🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Croácia – Roteiros e Dicas de Viagem

João Leitão
Actualizado em 9 Julho, 2018
Visitar Croácia  – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Croácia – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Croácia

Viajar na Croácia – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Croácia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Croácia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na Croácia – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo da Croácia
  4. Resumo de viagem à Croácia
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na Croácia
  7. Locais UNESCO na Croácia
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na Croácia, Roteiros de Viagem

Fotografia do centro da cidade de Dakovo na Croácia

Fotografia do centro da cidade de Dakovo na Croácia

Visitei a Croácia já por duas vezes mais é um dos países que ainda não consegui explorar decentemente. Quero voltar num futuro próximo e tentar visitar o país e os seus melhores destinos.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

A história da Croácia esteve unida à Hungria ao longo de oito séculos, período o qual sempre foi autónomo e independente. Aquando da chegada dos Otomanos em 1526, a Hungria foi derrotada e grande parte do território croata ficou sob o comando turco até ao século XVII. A Croácia juntou as províncias napoleónicas entre 1809-1913 formando, 50 anos mais tarde, o Império Austro-Húngaro, momento em que a Croácia e a Eslovénia se transformaram numa monarquia húngara independente. Na Primeira Grande Guerra a Croácia juntou-se à Sérvia, mais a Bósnia-Herzegovina e a Eslovénia, originando a Jugoslávia (1929). Mas durante a Segunda Guerra Mundial a Croácia tornou-se independente sob o mando da Alemanha e da Itália, que seguindo a conduta fascista, o comandante Ante Pavelic da Ustasa (organização terroristo-fascista), mandou matar milhares de pessoas de outras etnias e apoiantes anti-fascistas. Quando o comunismo caiu em 1990, o país entrou no processo de luta para a sua independência, a qual foi conseguida um ano mais tarde.

A geografia da Croácia conta com a área geográfica de 56 542 Km2, situada no Sul da Europa, mais propriamente no Noroeste da Península dos Balcãs. A Croácia faz fronteira a Noroeste com a Eslovénia, a Norte com a Hungria e a Leste e a Sul com a Sérvia e com a Bósnia-Herzegovina, tal como é banhada a Oeste pelo Mar Adriático. Este país balcânico tem uma forma facilmente reconhecível pois parece-se imenso com uma ferradura, tal como é um lugar que apresenta um relevo bastante recortado, recheado de penínsulas e ilhas. O cenário paisagístico é composto por planícies, lagos e colinas nas zonas Norte e Nordeste, assim como por cadeias montanhosas repletas de vegetação (Alpes Dináricos) e por um litoral bastante rochoso. Os principais rios croatas são o Mura, Drava, Sava, Kupa e Korana, tal como tem dois importantes lagos, nomeadamente o Omladinsko Jezero e o conjunto de lagos de Plitvice, mais os arquipélagos das Kornati e Brijuni.

A cultura da Croácia está muito ligada aos antepassados, pois por ser um país muito recente, não invalida a imensa história que este país já conheceu. Quando falamos da Croácia não nos podemos esquecer que fez parte da Ex-Jugoslávia ,e por isso a cultura proveniente destes tempos é ainda algo bastante presente nos dias de hoje. Apesar dos croatas formarem a maioria da população deste país, existem muitos outros grupos étnicos aqui presentes, especialmente sérvios, húngaros e romenos. A religião mais evidente é a Católica Romana, a qual tem um papel muito importante na sociedade croata. Os croatas são conhecidos por serem muito nacionalistas, orgulhosos da sua terra e herança cultural, sofridos das guerras e diversos conflitos, que gostam imenso de dizer que “a Croácia é a nossa linda terra”. São um povo que adora celebrar a sua existência, com muita música, dando bastante ênfase ao seu lado folclórico, através da música, dança, costumes e rituais.

O que visitei / Resumo de viagem à Croácia

Por ordem de visita.

Zagreb, Croácia
Zagreb é a capital da Croácia. Fica localizada entre a margem do Rio Sava e a encosta do Monte Medvednica, mais propriamente numa encruzilhada entre a Europa Central e o Mar Adriático. Este território foi o lar da presença humana desde o tempo do Neolítico e foi um local de extrema importância, no sentido de atrair sempre imensos povos para o seu estabelecimento. Hoje em dia é um destino turístico bastante procurado por milhares de turistas, com imensos museus, galerias de arte e monumentos, tal como oferece as melhores condições para o Turismo Balnear, onde as praias do Mar Adriático são simplesmente belas e agradáveis. O centro histórico desta cidade, a principal atracção da mesma, divide-se em duas zonas, a Cidade Alta e a Cidade Baixa, as quais é possível visitar tanto a pé, como de comboio ou eléctrico. Na Cidade Alta, visite a Igreja de São Marcos, a qual tem um telhado muito colorido, um dos cartões de visita da Croácia. Visite também a Torre Lotrscak, a torre medieval onde poderá subir e ver uma das panorâmicas mais bonitas da cidade e conheça também a belíssima Praça Kaptol, a Porta de Pedra e a Rua Tkalciceva. Na Cidade Baixa, encante-se com a Praça Trg Josipa Jelacic, o Mercado Dolac, o Parque Zrinjevac e o Parque Kralja Tomislava.

Dakovo, Croácia
Dakovo é uma cidade croata, a qual é bastante conhecida como um dos lugares mais antigos da Europa, pela sua criação de cavalos. Por tal motivo, é uma cidade que atrai muitos amantes do hipismo. Esta cidade recebeu a sua menção como cidade no século XIII, sendo que foi dominada pelo povo otomano desde o século XVI até ao século XVIII. Está estritamente ligada à agricultura, criação de gado, assim como à produção de lã de alta qualidade. Um dos monumentos mais interessantes para visitar no Dokovo é a Catedral de São Pedro e de São Paulo, construída por Josip Juraj Strossmayer no século XIX. Esta cidade tem o hábito de organizar um evento Dakovacki Vezovi, ligado às artes folclóricas, onde é possível ver a beleza dos bordados nos trajes folclóricos, assim como as suas canções e danças tradicionais, e claro, não esquecendo da possibilidade de provar as melhores iguarias croatas – Kulin, carne de veado e peixe de água doce, acompanhados por vinhos de alto calibre.

Locais UNESCO na Croácia
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Croácia. Os locais UNESCO Património Mundial na Croácia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Croácia:

  • Núcleo Histórico de Split com o Palácio de Diocleciano
  • Parque Nacional Plitvice
  • Cidade Antiga de Dubrovnik
  • Conjunto Episcopal da Basílica Eufrasiana no Centro Histórico de Porec
  • Cidade Histórica de Trogir
  • Catedral de São Tiago de Šibenik
  • Planície de Stari Grad

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »