🐪 O meu blog foi nomeado para os prémios Blogs do Ano, concurso promovido pela Media Capital e apoio TVI, TVI24, IOL, Rádio Comercial, Lux e NIT » VOTEM AQUI! « 🐪

🌍 Visitar Cuba – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 11 Setembro, 2016
Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter
Visitar Cuba - Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Cuba – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem de Cuba

Viajar em Cuba – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos de Cuba. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias em Cuba. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República de Cuba – Informação prática
  2. Turismo em Cuba – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo de Cuba
  6. Resumo de viagem a Cuba
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros em Cuba – 6, 9 e 13 dias
  9. Locais UNESCO em Cuba
  10. Kit de Viagem

Links rápidos para melhores artigos:

    República de Cuba

    Bandeira Cuba

    Bandeira de Cuba

  • Capital: Havana
  • Língua oficial: Castelhano
  • Presidente: Raúl Castro
  • População 2008: 11.242.621 habitantes
  • Moeda: Peso cubano
  • Área Total: 110.861 km²
  • Fuso horário: UTC­-5, Verão UTC -4
  • Código telefónico internacional: +53
  • Clima: Tropical
  • Visto: É necessário visto que se pode adquirir em qualquer embaixada de Cuba.
  • Fronteiras: Cuba é uma ilha
  • Locais a não perder: Havana, Santigo, Viñales, Varadero, Camaguey, Santa Clara, Baracoa.
  • Quando visitei Cuba: Setembro 2007, Outubro 2007.
  • Mapa Cuba

    Mapa da localização geográfica de Cuba no Mundo

Turismo em Cuba, Roteiros de Viagem

Plaza De Armas de Havana em Cuba

Plaza De Armas de Havana em Cuba

Cuba é um país fascinante para passar férias.

Uma viagem neste país ficará gravada na sua memória para sempre.

Cuba é um país fácil para se viajar, basta saber logo desde o principio que tipo de viagem quer fazer: se quer comprar um pacote turístico ou se quer preparar a sua viagem por si mesmo e viajar independente.

Tive a oportunidade de viajar durante um mês na Ilha de Cuba e explorar um pouco todos os destinos e recantos deste país muito especial. Aconselho a todos a viajarem a Cuba e conhecerem um destino de viagem único.

Basicamente viajei por todos os melhores destinos de Cuba incluindo os mais longínquos e menos visitados pela maioria dos turistas. Cuba é um país incrível com gente muito boa.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

A história de Cuba é marcada principalmente quando Cristóvão Colombo avistou a Ilha de Cuba em 1492, tendo escrito em relatos de viagem que nunca tinha visto um lugar tão bonito. Cuba é uma terra marcada por guerras; a Guerra dos Dez Anos ao comando de Céspedes permitiu que Cuba se tornasse independente. Sempre foi um país que esteve na mira das grandes potências, como Espanha, Inglaterra e EUA. Os últimos defenderam Cuba contra os espanhóis, em troca de servi-los e de seguir o exemplo político norte americano (o conflito entre os dois países dura até aos dias de hoje). Os movimentos estudantis tiveram sempre um papel importante nos golpes militares, tendo sido Fidel Castro o responsável por um dos grupos. Numa acção contra o governo, Fidel foi preso. Conheceu Che Guevara e em conjunto criaram um movimento revolucionário “Movimento 26 de Julho”, em 1959, contra o ditador Baptista.

A geografia de Cuba é caracterizada por ser um arquipélago composto por cerca de 4200 de ilhas e ilhotas. As ilhas de maior dimensão são as de Cuba e a da Juventude. A Norte localiza-se o Estreito da Flórida, banhado pelo Oceano Atlântico a Noroeste o Golfo do México, a Oeste o Canal do Iucatão e a Sul é banhada pelo Mar das Caraíbas. Conta com uma extensão de 250 Km de montanhas na Sierra Maestra (entre o Cabi Cruz e Guantánamo), sendo um país representado por muitas enseadas, pois conta com uma inclinação a Sul.

A cultura de Cuba é muito peculiar devido à colonização espanhola e à chegada dos escravos africanos no século XVI. Estes dois grupos étnicos influenciaram muito a cultura cubana e a sua miscigenação é bastante notória. Com a mistura da língua espanhola com a herança musical africana, surgiram estilos musicais únicos no mundo como a salsa, rumba e mambo. O cultivo do tabaco e a produção de charutos – a economia principal de Cuba – é uma tradição herdada dos povos ameríndios. Este país é um caso único no mundo – a população usufrui do direito total e gratuito à saúde e à educação. O ensino das artes existe em qualquer pequena ou grande cidade, dando continuidade à qualidade artística proveniente deste país e ao trabalho de artistas influentes como os Buena Vista Social Club.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir a Cuba você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor época para viajar em Cuba é na estação seca, caso contrário irá passar a sua viagem debaixo de chuva.

O clima de Cuba é Sub-Tropical e divide-se em duas estações principais, a estação seca (Novembro a Abril) e a estação quente (Maio a Outubro). Chove imenso entre os meses de Maio e Novembro, tal como surgem fortes furacões e muitas tempestades neste período. As suas temperaturas variam entre os 22ºC e os 28ºC e a temperatura média da água é de 25ºC.

Vídeo que mostra um pouco a realidade cubana

O que visitei / Resumo de viagem a Cuba

Por ordem de visita.

Havana, Cuba
HavanaHavana: Uma cidade muito interessante, misto de tropical com colonial. Havana tem a zona antiga que é muito bonita. Havana foi a sexta cidade fundada pelos espanhóis na ilha. Locais a não perder são o Paseo de Martí, o Castillo de San Salvador de la Punta, a Old Havana, a Catedral de Havana e o Castillo de la Real Fuerza. Havana é considerada a maior cidade das Caraíbas e naturalmente é a capital de Cuba. Esta cidade é um dos centros culturais mais ricos de todo o mundo, uma vez que oferece aos seus visitantes imenso conteúdo interessante para visitar. Ao nível da arquitectura, é incrível o imenso leque de exemplos magníficos a conhecer, nomeadamente castelos, catedrais, museus ou magníficas mansões. A UNESCO, a organização que nomeia os lugares do mundo a fim de valorizá-los e dignificá-los, integrou o bairro histórico de Vieja Habana ou a Velha Havana na sua lista. E não é para menos, pois numa única cidade existem cerca de 1000 monumentos de grande interesse cultural. A cultura em Cuba e especialmente na sua capital, é vista como uma grande necessidade social, ao lado da saúde ou da educação, a qual é celebrada ao seu mais alto nível pelos cubanos. A Música é estimulada em todos os seus cidadãos, tal como a Dança ou Teatro, realizada à mais exímia qualidade. Por todo o lado verá a cultura cubana a manifestar-se, motivo pelo qual atrai muitos artistas de todo o mundo à busca de inspiração. Para além disto tudo, ainda é capaz de oferecer momentos de lazer ligados ao Turismo Balnear, com 15 Km de praias acompanhadas de recifes de corais lindíssimos. Não deixe de conhecer também o Parque Lenin, no centro da cidade, onde sentirá que está no meio da natureza e ao mesmo tempo num ambiente urbano.

Varadero, Cuba
VaraderoVaradero: Varadero é uma cidade cubana que vive do Turismo como sua actividade principal e fica localizada, mais propriamente, na Província de Matanzas. Fica entre a Baía de Cárdenas e do Estreito da Flórida, a duas horas de carro da capital, Havana. É considerada como uma das maiores áreas de resort no Caribe, onde é possível desfrutar de belíssimos vinte quilómetros de praias, as quais são caracterizadas por águas cristalinas, azuis e verdes e de areia branca e fina, sempre em ambiente descontraído e alegre. A beleza natural é um dos grandes atractivos, pois este lugar é bastante privilegiado pelas suas características paradisíacas, aproveitadas pelo Homem, que construiu imensas condições para a vinda de milhares de turistas por ano. Tem resorts e imensos hotéis, tal como restaurantes com bastante qualidade e muitos clubs com música-ao-vivo e diversão. Poderá também visitar grutas e lagoas, tal como poderá fazer mergulho neste mar límpido, sempre com uma temperatura agradável.

Remedios, Cuba
San Juan de Los RemediosSan Juan de Los Remedios: Esta foi a primeira pequena cidade cubana onde fiquei. Depois de Havana foi bom experimentar como é a vida numa cidade rural cubana. Adorei ter ido ao centro cultural para assistir a aulas de dança. Remedios ou San Juan de Los Remedios é uma cidade que fica localizada na costa Norte de Cuba, mais propriamente no centro da ilha, tal como é o primeiro lugar onde o Homem escolheu para se estabeler na zona da Província de Las Villas. Quando Cuba ainda era uma colónia de Espanha, Isabella II nomeou Remedios como cidade, local onde se faz a maior Parranda (conhecido por nós como a festividade do Carnaval, a qual em Cuba celebra-se duas vezes ao ano, duas semanas de cada vez). Fica a cerca de 300 Km de Havana, a capital, e muito perto dos Cayos, pequenas ilhas paradisíacas. Um dos pontos interessantes a visitar na cidade é a Praça Isabel II, onde fica situada a magnífica Iglesia Mayor, onde os seus altares estão revestidos a ouro ou a Iglesia del Buen Viaje, no lado oposto da mesma praça.

Santa Clara, Cuba
Santa ClaraSanta Clara: Santa Clara é cidade e capital da Província Villa Clara, que se encontra localizada na zona central da mesma, tal como no centro do país. Foi constituída cidade no século XVII e teve imensos nomes até chegar a Santa Clara, nomeadamente Cayo Nuevo, Dos Cayos, Villa Nueva de Santa Clara, Pueblo Nuevo de Antón Díaz e Villa Clara. Visite a Plaza Mayor, ou conhecido hoje em dia como Parque Vidal, onde poderá visitar a Câmara Municipal (Cabildo) e uma igreja, que gerou uma certa polémica, pois as pessoas achavam que o seu aspecto era pobre, motivo pelo qual havia a intenção de demoli-la para construir outra em seu lugar. Mas foi decidido que não, pois apesar de não ser uma igreja deslumbrante, tem o seu encanto, ainda mais porque faz parte do tempo colonial mais antigo da cidade. O Parque Vidal é um ponto de encontro entre os seus habitantes, que aqui se deslocam para conhecer outras pessoas e cantar e dançar uns com os outros. A cidade tem também muitos edifícios onde trabalham as artes, como o Teatro a Dança ou ensino da Música, tal como é provida de salas de leitura e de bibliotecas. É em Santa Clara que se encontra o mausoléu de Che Guevara e dos seus dezasseis companheiros mortos em 1967. Visite também o Parque del Carmen, a Catedral de Santa Clara de Asís e o Centro Cultural El Mejunje.

Cayo Santa Maria, Cuba
Cayo Santa MariaCayo Santa Maria: Adorei uma praia de areia branca e água cristalina completamente vazia – desértica. Cayo Santa Maria fica a alguns quilómetros da cidade de Caibarién, na costa norte da ilha de Cuba. Os Cayos são um grupo de ilhas pequenas que se traduzem num autêntico paraíso, onde as praias se encontram no seu estado mais natural possível, com um cariz selvagem, quase sem qualquer intervenção da mão do Homem. Poderá chegar a elas através de carro ou por via aérea e, rapidamente, verificará como é um lugar magnífico, de uma beleza quase inexplicável por palavras. É ainda um local bastante bem preparado, com óptimas infra-estruturas para receber os seus visitantes. Neste caso, o Cayo Santa Maria, fica situado a cerca de 100 Km da cidade de Santa Clara. Esta ilha é bastante apreciada pelo seu lado mais tropical, com uma natureza selvagem acompanhada de um incrível mar azul e de uma areia fina e branca – afinal estas são as características perfeitas para quem quer ter umas férias tranquilas, para desfrutar de banhos de sol, fazer mergulho e até surf.

Caibarien, Cuba
CaibarienCaibarién: Pequena cidade com edifícios antigos ornamentados. A cidade está muito abandonada. Vi um lindo pôr-do-Sol na zona do porto. A cidade Caibarién é muito conhecida como “La Villa Blanca”, uma vez que a areia da praia é fina e branca. Situada na costa Norte de Cuba esta cidade faz fronteira com a Baía de Buena Vista (Oceano Atlântico) e foi fundada em 1832 por Don Narciso de Justa, que baptizou, pela segunda vez, de Colonia de Vives, voltando ao nome original cinquenta anos depois. É uma cidade dividida por vários bairros, nomeadamente Primero, Segundo, Tercero, Cuarto e Quinto e mesmo quando era vila, sempre foi bastante desenvolvida, pois desde o século XIX era provida de muitas lojas, igrejas, escolas e comunicação social, demonstrando que a sua movida social tinha bastante expressão, desenvolvendo a sua economia, sempre em progresso constante. A partir de Caibarién sempre existiu a passagem de mercadorias como a cana de açúcar, tabaco ou fruta, contribuindo para o bem-estar financeiro deste território. Os eventos principais são as Parrandas, conhecido por nós como Carnaval, que são organizadas duas vezes por ano as quais duram cerca de duas semanas cada uma. É para os Los Cayos (Cayo Santa Maria, Fragoso, Las Brujas) que os turistas costumam ir, uma vez que essas pequenas ilhas foram transformadas em resorts e praias exclusivas aos mesmos.
Guardalavaca, Cuba
GuardalavacaGuardalavaca: Esta é uma conhecida praia entre os cubanos. Encontram-se aqui imensas famílias a passarem férias. As praias de Guardalavaca são a Playa Guardalavaca, Playa Esmeralda, Playa Don Lino e a Playa Bahia de Naranjo. Guardalavaca é uma praia que está localizada ao extremo Leste da costa Norte, na Província de Holguin. Esta zona tem investido imenso nas infra-estruturas hoteleiras, uma vez que tem tido imensa procura por parte de visitantes de todo o mundo. E não é para menos, uma vez que estamos perante uma paisagem valiosa, cheia de atracções históricas e culturais e uma natureza única. O mar é azul, cristalino e com temperaturas quentes, a areia é fina e branca, rodeado por um recife de coral e por florestas densas e ricas. Aqui é possível praticar desportos como o Caiaque, Canoagem, Mergulho, Surf, entre outros. Pode utilizar o carro ou transportes públicos terrestres para chegar a Guardalavaca, ou então através de avião, aterrando no Aeroporto Internacional Holguin Frank Pais (a 15 Km da cidade). Se escolher este destino para a sua viagem não vai arrepender-se de ter escolhido um verdadeiro paraíso para passar as suas férias de sonho.

Baracoa, Cuba
BaracoaBaracoa: Baracoa é uma cidade na província de Guantánamo na ponta leste de Cuba. Baracoa foi fundada em 15 de Agosto de 1511 pelo primeiro governador de Cuba, o conquistador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar. Baracoa é a mais antiga povoação espanhola em Cuba e foi a sua primeira capital. Baracoa está localizada no local onde Cristóvão Colombo desembarcou em Cuba na sua primeira viagem. Baracoa é uma cidade integrada na Província de Guantánamo, mais propriamente localizada no extremo Leste de Cuba. Foi o conquistador espanhol Diego Velásquez de Cuéllar quem fundou e quem governou em primeira mão este país, fazendo de Baracoa a cidade mais antiga e a primeira capital de Cuba. Baracoa é uma localidade bastante isolada, uma vez que está delimitada a Norte pelo Oceano Atlântico, tal como se encontra limitada por imensos rios, florestas e relevos bastantes montanhosos. No entanto, é um dos destinos turísticos que mais atrai visitantes por ser um lugar extremamente mágico ao nível da paisagem natural: um dos lugares mais incríveis é o cume da Montanha El Yunque, que nos permite estar perante uma vista panorâmica de tirar o fôlego. As florestas tropicais abrigam um ecossistema único no mundo, com imensas espécies raras, sendo que muitas delas integram o Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas. Visite a Reserva Natural Cuchillas del Toa, a qual inclui o Parque Nacional Alejandro de Humboldt, tal como as Quedas de Água Satadero, com cerca de 17 metros de altura. Baracoa organiza anualmente e durante o mês de Abril um festival de rua onde acontecem imensas actividades, com muitos comes e bebes típicos da região, comemorando o início da Guerra da Independência de Cuba.
Santiago de Cuba, Cuba
Santiago de CubaSantiago de Cuba: Cidade histórica cubana, as suas escadarias da cidade são possivelmente o seu marco mais importante. Aproveitei para ir a um bar de música ao vivo e dançar durante a noite. A cidade é muito movimentada e um pouco poluída. Há vários jardins, igrejas e monumentos. Santiago de Cuba é, a seguir à capital Havana, a segunda maior cidade de Cuba. Aqui vive-se a Música, a Dança e o Teatro de uma forma bastante intensa, onde em qualquer parte da cidade é possível estarmos perante representações artísticas de uma forma espontânea. Ao nível da arquitectura tem fantásticos edifícios e praça. Nas ruas vive-se movimento e alegria, uma vez que o povo cubano tem muito gosto em viver o seu dia-a-dia na rua a confraternizar, a beber um refresco e a fazer música com os amigos. As principais atracções turísticas que não deve deixar de conhecer é o Castelo El Morro, integrado na lista da Unesco, tal como o Parque Céspedes, ou a magnífica Basílica de Nuestra Señora de la Caridade del Cobre. Santiago de Cuba organiza imensos festivais, nomeadamente a Fiesta del Fuego, o Festival del Caribe e as Parrantas (Carnaval). Visite também a Reserva Natural da Biosfera Baconao, situada a Leste da cidade.

Castillo de San Pedro de la Roca, Cuba
Castillo de San Pedro de la RocaCastillo de San Pedro de la Roca: Fortaleza espectacular com vistas fantásticas sobre a baía. Esta fortaleza espanhola do século XVI é um local UNESCO Património Mundial da Humanidade. Fica situada a cerca de 10km a sul de Santiago de Cuba. O Castillo de San Pedro La Roca fica situado em Santiago de Cuba e foi erguido a fim de proteger o porto desta cidade. Demorou cerca de quarenta anos a ser construído, mais propriamente entre o ano de 1638 e 1700. Teve certas dificuldades durante as primeiras décadas do século XX, embora tenho sido restaurado nos anos 60, entrando quase quarenta anos depois na lista de Património Mundial da Unesco. Foi Giovanni Battista Antonelli que desenhou o projecto deste castelo, o qual é curioso uma vez que foi construído com vários terraços, onde abrigavam, entre muitos outros, três grandes baluartes onde ficava a artilharia. O Castillo de San Pedro La Roca tem imensa história, que os cubanos sabem de cor: enquanto estava a ser construído foi atacado várias vezes, destruindo o que estava feito até então, sendo que quando já estava construído, foi vítima de terramotos constantes, tendo por isso sido reconstruído inúmeras vezes. Ainda assim o povo de Santiago não desistiu do equipamento militar mais importante deste lugar. Foi mais tarde, quando os ataques de piratas e outros povos acalmaram, que transformaram partes do castelo numa prisão para presos políticos, funcionando simultaneamente como base militar. Foi novamente útil à defesa de Santiago de Cuba, aquando no século XIX os EUA atacaram Cuba no decorrer da Guerra Hispano-Americana.

Basilica da Nuestra Senora de la Caridad del Cobre, Cuba
Basilica da Nuestra Senora de la Caridad del CobreBasílica da Nuestra Señora de la Caridad del Cobre: A Basílica Santuario Nacional de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre fica a uns poucos quilómetros do centro da cidade de Santiago de Cuba. A Nossa Senhora da Caridade de Cobre é a padroeira de Cuba, nomeada pelo Papa Bento XV, no início do século XX. Esta imagem é bastante venerada na Basílica de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre, em Santiago de Cuba, tendo sido comemorado os 100 anos desde a sua nomeação em 2015. Foi no século XVII que a figura religiosa da Nossa Senhora da Caridade começou a ter alguma expressão entre o povo cubano, aquando dois irmãos indianos e pescadores, que trabalhavam em minas de cobre, foram buscar sal e viram a imagem da Nossa Senhora com o menino Jesus ao colo reflectida no mar, mais propriamente na Baía de Nipe. O rei na altura mandou erguer uma igreja onde os trabalhadores podiam ir fazer o seu culto à Nossa Senhora, agradecendo-lhe os milagres da vida. Este culto une o povo cubano de uma forma inacreditável, mesmo quem não segue a religião católica sente um imenso respeito por esta padroeira – “Caridade del Cobre”. Na basílica podemos ver a imagem da Nossa Senhora coberta de ouro, tal como podemos admirar o seu altar construído em mármore e decorado com imensos objectos valiosos.
Bayamo, Cuba
BayamoBayamo: Cidade com um centro histórico muito bonito. Bayamo foi a segunda das sete cidades fundadas por Diego Velázquez de Cuéllar e foi criada em 5 de Novembro de 1513. Bayamo é uma cidade, assim como é um município de Cuba, considerada uma das maiores cidades localizadas na zona oriental do país. Foi a segunda cidade a ser fundada pelo Diego Velásquez no século XVI (seguindo-se a Baracoa), nas margens do Rio Bayamo e conseguiu, três séculos mais tarde, o título de cidade. Sendo uma terra que usufruía muito do rio – bastante navegáve – permitiu o seu desenvolvimento com um ritmo exponencial, bastante comparável à sua capital, Santiago de Cuba. Começou a existir bastante ligação entre as duas cidades, tanto a nível económico como a nível de expansão do espírito revolucionário, tendo sido um ponto importantíssimo para que os Jovens da Geração do Centenário, comandados por Fidel Castro, levassem a cabo os ideais revolucionários. Durante a revolução esta cidade viveu muita tensão devido a muitos ataques e manifestações, acabando por ser mais tarde reconhecida como uma cidade com imensas valências para ser a cidade mais importante da região do Cauto. É uma cidade que atrai imensos turistas, uma vez que tem imenso conteúdo para os mesmos visitarem, nomeadamente as estátuas de Carlos Manuel de Céspedes e Perucho Figueredo no Parque Céspedes da cidade, a Casa-Museu de Céspedes, a Catedral de Bayamo do século XVI, o Complexo Arquitectónico da Praça do Hino, o Museu Nico Lopez, a Igreja Paroquial Mayor de San Salvador, o Museu Provinçal, entre outros.
Venezuela, Cuba
VenezuelaVenezuela: Esta é uma pequena aldeia que eu e os meus amigos fizemos questão de conhecer para poder dizer que já estivemos na Venezuela. Jardim central, estação de comboios e muitos carros clássicos pelas ruas. Um bom exemplo de uma pequena povoação no interior cubano.
Camaguey, Cuba
CamagueyCamaguey: Esta é uma cidade muito conhecida em Cuba. Camaguey tem edifícios muito bonitos no seu centro histórico. A igreja da Nuestra Señora de la Soledad e outros locais importantes merecem visita. Camaguey foi uma das primeiras sete vilas a ser fundada pelo navegador espanhol Diego Velásquez e esta cidade foi desde sempre um local bastante importante no que toca à criação de gado e produção de cana de açúcar. A cidade é bastante curiosa uma vez que tem muitos recantos sinistros, nomeadamente ruas em zigue-zague, muitas praças de grande e pequeno porte, assim como muitos becos, que segundo conta a lenda estas bifurcações serviam para apanhar rapidamente piratas e saqueadores que chegavam à cidade, embora os moradores achem que a cidade simplesmente foi sendo construída sem lei. Basicamente é a maior província de Cuba, situada no centro da ilha, mais propriamente entre o Ciego de Ávila e Las Tunas. É uma cidade bastante rural e aqui encontramos um cenário paisagístico bastante selvagem, embora tenha um centro histórico bastante interessante, uma vez que se encontra muito preservado e integrado na UNESCO como um Sítio de Património Mundial. Existem imensas igrejas, um reflexo da devoção do povo de Camaguey perante a sua fé religiosa, tal como os turistas ficam agraciados com as praças de pedra redonda, completadas por estátuas e muitos museus.

Sancti Spiritus, Cuba
Sancti SpiritusSancti Spíritus: Cidade castiça entre Ciego de Ávila e Trinidad. Na altura que visitei havia umas festividades por isso as ruas estavas cheias de gente e bancas ambulantes com comes e bebes. A cidade de Sancti Spíritus foi fundada por Diego Velázquez de Cuéllar em 1514. Sancti Spíritus tem a igreja mais antiga de Cuba. Sancti Spiritus é uma cidade que se localiza no centro de Cuba, cujo nome significa “Espírito Santo”. Esta cidade foi fundada pelo espanhol Diego Velázquez no século XVI, sendo um dos primeiros lugares onde os europeus escolheram para viver. O município de Sancti Spiritus é composto por vários bairros, nomeadamente o de Zaza del Medio, Tunas de Zaza, Tuinicú, Banao, Bellamota, Bijabo, San Andrés, Pueblo Nuevo, Pelayo, Guasimal, Hospital, Jíbaro, Paula, Paredes, Mapos e Manacás. No centro da cidade é possível desfrutar de um parque urbano com imensa vegetação e espaço para os seus habitantes e visitantes poderem passar um bom momento aqui. Conheça a Igreja Paroquial Mayor, localizada a dois quarteirões a Sul da Praça, onde irá deslumbrar-se com um edifício caracterizado por duas torres verdes do início do século XVI, uma das mais antigas do país. Logo ao lado encontra-se o Museu de Arte Colonial, cujo edifício é bastante interessante e uma das principais atracções da cidade. Esta mansão encontra-se totalmente original e pertencia a uma família – Valee Iznaga – que fugiu de Cuba após a revolução de Fidel Castro. Repare também na ponte, uma das mais antigas deste país, sobre o Rio Yayabo, a qual foi construída no século XIX com tijolos de barro, constituindo cinco arcos, com nove metros de altura no centro da mesma.

Trinidad, Cuba
TrinidadTrinidad: Cidade de arquitectura tradicional que foi fundada em 23 de Dezembro de 1514 por Diego Velázquez de Cuéllar. O seu nome original é Villa De la Santísima Trinidad. Adorei esta cidade, as pessoas, tudo. O centro histórico é lindo.
Trinidad é uma cidade que fica localizada na Província de Sancti Spíritus, a qual em conjunto com o Vale de Los Ingenios, integra desde 1988 a lista da Unesco, Património Mundial. Esta cidade foi fundada em Dezembro de 1514, pelo espanhol Diego Velásquez, fazendo desta localidade um dos primeiros assentamentos de europeus na colónia cubana. Trinidad começou por chamar-se Villa De La Santíssima Trinidad e é conhecida hoje em dia como um museu a céu aberto. Quem aqui chega sente que está a viajar no tempo, para o passado, uma vez que apresenta o maior brio na preservação dos edifícios e da cidade em geral. Tem imensos palácios e praças do tempo colonial, com uma arquitectura incrível e imponente, os quais não vão deixá-lo indiferente. Poderá também reparar nas ruínas ainda existentes nas refinarias da cana do açúcar, tal como nos casebres onde os escravos dormiam, mais propriamente no Valle De Los Ingenios. Visite o Museu Histórico Municipal, tal como o Museu de Arquitectura Trinitaria, localizadas na belíssima praça no centro da cidade – Plaza Mayor. Visite também a Catedral de Santíssima Trinidad e suba até à Sierra del Escambray, onde se encontra a magnífica Playa de Ancó.

Playa de Ancó, Cuba
Playa de AncónPlaya de Ancón: Esta praia fica no Mar das Caraíbas, a alguns quilómetros a sul da cidade de Trinidad. Espere praia de areia branca e palmeiras, água cristalina e muita tranquilidade.
Viñales, Cuba
VinalesViñales: Viñales é uma cidade que faz parte da Província de Pinar del Rio, localizada na zona Centro-Norte de Cuba. Esta cidade encontra-se no vale das montanhas de Guaniguanico, mais propriamente na Sierra de Los Órganos, que foi outrora o refúgio de muitos escravos fugitivos, antes da colonização europeia. Mais tarde foi colonizada por produtores de tabaco e, cerca de 50 anos depois foi constituída cidade (1878), que já se encontrava fornecida de uma igreja, de uma escola e de um hospital. Viñales é uma cidade bastante rural e piscatória onde as culturas e a pesca ainda são trabalhadas através de métodos tradicionais. Este vale foi integrado na lista da Unesco, Património Mundial desde 1999, sendo uma terra que tem atraído cada vez mais curiosos e turistas de todo o mundo, a fim de viajar no tempo ou ao passado. As atracções turísticas principais são o Museu Municipal Viñales, o Museu Paleontológico, o Jardim Botânico, a aldeia terrakota em Palenque, tal como as suas cavernas, nomeadamente a Cueva del Indio, a Cueva de José Miguel e a Cueva de Santo Tomás.
Cayo Jutias, Cuba
Cayo JutiasBahía de Santa Lucía: Esta zona de praia na zona Norte da ilha de Cuba é fantástica. Praias de areia branca e água cristalina. Esta praia é chamada de Cayo Jutías, que basicamente é o nome de uma pequena ilha na costa de Santa Lucía. Viñales é uma cidade muito pequena, muito convidativa e tranquila, e é daqui que partimos para Cayo Jutias, uma pequena ilha de coral que fica sensivelmente a 4 Km da cidade, que poderá ir de carro alugado ou então de táxi dos anos 50 (não existe transporte público). Se quiser passar um dia na praia não existe lugar melhor, apesar da primeira impressão da praia fazer-nos lembrar uma piscina, devido às cores do mar, bastante azuis. A beleza da praia de Cayo Jutias é simplesmente de tirar o fôlego, com paisagens inacreditáveis. Um verdadeiro paraíso. É uma zona cheia de manguezais, onde vivem muitas espécies animais e vegetais, onde poderá fazer observação de aves e caminhadas por esta natureza virgem afora. É uma visita altamente recomendável.

Roteiros em Cuba

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Cuba de maneira independente. Itinerários de turismo em Cuba seja de 6 dias, 9 dias ou 13 dias.

6 Dias: Havana e Costa Ocidental
Dia 1 Havana
Dia 2 Cidade Velha de Havana
Dia 3 Piñar del Rio
Dia 4 Vale Viñales
Dia 5 Pinar del Río – Las Terrazas
Dia 6 Havana
9 Dias: Havana até Baracoa
Dia 1 Havana
Dia 2 Cidade Velha de Havana
Dia 3 Santa Clara
Dia 4 Santa Clara – Camaguey
Dia 5 Camaguey
Dia 6 Santiago de Cuba
Dia 7 Santiago de Cuba – Baracoa
Dia 8 Baracoa
Dia 9 Santiago de Cuba
13 Dias: Um pouco de tudo
Dia 1 Santiago de Cuba – Guantanamo – Baracoa
Dia 2 Baracoa – Guirito
Dia 3 Baracoa–Guardalavaca
Dia 4 Guardalavaca – Gibara
Dia 5 Guardalavaca – Holguin – Biran – Santiago de Cuba
Dia 6 Santiago de Cuba
Dia 7 Santiago de Cuba – Las Tunas – Camaguey
Dia 8 Camaguey
Dia 9 Camaguey
Dia 10 Camaguey – Trinidad
Dia 11 Trinidad – Cienfuegos
Dia 12 Trinidad – Baía dos Porcos – Havana
Dia 13 Havana
Locais UNESCO em Cuba
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar em Cuba. Os locais UNESCO Património Mundial em Cuba são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial em Cuba:

  • Cidade Antiga de Havana e suas Fortificações
  • Trinidad e Vale de los Ingenios
  • Castelo de San Pedro de la Roca, Santiago de Cuba
  • Parque Nacional Desembarco del Granma
  • Vale de Viñales
  • Paisagem Arqueológica das Primeiras Plantações de Café do Sudeste de Cuba
  • Parque Nacional Alejandro de Humboldt
  • Centro Histórico Urbano de Cienfuegos
  • Centro Histórico de Camagüey

🔁 Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

✌️ VOTEM no João Leitão VIAGENS

blogs do ano
O meu blog foi nomeado para os prémios Blogs do Ano, concurso promovido pela Media Capital e apoio TVI, TVI24, IOL, Rádio Comercial, Lux e NIT » VOTEM AQUI « É rápido 10 segundos » BASTA seleccionar e VOTAR! Quem votar deixe um comentário aqui para eu agradecer. Obrigado!

🚀 Siga nas redes sociais

Facebook Twitter Google+ Instagram Pinterest Stumbleupon Tumblr YouTube Blog Lovin

🗨 Deixe o seu comentário aqui

Os comentários deste blog de viagens são via facebook.







🏆 Blog de viagens mencionado em

Blog de viagens nos Media

📷 Seguir João Leitão Viagens no Instagram