🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Emirados Árabes Unidos – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Emirados Árabes Unidos – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Emirados Árabes Unidos – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem dos Emirados Árabes Unidos

Viajar nos Emirados Árabes Unidos – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos dos Emirados Árabes Unidos. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias nos Emirados Árabes Unidos. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Emirados Árabes Unidos – Informação prática
  2. Turismo nos Emirados Árabes Unidos – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo dos Emirados Árabes Unidos
  6. Resumo de viagem aos Emirados Árabes Unidos
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros nos Emirados Árabes Unidos
  9. Locais UNESCO nos Emirados Árabes Unidos
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

Emirados Árabes Unidos

Bandeira Emirados Arabes Unidos

Bandeira dos Emirados Árabes Unidos

  • Capital: Abu Dhabi.
  • Língua oficial: Árabe.
  • Presidente: Khalifa bin Zayid Al Nahyan.
  • População 2012: 6.000.000 habitantes.
  • Moeda: Dirham dos Emirados.
  • Área Total: 83.600 km².
  • Fuso horário: UTC +4.
  • Código telefónico internacional: +971.
  • Clima: Desértico.
  • Visto: Não é necessário visto para os portugueses. Nas fronteiras recebemos um carimbo de permanência até 30 dias renováveis. Os cidadãos brasileiros precisam de visto.
  • Fronteiras: Omã e Arábia Saudita.
  • Locais a não perder: Al Ain, Abu Dhabi, Khor Fakan, Oásis de Liwa, Dubai, Fujairah, Shamal.
  • Quando visitei os EAU: Julho, Agosto e Setembro de 2011, Abril 2016.
Mapa Emirados Arabes Unidos

Mapa da localização geográfica dos Emirados Árabes Unidos no Mundo

Turismo nos E.A.U., Roteiros de Viagem

Sociedade de Belas Artes em Sharjah, Visitar os Emirados Árabes Unidos

Sociedade de Belas Artes em Sharjah, Visitar os Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos é um país fascinante para passar férias.

Faz tempo que tinha curiosidade de viajar nos Emirados Árabes Unidos. Finalmente organizei a minha vida para poder visitar locais que já tinha ouvido falar tais como Dubai, Abu Dhabi e a cidade oásis de Al Ain.

Então e durante os meses de Verão visitei este país algumas vezes, já que serviu de ponto de escala de alguns voos que fiz para alguns países com a companhia aérea low cost que se chama Air Arabia – que tem sede em Sharjah, um dos emirados mesmo ao lado do Dubai.

Tive nos EAU quando fui para o Quénia, quando fui para o Nepal e ainda quando regressei da Omã.

Praia de Ajman

Praia de Ajman

Tive então a oportunidade de visitar os Emirados pela duração de 2 semanas, e visitar todos os Emirados existentes: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, e Umm al-Quwain.

Como fiz isto?

Bem foi muito simples, além de ter estado em várias cidades independente, numa das visitas aluguei um carro em Sharjah, comprei 2 mapas e guiei explorando por onde fui sentindo.

Além destes locais, desci ainda até à zona das dunas junto com a fronteira com a Arábia Saudita no oásis de Liwa, local maravilhoso e quente (estive lá no mês de Agosto).

Mesquita de Al Bidiyah

Mesquita de Al Bidiyah em Fujairah que data de 1446

Contrariamente ao que muita gente pensa, os EAU têm uma história muito rica mas que é por vezes um pouco esquecida pela modernidade de cidades mais famosas como Abu Dhabi e o Dubai.

Além de vários vestígios históricos, ruínas milenares e fortalezas centenárias, espalhadas por várias cidades, os Emirados têm ainda uma cultura única de pessoas do deserto, com as suas danças, músicas, arquitectura, construção de barcos e ainda a tradição que têm em cuidar de cavalos, camelos e falcões.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Dubai

Árabes com roupas tradicionais no Dubai

A história dos Emirados Árabes Unidos tem início no período do neolítico, por volta de 5000 anos a.C.. No ano 630, Maomé anunciou o islamismo nesta região, mas após a sua morte, os não muçulmanos abriram guerra contra esta doutrina. Os portugueses de Vasco da Gama, encontraram no século XVI, a batalha Turco-Otomana. Com a ajuda de Ahmad Ibn Majid, os portugueses traçaram a rota das especiarias e controlaram este território por cerca de 150 anos. Os otomanos conquistaram este território, mas aos poucos, os britânicos aproximaram-se e chegaram a acordo com os xeques. A entrada do Reino Unido na região foi privilegiada e em troca os britânicos garantiram a defesa de ataques através do mar. Foi a partir dos séculos XIX e XX que a indústria da pérola (ostra perlífera), teve imenso sucesso mas que foi rapidamente substituída pela indústria petrolífera, indústria que veio dar um desenvolvimento exponencial ao país, fazendo dele um dos lugar mais excêntricos do mundo.

A geografia dos Emirados Árabes Unidos conta com a área territorial de 82 880 Km2, localizados na costa Oriental da Península Arábica, com monarquias autónomas, nomeadamente, Abu Dhabi, Ajman, Ash Shariqah, Dubai, Al-Fujayrah, Ra’s al-Khaymah e Umm al-Qaywayn. Os Emirados Árabes Unidos situam-se a Norte da linha do Equador, pertencendo assim ao Hemisfério Setentrional e fazem fronteira a Noroeste com o Qatar, a Oeste e a Sul com a Arábia Saudita, a Leste com o Omã, a Norte com o Golfo Pérsico e a Nordeste com o Golfo de Omã. O cenário paisagístico é composto pela costa, por uma planície plana, a qual é caracterizada por dunas de areia do Deserto Rub’al-Khali. Na fronteira com o Omã, encontramos um relevo montanhoso – Montanhas al-Hajar, que vai ao encontro da Península de Musandam, situada na fronteira Norte. O Estreito de Ormuz, é onde existe um grande tráfego do petróleo usado em todo o mundo.

A cultura dos Emirados Árabes Unidos é bastante ecléctica, mas é a cultura árabe que principalmente compõe esta sociedade, no entanto, é hoje em dia muito influenciada pelos costumes persas, indianos e africanos da região Oriental. Em cerca de vinte anos este país viveu um exponencial desenvolvimento económico e hoje em dia, já não é um lugar unicamente desértico, pois para além de ter um clima bastante árido e rigoroso, este povo tornou-se dos povos mais excêntricos do mundo por causa do enriquecimento através do petróleo. Com a imensa riqueza aqui existente, existe um constante investimento na criatividade intelectual, literária e arquitectónica, onde foi dignificada a sua história, herança cultural, língua árabes, tal como as suas tradições. Existiu um renascimento cultural, onde homens e mulheres participam de forma igual no cenário cultural. É um país que dispensa fanatismos religiosos e/ou políticos e por norma, existe a necessidade de privacidade, tanto quando a população está a rezar ou ao nível de gestos amorosos entre um casal.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir aos Emirados Árabes Unidos você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar os Emirados Árabes Unidos é entre os meses de Novembro e Abril, pois durante esta época do ano as temperaturas encontram-se mais frescas.

O clima dos Emirados Árabes Unidos é árido sub-tropical, sendo muito quente e húmido na costa (chegando a ser insuportável nas alturas dos meses de Verão) e muito seco no interior do país. As temperaturas máximas registadas no Verão atingem os 40º C, enquanto que as mínimas os 24º C, por isso o mês de Janeiro é o mês mais agradável para visitar este país, pois as temperaturas andam entre os 13º C e os 24º C.

Vídeo de guiar no Dubai até ao Borj Khalifa

O que visitei / Resumo de viagem aos Emirados Árabes Unidos

Por ordem de visita.

Abu Dhabi, EAU
Abu DhabiAbu Dhabi: Esta é a capital dos Emirados Árabes Unidos. Impressionante centro com imensos arranha-céus, o palácio presidencial e a famosa Mesquita Sheikh Zayed. Abu Dhabi tem vários edifícios com escritórios do governo federal dos emirados e é a sede do Governo.
Jebel Hafeet, EAU
Jebel HafeetJebel Hafeet: Este é para mim um dos locais mais bonitos dos Emirados Árabes Unidos. A montanha eleva-se a 1249 metros e oferece uma vista impressionante sobre a cidade de Al Ain. Bem no topo tem um hotel muito bonito onde pernoitei. No Mubazarrah Verde na base da montanha, nascentes de água quente jorram e formam um lago. Há ainda vários locais com vestígios arqueológicos à volta da montanha. A estrada que sobe o Jebel Hafeet é considerada uma das mais belas e impressionantes do mundo.
Fujairah, EAU
FujairahFujairah: Local com uma zona histórica muito bonita, em que várias casas antigas e feitas de construção tradicional de lama, são controladas por uma enorme e linda fortaleza. Fujairah tem ainda uma mesquita do século XV única na região, e um museu de história muito bom e que vale a pena visitar.
Dibba, EAU
DibbaDibba: Dibba é uma povoação costeira no extremo norte da Península Arábica leste do Golfo de Omã. Os portugueses construíram aqui uma fortaleza no século XVI. Pernoitei aqui, num hotel junto à praia. Tenho em mente ainda o lindo pôr-do-Sol neste local, tudo rodeado por montanhas desérticas.
Al Ain, EAU
Al AinAl Ain: Esta é a minha cidade preferida dos Emirados Árabes Unidos. Com imensa história e tradição, Al Ain conta com imensos monumentos, fortalezas, edificios históricos, oásis, ruínas e complexos arqueolóficos, palácios e museus para visitar. Ainda a não perder é o mercado de camelos e a fantástica montanha Jebel Hafeet a alguns kms de distância do centro da cidade.
Ajman, EAU
AjmanAjman: Com praias de areia branco de um lado e edifícios altos do outro, Ajman é o mais pequeno de todos os emirados. É totalmente rodeado pelo emirado de Sharjah excepto na costa. Ao fim da tarde é possível assistir a jogos de futebol de trabalhadores paquistaneses que aproveitam o tempo de descanso na praia.
Oasis Liwa, EAU
Oasis LiwaOasis Liwa: Este local é oásis no extremo sul de Abu Dhabi, junto à fronteira com a Arábia Saudita. Eu guiei até aqui em estradas muito bonitas, rodeadas por dunas cor de laranja. Impressionante linha de deserto que liga ao famoso deserto de Rub al Khali a cerca de 25km de distância já na Arábia Saudita. A não perder são os vastos oásis, os diversos fortes de aquitectura tradicional e ainda a maior dunas dos EAU – a Duna de Moreeb. No meio das dunas há algumas zonas com dromedários.
Shamal, EAU
Ruínas de Shamal Ras Al KhaimahRuínas de Shamal Ras Al Khaimah: Local fantástico, fora da linha turística e com imensa história e mística. No topo da montanha de onde temos vistas brutais sobre as montanhas e da aldeia de Shimal, há umas ruínas com mais de mil anos. A história e arqueólogos dizem ainda que, aqui neste local havia ainda o palácio da rainha de Sheeba, que existiu nesta região por volta de 1000 a.C.
Barracuda, EAU
BarracudaBarracuda: Famosa pelas suas praias, Barracuda tem várias resorts de praia de areia branca. Há ainda uma série de parques de diversão. Barracuda, no emirado de Umm al Quwain, tem ainda um aeroporto com vários aviões antigos que se pode visitar e explorar de perto.
Umm Al Quwain, EAU
Umm Al QuwainUmm Al Quwain: Pequena cidade que vive da pesca. Pode-se visitar o porto com barcos de pesca artesanal, a costa é muito bonita e ainda uma série de torres defensivas espalhadas pela cidade e envolvidas pelo resto das casas. Há ainda um museu e os muros defensivos. Visitei Umm Al Quwain e aproveitei para fazer um pic-nic e nadar na praia junto às pedras da costa.
Ras Al Khaimah, EAU
Ras Al KhaimahRas Al Khaimah: É a cidade fronteiriça com a Península de Ras Musandam da Omã. Tem uma enorme praia de areia branca e uma zona de construção de barcos tradicionais.
Maleha, EAU
Ruinas do Tumulo de MalehaRuínas do Túmulo de Maleha: Local onde foram encontradas ruínas de uma povoação que viveu 3000 anos a.C. Aqui seria a antiga Muweileh, local fulcral nas trocas comerciais de caravanas da região. Foram encontrados vestígios de uma zona de casas e mercado, muitos objectos e várias ossadas. O local em si não é muito interessante pois não dá para ver nada que não a base dos edifícios. Mas vale pelo valor histórico.
Medina Zaid, EAU
Medina ZaidMedina Zaid: Primeira cidade quando se chega ao Oásis de Liwa. Há uma série de edificios governamentais, uma bonita mesquita, jardins ornamentados e dunas cor de laranja cobertas com a vegetação do oásis.
Khor Fakkan, EAU
Khor FakkanKhor Fakkan: Pequena cidade com uma enorme praia com palmeiras e areia branca. A mesquita central é enorme e com uma arquitectura muito bonita. As montanhas circundantes juntamente com a praia fazem uma paisagem muito bonita.
Dubai, EAU
DubaiDubai: Sem dúvida o local mais famoso dos Emirados, Dubai é um foco de modernidade, luxo e praias de areia branca e água cristalina. Além da zona histórica, há ainda museus, parques de diversão, o maior centro comercial do mundo – Dubai Mall, e o arranha céus mais alto do mundo – Burj Khalifa com 828 metros de altura.
Moreeb, EAU
Duna de MoreebDuna de Moreeb: Situada a umas dezenas de kms de no Oásis de Liwa, esta duna é a dunas mais alta dos Emirados Árabes Unidos, e é onde são feitos campeonatos de jipes a subirem a duna a alta velocidade. Toda a região é linda, com dunas de areia cor de laranja, quintas de dromedários e… muito calor.
Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar
Locais UNESCO nos Emirados Árabes Unidos
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar nos Emirados Árabes Unidos. Os locais UNESCO Património Mundial nos Emirados Árabes Unidos são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial nos Emirados Árabes Unidos:

  • Sítios culturais de Al Ain (Hafit, Hili, Bidaa Bint Saud e os oásis)

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »