a Oeste, a Norte situa-se a Nicarágua e a Sudeste o Panamá. A Costa Rica é ilustrada por conjuntos de cordilheiras escarpadas que se localizam ao logo de todo o seu território (de Noroeste a Sudeste), onde é possível encontrar um grande número de vulcões (alguns activos), sendo o Cerro Chirripó (na Cordilheira de Talamanca), o ponto mais alto com cerca de 3820m de altitude. Situa-se numa das zonas mais estreitas do sub-continente, contando com 212 Km de zona costeira ao longo da costa caribenha e com 1016 Km na costa pacífica.

A cultura da Costa Rica é muito eclética devido às influências de vários povos aqui presentes, nomeadamente do povo indígena, de europeus e claro, de afro-caribenhos e de asiáticos. A identidade cultural é muito própria neste país, que ainda hoje é prevalecida e respeitada pelas novas gerações, apesar de ser um lugar cosmopolita. Existe uma grande ligação às artes, mais especialmente à pintura e à escultura (pedra, jade). A música costa-riquenha conta com instrumentos bastante típicos da região, como o quijongo, as ocarinas, cajón, flautas de cana, acordeão, o bandolim e a guitarra que, em conjunto, produzem géneros musicais como tambito, parrandera e o bolero ou o estilo de dança tradicional – o punto gunacasteco. Os habitantes da Costa Rica têm por hábito fazer três refeições ao dia. A gastronomia é muito saborosa, onde não faltam os legumes e a fruta, o arroz e os feijões nas suas receitas.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir à Costa Rica você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e do clima. A melhor altura para viajar para a Costa Rica é, naturalmente, na estação seca, pois irá ser uma viagem com menos obstáculos. Os meses entre Dezembro e Fevereiro são os meses que mais turistas escolhem para visitar este país, mas se optar por um momento mais calmo nesse sentido, marque a sua visita para o início de Dezembro.

O clima da Costa Rica é tropical e sub-tropical. Um terço deste território é coberto por uma floresta tropical e densa, proporcionando um tempo bastante húmido e quente. Mas à medida que subimos de altitude a temperatura desce. É caracterizada por duas estações: a seca, que conta com os meses de Dezembro a Abril e a chuvosa, entre Maio e Novembro.

Vídeo de uma viagem de barco na Costa Rica

O que visitei / Resumo de viagem à Costa Rica

Por ordem de visita.

Puerto Viejo de Talamanca, Costa Rica
Puerto Viejo de Talamanca, Costa RicaPuerto Viejo de Talamanca: Situado na província de Limon, na costa do Mar das Caraíbas, este é o lugar certo para os amantes de praia e de surf. Aliás, é um dos mais conhecidos spots para surfar na Costa Rica e encontram-se muitos surfistas internacionais a experimentar as ondas da Salsa Brava. Em terra também há muita coisa para fazer, como andar de BTT ou fazer passeios a cavalo. Apesar de Puerto Viejo de Talamanca se estar a tornar num lugar muito turístico, ainda é possível sair das zonas principais para aproveitar a natureza da Costa Rica.
San José, Costa Rica
San Jose, Costa RicaA capital San José: Fundada em 1738 pelos espanhóis, esta é a maior cidade da Costa Rica. Tornou-se na capital do país já em 1823. Fica mesmo no centro do território, numa meseta intervulcânica que se chama Valle Central. San José não é propriamente uma cidade bonita, mas ainda tem um pouco de charme nos bairros mais históricos com edifícios convertidos a partir de mansões coloniais. Existem alguns museus interessantes sobre ouro e jade e outros que mostram a herança indígena e o passado colonial.
Los Chiles, Costa Rica
Los Chiles, Costa RicaLos Chiles: Cidade dedicada à pesca e à agricultura situada perto da fronteira com a Nicarágua, nas margens do Río Frío. Desde sempre Los Chiles aproveitou a sua situação geográfica para servir de centro de comércio através do rio. Hoje em dia também usa o rio para levar alguns turistas a dar passeios pela manhã ou como forma relaxante para chegar à Nicarágua, já que a fronteira terrestre está fechada.

Roteiros na Costa Rica

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Costa Rica de maneira independente. Itinerários de turismo na Costa Rica seja de 9 dias ou até 2 semanas.

9 Dias: San José até Quepos
Dia 1 San Jose
Dia 2 Santa Rosa de Pocosol
Dia 3 La Fortuna/Arenal Volcano
Dia 4 Monteverde
Dia 5 Monteverde
Dia 6 Quepos – Parque Nacional Manuel Antonio
Dia 7 Quepos
Dia 8 San Jose
Dia 9 San Jose
15 Dias: A grande volta
Dia 1 San Jose
Dia 2-3 Parque Nacional Tortuguero
Dia 4 Sarapiqui
Dia 5 Sarapiqui
Dia 6 Santa Rosa de Pocosol
Dia 7 La Fortuna/Arenal Volcano
Dia 8 La Fortuna/Arenal Volcano
Dia 9 Monteverde
Dia 11 Monteverde
Dia 12 Quepos
Dia 13 Quepos
Dia 14 San Jose
Dia 15 San Jose
Locais UNESCO na Costa Rica
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Costa Rica. Os locais UNESCO Património Mundial na Costa Rica são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Costa Rica:

  • Reservas da Cordilheira de Talamanca-La Amistad/Parque Nacional La Amistad (sítio transfronteiriço com o Panamá)
  • Parque Nacional da Ilha do Coco
  • Zona de Conservação de Guanacaste
  • Assentamentos pré-colombianos com as esferas de pedra de Diquís

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »